TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG - "o caso da Le Charme Porcelanas”- administração 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
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Curso: administração
semestre: 5º/6º
Prezado aluno(a), seja bem-vindo(a)
a este semestre!
A proposta de Produção Textual
Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “Empreendedores: o caso da
Le
Charme Porcelanas”. Escolhemos esta temática para possibilitar a
aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos trabalhados nas disciplinas deste
semestre. Sigam as orientações fornecidas neste material, além de outras
fundamentações teóricas (livros didáticos das disciplinas, aulas, entre outros
materiais complementares).
TEXTO PARA LEITURA
Marketing para pequenas empresas: o
que é essencial?
Empreendedores de pequenas
empresas podem se diferenciar pelo setor em que atuam, formas de trabalho,
entre outras características. Porém, sem dúvida, um ponto em comum entre todos
eles são o objetivo de atrair e reter clientes e, consequentemente, aumentar os
rendimentos. E uma das maneiras mais eficientes de se alcançar esse objetivo é
por meio de um bom plano de Marketing para pequenas empresas.
Há quem pense que não é possível
estabelecer um bom plano de Marketing para pequenas empresas, ou que ele deve
se basear apenas em anúncios pontuais em jornais ou revistas de bairro ou do
trade. Porém, é possível construir um planejamento eficaz mesmo quando há
limitação para o investimento. Investir em marketing, ainda mais nos dias de
hoje, é obrigatório para empresas que desejam manter-se competitiva e queira
crescer. E, no que diz respeito ao investimento, principalmente, com o
marketing digital é possível realizar campanhas criativas sem comprometer o orçamento.
Conceito de Marketing
Os 4Ps do Marketing
Podemos dizer que o conceito é
formado por quatro pilares, ou Mix de Marketing. Eles devem ser utilizados em
qualquer estratégia, tanto para as tradicionais quanto para as do meio online.
Saiba quais são eles:
•
Produto: o que sua empresa oferece, quais são os
detalhes do produto e o que os consumidores esperam dele;
•
Preço: quanto será cobrado por cada produto ou
serviço, e de que forma o pagamento será feito;
•
Praça: onde os produtos e serviços são
disponibilizados, quais as formas de distribuição e quem é a concorrência;
•
Promoção: como o produto deve ser comunicado ao
mercado, em quais canais ele será divulgado.
Fonte: Comunicarte. Marketing para pequenas empresas:
o que é essencial? Comunicarte. Disponível em: https://www.conteudoinboundmarketing.com.br/marketing-para-micro-epequenas-empresas/. Acesso em: 28 Jun. 2022.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM
Empreendedores:
o caso da Le Charme Porcelanas
Eles pretendem ser reconhecidos
pela qualidade e bom gosto dos seus produtos, são peças únicas e exclusivas.
Analisando o cenário atual, Luís Augusto percebeu que os consumidores estão
cada vez mais conectados, há muita concorrência, e a loja precisa presença no
“mundo on-line”.
Por isso, ele resolver contratar
você, como freelance para criar uma identidade visual para a marca que irá
postar nas redes sociais.
Agora é com você!
Considerando o contexto
apresentado e com base nos conteúdos trabalhados ao longo de nosso semestre,
você foi contratado para o departamento de marketing da empresa, e sua missão é
associar a teoria à prática a partir da utilização de um painel semântico para
criar uma identidade visual para a marca “Le Charme Porcelanas”. Siga as etapas a seguir:
Conhecendo
o cenário
Uma empresa deve acompanhar
importantes forças macroambientais e significativos fatores microambientais que
afetam sua capacidade de obter lucros. Ela deve estabelecer um sistema de
inteligência de marketing para acompanhar tendências e mudanças relevantes,
além de identificar oportunidades e ameaças associadas a elas (KOTLER; KELLER,
2012).
Figura 1 - Análise SWOT
Por isso, o primeiro passo é você elaborar uma análise SWOT
do cenário atual da empresa “Le Charme Porcelanas”. Aponte
as 4 principais variáveis de cada quadrante.
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Fonte: |
adaptada de Kotler e
Keller (2012). |
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|
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Análise SWOT |
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Fatores Positivos |
Fatores
Negativos |
Fatores
Internos |
1. 2. 3. 4. |
|
1. Conhecer o público-alvo 2. 3. 4. |
Fatores
Externos |
1. 2. 3. 4. |
|
1. 2. 3. 4. |
Conhecendo
o público-alvo
Na análise SWOT foi constatado que um fator negativo é a
falta de conhecimento do público-alvo. Com intuito de melhorar a comunicação e
ofertar maior valor aos seus clientes, os gestores solicitam realizar uma
pesquisa mercadológica para conhecer melhor o consumidor desta empresa,
atendendo a demanda da análise ambiental. Neste contexto, responda:
a) Tratando-se de uma pesquisa de descrição do perfil do
consumidor, qual será o tipo de pesquisa que deverá ser adotada? (exploratória,
descritiva ou causal) Justifique a resposta.
b) Apresente aqui, algumas perguntas essenciais que deverão ser
incluídas nesta |
pesquisa de
perfil |
do consumidor |
, incluindo 5 perguntas de
|
aspectos demográficos |
, e
5 perguntas de
|
aspectos |
|
psicográficos |
. |
|
Definindo a comunicação |
|
|
Figura 2 – Desenvolvimento de uma comunicação eficaz
Agora que você já levantou todos os
pontos importantes do cenário da empresa, utilize o painel
semântico que irá facilitar a construção da
identidade visual “Le Charme Porcelanas”.
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|
Fonte: |
adaptada de Kotler e Keller (2012). |
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|
Você pode começar com uma conta
gratuita na Trakto. Tudo o que você precisa é usar um e-mail ou acessar
diretamente com sua conta do Google ou Facebook. Link: https://dashboard.trakto.io/
Segue o link de um tutorial de como
fazer o painel semântico nessa ferramenta:
https://youtu.be/X6Tbvb2-6bo
b) Utilizando
o painel semântico qual a identidade da marca você irá desenvolver para marca
“Le Charme Porcelanas”?
c) Coleta
Que tipo de imagem, fotografia ou
arte pode ser incorporada nas novas comunicações pela empresa para transmitir
ao consumidor uma identidade da marca? Crie ainda uma frase, uma logo da marca
para ser utilizado na comunicação.
Com as referências (imagens, texturas,
palavras, frases, cores, etc.) que foram escolhidas, o profissional conecta,
junta para tornar visível o direcionamento criativo desejado. Pensando na
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