TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG - "Os desafios do ensino contemporâneo de literatura”- LETRAS 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG - "Os desafios do ensino contemporâneo de literatura”- LETRAS 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
Curso: LETRAS
Prezado estudante,
Seja bem-vindo a
este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá
como temática “Os desafios do ensino
contemporâneo de literatura”. Escolhemos essa temática para possibilitar a
aplicação interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste
semestre.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Leitura e
interpretação da SGA
Por meio da leitura da SGA e, também, da
situação-problema destacada, você deve elaborar um plano de aula, teoricamente fundamentado, para a abordagem de
conteúdos de literatura no Ensino Médio.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Helena é uma
professora de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio.
Neste semestre, boa parte de suas aulas está voltada à abordagem de
obras literárias indicadas para a prova do vestibular de uma importante
universidade da região, de modo que possa colaborar no preparo de seus alunos.
No fim da aula desta manhã, durante discussões sobre a obra Quarto de Despejo: diário de uma favelada,
da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, um de seus alunos fez o
seguinte apontamento:
“Professora, eu gostei muito do livro e, por isso, decidi pesquisar mais
sobre a autora. E, na internet, eu encontrei muita coisa sobre a forma de a
autora escrever, alguns dizendo que ela escrevia ‘errado’, que o texto dela
deveria ser revisado. O que você pensa sobre isso?”
Helena, diante do questionamento do aluno, agiu com calma e tranquilidade, justamente por ser essa uma cena comum nas salas de aula de hoje: alunos curiosos, com acesso a uma grande quantidade de informações na internet, e que procuram sempre trazer assuntos polêmicos para a escola. Além disso, ela está a par da situação, pois tem lido muito a respeito, o que lhe permitiu mencionar rapidamente com a turma a existência de opiniões divergentes, algumas das quais ressaltam que “preservar a grafia e os desvios da norma na obra de Carolina é conferir a ela uma autoria singular” (Tenório, 2021), enquanto outras argumentam que as correções deveriam ser feitas, pois algumas marcas “não acrescentam nada à discussão da sua linguagem e não dignificam seu texto” (Amarante, 2021).
Helena, porém, ciente da complexidade do tema e com pouco tempo para
aprofundar a discussão, prometeu aos alunos uma aula dedicada apenas a essa
questão. Afinal, trata-se de uma excelente oportunidade para que ela revise
outros conteúdos relevantes, como questões ligadas à textualidade e à variação
linguística manifestas na literatura.
Situação-problema:
O desafio da professora Helena, então, é elaborar um plano de aula que
permita a abordagem do tema, considerando o seu público-alvo (alunos do Ensino
Médio).
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
A partir de agora, você deve se colocar na situação vivenciada pela
professora Helena. Para isso, sua tarefa é elaborar o plano de aula necessário
ao seu próximo encontro com os alunos. Considerando as disciplinas estudadas,
siga as instruções a seguir:
1)
Inicialmente, reflita sobre estes questionamentos:
●
Quais os desafios do ensino de língua e literatura na contemporaneidade?
●
Como aproveitar a curiosidade e os questionamentos dos alunos para o
(re)planejamento da prática pedagógica?
●
Qual o impacto do acesso facilitado dos alunos a informações na internet
no seu processo de aprendizagem e, especialmente, no trabalho do professor?
●
Em que medida textos que circulam em diferentes fontes, como em jornais,
por exemplo, podem ser considerados objetos de aprendizagem em aulas de
literatura?
●
Por que é importante a abordagem de obras com crescente visibilidade no
meio literário contemporâneo em sala de aula?
2) Para aprofundar suas
reflexões, assista ao vídeo e leia os textos indicados a seguir:
●
TV Cultura. Estação Livre. Carolina
Maria de Jesus: Obra e legado da escritora são a pauta do Estação Livre. 10
set. 2021. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=cdcvB7Jr0JY. Acesso em: 20 jun. 2022.
●
TENÓRIO, Jeferson. A gramática de Carolina. Zero Hora, 07 set. 2021. (Anexo 1)
●
AMARANTE, Dirce Waltrick do. Decisão de manter desvios gramaticais de
Carolina Maria de Jesus provoca polêmica em novas edições. O Estado de S. Paulo, 25 set. 2021. (Anexo 2)
●
MELO, Cimara Valim; BERTAGNOLLI, Silvia de Castro. Ensino de literatura
e objetos de aprendizagem: uma proposta interacionista. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 1, n. 1,
2012. (Anexo 3)
3)
Por fim, com base em suas reflexões e nas leituras sugeridas, além de
outras que tenha pesquisado sobre o tema, organize sua produção textual
interdisciplinar, orientando-se pela seguinte estrutura:
●
Capa e folha de
rosto: Utilizar capa e folha de rosto padronizadas da instituição.
●
Introdução: No item
introdutório, você deve apresentar o tema da reflexão a ser desenvolvida, a
justificativa e o objetivo da elaboração do plano de aula. (1 lauda)
●
Desenvolvimento: O desenvolvimento
do seu trabalho deverá ser organizado em duas partes:
Parte
I: Você deverá propor uma discussão teórica com base no eixo temático
central da discussão evocada pela situação-problema, ou seja, o planejamento de aulas de literatura
pautadas em questões contemporâneas. Para isso, você pode retomar as
reflexões que realizou a partir das questões apresentadas no item 1 destas
orientações. Nessa discussão, você deve mobilizar referenciais teóricos que
versem sobre o tema. (2 laudas)
Parte
II: Você deverá, com o respaldo da discussão teórica, apresentar o plano de
aula elaborado. Para isso, poderá utilizar o modelo estrutural a seguir: (2 a 3
laudas)
Identificação |
Escola |
|
Professor(a) |
|
|
Disciplina |
|
|
Série |
|
|
Conteúdo |
|
|
Objetivos |
|
|
Metodologia |
|
|
Recursos |
|
|
Avaliação |
|
|
Referências |
|
●
Considerações
finais: Para a finalização do texto, deve ser feita uma retomada do tema-base,
com a síntese de suas percepções sobre o desenvolvimento do plano de aula. (1
lauda)
●
Anexos e/ou
apêndices: Apresentar, caso sejam utilizados, materiais, imagens, fotografias ou
outros recursos.
Comentários
Postar um comentário