TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG - "ZUE Porcelanas: a importância do Marketing Digital”- marketing 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG - "ZUE Porcelanas: a importância do Marketing Digital”- marketing 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
Curso: marketing
Semestre: 3/4º
Prezado aluno(a),
seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá
como temática “ZUE Porcelanas: a
importância do Marketing Digital”. Escolhemos esta temática para
possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos trabalhados nas
disciplinas deste semestre. Sigam as orientações fornecidas neste material,
além de outras fundamentações teóricas (livros didáticos das disciplinas, aulas,
entre outros materiais complementares).
TEXTO PARA LEITURA
Os
6 principais pontos que mostram a importância do Marketing Digital para
empresas
Milhares de empresas
brasileiras já entenderam a importância do Marketing Digital. Só na Resultados
Digitais são mais de 20 mil clientes que estão investindo recursos na internet
e colhendo bons frutos desse investimento, gastando menos que nos métodos
tradicionais. A crise da pandemia da Covid19 acelerou ainda mais os processos
de Transformação Digital. Em nossa pesquisa Panorama PMEs, 85,6% das empresas
apontaram que o Marketing de Conteúdo, um dos pilares do Marketing Digital,
seria fundamental na retomada dos negócios. Na mesma pesquisa, 70,9% das
empresas disseram que precisariam melhorar seus processos de Marketing e
Vendas. Combinando esses dois dados, percebemos que o Marketing Digital é o
caminho que muitas empresas tomarão daqui para frente.
O que é Marketing Digital
Marketing Digital é
um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios
digitais com o objetivo de promover empresas e produtos. As possibilidades de
aplicações são múltiplas, mas existem algumas estratégias e técnicas que são
mais usadas pela grande maioria dos
negócios. Isso porque trazem resultados positivos de forma consistente. São
elas: Marketing de Conteúdo; E-mail Marketing; Redes Sociais; Otimização de
Conversão; Marketing de Busca. Praticamente tudo que você conhece sobre marketing
na internet está incluído nessas 5 grandes frentes de atuação. Está tudo ali:
blogs, vídeos, Facebook, Google, Instagram, newsletters, WhatsApp, Gmail e
muito mais. A combinação de boas práticas nessas estratégias gera ótimos
resultados para milhares de empresas.
Por que o Marketing Digital é importante para as empresas?
1. Garantir uma presença forte na
internet
Quando você tem um
problema ou uma dúvida, o que você faz? Se a sua resposta for: procuro no
Google, saiba que você não está sozinho. O Google é o maior buscador online do
mundo. Um bom investimento em Marketing Digital pode contribuir para que sua
empresa apareça nos resultados e seja encontrada, reduzindo muito o custo de
aquisição de clientes. Ter uma presença digital hoje em dia é fundamental. E se
o cliente está buscando por uma empresa e não a encontra na internet, as
chances de ele não entrar em contato são imensas. Claro que a presença digital
vai além de mecanismos de busca e redes sociais. Um site com um domínio próprio
é o mínimo que sua empresa precisa para ter uma boa presença digital.
2. Construir uma audiência qualificada
Como a empresa se
relaciona hoje com sua audiência? Sabe quem são os seus clientes? Seus hábitos
de consumo? Seus comportamentos? Suas profissões? Outro ponto importante do
Marketing Digital para as empresas é o fato de você poder construir uma
audiência que realmente deseja consumir seu produto/solução e se relacionar com
ela até fidelizá-la. O Marketing Digital possibilita que a empresa atraia as
pessoas que realmente estão interessadas e possuem fit com seu produto/solução.
Além disso, a empresa pode organizar esses contatos, seja por meio de e-mails
cadastrados, assinantes de uma newsletter ou até mesmo seguidores nas redes
sociais. Com o passar do tempo, essa audiência se tornará um ativo fundamental
para a empresa.
3. Falar com o público certo na hora
certa
O Marketing Digital
possibilita ir além e não só construir o público certo, mas comunicar-se com
ele na hora certa. Ao contrário do marketing offline, em que muitas vezes é
impossível precisar exatamente para qual audiência a empresa está falando, o
Marketing Digital possibilita um nível de segmentação muito mais preciso do seu
público. É possível também criar mais de um público e segmentar a comunicação
para cada tipo de audiência. Com as ferramentas existentes no mercado,
tornou-se fácil monitorar as atividades e os perfis dos usuários. Assim, é
possível segmentar de forma bem específica as pessoas para quem a empresa quer
anunciar um produto, serviço ou conteúdo.
Isso permite que
você personalize muito mais suas ações e campanhas de marketing.
4. Sair na frente da concorrência
Muitas empresas só
estão despertando agora para a importância do Marketing Digital. Isso mostra
que, se começar a investir hoje, a empresa ainda se diferenciará de boa parte
de seus concorrentes. Isso pois, o Marketing Digital é a melhor opção para
empresas que precisam de crescimento. A empresa pode se diferenciar da
concorrência com a criação de bons conteúdos que auxiliem o cliente na
identificação e solução de seus problemas. Imagine que a empresa está buscando
por uma solução e ainda não possui referências. Sendo assim, em qual empresa
você confia mais: uma empresa que possui um bom site, uma boa fanpage e um blog
com conteúdos gratuitos e de valor ou em uma empresa que não tem nada disso?
5. Investir pouco para começar
Não estamos querendo
dizer que o Marketing Digital é gratuito. Não é. No entanto, com as ferramentas
existentes hoje, com o alto poder de segmentação e com as mais variadas
estratégias de otimização do site para mecanismos de busca, investir em
Marketing Digital tornou-se muito mais barato do que investir na mídia
tradicional. Com o passar do tempo, o preço para fazer marketing offline acabou
ficando alto. Anunciar na televisão, no rádio, na mídia impressa ou em outdoors
custa caro. É um investimento alto e do qual a maioria das empresas,
principalmente as que ainda possuem pouco faturamento, não consegue dar conta.
Já o Marketing Digital, embora exija, sim, um mínimo de investimento, pode ser
muito mais barato do que o marketing de forma offline.
6. Analisar resultados com precisão
O Marketing Digital
permite que você determine com muito mais precisão quem é seu público e quais
são seus gostos e preferências. Da mesma forma, é possível acompanhar com a
mesma precisão os resultados de qualquer ação de Marketing Digital. Por
exemplo, um anúncio em flyer e uma campanha de E-mail Marketing. No caso dos
flyers, você até sabe quantas peças imprimiu, mas não consegue saber exatamente
quantas foram entregues, quantas foram de fato lidas e quantas geraram vendas
para a sua empresa. Já com os e-mails, você consegue ter o acesso exato de
quantas pessoas abriram cada um deles, quantas clicaram em algum link e até
mesmo quantas efetuaram uma compra por meio dessa campanha. O exemplo não se
limita a esse tipo de campanha. É possível monitorar com extrema precisão o
comportamento dos usuários em seu site, o desempenho de anúncios no Google, os
resultados de uma postagem nas mídias sociais, o caminho de referência do
usuário até ele se tornar cliente e muito mais. Nesse aspecto, ferramentas de
web analytics ajudam muito na hora de mensurar os mínimos detalhes dos
resultados das estratégias de Marketing Digital.
Fonte: FARIAS, F. Os 6 principais pontos que mostram a
importância do Marketing Digital para empresas. 20 out. 2020. Disponível
em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/importanciado-marketing-digital/. Aceso em: 26 jun
2022.
SITUAÇÃO GERADORA DE
APRENDIZAGEM
A Marca ZUE
Porcelanas, é uma marca de louças que já está no mercado há mais de 20 anos,
são produtos de qualidade voltados para um público-alvo: mulheres, com faixa
etária entre 35 e 65 anos, com alto poder aquisitivo. A ZUE Porcelanas é
reconhecida pela qualidade e bom gosto dos seus produtos, são produtos
diferenciados. Porém, por mais que a empresa já esteja bem estabelecida no
mercado, ela precisa se atualizar no novo cenário (em que os consumidores estão
cada vez mais conectados e querendo criar uma identificação com as marcas), ou
seja, procura maneiras de manter o espaço que conquistou.
Agora é com você!
Considerando o
contexto apresentado e com base nos conteúdos trabalhados ao longo de nosso
semestre, você foi contratado para o departamento de marketing da empresa, e
sua missão é associar a teoria à prática a partir da utilização de um painel
semântico para criar um anúncio.
Criação do anúncio -
Nesta hora a criatividade na linguagem de comunicação e formato do anúncio
conta muito.
•
Escolha um formato e siga as suas recomendações.
•
Desenvolva uma comunicação direcionada para público-alvo.
•
Anuncie baseando-se no que esses compradores procuram.
•
Pense que seu anúncio será exibido em todos os dispositivos (tablete,
smartphone e computador) e no ponto de vendas (lojas físicas)
•
Crie um conteúdo para chamar atenção e ao mesmo tempo traga
credibilidade para marca, produto e serviço (por meio da identidade da marca)
•
Atente aos direitos autorais sobre música e vídeo.
•
Crie textos breves, divertidos persuasivos para chamar atenção do que
está sendo anunciado.
•
Quando o conteúdo for programado para exibir as publicações, lembre-se
que pode ser um chamariz para as pessoas que gostam de acessar na madrugada e
nos finais de semana.
•
Use incentivos visuais para destacar itens considerados importantes para
atraí-los.
•
Atraia clientes com novidades, descontos especiais e entrega sem frete.
Siga as etapas a seguir:
Passo 1 – Pensando na Sinergia entre
canais de comunicação
Com a presença das
tecnologias do acesso e da conexão contínua, muitas mensagens passaram a estar
disponíveis às pessoas, por meio dos diversos dispositivos. Elas intensificaram
suas escolhas, iniciadas a partir das tecnologias do disponível. Tudo isso passou
a representar novos desafios aos profissionais de marketing dos diversos
mercados. Por isso, faça uma pesquisa e levante quais são as 3 principais redes
sociais usadas pelo público-alvo da empresa ZUE Porcelanas.
Passo 2 – Pensando na loja física
A ZUE Porcelanas,
tem lojas físicas em várias cidades do país: de São Paulo, Rio de Janeiro,
Porto Alegre, Salvador, Manaus. Além de
pensar nas redes sociais, também é necessário pensar no ponto de vendas. O
trade marketing é uma parte importante na estratégia de marketing das
organizações que planejam maximizar as vendas e a diferenciação dos seus
produtos e serviços nos pontos-devenda (PDV). Quais são os diferenciais que
podem ser trabalhamos nas lojas da ZUE Porcelanas?
Passo 3 - Pensando na estratégia
A empresa deve
buscar uma estratégia, que lhe permitirão manter-se à frente dos concorrentes,
criando vantagens competitivas. Uma estratégia competitiva bem-sucedida deveria
combinar ações ofensivas e defensivas contra os concorrentes, de modo que a empresa
consiga construir uma posição mais sólida no mercado em que escolheu competir.
Ou seja, a estratégia pode ser vista como um jogo de atacar e defender-se todo
o tempo, buscando vencer a concorrência. As estratégias básicas são:
construção, sustentação, nichos de mercado, colheita e desinvestimento/
extinção. Qual estratégia será adotada pela empresa, pensando no seu cenário
atual? Justifique sua resposta.
Passo 4 – Organizando a logística
Um dos objetivos do
marketing é que dar visibilidade a um produto ou serviço e, dessa forma, aguçar
o interesse do mercado consumidor em relação àquele bem e, consequentemente,
potencializar a sua demanda. Entretanto, em organizações contemporâneas, é cada
vez maior a preocupação em convergir o marketing e a logística. No contexto da
empresa ZUE Porcelanas, considerando os quatro subsistemas logísticos, podemos
afirmar que qualquer um deles que vier a falhar, poderá comprometer a imagem da
empresa. A lógica é bastante simples. Caso a logística de suprimentos, ou se
aquisição, não cumpra com os seus objetivos, ou seja, desenvolver e selecionar
os fornecedores que melhor atendem as necessidades da empresa, faltará insumos
essenciais no que tange a abastecer a demanda de operacionalização produtiva e
isso resultará em ruptura nesse processo. Por sua vez, a logística de produção
deve estar estruturada de tal forma que, efetivamente, entregue produtos
acabados dentro dos ditames de qualidade que são exigidos pelo mercado, seja no
que se refere à maquinários e equipamentos ou em relação a mão de obra
qualificada.
Da mesma forma,
aquele que consideramos o subprocesso mais crítico considerando o contexto da
ZUE Porcelanas, a logística de distribuição deve ocorrer acuradamente para que
produtos tão frágeis como produzidos pela ZUE possam chegar aos seus destinos
no tempo correto, ou seja, dentro dos parâmetros de prazo de entrega
previamente acordados, nas quantidade que foram realmente solicitadas, nem mais nem menos e, principalmente, íntegros,
isto é, em perfeitas condições para sua pronta utilização. Desse modo,
considerando o que fora até aqui apresentado, é bastante claro entender o
potencial das operações logísticas, caso falhem, comprometer a imagem da
empresa, sua credibilidade e colocar à perde quaisquer esforços anteriores
referentes a campanhas de marketing. De nada adianta campanhas eficientes se o
produto não chegar dentro das especificidades reivindicadas pelos clientes. Desse modo, no seu entendimento, quais as
estratégias que devem ser adotadas para que tais problemas não se consumem
comprometendo assim a confiabilidade da organização, marca ou produto frente ao
seu mercado consumidor?
Para contribuir com
sua resposta, separei alguns artigos para você. Estão disponíveis nos seguintes
links:
01) https://www.vienalog.com.br/2021/11/10/marketing-logistico-como-funciona/
02) https://www.cobli.co/blog/marketing-logistico/
03) https://www.logweb.com.br/colunas/marketing-logistico/
04) https://mxlog.com.br/afinal-o-que-e-o-marketing-logistico/
Passo 5 – Planejando o anúncio
É o momento da
escolha do objetivo do anúncio: toda campanha de comunicação tem um objetivo,
no ponto de vendas, no meio digital ou até nas redes sociais, isso não é
diferente, pois não adianta desenvolver um anúncio e veicular no Facebook ou televisão (por exemplo) sem ter um
propósito específico para anunciar o produto, serviço ou marca. A escolha do
anúncio é o elo entre sua empresa e o cliente o que permitirá alcançar mais
pessoas por meio do formato certo de anúncio, por isso entender a diferença
entre eles, entender seu público e analisar qual a melhor opção para
determinados conteúdos e tipos de campanha é fundamental para a tomada de
decisão. O que queremos (empresa) dessa campanha? Qual tipo de formato de
anúncio? (Anúncio de foto, de vídeo,
anúncio de coleção, de carrossel, de apresentação multimídia).
Agora que você já
levantou todos os pontos importantes do anúncio, utilize o painel semântico que irá facilitar a construção do anúncio.
a) Crie uma conta na Trakto
Você pode começar
com uma conta gratuita na Trakto. Tudo o que você precisa é usar um e-mail ou
acessar diretamente com sua conta do Google ou Facebook. Link: https://dashboard.trakto.io/
Segue
o link de um tutorial de como fazer o painel semântico nessa ferramenta:
https://youtu.be/X6Tbvb2-6bo
b) Utilizando o
painel semântico qual a identidade da marca (novo anúncio) você irá desenvolver
para marca ZUE Porcelanas?
c) Coleta
Que tipo de imagem,
fotografia ou arte pode ser incorporada nas novas comunicações pela empresa
para transmitir ao consumidor uma identidade da marca ZUE Porcelanas? É
necessário criar uma frase, uma logo da marca para ser utilizado na
comunicação.
d)
Com as referências
(imagens, texturas, palavras, frases, cores, etc.) que foram escolhidas, o
profissional conecta, junta para tornar visível o direcionamento criativo
desejado. Pensando na questão da identidade de marca no anúncio, como a empresa
pode fazer para que uma ideia ou ação não seja apenas momentânea, mas se
mantenha aplicável ao longo do tempo, fortalecendo a marca da empresa?
e)
Apresentação – salve
seu moodboard. Ao finalizar o seu painel semântico, clique no botão “Baixar” e escolha
o formato JPG. Agora basta clicar em download e a sua arte está pronta para
salvar em Word.
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