TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG -  "Os desafios do ensino contemporâneo de literatura”- LETRAS 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

 TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG -  "Os desafios do ensino contemporâneo de literatura”- LETRAS 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

Curso: LETRAS


Prezado estudante,

Seja bem-vindo a este semestre!

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “Os desafios do ensino contemporâneo de literatura”. Escolhemos essa temática para possibilitar a aplicação interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre. 

 

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

 

1. Leitura e interpretação da SGA

 

  Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar um plano de aula, teoricamente fundamentado, para a abordagem de conteúdos de literatura no Ensino Médio.

             

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

 

Helena é uma professora de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio.

Neste semestre, boa parte de suas aulas está voltada à abordagem de obras literárias indicadas para a prova do vestibular de uma importante universidade da região, de modo que possa colaborar no preparo de seus alunos.

No fim da aula desta manhã, durante discussões sobre a obra Quarto de Despejo: diário de uma favelada, da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, um de seus alunos fez o seguinte apontamento:

 

“Professora, eu gostei muito do livro e, por isso, decidi pesquisar mais sobre a autora. E, na internet, eu encontrei muita coisa sobre a forma de a autora escrever, alguns dizendo que ela escrevia ‘errado’, que o texto dela deveria ser revisado. O que você pensa sobre isso?”

 

Helena, diante do questionamento do aluno, agiu com calma e tranquilidade, justamente por ser essa uma cena comum nas salas de aula de hoje: alunos curiosos, com acesso a uma grande quantidade de informações na internet, e que procuram sempre trazer assuntos polêmicos para a escola. Além disso, ela está a par da situação, pois tem lido muito a respeito, o que lhe permitiu mencionar rapidamente com a turma a existência de opiniões divergentes, algumas das quais ressaltam que “preservar a grafia e os desvios da norma na obra de Carolina é conferir a ela uma autoria singular” (Tenório, 2021), enquanto outras argumentam que as correções deveriam ser feitas, pois algumas marcas “não acrescentam nada à discussão da sua linguagem e não dignificam seu texto” (Amarante, 2021).

Helena, porém, ciente da complexidade do tema e com pouco tempo para aprofundar a discussão, prometeu aos alunos uma aula dedicada apenas a essa questão. Afinal, trata-se de uma excelente oportunidade para que ela revise outros conteúdos relevantes, como questões ligadas à textualidade e à variação linguística manifestas na literatura.

 

Situação-problema: 

 

O desafio da professora Helena, então, é elaborar um plano de aula que permita a abordagem do tema, considerando o seu público-alvo (alunos do Ensino Médio).

 

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO  

 

A partir de agora, você deve se colocar na situação vivenciada pela professora Helena. Para isso, sua tarefa é elaborar o plano de aula necessário ao seu próximo encontro com os alunos. Considerando as disciplinas estudadas, siga as instruções a seguir:

 

1)     Inicialmente, reflita sobre estes questionamentos:

 

                  Quais os desafios do ensino de língua e literatura na contemporaneidade?

                  Como aproveitar a curiosidade e os questionamentos dos alunos para o (re)planejamento da prática pedagógica?

                  Qual o impacto do acesso facilitado dos alunos a informações na internet no seu processo de aprendizagem e, especialmente, no trabalho do professor?

                  Em que medida textos que circulam em diferentes fontes, como em jornais, por exemplo, podem ser considerados objetos de aprendizagem em aulas de literatura?

                  Por que é importante a abordagem de obras com crescente visibilidade no meio literário contemporâneo em sala de aula?

 

2)     Para aprofundar suas reflexões, assista ao vídeo e leia os textos indicados a seguir:

 

                  TV Cultura. Estação Livre. Carolina Maria de Jesus: Obra e legado da escritora são a pauta do Estação Livre. 10 set. 2021. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=cdcvB7Jr0JY. Acesso em: 20 jun. 2022.

                  TENÓRIO, Jeferson. A gramática de Carolina. Zero Hora, 07 set. 2021. (Anexo 1)

                  AMARANTE, Dirce Waltrick do. Decisão de manter desvios gramaticais de Carolina Maria de Jesus provoca polêmica em novas edições. O Estado de S. Paulo, 25 set. 2021. (Anexo 2)

                  MELO, Cimara Valim; BERTAGNOLLI, Silvia de Castro. Ensino de literatura e objetos de aprendizagem: uma proposta interacionista. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 1, n. 1, 2012. (Anexo 3) 

 

 

 

 

3)     Por fim, com base em suas reflexões e nas leituras sugeridas, além de outras que tenha pesquisado sobre o tema, organize sua produção textual interdisciplinar, orientando-se pela seguinte estrutura: 

 

                  Capa e folha de rosto: Utilizar capa e folha de rosto padronizadas da instituição.  

 

                  Introdução: No item introdutório, você deve apresentar o tema da reflexão a ser desenvolvida, a justificativa e o objetivo da elaboração do plano de aula. (1 lauda)

 

                  Desenvolvimento: O desenvolvimento do seu trabalho deverá ser organizado em duas partes:

 

Parte I: Você deverá propor uma discussão teórica com base no eixo temático central da discussão evocada pela situação-problema, ou seja, o planejamento de aulas de literatura pautadas em questões contemporâneas. Para isso, você pode retomar as reflexões que realizou a partir das questões apresentadas no item 1 destas orientações. Nessa discussão, você deve mobilizar referenciais teóricos que versem sobre o tema. (2 laudas)

 

Parte II: Você deverá, com o respaldo da discussão teórica, apresentar o plano de aula elaborado. Para isso, poderá utilizar o modelo estrutural a seguir: (2 a 3 laudas)

 

Identificação

Escola

 

Professor(a)

 

Disciplina

 

Série

 

Conteúdo

 

Objetivos

 

Metodologia

 

Recursos

 

Avaliação

 

Referências

 

 

                  Considerações finais: Para a finalização do texto, deve ser feita uma retomada do tema-base, com a síntese de suas percepções sobre o desenvolvimento do plano de aula. (1 lauda)

 

                  Anexos e/ou apêndices: Apresentar, caso sejam utilizados, materiais, imagens, fotografias ou outros recursos.  

 


NÃO É NECESSÁRIO ALTERAR.

valor: R$50,00.

envio efetuado por e-mail ou WhatsApp imediatamente após confirmação de pagamento (transferência  ou cartão, entrega imediata - se for via boleto, apenas após compensar).

para efetuar o pagamento via transferência bancária (PIXCAIXA ECONÔMICABRADESCONUCONTA, INTERBANCO DO BRASILsolicite a conta de sua preferência no e-mail ou whatsapp ou, se preferir, pague pelo Mercado Pago clicando AQUI (boleto ou cartão, inclusive parcelamento - Obs. caso opte pela opção boleto, o pagamento confirma em até 2 dias úteis).

em seguida envie um e-mail com o título do trabalho adquirido e o comprovante de pagamento (print ou foto) para: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou WHATSAPP (88) 99867-4804

Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.


temos referências.


DÚVIDAS, SOLICITAÇÕES DE OUTROS TRABALHOS E DEMAIS DEMANDAS, BASTA ENVIAR UM E-MAIL PARA: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou chamar no whatsapp acima.





 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMOS PRONTO - PTI - “O processo de escrita criativa”. letras 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

TEMOS PRONTO - atividade dissertativa gênero carta formal - CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL. 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

TEMOS PRONTO - PROJETO INTEGRADOR - SERVIÇO SOCIAL - UNIFIL - 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804