TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG - "a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra”- história 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
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Curso: História
Seja bem-vindo (a) a este
semestre!
A presente proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual
(PTI) possui como temática a construção
de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra. Escolhemos
esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos
desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
A decolonialidade pode ser entendida,
de forma breve, como um
[...] caminho para resistir e
desconstruir padrões, conceitos e perspectivas impostos aos povos
subalternizados durante todos esses anos, sendo também uma crítica direta à
modernidade e ao capitalismo. O pensamento decolonial se coloca como uma
alternativa para dar voz e visibilidade aos povos subalternizados e oprimidos
que durante muito tempo foram silenciados (disponível em https://www.politize.com.br/colonialidade-edecolonialidade/. Acesso em 23 jun. 2022).
A partir desse conceito, propomos uma
discussão acerca da construção de uma visão sobre a cultura
e a história africana que marca
nossa história até a atualidade, buscando reelaborar essa leitura a partir da
perspectiva dos negros.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
A Leitura da Situação Geradora de Aprendizagem e da Situação-Problema
fornecerá os elementos necessários para a produção textual proposta na
sequência.
SITUAÇÃO GERADORA DE
APRENDIZAGEM (SGA)
Os professores do curso de História criaram um site educacional para
divulgar trabalhos produzidos pelos alunos. Os alunos do 5º e 6º Semestres do
curso foram convidados a escreverem textos para o site. Os professores
orientaram os alunos a escreverem textos sobre temas atuais e que estão no
centro das discussões teóricas na área de ciências humanas. Os professores
também explicaram que os textos podem ser produzidos individualmente ou em
grupo, e que também é interessante inserir imagem(ns) no decorrer do mesmo.
Emília se interessou em produzir um texto analisando o conceito de
decolonialidade. A escolha de tal tema levou em conta o grande apelo que esse
conceito tem nos dias atuais.
Apesar de já ter ouvido falar sobre esse conceito, ainda falta para Emília
conhecimentos suficientes para a elaboração do texto. Nesse sentido, a partir
de leituras e novos conhecimentos, é que o texto deve ser elaborado.
SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)
O desafio, então, é auxiliar Emília a produzir um texto analisando o conceito de
decolonialidade. O desafio está organizado da seguinte maneira:
1.
Leitura do artigo intitulado “Educação e Decolonialidade: A história da
África e diáspora longe do olhar europeu”, de Serinaldo Oliveira Araújo e Maria
do Carmo Rebouças dos Santos. (Material disponibilizado com esta orientação)
2.
Leitura do texto “A perspectiva negra decolonial brasileira: insurgências e afirmações
intelectuais”, de Maria dos Passos. (Disponível em https://www.geledes.org.br/aperspectiva-negra-decolonial-brasileira-insurgencias-e-afirmacoes/. Acesso em: 23 jun.
2022).
3.
Vídeo: O pensamento decolonial para superar a colonialidade e o racismo
epistêmico, no qual a profa. Suze Piza explica os dois conceitos e o sentido de
intervenção que a decolonialidade se baseia. (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8qs9uXf0I0Y. Acesso em: 23 jun. 2022).
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO
TRABALHO
1.
A partir das leituras e do vídeo, você deverá produzir um texto para um
site educacional. Desse modo, deverá se atentar a linguagem utilizada, a
utilização de fontes (os textos e vídeo indicados são obrigatórios, mas você
pode pesquisar outros materiais também). Lembre-se de selecionar uma ou mais
imagens relacionadas ao texto. Essas imagens podem ser inseridas no início,
meio ou fim do texto. É importante que cada imagem ocupe o espaço de
aproximadamente ¼ da lauda. Abaixo/no rodapé da imagem coloque o tema/título da
mesma, ano em que foi produzida, autor e fonte/site em que pesquisou tal
imagem. O texto deve partir da seguinte questão (que é também título do texto):
De que modo a perspectiva decolonial no
ensino de História pode colaborar para superar o racismo epistêmico?
Lembre-se que esse texto deverá
abordar questões como:
a.
O que significa o conceito de decolonialidade?
b.
De que modo essa perspectiva altera o modo de se pensar a História?
c.
Como essa perspectiva relaciona-se (ou deve relacionar-se) ao Ensino de
História?
d.
Qual a ligação entre a colonialidade e o racismo epistêmico?
2.
Indicamos, ainda, as seguintes leituras para a construção do trabalho.
KI-ZERBO, Joseph. História
Geral da África I: Metodologia e Pré-História da África. Brasília: UNESCO,
2010. [Biblioteca Virtual 3.0]. Capítulo
3: "Tendências recentes das pesquisas históricas africanas e
contribuição à história em geral" (p. 37-58).
COSTA, J. Decolonialidade,
Atlântico Negro e intelectuais negros brasileiros: em busca de um diálogo
horizontal. Revista Sociedade e Estado – Volume 33, Número 1, Janeiro/Abril
2018. (Disponível em https://www.scielo.br/j/se/a/HBdmnKdkjFRXkWq9m6Ft8kP/?lang=pt&format=html#. Acesso em: 27 jun. 2022.)
3.
O trabalho/texto deverá ser elaborado observando as seguintes
orientações concernentes à parte formal do seu trabalho:
1.
Capa e folha de rosto: Utilizar capa e folha de rosto
padronizadas da instituição.
2.
Introdução: A introdução (1 lauda) deve
contemplar:
a.
Apresentação do tema;
b.
Contextualização do tema;
c.
Descrição do que será discutido ao longo do texto.
3.
Desenvolvimento: Para o desenvolvimento de seu
trabalho (2 a 3 laudas), você deverá:
a.
Responder ao questionamento apresentado;
b.
Fundamentar teoricamente com base em conceitos extraídos das suas
leituras as quais deverão ser citadas e referenciadas de acordo com as normas
da ABNT.
4.
Conclusão: Para concluir seu texto, você
deve apresentar as suas considerações finais acerca do tema. (1 lauda)
5.
Referências: Apresentar todas as fontes
utilizadas para consulta na elaboração das propostas.
6.
Normas da ABNT: devem ser respeitadas e
aplicadas em todas as etapas do trabalho.
OBSERVAÇÃO:
Você
pode – e deve – consultar outras fontes (textos, artigos e afins) sobre o tema,
na Biblioteca Digital, na Biblioteca Virtual 3.0 e nos materiais das
disciplinas.
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