TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG - "Estado Gerencial e o Serviço Social: entre as políticas de proteção social e os preceitos constitucionais”- serviço social 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
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Curso: serviço social
semestre: 7/8º
Prezados alunos/as,
Sejam bem-vindos e bem-vindas a este
semestre!
A
proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática
“Estado Gerencial e o Serviço Social: entre as políticas de proteção social e
os preceitos constitucionais”. A escolha dessa temática visa possibilitar a
aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse
semestre.
Inicialmente,
é importante que vocês realizem a leitura atenta da situação descrita para, na
sequência, seguir as orientações apresentadas em cada uma das etapas
subsequentes de modo a organizarem suas ideias para a conclusão, com qualidade,
deste trabalho.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO
TEXTUAL
1. Leitura e interpretação da
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Por
meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, vocês,
futuros profissionais, deverão elaborar uma produção textual, com respaldo
metodológico nas disciplinas que forem cursadas ao longo deste semestre.
SITUAÇÃO
GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
2. Leia e interprete a Situação
Geradora de Aprendizagem (SGA):
No
decorrer da graduação, fundamentado em uma perspectiva histórico-crítica,
refletimos, por meio das disciplinas curriculares a profissão, seus limites e
possibilidades.
Na
atualidade vivemos no Brasil tempos de aprofundamento da crise do capital, em
um cenário ultraliberal, regressivo e reacionário, potencializado pela pandemia
mundial e pela guerra. Mas é nesse contexto adverso que a resistência é ainda
mais necessária.
Considere
que você aluna (o) foi convidada (o) a compor uma mesa temática em um Seminário
Interdisciplinar e deverá abordar o tema: “Estado Gerencial e o Serviço Social:
entre as políticas de proteção social e os preceitos constitucionais.”
Assim,
você deverá construir um texto argumentativo sobre o atual estágio das
políticas de proteção social, o contraste entre os preceitos Constitucionais e
a realidade concreta de um Estado Gerencial.
Esse
trabalho acadêmico se constitui de algumas etapas fundamentais, nesse sentido,
apontamos um caminho que necessariamente devem constar de seu trabalho,
identificados abaixo nas orientações para executá-lo. Estes itens apontam o
direcionamento de cada disciplina à luz de referencial teórico que, observada a
Situação Problema, devem nortear a produção.
É
importante destacar que a situação problema não deve ser reproduzida no texto
do trabalho acadêmico, mas tem o caráter de materializar vistas ao cotidiano
profissional diante da situação geradora de aprendizagem.
Utilize
outras referências e a Biblioteca Virtual para construir seu texto e articule
esta temática com as disciplinas cursadas no semestre. Seu trabalho deverá
conter entre no mínimo 3 (três) e no máximo 6 (seis) páginas, apresentando:
Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências, sem contar as a
Introdução, a conclusão e as Referências.
ORIENTAÇÕES
PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
Para lhes
auxiliar na elaboração do trabalho acadêmico, vocês devem realizar as seguintes
etapas:
3. Leitura dos seguintes materiais:
Economia Política:
FILGUEIRAS,
LUIZ. O neoliberalismo no Brasil: estrutura, dinâmica e ajuste do modelo
econômico. In: Basualdo, Eduardo M.; Arceo, Enrique. (org) Neoliberalismo y
sectores dominantes. Tendencias globales y experiencias nacionales. Buenos
Aires: 2006. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/grupos/basua/C05Filgueiras.pdf.
Acesso em: jun. 2022.
CALABREZ,
Felipe. Introdução à economia política: o percurso histórico de uma ciência
social.
Curitiba
Intersaberes, 2020. [Biblioteca Virtual Universitária 3.0] Movimentos
Sociais:
PONCHIROLLI,
Rafaela. O que são Movimentos Sociais? 2019. Disponível em:
https://www.politize.com.br/movimentossociais/#:~:text=Os%20chamados%20novos%20movi
mentos%20sociais,sociedade%20e%20n as%20grandes%20m%C3%ADdias
•
Serviço Social na Educação:
DOURADO,
Luiz Fernandes. SIQUEIRA, Romilson Martins. A Educação Infantil no campo de
disputa entre o direito social e o mercado. In: Políticas Educacionais
Democráticas em tempos de resistência. Brasília, ANPAE, 2021.
•
Terceiro Setor, Meio Ambiente Sustentabilidade:
MOREIRA,
Raquel da Silva. Estado e Terceiro Setor: Um caso de complementação ou
substituição? Society and Development,
v. 10, n. 1, 2021.
4.
Após o processo de reflexão, deem início à elaboração da produção textual,
organizando-a com base nos seguintes critérios:
Passo 1: Com base nas leituras indicadas e
nos materiais das disciplinas semestrais desenvolvam uma produção de no mínimo 3 laudas e no máximo 6 (sem contar
introdução, conclusão e referências
bibliográficas).
Passo 2: A produção textual deverá conter: introdução, desenvolvimento, conclusão e
referências,
em itens separados, conforme as normas da ABNT.
Passo 3: Contemplem as questões abaixo e
relacionem com os materiais indicados. Essas questões devem ser usadas para
nortear a produção do texto:
1. Economia
Política: Inicie o seu texto
desenvolvendo sobre o neoliberalismo no Brasil e a conjuntura atual política e
econômica em que o país se insere. Expresse com clareza o significado e sua
atualidade. Esse esclarecimento inicial do seu texto deve propiciar a ligação
com as demais perguntas propostas a seguir:
2. Movimentos
Sociais: O que são Movimentos Sociais?
Como se expressam? Quais suas relações com a construção e defesa de direitos?
Como o Estado brasileiro tem identificado a questão e as identidades dos
Movimentos Sociais hodiernamente?
3. Serviço Social na
Educação: A partir do artigo indicado e
de seus conhecimentos, construa uma argumentação sobre a condução das políticas
educacionais no atual contexto, em contraponto aos preceitos constitucionais.
4. Terceiro Setor,
Meio Ambiente e Sustentabilidade: Em um contexto de avanço de ideais de cunho
neoliberal, como podemos compreender a participação do Terceiro Setor?
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Formação dos Grupos
Organizem
grupos de 3 (três) a 7 (sete) alunos/as do mesmo curso e turma, dia e horário
(alunos de diferentes dias, horários, cursos e/ou turmas não poderão
desenvolver o trabalho em grupo, mesmo que ensalados juntos).
Para
realizar a atividade de portfólio em grupo, vocês deverão criar um texto de
própria autoria, utilizando-se do material disponibilizado. O texto deverá ser
estruturado seguindo as normas da ABNT.
A Produção Textual deverá ser
postada no ambiente virtual de aprendizagem.
Nessa
produção, vocês deverão obedecer às normas a seguir:
1.
Deve ser elaborada conforme as
normas da ABNT. A estrutura geral do trabalho deve contemplar os elementos
Pré-textuais, Textuais e Pós-Textuais, exigidos em um trabalho acadêmico.
2.
Deve conter, depois de pronto, capa
e folha de rosto padrão do curso, sendo organizado no que tange à sua
apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto,
espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e
referências, entre outros elementos importantes). Essas orientações estão disponíveis
na Biblioteca Digital da instituição.
3.
Deverá ser em formato Word.
4.
Deverá ser realizada em grupo.
5.
Em caso de dúvidas para elaboração
do trabalho, vocês deverão buscar orientação junto ao tutor à distância.
6.
Atenção aos prazos de postagens!
A
seguir, apresentamos a vocês, alguns dos critérios avaliativos que nortearão a
análise para o conceito a ser atribuído pelo Tutor à Distância à produção
textual:
• Normalização
correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT. Para isso, acesse a Biblioteca
Digital da instituição.
• Uso
de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma
padrão.
• Abordagem
de todos os itens propostos para reflexão, considerando os seguintes aspectos:
clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.
• Fundamentação
teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente
citados.
Um
ótimo trabalho!
Equipe
de professores
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