TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG - "Intoxicação por Monóxido de Carbono”- investigação e perícia criminal 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG - "Intoxicação por Monóxido de Carbono”- investigação e perícia criminal 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
Curso: investigação e perícia criminal
Prezado aluno,
Seja bem-vindo a
este semestre!
A presente proposta de Produção
Textual Individual (PTI) terá como temática central “Intoxicação por Monóxido
de Carbono”.
Tal temática foi escolhida a fim
de possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos trabalhados nas
disciplinas deste semestre. Na PTI, você deverá conhecer a Situação Geradora de
Aprendizagem (SGA) para a realização das atividades previstas. Siga as
orientações disponibilizadas neste manual, além de demais fontes de conteúdo
complementares!
Vamos conhecer a
SGA?
AGORA É COM VOCÊ!
Levando em consideração a
SGA, responda todos os questionamentos apresentados abaixo. Eles foram
elaborados com base nas disciplinas ministradas ao longo deste semestre. A sua
participação nesta atividade é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento
das competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional.
Um grupo de campistas que
participava de um evento no auge do verão ficou em um trailer alugado em um
campo aberto ao lado de outros campistas. Um gerador portátil alugado fornecia energia.
Inicialmente colocado a uma distância razoável do trailer, o gerador foi movido
diretamente ao lado do trailer em algum momento durante as primeiras horas da
manhã. Mais tarde naquela manhã, todos dentro foram encontrados mortos.
As famílias das vítimas entraram
com uma ação de alto valor nomeando vários réus. Especificamente, os autores
alegaram que a locadora de geradores não forneceu treinamento e documentação
sobre o uso do gerador. Eles alegaram ainda que o próprio gerador estava com
defeito e causou ou contribuiu para as fatalidades. Finalmente, eles alegaram
que a falha da organização de aluguel de trailers em fornecer um detector de
monóxido de carbono em funcionamento constituiu falha na questão. Os réus
argumentaram que o contrato de aluguel excluía reclamações de responsabilidade
e que eles não eram responsáveis pelas etiquetas de advertência do gerador.
Confrontados com litígios
emocionalmente carregados e evidências imparciais mínimas, os réus contrataram
o Dr. Josef para conduzir uma investigação independente e produzir uma
avaliação toxicológica objetiva.
Dr. Josef revisou relatórios da
polícia, bombeiros e médicos legistas, depoimentos de testemunhas, vídeos no
local, fotografias, relatórios de especialistas, manuais do proprietário e
todas as outras informações disponíveis. Ele consultou a metodologia
toxicológica geralmente aceita e as fontes de referência. Com base em suas
descobertas preliminares, o Dr. Josef preparou uma avaliação fisiologicamente
orientada de cada vítima. O foco principal de sua avaliação foi se a
intoxicação alcoólica por parte das vítimas contribuiu para sua morte e se o
alarme de monóxido de carbono (se estivesse funcionando) teria despertado as
vítimas do sono se elas estivessem, de fato, intoxicadas.
Embora o Dr. Josef confiasse nos
níveis sanguíneos de COHb (carboxiemoglobina) medidos post-mortem, várias
questões críticas permaneceram sem resposta. Apenas resumir os registros
existentes não foi suficiente para fazer uma determinação. Dr. Josef achou que era
necessário ir mais longe para obter provas objetivas críveis envolvendo as
circunstâncias da morte. Para o efeito, foi organizada uma reconstrução
abrangente do acidente com a presença de ambas as partes (autores e réus).
Usando o mesmo trailer e gerador
e duplicando as condições originais o mais próximo possível, a reconstrução
abordou todos os aspectos possíveis do evento original. Isso proporcionou ao
Dr. Josef a oportunidade de obter respostas sobre questões não respondidas
decorrentes da tragédia.
Uma importante revelação
decorrente da reconstrução do acidente foi como o monóxido de carbono ficou tão
concentrado. Os gases de escape entraram principalmente através de uma pequena
escotilha de armazenamento adjacente ao gerador que não estava devidamente
fechada. A exaustão do gerador foi apontada diretamente para o painel. Isso
realmente pressurizou a contaminação, forçando-a para dentro através de
costuras e pequenas aberturas.
Embora o gerador fornecesse
energia geral ao veículo, as vítimas dependiam principalmente do gerador para
operar um ar condicionado montado no teto para escapar do calor de agosto. A
reconstrução demonstrou várias entradas de ar diferentes e pontos de vazamento
em todo o interior do trailer. O ar contaminado dentro da área de estar do
trailer foi recirculado de volta para a área de estar após ser resfriado.
Embora essa contenção de ar fechado seja uma característica comum em muitos
sistemas de ar condicionado, teve um efeito desastroso neste caso.
O especialista de um réu inspecionando
o sistema observou que o ar condicionado absorveu monóxido de carbono do
escapamento do gerador infiltrado. Ele rapidamente moveu o ar resfriado e
contaminado para uma abertura no teto na extremidade do trailer. Assim, o
sistema de ar condicionado concentrou e recirculou o monóxido de carbono por
todo o interior, potencializando e acelerando os efeitos tóxicos.
Além disso, o gerador foi
colocado entre um caminhão estacionado adjacente e o trailer. Esse arranjo
criou uma "zona de ar estagnado" na qual o gerador reciclava alguns
de seus próprios gases de exaustão. Essa reciclagem aumentou ainda mais as
concentrações de CO no escapamento.
Diante desse contexto, responda os
seguintes questionamentos:
1) Monóxido
de carbono - CO – às vezes chamado de “assassino silencioso” é um gás incolor,
inodoro e não irritável. Como a gravidade específica do CO é 0,97, é
ligeiramente mais leve que o ar. Este gás é produzido principalmente pela
combustão incompleta de compostos orgânicos. Exaustão de veículos, fumaça de
incêndios e sistemas de aquecimento com manutenção inadequada estão incluídos
como fontes comuns. Quais as causas de morte por intoxicação com monóxido de
carbono? Discuta a formação da carboxihemoglobina (CO-Hb) e a hipóxia tecidual
causada e se é possível reverter a saturação de carboxihemoglobina (CO-Hb) no
sangue.
2) A
realização da perícia é crucial para a averiguação de um crime. Sabendo que
também é por meio dos exames periciais que se encontrará elementos formadores
da convicção do julgador acerca dos detalhes do cometimento ou não de um crime,
enumere as quatro fases do levantamento
do local crime.
3) Sabemos
que existem princípios e regras que devem ser respeitadas para que o processo
judicial ocorra devidamente. O juiz pode considerar como absoluta as provas
apresentadas pelos réus no processo, sem ouvir a parte contrária? Fundamente
com base nos princípios processuais que você aprendeu.
4) Meio
de prova: é o meio através do qual se oferece ao juiz meios de conhecimento, de
formação da história do crime, cujos resultados probatórios podem ser
utilizados diretamente na decisão. É por meio das provas que constam no
processo que o juiz vai proferir a sua decisão. Cite no mínimo três meios de
prova. O Juiz pode dar sua decisão apenas nos elementos informativos colhidos
na investigação? Fundamente.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Lei 13.105/2015. Código de Processo Civil. Brasília,
DF: Senado Federal. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13105.htm
FAGUNDES,
Cristiane Druve Tavares, et. al. Teoria
geral do processo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A.,
2019.
________. Carbon Monoxide Turns Camping Event Deadly.
Disponível em: < http://experttoxicologist.com/toxicology-case-studies-carbon-monoxide.aspx>.
Acesso em: 29 jun. 2022.
KARAPIRLI, M. et al. Forensic and clinical
carbon monoxide (CO) poisonings in Turkey: A detailed analysis. J Forensic Leg Med., v. 20, n. 2, p.
95-101. 2013.
KINOSHITA, H. et al. Carbon monoxide
poisoning. Toxicol Rep., v. 7, p.
169–173. 2020.
TEIXEIRA, A.G. Toxicologia. 1.Ed. Editora e
Distribuidora Educacional S.A. Londrina-Paraná. 2016.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1.
O trabalho será realizado individualmente.
2.
Importante:
Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na
pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite
de postagem, conforme disposto no AVA. Não
existe prorrogação para a postagem da atividade.
3.
Deve conter, depois de pronto, capa e folha
de rosto padrão da Instituição, sendo organizado no que tange à sua
apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto,
espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e
referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no
AVA.
4.
A produção textual é um trabalho original e,
portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com
reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na
atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena
prevista em lei (Lei n.º 9.610), e
deve ser evitada no âmbito acadêmico.
5.
Importante:
O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma
hipótese, trabalhos enviados em PDF.
A seguir, apresentamos a você
alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância
para atribuir o conceito à produção textual:
•
Normalização correta do trabalho, com
atendimento ao número de páginas solicitadas.
•
Apresentação de estrutura condizente com a
proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão).
•
Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza
e correção, atendendo à norma padrão.
•
Atendimento à proposta, contemplando todos os
itens solicitados, com objetividade, criatividade, originalidade e
autenticidade.
•
Fundamentação teórica do trabalho, com as
devidas referências dos autores eventualmente citados.
Lembre-se de que seu Tutor a
Distância está à disposição para lhe atender em suas dúvidas e, também, para
repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para
realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.
Bom
trabalho!
Equipe
de professores
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