TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG - "Contribuições de uma Consultoria de Recursos Humanos no cenário de pós-pandemia”- gestão de recursos humanos 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
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Curso: RH
Semestre: 3/4º
Prezado(a) aluno(a),
Seja bem-vindo(a) a esse semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual
(PTI) tem como objetivo possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos
conteúdos contemplados nas disciplinas desse semestre.
Neste trabalho, você desenvolverá a atitude de investigação
relacionada a uma Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) embasado em
conhecimentos construídos em cada disciplina ao longo do semestre e no
exercício da capacidade analítico-reflexiva.
Você deverá ler atentamente as NORMAS PARA ELABORAÇÃO E
ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL, conforme consta ao final deste documento.
Na Produção Textual Individual (PTI)
você deverá conhecer o contexto da Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) para
realizar as tarefas propostas. Considere o caso hipotético “Contribuições
de uma Consultoria de Recursos Humanos no cenário de pós-pandemia”
apresentado na sequência.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Contribuições de uma Consultoria de Recursos Humanos no cenário pós-pandemia
O ano de 2021 foi desafiador para todos
os segmentos, e especialmente para a economia, devido ao contexto mundial de
pandemia, que ainda permanece. Grande parte das empresas precisou se reinventar
pois a Covid-19 trouxe uma mudança radical na forma das organizações
trabalharem para sobreviverem.
Uma das principais soluções adotadas por
grande parte dessas organizações foi a flexibilização das relações de trabalho
proporcionada pelo sistema home office.
O sistema não é novidade e veio com a necessidade de manter os funcionários
trabalhando fora do espaço físico organizacional, principalmente para garantir
o distanciamento social. Todavia, vários segmentos retomaram suas atividades de
modo presencial ou híbrido (alternado home
office e presencial), com isso surgem várias questões, tais como: como
estabelecer o acompanhamento e o desenvolvimento das pessoas em espaços físicos
distintos; como se concebem as relações de negociação e gestão de conflitos
mediadas pelo uso das tecnologias, como definir a carreira e a remuneração, e
os cuidados com a saúde e segurança no trabalho de seus colaboradores.
Pensando nisso, a empresa Prevenção
vem se importando cada vez mais com o desenvolvimento de seu pessoal, buscando
inovações em seus processos e nos serviços. Ela atua na área da saúde –
considerada como uma das melhores operadoras de saúde da região Sul do país,
atuando há mais de 20 anos no mercado. Atualmente conta com um quadro de 150
funcionários, distribuídos em cinco escritórios regionais.
A diretoria, junto com a área de
Recursos Humanos da empresa, chegou à conclusão de que é preciso se atualizar
às novas tendências do mercado, inovações em gestão de pessoas, novos modelos
de atuação dos profissionais como o modelo híbrido, por exemplo, pensando em
melhorias para os colaboradores e expansão da empresa no mercado. Para isso,
resolveu contratar uma consultoria externa especializada na área para auxiliar
na adequação desses processos e propor novas práticas que levem a Prevenção
ao alcance de seus objetivos.
Agora é com você!
Seu trabalho é posicionar-se como membro dessa consultoria
externa contratada pela empresa Prevenção e resolver os desafios
propostos a seguir, considerando os conteúdos trabalhados nas disciplinas do
semestre.
DESAFIO 1
Em conversa com a diretoria e com uma
representante da área de RH da Prevenção,
a consultoria externa, a qual você representa, identificou a necessidade de
fortalecer o trabalho em equipe dos colaboradores da empresa. Criar, aprimorar
e incentivar o trabalho em equipe é uma das boas alternativas para se realizar
o desenvolvimento organizacional.
Em meio aos novos formatos de atuação,
como por exemplo o modelo híbrido (que alterna home office e presencial), vem crescendo a criação e manutenção de
equipes virtuais, mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação, o que
exigem alguns novos cuidados.
Você enquanto consultor(a)
externo(a), apontou para a diretoria e
para a representante do RH que, mesmo que uma equipe seja virtual, sendo
composta por membros que estão fisicamente distantes, eles precisam mobilizar
suas competências para que haja um trabalho coletivo, entendendo que aspectos
comportamentais como a busca pelo conhecimento mútuo, a construção de vínculo
socioafetivo, o estabelecimento de confiança, a abertura para uma comunicação
acessível e assertiva, entre outros, apresentam-se como necessidades prementes
que precisam ser satisfeitas, através da aquisição e aperfeiçoamento constante
de competências comportamentais, assegurando um desempenho produtivo e saudável
dessa equipe.
Diante disso, a sua ideia como
consultor(a) é propor um plano de desenvolvimento de equipes que englobe os
colaboradores da empresa Prevenção:
1)
Equipes de trabalho virtuais passam pelos mesmos
estágios de desenvolvimento das equipes físicas. Sendo assim, descreva os
estágios de desenvolvimento pelos quais passam as equipes de trabalho e que,
muito provavelmente, as equipes da Prevenção
também atravessam.
2)
Cite e descreva ao menos duas competências
específicas para o trabalho virtual e que precisam fazer parte do repertório
comportamental dos membros das equipes virtuais da empresa Prevenção.
3)
Faça a sugestão de uma proposta educacional para
aplicar nas equipes de trabalho da Prevenção,
com o objetivo de transmitir e desenvolver as competências específicas já
descritas e formar equipes comprometidas com os propósitos organizacionais.
Você pode utilizar essa referência para consolidar as
respostas:
JULIANO, Márcio de Cassio. Desenvolvimento de pessoas. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2018.
DESAFIO 2
Partindo da necessidade de
reestruturação da empresa Prevenção,
em função do contexto estabelecido, você - enquanto consultor(a) contratado(a) –
propôs reuniões em conjunto com a área de Recursos Humanos e convocou também a
participação de membros representantes das diferentes áreas da empresa,
chegando à conclusão de que é preciso dedicar especial atenção aos novos
modelos de atuação dos profissionais, considerando a especificidade do modelo
híbrido - que exige uma reconfiguração das práticas e relacionamentos entre as
equipes de trabalho quando viabilizadas pelo uso de tecnologias, já que agora
muitas reuniões são realizadas de maneira online
de locais fisicamente distintos. É preciso garantir que as entregas e demandas
sejam realizadas satisfatoriamente por todos, sempre pensando em melhorias para
os colaboradores e visando a expansão da empresa no mercado.
Logo nas primeiras reuniões, você
percebeu a existência de muitos conflitos a serem administrados, pois
especialmente no início da pandemia, os funcionários da Prevenção acreditavam que todos, ou pelo menos a maioria deles,
seriam dispensados e, portanto, enfrentavam um momento de incertezas,
apresentando baixa autoestima, que dificultavam as ações que deveriam ser
priorizadas. Os líderes das áreas
precisam, portanto, adotar uma estratégia que busque resgatar os princípios
éticos, os valores, as crenças e a cultura da empresa para alinhar todos os
integrantes em busca dos objetivos estabelecidos.
Agora o desafio é com você:
De que forma o trabalho dos líderes de
equipe poderia ser viabilizado no modelo híbrido de trabalho, com objetivo de
contribuir para constituição de uma equipe que valoriza a conduta ética, os
valores e cultura da organização na realização das suas atividades, minimizando
possíveis conflitos?
Você pode utilizar essa referência para consolidar as
respostas:
COSTA, Júlio Cezar Da. Negociação
e gestão de conflitos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A.,
2018.
DESAFIO 3
O desafio proposto para você, enquanto
consultor(a) externo(a), consiste na elaboração de uma proposta de Plano de
Carreira para os gestores das empresas-clientes, diante desse cenário da
pandemia do coronavírus, do trabalho híbrido (home-office e presencial), prepará-los para uma futura implantação
do Plano de Carreira. Porém, a empresa-cliente ainda não tem pleno conhecimento
do que consiste em um Plano de Carreira e tampouco, quais são os modelos de
carreira, e qual seria o mais indicado a ser adotado pela empresa.
Sendo assim, o desafio está dividido em duas partes:
1) Apresentar
uma definição sobre o Plano de Carreira e as vantagens da implementação na
empresa;
2) Escolher
3 (três), dentre os vários modelos (tipos) de Carreira existentes, conceituá-los
e apresentar as vantagens específicas de cada um dos que foram escolhidos.
Abaixo apresentamos
uma lista com modelos (tipos) de carreira:
• Linha
hierárquica.
• Linha
em Y.
• Linha
de especialização.
• Linha
de polivalência.
• Linha
generalista.
• Linha
mista.
Você pode utilizar
essa referência para consolidar as respostas:
HENRIQUE, Raquel de Oliveira. Administração de Cargos, Salários e Benefícios, 2017 (disponível
biblioteca digital).
DESAFIO 4
O sistema de trabalho home office (teletrabalho), adotado por
grandes empresas, públicas e privadas, em função da pandemia do novo
coronavírus, apresenta tendência de permanência na maioria das companhias,
mesmo após uma futura volta à normalidade. O home office foi uma opção, porém veio acompanhado de uma série de
questões relacionadas à legalidade de como este trabalho tem sido
realizado.
Neste contexto, responda as perguntas a seguir:
1) Na
ocorrência de um acidente de trabalho, qual a responsabilidade do empregador?
2) Quais
os riscos este trabalhador estará exposto realizando home office?
Você pode utilizar essa referência para consolidar as
respostas:
CÂMARA, F. M. Saúde
e Segurança do Trabalho. Londrina. Editora e Distribuidora Educacional.
2016. 224 p.
DESAFIO 5
Considerando o contexto e situação
geradora de aprendizagem apresentada, o desafio agora é que você, enquanto
consultor externo contratado, proponha a elaboração de um sistema de
informações sobre o cenário da pandemia do coronavírus, alertando os colaboradores
sobre as informações falsas e a desinformação gerada.
Com isso você deverá:
1) Identificar
o conceito de “Fake News” e seus meios de comunicação;
2) Propor
um sistema ou ferramenta para os colaboradores não serem afetados pelas fake
news.
Você pode utilizar essa referência para consolidar as
respostas:
FERREIRA,
Marcel Chaves; MATOSO, Mariana Campos. Fake
news e o comportamento de manada: a influência social para a aceitabilidade do
conteúdo falso. Research, Society and Development, v.
11,
n. 5, p. e55311528132-e55311528132, 2022. Disponível
em:
(https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28132).
Acesso em: 05 jul. 2022.
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