TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG - "“Infecção de ferida cirúrgica por microrganismos resistentes e a prática profissional”- Enfermagem 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG - "“Infecção de ferida cirúrgica por microrganismos resistentes e a prática profissional”- Enfermagem 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
Curso: enfermagem
Semestre: 3/4º
Prezados tutores,
Sejam bem-vindos a este
semestre!
A proposta de Produção Textual
Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática “Infecção de ferida
cirúrgica por microrganismos resistentes e a prática profissional”. Escolhemos esta
temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos
desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
Neste
trabalho, os alunos desenvolverão um texto utilizando os conceitos aprendidos
ao
longo do semestre, por meio das disciplinas
ministradas. Esse texto deve abordar de maneira específica, porém
interdisciplinar, todo o conteúdo, mediante as seguintes orientações:
ORIENTAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Formação dos grupos:
Formem um grupo que contenha no mínimo dois e no
máximo sete integrantes, necessariamente da mesma turma e curso.
2. Leitura e interpretação da SGA:
Todos os integrantes deverão ler atentamente a SGA
descrita abaixo. A SGA é uma situaçãoproblema hipotética criada com base na
vivência real do profissional de enfermagem. Todos devem utilizar os
conhecimentos teóricos a partir das disciplinas desse semestre para interpretar
a SGA. Em grupo, destacarão os pontos importantes para, posteriormente,
produzir o texto.
Utilize seus conhecimentos teóricos adquiridos ao
longo das disciplinas desse semestre para interpretar situação problema e responder os desafios
propostos. Em grupo, produzam um texto de acordo com o modelo de trabalho
acadêmico e as normas da ABNT, contendo de 8 a 20 laudas (páginas), excetuando
capa, folha de rosto e referências.
Seja criativo! Utilize imagens, fluxogramas e outros
esquemas para ilustração e organização do conteúdo apresentado.
SITUAÇÃO GERADORA DE
APRENDIZAGEM (SGA)
Situação-problema
Hilda, sexo feminino, 71 anos de idade, portadora de
hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus tipo 2, faz uso regular de
Anlodipino 5mg, Captopril 50mg e Metformina 2g. Procurou o atendimento
hospitalar de emergência após ter sofrido uma queda da própria altura súbita
sem qualquer razão aparente, seguida de forte dor em membro inferior direito
(MID).
Na admissão, Hilda foi atendida pelo enfermeiro
responsável pelo acolhimento, o qual realizou o exame físico e identificou,
entre outros achados, taquicardia (100 bpm), hipertensão (150/90 mmHg) e dor
intensa no membro acometido, que se encontrava rotacionado externamente e muito
edemaciado. Em seguida, Hilda passou por avaliação médica para investigação de
fratura de fêmur D, sendo confirmada pelas imagens do Raio-x. Após realizar
todos os procedimentos, a paciente foi encaminhada ao Centro Cirúrgico para a
realização de uma osteossíntese de fêmur de urgência, uma cirurgia realizada
para realizar a fixação da fratura. Após a cirurgia, Hilda foi encaminhada a
Unidade de Terapia Intensiva, conforme rotina do hospital.
Já no pós-operatório imediato, a paciente referiu dor
em MID, sendo assim, o enfermeiro checou a prescrição da paciente e preparou a
Dipirona que estava prescrita. Ao chegar no leito, o enfermeiro se deparou com
a paciente dormindo, assim, o profissional administrou o medicamento
silenciosamente e a deixou descansando. No entanto, 30 minutos após, Hilda
evolui com piora do quadro geral, apresentando edema em pálpebras, lábios e
língua, além de certa dificuldade para respirar. Rapidamente, o plantonista
prestou o atendimento de emergência, e o mesmo informou que se tratava de um
quadro de reação alérgica. Ao conversar com os familiares, foi confirmada a
alergia da paciente à Dipirona, que em nenhum momento foi questionada pelos
profissionais do hospital. O quadro de anafilaxia foi revertido, paciente segue
estável até o momento. O enfermeiro sem entender o ocorrido, foi verificar a
prescrição médica, afinal, ele checou o medicamento administrado. Ao conferir
percebeu que a prescrição não era de Hilda e sim de Olga, ambas estão no mesmo
quarto, entretanto, em leitos diferentes. A coordenadora do setor alertou para
o fato de que além da prescrição de enfermagem, as pulseiras de identificação
do paciente são instrumentos que nos auxiliam a identificar o paciente e que
devem ser utilizados em diversas situações, principalmente na administração de
medicamentos, para que situações como esta não aconteçam, entretanto, o
enfermeiro não checou a pulseira de identificação.
Diante dessa situação-problema, reflitam e
elaborem um texto com os seguintes desafios:
DESAFIO 1: Muitos
erros relacionados aos cuidados de enfermagem acontecem por falta ou falha na
comunicação, tanto na escrita como na falada. Na nossa SGA, o enfermeiro
cometeu um erro ao administrar a medicação no paciente que era alérgico à
dipirona. Uma das hipóteses é que o erro aconteceu por desconhecimento dessa
informação pelo profissional. Sendo assim, a forma mais efetiva do enfermeiro
levantar ao máximo o número de informações do paciente é por meio da
anamnese. Diante disso, responda:
1) O
que é a anamnese e em qual etapa do Processo de Enfermagem ela acontece?
2) Quais
são as fontes que o enfermeiro pode utilizar para levantar as informações do
paciente?
3) Para
a construção de um instrumento de anamnese para uso do enfermeiro, quais são as
informações considerados essenciais?
DESAFIO 2: O exame físico
completo associado a uma anamnese de qualidade, possibilita identificar os
sinais e sintomas que irão contribuir para a definição do diagnóstico de
enfermagem e posteriormente, subsidiarão o plano de cuidados de enfermagem
direcionado a essa paciente. Na SGA descrita, a paciente apresenta alterações
no sistema tegumentar e osteomuscular, tornando importante que o enfermeiro reconheça as alterações
desse sistema, tanto no momento da admissão hospitalar, quanto no
pós-operatório. Nesse sentido, descreva quais sinais e sintomas devem
ser investigados; os métodos propedêuticos utilizados para o exame físico dessa
paciente.
DESAFIO 3: Embora
pareçam semelhantes do ponto de vista conceitual, negligência, imprudência e
imperícia são termos que apresentam diferenças e consequências importantes
dentro da atuação dos profissionais de enfermagem, constituindo-se em
modalidades de culpa, mesmo que diante de prática não intencional de provocar
um dano. Na presença ou ocorrência de tais institutos, há risco para os
profissionais envolvidos e muitas vezes, para os pacientes. Dito isso, agora é
com você:
1- Explique
a diferença entre os conceitos: negligência, imprudência e imperícia.
2- Na
situação-problema dois dos três conceitos estão presentes, diga quais são eles
e justifique.
DESAFIO 4: Em todos os aspectos do nosso trabalho enquanto enfermeiros trabalhamos com a educação, podendo ser a educação em saúde, educação permanente e educação continuada. O espaço entre educação e o mundo do trabalho em saúde precisa, portanto, ser ampliado em formas e possibilidades como um dos caminhos para repensar e reconstruir a prática assistencial em saúde. É preciso ousar, experimentar novas ideias, novas formas de enfocar problemas, como condição inquestionável para essa reconstrução. Um dos problemas identificados na nossa SGA foi o erro cometido pelo enfermeiro na administração do medicamento. É importante que o enfermeiro enquanto educador realize treinamentos com sua equipe para que ela realize um cuidado de enfermagem com qualidade e atenção. Diante desse contexto, primeiramente conceitue o que é plano de aula e descreva a sua finalidade. E agora, você enquanto enfermeiro responsável pelo setor de educação continuada, irá desenvolver um plano de aula que será utilizado para conduzir um treinamento sobre “Segurança do paciente: prescrição, uso e administração de medicamento” para a equipe de enfermagem.
Comentários
Postar um comentário