TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG - "Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos”- pedagogia 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
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Curso: pedagogia
Semestre: 5/6º
Prezado aluno,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual
Interdisciplinar Individual (PTI) abordará o protagonismo juvenil no contexto
escolar e o tema do trabalho será Projeto
de Vida e a formação integral dos sujeitos. Escolhemos este tema para
possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas
disciplinas desse semestre e, também, para consolidar a prática como um
ambiente de reflexão.
Nesse escopo, destacamos que,
no ano de 2016, a Presidência da República instituiu a Medida Provisória nº
746, convertida posteriormente na Lei Federal nº 13.415, de 16 de fevereiro de
2017, que trouxe alterações para as diretrizes e bases da educação nacional.
Entre as alterações ocorridas, encontra-se a mudança na estrutura do Ensino
Médio e a inclusão de trabalho voltado para a construção de propostas de
Projeto de Vida para os estudantes nos currículos desta etapa da Educação
Básica. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também contempla o Projeto de
Vida entre as suas dez competências gerais, que devem ser trabalhadas em todas
as etapas da Educação
Básica. Diante dessa demanda,
as Secretarias Estaduais de Educação iniciaram um processo de reforma
curricular, buscando incluir a temática Projeto de Vida nos processos de
formação dos estudantes.
Sendo assim, é fundamental que
os profissionais da educação atuantes na etapa do Ensino Médio, seja como
docentes, coordenadores pedagógicos ou gestores, reflitam sobre o Projeto de
Vida, considerado como uma das premissas para a formação integral dos
estudantes.
O principal objetivo de trabalhar com o
Projeto de Vida com os jovens estudantes é que eles desenvolvam as competências
e habilidades necessárias para assumirem o protagonismo de suas vidas e possam
tomar decisões no âmbito pessoal, social e profissional com autonomia,
consciência e responsabilidade. Nas etapas de desenvolvimento do Projeto de
Vida, os estudantes irão adquirir conhecimentos necessários para atuarem no
mercado de trabalho, tornarem-se cidadãos responsáveis e éticos, assim como
escolherem um estilo de vida sustentável.
De acordo com a BNCC (2018, p.
465), no Ensino Médio, os jovens devem vivenciar experiências que:
•
Favoreçam a atribuição de sentido às
aprendizagens, por sua vinculação aos desafios da realidade e pela explicitação
dos contextos de produção e circulação de conhecimentos.
•
Garantam o protagonismo dos estudantes
em sua aprendizagem e o desenvolvimento de suas capacidades de abstração,
reflexão, interpretação, proposição e ação, essenciais à sua autonomia pessoal,
profissional, intelectual e política.
•
Valorizem os papéis sociais
desempenhados pelos jovens, para além de sua condição de estudante, e
qualifiquem os processos de construção de suas identidades e de seu projeto de
vida.
•
Promovam aprendizagem colaborativa,
desenvolvendo, nos estudantes, a capacidade de trabalharem em equipe e
aprenderem com seus pares.
•
Estimulem atitudes cooperativas e
propositivas para o enfrentamento dos desafios da comunidade, do mundo do
trabalho e da sociedade em geral, alicerçadas no conhecimento e na inovação.
Sendo assim, a escola deve ser
o lugar em que são oferecidas as condições fundamentais para a formação do
estudante como uma pessoa autônoma, capaz de tomar decisões baseadas em
conhecimentos e valores, solidária, que se envolva na solução de problemas e reconheça
a necessidade de dar sequência aos seus estudos em outras etapas na educação.
Trabalhar com o Projeto de Vida
é, também, uma forma de inovar no trabalho pedagógico realizado no Ensino
Médio, pois possibilita a inserção das metodologias ativas nas práticas
realizadas nessa etapa.
As metodologias ativas
centram-se na ideia de que o aluno possa atuar como protagonista de seu
conhecimento e que o professor seja um mediador desse processo. Promovem a
formação de um aluno mais livre, emancipado, autônomo e cooperativo, ou seja,
protagonista do seu processo de aprender, não sendo aquele sujeito apenas
informado de conteúdos propostos por ementas curriculares. Nota-se, então, que
“As metodologias ativas são pontos de partida para avançar para processos mais
avançados de reflexão, de integração cognitiva, de generalização, de
reelaboração de novas práticas” (MORAN, J. M. Mudando a educação com
metodologias ativas. In: SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. T.
(Org.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações
jovens, v. 2. Ponta Grossa: Foca FotoPROEX/UEPG, 2015.)
Acreditamos que, dessa forma,
um dos maiores problemas que o Ensino Médio no Brasil enfrenta, a evasão, possa
ser amenizado, pois a tendência é que os estudantes se envolvam mais com as propostas
realizadas na escola, atribuam significado às aprendizagens e valorizem a
educação como essencial para seu desenvolvimento como sujeito social.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Leitura
e interpretação da SGA
Por meio da leitura da SGA e, também, da
situação-problema apresentada, você deve elaborar uma produção textual que
contemple um ou mais conteúdos de sua área.
SITUAÇÃO GERADORA DE
APRENDIZAGEM (SGA)
A evasão escolar representa
um dos maiores desafios da educação brasileira, em especial, na etapa do Ensino
Médio. Entre suas causas, podemos citar questões socioeconômicas, raciais,
familiares e de saúde. Na escola estadual “Clarice Lispector”, esse tem sido um
desafio a ser enfrentado pela equipe gestora, pois os índices de evasão
aumentaram nos últimos cinco anos, principalmente, entre os alunos do Ensino
Médio.
A direção da escola é ocupada
pela pedagoga Rute, que tem buscado compreender os fatores desse aumento e,
assim, traçar estratégias para reverter a situação. A diretora prima pela
gestão democrática dentro da escola e, nesse sentido, constantemente convida os
professores e equipe pedagógica para refletir sobre essas questões.
Em um desses momentos de
reflexão, ao realizarem a leitura das competências gerais da BNCC e da Lei nº
13.415/2017, que alterou a LDB (Lei nº 9394/1996), chamou a atenção dos
docentes os seguintes trechos:
Competência 6:
Trabalho e Projeto de Vida — Valorizar a diversidade de saberes e vivências
culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas
ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade (BRASIL, 2018).
Artigo 3º § 7º
- Os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do
aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto
de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais
(BRASIL, 2017).
Os professores, a equipe
pedagógica e a diretora Rute identificaram, a partir dessa leitura, que o
trabalho com o Projeto de Vida pode ser a estratégia necessária para atribuir
sentido e
significado às experiências
escolares na vida do estudante e levá-lo a se envolver com as atividades
pedagógicas desenvolvidas na escola e, consequentemente, evitar a evasão. A
diretora Rute ainda acrescentou a necessidade de repensarem as abordagens metodológicas
realizadas no colégio, visto que muito alunos não se sentem desafiados a
atuarem de forma mais participativa nas atividades propostas.
SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)
A equipe gestora e os
professores do colégio estadual “Clarice Lispector” decidiram implementar o
trabalho de construção do Projeto de Vida com os estudantes do Ensino Médio.
Para tal proposta, perceberam ser importante trabalhar com metodologias ativas para
que os estudantes assumissem o protagonismo no processo.
Nesse trabalho, os estudantes
irão refletir sobre seus sonhos, ambições, onde almejam chegar e quem pretendem
ser, tanto na sua vida pessoal e social quanto na profissional. O objetivo é
que os estudantes projetem uma visão de si no futuro e compreendam a
importância dos estudos para que essas projeções se concretizem. O Projeto de
Vida deve proporcionar experiências para compreender a realidade, os desafios
do mundo contemporâneo, assim como, promover a tomada de decisões éticas,
formando sujeitos críticos, criativos, autônomos e responsáveis.
Alguns professores afirmaram
que não tinham clareza em como o Projeto de Vida seria construído pelos
estudantes e sobre qual o papel dos professores na mediação desse processo,
visto que deveriam colocar em prática propostas voltadas às metodologias ativas.
Assim, a diretora Rute se comprometeu, junto à equipe pedagógica do colégio, a
elaborar um infográfico explicativo sobre os aspectos que envolvem o Projeto de
Vida e sua construção a partir das metodologias ativas, que servirá como
orientação para os professores.
Acadêmico, agora é com você!
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO
TRABALHO
Tendo como base essas
considerações, você deve organizar a produção textual, observando os seguintes
itens:
1º) Realizar a leitura dos textos sugeridos
abaixo. Além dessas sugestões, você poderá utilizar, para a elaboração da
produção textual, os demais materiais disponibilizados pelas disciplinas do
semestre:
Texto 1: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº
13.415/2017, de 13 de fevereiro de 2017, Altera as Leis nº 9.394, de 20 de
dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e
11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento
da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a
Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de
1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga
a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento
à Implementação de Escolas de Ensino
Médio em Tempo Integral. 2017. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20152018/2017/lei/L13415.htm.
Acesso em: 10 jun. 2022.
Texto 2: BRASIL. Ministério da Educação. Base
Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018, p. 461-468.
Texto 3: SANTOS, Kaliana Silva; GONTIJO, Simone Braz Ferreira. Ensino médio e
projeto de vida: possibilidades e desafios. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e
Pesquisa, [S. l.],
v. 2,
n. 1, p. 19 -
34, 2020. Disponível em:
http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/27. Acesso em: 10 jun.
2022.
Texto 4: MORAN, José. Metodologias ativas para realizar transformações
progressivas e profundas no currículo. 2013. Disponível em:
http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/transformacoes.pdf.
Acesso em: 10 jun. 2022.
2º) Elaborar a Introdução da produção textual. Neste
tópico, você deve redigir, em até uma página, uma apresentação sobre o que será
abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua
realização. (1 lauda)
3º) Para o Desenvolvimento do trabalho, você deve elaborar as duas atividades
indicadas a seguir: (2 a 3 laudas)
a) Construir um texto com o
seguinte tema “O Projeto de Vida e a
formação integral dos sujeitos”. Para essa elaboração, utilize as leituras
do item anterior. Este texto poderá ser
adaptado para o item Contextualização do
infográfico.
b) Elaborar um infográfico,
utilizando a ferramenta digital Canva, apresentando os principais aspectos
relacionados ao Projeto de Vida e
sua construção a partir das metodologias ativas que foram pontuados no texto.
Esse infográfico será destinado aos professores do colégio para orientá-los na
mediação do trabalho de construção do projeto de vida por parte dos estudantes
do Ensino Médio.
Infográfico é um conteúdo
explicativo que contém informações verbais e visuais, transmitindo dados e
conceitos de forma fácil. Infográficos costumam conter textos, ilustrações,
gráficos, ícones e outros tipos de mídia em sua produção. Para facilitar a sua
compreensão, apresentamos um exemplo no anexo 1.
Para criar o infográfico no
Canva, basta seguir as etapas apresentadas na sequência:
Passo 1.
Acesse o Canva. Para tanto,
basta digitar o endereço (https://www.canva.com/pt_br/) no navegador.
Passo 2.
-
Caso você já tenha acessado anteriormente, basta entrar na conta.
-
Caso seja o primeiro acesso, basta clicar em registre-se, conforme imagem a seguir.
Passo 3.
É possível acessar utilizando
sua conta Google, conforme imagem a seguir.
Passo 4.
Com o login realizado, vamos à criação do infográfico. Clique em mais, como na tela abaixo.
Passo 5.
Procure por infográfico e selecione.
Passo 6.
Clique em templates na barra
lateral à esquerda.
Passo 7.
Você poderá selecionar um
modelo pronto para editar. Mas, atenção! Há
modelos gratuitos e há modelos pagos.
Ao selecionar, ele aparecerá na
tela para edição, conforme imagem a seguir. Nesta tela, é possível editar o
texto conforme as informações que deseja colocar, editar as cores, imagens etc.
Use a criatividade!
Passo 8.
Depois de editar, é preciso salvar.
Para tanto, clique em compartilhar.
Passo 9.
Clique em baixar.
Passo 10.
Salve no formato JPG e clique em baixar.
Agora, apresentamos uma lista
sobre quais elementos são necessários no infográfico.
Contextualização |
Apresentação
do tema investigado e a contextualização em relação à prática pedagógica. |
Principais aspectos sobre o Projeto de Vida |
O que é;
quais objetivos da elaboração do projeto de vida; qual a importância do
projeto de vida no ensino |
|
médio;
quais dimensões da vida do jovem o projeto de vida pode englobar; como criar
um projeto de vida na escola; entre outros. |
Papel do professor na mediação da
construção do Projeto de Vida a partir das metodologias ativas |
O
que são metodologias ativas; como aplicar as metodologias ativas na
construção do projeto de vida; como o professor atua nesse processo, entre
outros. |
Referências |
Indique
os materiais utilizados para a preparação do infográfico. |
Atenção:
* O infográfico deverá ser
incluído em formato grande, ocupando uma página inteira do trabalho,
garantindo, assim, a legibilidade.
** Para aprofundar os
conhecimentos sobre a produção de infográfico no Canva, é possível assistir ao
vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=zB4PwLWcfok .
4º) Para finalizar, deve-se
elaborar as Considerações finais, em
até uma página, para apresentar a conclusão do trabalho, sintetizando os
elementos discutidos no seu texto. Apresente, também, as contribuições que o
trabalho trouxe para o aprendizado de todos.
5º) Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais
que foram utilizados durante o desenvolvimento do trabalho.
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