TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG -  "a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra”- história 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

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Curso: História 


Seja bem-vindo (a) a este semestre!

A presente proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) possui como temática a construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. 

A decolonialidade pode ser entendida, de forma breve, como um

[...] caminho para resistir e desconstruir padrões, conceitos e perspectivas impostos aos povos subalternizados durante todos esses anos, sendo também uma crítica direta à modernidade e ao capitalismo. O pensamento decolonial se coloca como uma alternativa para dar voz e visibilidade aos povos subalternizados e oprimidos que durante muito tempo foram silenciados (disponível em https://www.politize.com.br/colonialidade-edecolonialidade/. Acesso em 23 jun. 2022).

A partir desse conceito, propomos uma discussão acerca da construção de uma visão sobre a cultura

e a história africana que marca nossa história até a atualidade, buscando reelaborar essa leitura a partir da perspectiva dos negros.

 

 

 

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

A Leitura da Situação Geradora de Aprendizagem e da Situação-Problema fornecerá os elementos necessários para a produção textual proposta na sequência.  

 

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

Os professores do curso de História criaram um site educacional para divulgar trabalhos produzidos pelos alunos. Os alunos do 5º e 6º Semestres do curso foram convidados a escreverem textos para o site. Os professores orientaram os alunos a escreverem textos sobre temas atuais e que estão no centro das discussões teóricas na área de ciências humanas. Os professores também explicaram que os textos podem ser produzidos individualmente ou em grupo, e que também é interessante inserir imagem(ns) no decorrer do mesmo.

Emília se interessou em produzir um texto analisando o conceito de decolonialidade. A escolha de tal tema levou em conta o grande apelo que esse conceito tem nos dias atuais.

Apesar de já ter ouvido falar sobre esse conceito, ainda falta para Emília conhecimentos suficientes para a elaboração do texto. Nesse sentido, a partir de leituras e novos conhecimentos, é que o texto deve ser elaborado.

 

SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)

O desafio, então, é auxiliar Emília a produzir um texto analisando o conceito de decolonialidade. O desafio está organizado da seguinte maneira: 

1.      Leitura do artigo intitulado “Educação e Decolonialidade: A história da África e diáspora longe do olhar europeu”, de Serinaldo Oliveira Araújo e Maria do Carmo Rebouças dos Santos. (Material disponibilizado com esta orientação)

2.      Leitura do texto “A perspectiva negra decolonial brasileira: insurgências e afirmações intelectuais”, de Maria dos Passos. (Disponível em https://www.geledes.org.br/aperspectiva-negra-decolonial-brasileira-insurgencias-e-afirmacoes/. Acesso em: 23 jun.

2022).

3.      Vídeo: O pensamento decolonial para superar a colonialidade e o racismo epistêmico, no qual a profa. Suze Piza explica os dois conceitos e o sentido de intervenção que a decolonialidade se baseia. (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8qs9uXf0I0Y. Acesso em: 23 jun. 2022).

 

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO

1.      A partir das leituras e do vídeo, você deverá produzir um texto para um site educacional. Desse modo, deverá se atentar a linguagem utilizada, a utilização de fontes (os textos e vídeo indicados são obrigatórios, mas você pode pesquisar outros materiais também). Lembre-se de selecionar uma ou mais imagens relacionadas ao texto. Essas imagens podem ser inseridas no início, meio ou fim do texto. É importante que cada imagem ocupe o espaço de aproximadamente ¼ da lauda. Abaixo/no rodapé da imagem coloque o tema/título da mesma, ano em que foi produzida, autor e fonte/site em que pesquisou tal imagem. O texto deve partir da seguinte questão (que é também título do texto): De que modo a perspectiva decolonial no ensino de História pode colaborar para superar o racismo epistêmico?  

Lembre-se que esse texto deverá abordar questões como:

a.                  O que significa o conceito de decolonialidade?

b.                  De que modo essa perspectiva altera o modo de se pensar a História?

c.                  Como essa perspectiva relaciona-se (ou deve relacionar-se) ao Ensino de História?

d.                  Qual a ligação entre a colonialidade e o racismo epistêmico?

 

2.      Indicamos, ainda, as seguintes leituras para a construção do trabalho.

KI-ZERBO, Joseph. História Geral da África I: Metodologia e Pré-História da África. Brasília: UNESCO, 2010. [Biblioteca Virtual 3.0]. Capítulo 3: "Tendências recentes das pesquisas históricas africanas e contribuição à história em geral" (p. 37-58).

COSTA, J. Decolonialidade, Atlântico Negro e intelectuais negros brasileiros: em busca de um diálogo horizontal. Revista Sociedade e Estado – Volume 33, Número 1, Janeiro/Abril 2018. (Disponível em https://www.scielo.br/j/se/a/HBdmnKdkjFRXkWq9m6Ft8kP/?lang=pt&format=html#. Acesso em: 27 jun. 2022.)

 

3.      O trabalho/texto deverá ser elaborado observando as seguintes orientações concernentes à parte formal do seu trabalho:

1.                  Capa e folha de rosto: Utilizar capa e folha de rosto padronizadas da instituição.

2.                  Introdução: A introdução (1 lauda) deve contemplar:  

a.        Apresentação do tema;

b.        Contextualização do tema;

c.         Descrição do que será discutido ao longo do texto.

3.                  Desenvolvimento: Para o desenvolvimento de seu trabalho (2 a 3 laudas), você deverá:

a.        Responder ao questionamento apresentado;

b.        Fundamentar teoricamente com base em conceitos extraídos das suas leituras as quais deverão ser citadas e referenciadas de acordo com as normas da ABNT.

4.                  Conclusão: Para concluir seu texto, você deve apresentar as suas considerações finais acerca do tema. (1 lauda)

5.                  Referências: Apresentar todas as fontes utilizadas para consulta na elaboração das propostas.

6.                  Normas da ABNT: devem ser respeitadas e aplicadas em todas as etapas do trabalho.

OBSERVAÇÃO: 

Você pode – e deve – consultar outras fontes (textos, artigos e afins) sobre o tema, na Biblioteca Digital, na Biblioteca Virtual 3.0 e nos materiais das disciplinas.  


NÃO É NECESSÁRIO ALTERAR.

valor: R$50,00.

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para efetuar o pagamento via transferência bancária (PIXCAIXA ECONÔMICABRADESCONUCONTA, INTERBANCO DO BRASILsolicite a conta de sua preferência no e-mail ou whatsapp ou, se preferir, pague pelo Mercado Pago clicando AQUI (boleto ou cartão, inclusive parcelamento - Obs. caso opte pela opção boleto, o pagamento confirma em até 2 dias úteis).

em seguida envie um e-mail com o título do trabalho adquirido e o comprovante de pagamento (print ou foto) para: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou WHATSAPP (88) 99867-4804

Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.


temos referências.


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