TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG - "O Imperialismo e seus impactos sobre a história da África”- história 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
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Curso: História
Prezado(a) Discente,
Seja bem-vindo(a) a este
semestre!
A presente proposta de Produção
Textual Interdisciplinar Individual (PTI) possui como tema: O Imperialismo e seus impactos sobre a
história da África. Nesse momento o foco será um evento histórico
específico. Para isso, também será importante pensar sobre a reivindicação pela
repatriação de objetos africanos expostos em museus europeus. Escolhemos esta
temática por possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos
desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
A Leitura da Situação Geradora
de Aprendizagem (SGA) e, também, da Situação-problema fornecerá os elementos
necessários para a produção textual.
Situação Geradora de
Aprendizagem (SGA)
Na obra A Era dos Impérios, o historiador Eric Hobsbawm analisa o
imperialismo e afirma:
[...] mesmo o homem de negócios
mais limitado à procura do lucro em, digamos, minas sul-africanas de ouro e
diamantes jamais pode ser tratado exclusivamente como uma máquina de ganhar
dinheiro. Ele não ficava imune aos apelos políticos, emocionais, ideológicos,
patrióticos ou mesmo raciais associados de modo tão patente à expansão
imperial.
[...]
Entretanto, é impossível negar
que a ideia da superioridade em relação a um mundo de peles escuras situado em
lugares remotos e sua dominação era autenticamente popular, beneficiando,
assim, a política do imperialismo. Em suas grandes exposições internacionais
[...] a civilização burguesa sempre se orgulhara do triunfo triplo da ciência,
da tecnologia e das manufaturas. Na era dos impérios, ela também se orgulhará
de suas colônias. No final do século multiplicaram-se os ‘pavilhões coloniais’,
até então praticamente desconhecidos [...] Tratava-se sem dúvida, de
publicidade proposital, mas como toda propaganda - comercial ou política -
realmente bem-sucedida, só teve êxito por ter tocado um ponto sensível do
público. As exposições coloniais eram um sucesso. Os jubileus, funerais e
coroações reais britânicas eram ainda mais impressionantes porque, como os
antigos triunfos romanos, exibiam marajás submissos com vestimentas preciosas -
livremente leais e não cativos. As paradas militares tornavam-se ainda mais
coloridas por incluir sikhs
enturbantados, rajputs bigodudos, gurkas sorridentes e implacáveis,
cavalarianos argelinos e altos senegaleses negros: o mundo do que era
considerado como barbárie a serviço da civilização. (HOBSBAWM, Eric J. A era dos impérios. São Paulo: Paz e
Terra, 2016, p. 101, 114-115)
Hobsbawm buscou interpretar o
imperialismo pela via econômica, em que a partir da segunda metade do século
XIX, a acumulação de capital e o desenvolvimento da indústria lançaram as
potências europeias a uma busca por novos territórios, com o objetivo de obter
matérias-primas e mercados consumidores. Contudo, é inevitável considerar que o
interesse econômico e político foi acompanhado de uma dominação cultural.
Sendo assim, uma questão que merece atenção sobre os impactos do
Imperialismo é a continuidade da dominação cultural europeia sobre o continente
africano, mesmo com as independências conquistadas. Essa dominação pode ser
percebida nos artefatos que fazem parte da história dos povos africanos e que
estão expostos nos museus europeus. O Museu Britânico, por exemplo, apresenta
diversas galerias com objetos de todo o mundo, sendo que muitos são
provenientes da ocupação inglesa nos continentes africano e asiático. Torna-se
necessário questionar a continuidade dessa dominação cultural, mesmo com a
independência das ex-colônias. Por que há artefatos fora do seu território de
origem? Será que ainda hoje a História
da África é escrita pelos ocidentais e para os ocidentais?
Situação-Problema
Ana é aluna do curso de
História e foi convidada para escrever um texto sobre “O Imperialismo e seus
impactos sobre a história da África”, para um site especializado em temas históricos. Ana já estudou esse tema na
Universidade, mas as abordagens estiveram relacionadas principalmente ao
domínio econômico e político das potências imperialistas na África.
Com o objetivo de realizar uma
abordagem relacionada também aos impactos culturais, Ana iniciou uma pesquisa e
encontrou o artigo “Museu e colonialidade: a repatriação museológica como
instrumento de luta”, que chamou sua atenção para uma questão pouco discutida:
a presença de artefatos africanos em museus europeus e a reivindicação pela
repatriação desses objetos.
Em seu texto, Ana objetiva
refletir sobre os seguintes aspectos: fatores que motivaram o imperialismo,
justificativas usadas pelas potências imperialistas, impactos do imperialismo
sobre a história dos povos africanos. Ana pretende finalizar o texto analisando
a continuidade da dominação cultural europeia sobre os povos africanos a partir
de artefatos expostos em museus europeus, assim como, a importância da
repatriação desses artefatos para a história da África.
Orientações para a execução do
trabalho
A partir da leitura da
situação-problema apresentada, seu desafio é se colocar no lugar de Ana e
produzir um texto sobre: O Imperialismo
e seus impactos sobre a história da África. Para isso, siga as orientações
abaixo:
1º - Leia o artigo:
BUENO, Mariana Pimenta. Museu e
colonialidade: a repatriação museológica como instrumento de luta. Revista
Neiba, Cadernos Argentina-Brasil. Rio de Janeiro, v. 8, p. 1-20, 2019.
Disponível em:
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/neiba/article/view/39503. Acesso
em: 15 jul. 2021.
As leituras a seguir são
sugestões que podem ajudar na elaboração do seu trabalho:
CHAGASTELLES, Tania Maria S. As
sociedades africanas e o colonialismo. In: MACEDO, JR., org. Desvendando a história da África
[online]. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008. Diversidades séries, pp.
111-122. Disponível em: http://books.scielo.org/id/yf4cf/pdf/macedo-978853860383209.pdf. Acesso
em: 15 jul. 2021.
COSTA, Karine Lima da. Pensar o
patrimônio cultural por meio da repatriação e restituição de bens culturais. Patrimônio e Memória. São Paulo, Unesp,
v. 14, n. 2, p. 256-271, jul./dez., 2018.
Disponível em:
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/download/876/1038. Acesso em:
15 jul. 2021.
LÊNIN, Vladimir Ilitch. O imperialismo, fase superior do capitalismo.
Lisboa-Moscou: Editorial Avante! Edições Progresso, 1984. Disponível em:
https://www.marxists.org/portugues/lenin/1916/imperialismo/cap7.htm.
Acesso em: 15 jul. 2021.
MENESES, Maria Paula. Colonialismo como
violência: a missão civilizadora de Portugal em Moçambique. Revista Crítica de Ciências Sociais,
Coimbra, n. spe 2018, p. 115-140, nov. 2018. Disponível em:
http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S218274352018000300005&lng=pt&nrm=iso.
Acesso em: 15 jul. 2021.
2º - Elabore um texto dissertativo sobre o: “O Imperialismo e seus impactos
sobre a história da África”. A seguir, apresentamos cinco pontos relevantes que
deverão ser contemplados no texto:
•
Discorra, brevemente, sobre os fatores que motivaram o Imperialismo;
•
Analise as justificativas utilizadas pelas potências imperialistas;
•
Explique os impactos/consequências do Imperialismo para os povos
africanos;
•
Analise como a presença de artefatos africanos em museus europeus
representa a continuidade da dominação cultural e compromete a história dos
povos africanos;
•
Explique por que é importante para a história dos povos africanos a
repatriação de objetos que estão em museus europeus.
Seguem orientações para a
elaboração da sua produção textual:
1.
Capa e folha de rosto: Utilizar capa e folha de rosto
padronizadas da instituição.
2.
Introdução: A introdução (no máximo 1
lauda) deve contemplar:
a.
Apresentação do tema;
b.
Contextualização do tema;
c.
O que será discutido ao longo do texto.
3.
Desenvolvimento: O desenvolvimento deve ter de
3 a 5 laudas e você deve:
a.
Abordar os cinco pontos relevantes apresentados anteriormente;
b.
É importante que seu texto apresente fundamentação teórica que apresente
fatos, conceitos, elementos e problemas relacionados ao tema.
4.
Conclusão: Para concluir o texto,
apresente as suas considerações finais acerca do tema. (no máximo 1 lauda).
5.
Anexos e apêndices: Apresentar, caso sejam
utilizados, materiais, imagens, fotografias ou registros.
6.
Referências: Apresentar todas as fontes utilizadas
para consulta na elaboração da produção textual.
7.
Normas da ABNT: Devem ser respeitadas e
aplicadas em todas as etapas do trabalho.
Atenção:
- Você pode, e deve, consultar
outras fontes (textos, livros, artigos científicos e afins) sobre o tema, na Biblioteca Virtual, na
Minha Biblioteca e nos materiais das disciplinas.
NORMAS
PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1.
O trabalho será realizado individualmente.
2.
Importante: Você deverá postar o trabalho
finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades
interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto
no AVA. Não existe prorrogação para a postagem
da atividade.
3.
Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da
Instituição, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e
tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de
parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros
elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.
4.
A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver
trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais
extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de
que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e
deve ser evitada no âmbito acadêmico.
5.
Importante: O trabalho deve ser enviado em
formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em
PDF.
A seguir, apresentamos a você
alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância
para atribuir o conceito à produção textual:
• Normalização correta do
trabalho, com atendimento ao número de páginas solicitadas.
• Apresentação de estrutura
condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e
conclusão).
• Uso de linguagem acadêmica
adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.
• Atendimento à proposta,
contemplando todos os itens solicitados, com objetividade, criatividade,
originalidade e autenticidade.
• Fundamentação teórica do
trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados.
Lembre-se de que seu Tutor a
Distância está à disposição para lhe atender em suas dúvidas e, também, para
repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para
realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.
Bom trabalho!
Equipe de professores
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