TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG - A ELABORAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÃO DE MELHORIAS PARA A EMPRESA MENCIONADA NA SGA: A INDÚSTRIA DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES: “HIPER GROWTH SUPLEMENTOS - logística 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG - A ELABORAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÃO DE MELHORIAS PARA A EMPRESA MENCIONADA NA SGA: A INDÚSTRIA DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES: “HIPER GROWTH SUPLEMENTOS - logística 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
Prezad@ alun@, Sejam bem-vind@!
Para atingir os objetivos desta produção
textual, é importante seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho
disponibilizadas neste manual, sob a orientação do Tutor a Distância,
considerando as disciplinas norteadoras.
A participação na consecução da proposta
é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e
habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa produção textual
deverá ser considerado a elaboração de
um diagnóstico e proposição de melhorias para a empresa mencionada na SGA,
apresentado na sequência.
Na produção textual, em um primeiro
momento, é importante conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) que
descreve a Indústria de Suplementos Alimentares: “Hiper Growth Suplementos”. Um
caso fictício e elaborado para que os conceitos teóricos possam ser aplicados e
visualizados em um exemplo prático profissional.
Em um segundo momento, será necessário
se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse
contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, é
primordial que se siga as orientações fornecidas nesse material e nas
fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas
e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou
pesquisados por vocês).
No
final deste manual,
constam todas as informações necessárias para a construção do trabalho. Faça uma leitura na integra e observe todos
as normas e orientações para que o desenvolvimento do trabalho seja
satisfatório e possa atender todas as solicitações que a atividade exige. Se
houver qualquer dúvida no desenvolvimento deste trabalho, sempre recorra as
instruções aqui presentes, bem como, acione o seu tutor a distância para que
ele possa auxiliá-lo da melhor forma possível.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
O MERCADO DE SUPLEMENTOS
ALIMENTARES E SEUS DESAFIOS LOGÍSTICOS
Case:
Hiper Growth Suplementos (nome fictício)
O
modelo de negócio: os
empresários Carrara e Coelho são sócios de uma promissora indústria de
suplementos alimentares: a "Hiper Growth
Suplementos". A Hiper Growth Suplementos é uma indústria de médio
porte localizada na cidade de Curitiba/PR, focada na produção e distribuição de
suplementos alimentares para os Estados do Paraná (PR) e Santa Catarina (SC).
Inaugurada no início de 2020, a empresa iniciou seus trabalhos a nível
regional, produzindo e distribuindo seus produtos para distribuidores e varejistas.
Logo em seus primeiros anos de existência, em virtude da pandemia do Novo
Coronavírus, a empresa sofreu diversos problemas e teve que reestruturar suas
operações e estratégias de negócios.
Sendo assim, além da planta industrial
na capital paranaense (onde todos os produtos são desenvolvidos e produzidos) e
sua estrutura de distribuição (veículos próprios para entregas
locais/regionais), a empresa estabeleceu como objetivo central, expandir sua
produção e seus canais de distribuição para outros estados brasileiros, e
também inserir seus produtos no mercado virtual (e-commerce), com objetivo de
ampliar suas vendas para clientes nacionais (B2B) e consumidores (B2C) em todo
território nacional.
Imagem 01: Logomarca (fictícia) da empresa
Hiper Growth Suplementos.
|
Fonte: Elaborado pela equipe de professores. |
|
Principais produtos: dentre os principais produtos a empresa
possui:
1)
Gold
Protein (Whey
Protein – Suplemento Protéico em Pó - em potes plásticos de 1kg e
2kg e embalagem institucional de sacos
plásticos de 5 kg);
2)
HG
Creatina (Creatina
em pó – em potes plásticos de 150g e 300g);
São produtos que possuem em sua
composição produtiva algumas matérias-primas importadas e itens controlados
pela ANVISA.
Em virtude de alguns problemas
ocasionados como reflexo da Pandemia, a falta de suprimentos e materiais
básicos para a produção do Gold Protein e da HG Creatina foram destacadas como
pontos críticos diante dos objetivos de expansão da marca. Isso fez como que os
gestores tivessem que avaliar criteriosamente suas estratégias de gerenciamento
e controle de materiais.
Imagem 02: Produtos da empresa Hiper
Growth Suplementos (imagem ilustrativa).
|
Fonte: Elaborado pela equipe de professores. |
|
A
equipe: os sócios
trabalham em tempo integral na indústria e coordenam uma equipe de
aproximadamente 60 colaboradores, distribuídos em variados setores: compras;
produção; qualidade; distribuição; comercialização; financeiro e marketing. O
sr. Coelho é o principal responsável pelos setores de produção/qualidade e o
sr. Carrara é o principal responsável pelo setor de
distribuição/comercialização dos produtos. Outros departamentos contam com
gestores, supervisores e colaboradores de apoio aos processos organizacionais.
Gestão do negócio e perspectivas: os próprios sócios empreendedores são
os responsáveis por desenvolver as estratégias, organizar os processos internos
e investir na infraestrutura do negócio de modo geral. Com a retomada do
crescimento econômico a nível nacional, a empresa resolveu expandir suas
operações. Sendo assim, como perspectivas de médio e longo prazo a empresa
resolveu definir alguns objetivos:
1)
Alavancar
suas operações produtivas a nível nacional;
2)
Ampliar
suas operações de distribuição em todo território nacional, por meio da
implementação de uma estrutura de comércio eletrônico (e-commerce); 3) Expandir
suas operações para alguns países da América Latina.
O
cenário nacional do mercado de suplementos alimentares: com a ampliação do mercado de
suplementos e com o crescimento do portfólio de produtos deste segmento, o
consumo de suplementos alimentares vem crescendo em números consideráveis no
Brasil, propiciado pela constante obsessão das pessoas na busca de saúde,
beleza, rendimento físico e principalmente, pela estética corporal. Atualmente
é possível encontrar uma enorme gama de produtos que possuem em sua composição
elementos como vitaminas e minerais. Dentre estes produtos encontram-se
suplementos vitamínicos e de minerais e os suplementos alimentares destinados a
praticantes de alguma atividade física. O principal órgão responsável pelo
controle efetivo, normatização, aperfeiçoamento e fixação de identidade dessas
substâncias é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do Ministério
da Saúde, onde tem sua regulamentação fixada através da Portaria nº32 de 13 de
janeiro de 1998. Esta aponta que os suplementos vitamínicos e ou de minerais,
são alimentos que servem apenas como complementação, com os nutrientes
oferecidos para a dieta diária de uma pessoa saudável, sendo necessária para as
pessoas em casos onde sua ingestão apenas com alimentação seja insuficiente ou
quando a dieta necessitar de alguma suplementação (LINHARES et. al, 2013).
•
O
Mercado de suplementos é um dos que mais cresce no Brasil:
Por
jornaltribuna (2022).
Disponível em: https://jornaltribuna.com.br/2022/01/270764-mercado-de-suplementos-e-um-dos-que-mais-cresce-no-brasil/
A
Pandemia
da Covid-19 fez aumentar cuidados com a saúde e procura por suplementos para
imunidade, além de incentivar novos negócios.
A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) fez mudar muita coisa em todo
o mundo, incluindo os hábitos das pessoas, que que além de se adaptarem às
máscaras, ao distanciamento e ao uso constante de álcool em gel, passaram a se
interessar mais por informações relacionadas à saúde, principalmente no que diz
respeito a alimentação saudável e equilibrada.
Dessa forma, a busca por suplementos
alimentares saltou, principalmente aqueles que promovem o aumento da imunidade,
de acordo com dados da pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de
Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), que mostra que 59% dos
lares do país possuem ao menos uma pessoa consumidora de suplementos. O mercado
é um dos que mais cresce nos últimos anos, mas a pandemia surpreendeu
positivamente os fabricantes. Inácio Marchette, CEO da Ekobé, indústria que
produz suplementos há 14 anos, acredita que esse cuidado com a saúde é um
hábito que deve se manter e aposta num crescimento ainda maior do segmento.
•
Suplementos:
setor deve mobilizar US$ 252 bilhões em 2025: Por
Monitor de Mercado (terra.com) e ozelform (2022).
Disponível
em: https://monitordomercado.com.br/dino-news/6885
Um estudo recente publicado pela FMI
(Future Market Insights) apontou que o mercado global de suplementos
alimentares deve ultrapassar a cifra de US$ 252 bilhões (R$ 1,25 trilhão) em
2025. Segundo a estimativa, o setor deve crescer 7,5% no valor de CAGR
(Compound Annual Growth Rate, na sigla em inglês - Taxa de Crescimento Anual
Composta, em português) em um período de dez anos, entre 2015 e 2025. No
Brasil, o fenômeno é puxado pela mudança de hábitos dos cidadãos. De acordo com
dados da segunda edição da pesquisa “Hábitos de Consumo de Suplementos
Alimentares no Brasil”, realizada pela Abiad (Associação Brasileira da
Indústria de Alimentos para Fins Especiais), houve o aumento de 48% no consumo
de suplementos alimentares em 2020.
A
análise
também mostra que mais da metade (59%) das famílias do país têm ao menos um
integrante que consome produtos do gênero. A sondagem é referente às práticas
dos consumidores em maio do ano em questão. Com efeito, 91% dos brasileiros
buscam um estilo de vida mais saudável em 2022, conforme a Pesquisa Global de
Sentimento do Consumidor, realizada pela WW, em parceria com a Kantar. Entre
diversos resultados, a pesquisa descobriu que os entrevistados pretendem
melhorar a saúde física (65%) e mental e emocional (63%).
SITUAÇÃO PROBLEMA
Diante do contexto apresentado, entre
momentos de tensão e fôlego, os empreendedores Coelho e Carrara se deparam com
um cenário de incertezas e precisam buscar recursos e estratégias para o
alcance dos seus objetivos de negócios. Sendo assim, os gestores recorreram a
sua empresa de consultoria empresarial para o desenvolvimento dos parâmetros
principais da empresa. Dessa forma, os sócios decidiram buscar um serviço de
assessoria em gestão logísticas e processos industriais. Contrataram, então, a
“G-Log
Gestão de Projetos Industriais”,
empresa gerenciada por você e sua equipe, responsáveis por auxiliá-los neste
desafio. Na primeira reunião da equipe de consultoria com os empreendedores,
foi possível estabelecer alguns parâmetros iniciais e desenvolver um plano de
intervenção pautado em cinco macroetapas:
•
ETAPA 01 - Planejamento, Programação e Controle
da Produção.
•
ETAPA 02 - Gerenciamento da Cadeia de
Suprimentos.
•
ETAPA 03 - Planejamento, Controle e
Gerenciamento de Materiais.
•
ETAPA 04 - Logística Reversa.
•
ETAPA 05 - Logística Internacional.
Com base nestes parâmetros e nas
solicitações a seguir, você deverá propor soluções estratégicas para a
alavancagem dos negócios da Hiper Growth Suplementos. No processo de
consultoria, é importante elaborar soluções aos problemas apresentados, sugerir
a utilização de ferramentas e metodologias que possam ser implementadas para a
melhoria dos processos logísticos/industriais e desenvolvimento de
inovações.
Então, prepare-se! Ao longo do processo
de consultoria empresarial, você terá a oportunidade de compartilhar com os
empreendedores vários aspectos e conceitos relacionados às estratégias
logísticas e de produção, sempre com o objetivo de melhorar a performance da
empresa, diante do cenário de crise da atualidade.
Agora é com você!
Considerando o contexto apresentado e
com base nos conteúdos trabalhados ao longo de nosso semestre, sua missão é
associar a teoria à prática a partir das solicitações de cada etapa a seguir:
ETAPA 01 PLANEJAMENTO,
PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Uma vez que a Empresa tem, dentre os
seus objetivos, o de expandir suas vendas para todo o território nacional e
alguns países da América Latina, torna-se fundamental uma análise criteriosa da
demanda futura a fim de que tais informações possam subsidiar a tomada de decisão em relação aos ajustes referentes a
capacidade de produção, contratação de mão de obra, desenvolvimento e seleção
de novos fornecedores e melhorias em seus sistema de distribuição. O primeiro
estado que a empresa pretende atender é São Paulo, entretanto, para fins de
teste de mercado, trabalhará inicialmente apenas com o produto Gold Protein. Os
estudos realizados pelos consultores resultaram nas seguintes informações.
Tabela 01: Informações sobre o consumo total de Whey
Protein
|
Consumo Total de Whey Protein nos últimos 12
meses (Apenas no Estado de São Paulo)
- em quilos |
|||||
Mês |
JUN/21 |
JUL/21 |
AGO/21 |
SET/21 |
OUT/21 |
NOV/21 |
Consumo |
18.500
|
14.000
|
37.500 |
46.000 |
59.000 |
62.000 |
Fator de Ajustamento |
0,04
|
0,03
|
0,07 |
0,1 |
0,14 |
0,14
|
|
|
|
|
|
|
|
Mês |
DEZ/21 |
JAN/22 |
FEV/22 |
MAR/22 |
ABR/22 |
MAI/22 |
Consumo |
34.000
|
31.000
|
46.000 |
47.000 |
42.000 |
40.000 |
Fator de Ajustamento |
0,07
|
0,06
|
0,09 |
0,11 |
0,08 |
0,07
|
Fonte: Elaborado pela equipe de professores.
Como podemos perceber na tabela acima, o
consumo de Whey Protein é bastante influenciado pela temperatura já que os
consumidores tendem a serem mais assíduos aos treinos nos períodos mais quentes
do ano.
•
Portanto, nesse momento, para fins de
orientar a quantidade a ser produzida pela Hiper Growth, você deverá calcular a
demanda prevista para o mês de janeiro de 2023 com base nas informações acima
apresentadas. Entretanto, considerando essas grandes variações no consumo em
períodos distintos, você deverá calculá-la por meio do método de previsão por
média móvel ponderada. É importante considerar que a empresa pretende atender
10% de todo o mercado de Whey Protein do Estado de São Paulo.
ETAPA 02 GERENCIAMENTO DA
CADEIA DE SUPRIMENTOS
O gerenciamento da cadeia de suprimentos
contemporâneo exige dos gestores organizacionais um conhecimento bastante amplo
de todos os agentes que compõem essa cadeia. Isso se faz necessário uma vez que
qualquer um desses elementos que falhar, poderá comprometer todos os esforços
dos demais. De modo, é imprescindível que cada membro da cadeia de suprimentos
seja criteriosamente gerido para que se busque o nivelamento do comportamento
ao longo dessa cadeia.
•
Pensando nisso, uma vez que a empresa
Hiper Growth pretende aumentar substancialmente sua área de abrangência e,
consequentemente suas vendas, os sócios da empresa solicitaram a você um
mapeamento de toda a cadeia de suprimentos, tanto à montante quanto à jusante.
No que se refere as matérias primas, deverá ser considerada apena a principal,
ou seja, o soro de leite. Nesse mapeamento, deve constar também o momento em
que acontece cada um dos subprocessos logísticos que compõem a logística
integrada. Para isso, você pode se utilizar da ferramenta e da forma de
demonstração que melhor lhe convier. Sugere-se a utilização do Power Point,
World ou qualquer outra ferramenta que possibilite elabora desenhos e
fluxogramas. Por fim, caso entenda como mais viável, você poderá apresentar
esse mapeamento da cadeia de suprimentos de forma dissertativa.
ETAPA 03 PLANEJAMENTO,
CONTROLE E GERENCIAMENTO DE MATERIAIS
Sobre a gestão de estoques da indústria
Hiper Growth Suplementos. Um dos aspectos principais relacionados ao
planejamento e controle materiais é a gestão de estoques. Sua importância no
cenário empresarial e para o gerenciamento da cadeia de suprimentos como um
todo, se mostra cada vez mais imprescindível para a sobrevivência de uma
organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.
Em um conceito amplo, a gestão de
estoques consiste em gerir recursos que num determinado momento estejam
ociosos, mas que possuem valor econômico ou potencial de gerar uma receita
futura. Dessa forma, podem ser considerados estoques tanto as matérias primas e
os demais insumos necessários a atender a demanda produtiva quanto os produtos
acabados (ALVES; SOUZA, 2018).
Como visto no caso apresentado, em
virtude da crise ocasionada pela Pandemia do Novo Coronavírus (Covid19), a
falta de suprimentos e materiais básicos foi destacada como pontos críticos
para as estratégias de expansão da produção. Sendo assim, com base no contexto
apresentado, responda as seguintes questões:
•
Sobre a gestão dos estoques: é
importante que você demonstre aos diretores da empresa, quais são os principais motivos que justificam a manutenção organizada
dos estoques. Sendo assim, descreva os principais pontos sobre isso e
relacione cada um deles com as situações enfrentadas pela empresa Hiper Growth
Suplementos. Justifique sua resposta.
ETAPA 04 LOGÍSTICA
REVERSA
A logística reversa deve ser utilizada
pela empresa como uma vantagem competitiva perante os seus concorrentes. Para
isso, você e sua equipe deverão ajudar a Hiper Growth Suplementos a elaborar
uma estratégia de logística reversa que vise contribuir para o sucesso da
empresa. Lembrem-se que a empresa terá
cinco produtos a serem comercializados:
•
Gold
Protein (Whey
Protein – Suplemento Proteico em Pó) Pote de 1kg
•
Gold
Protein (Whey
Protein – Suplemento Proteico em Pó) Pote de 2kg
•
Gold
Protein (Whey Protein
– Suplemento Proteico em Pó) Sacos de 5kg
•
HG
Creatina (Creatina
em pó) Pote 150g
•
HG
Creatina (Creatina
em pó) Pote 300g
A empresa irá iniciar a comercialização
dos produtos no comércio eletrônico (e-commerce), o que irá impactar
diretamente na logística reversa, devido a devoluções de produtos por
arrependimento do cliente em relação a compra feita por impulso e, pelo Código
de Defesa do Consumidor, o cliente tem 07 dias para devolver o produto sem
nenhum custo a ele. Para iniciar a elaboração de uma estratégia de Logística
Reversa, você e sua equipe deverão responder aos seguintes questionamentos:
•
Quais são os tipos de logística reversa
existentes e como eles estão inseridos no negócio da High Growth
Suplementos?
•
Como serão tratados os produtos
logísticos de pós-consumo (resíduos) gerados pela empresa?
•
Quais serão os impactos negativos que a
Logística Reversa pode gerar para a High Growth Suplementos?
•
Quais seriam as ações para que a empresa
tenha uma Logística Reversa eficiente?
ETAPA 05 LOGÍSTICA
INTERNACIONAL
Para superar os desafios que se
apresentam no Ambiente de Negócios, a Hiper Growth Suplementos pretende
expandir suas vendas para o mercado internacional, buscando atuar
principalmente nos países Argentina, Uruguai e Paraguai. No sentido de auxiliar
a expansão das vendas para o mercado internacional, uma figura importante nesse
contexto é a do Agente de Exportação. Esse Agente de Exportação será a “ponte
de ligação” entre a empresa (vendedora) e os clientes do país (destino). São
exemplos de agentes de exportação (Agente comissionado, Importador único,
Distribuidores exclusivos).
Suponha que a empresa precisa escolher
quais serão os agentes de exportação que irão levar e representar os produtos
da empresa naquele país destino. Nesse sentido é interessante se pesquisar as
características e o potencial desse agente (representante).
•
Pense e elabore algumas perguntas
importantes (que poderiam constar em um roteiro de entrevista) que seriam
feitas a alguns Agentes de Exportação que
pudessem identificar suas características, perfil e potencial de vendas no país
destino. (um roteiro de perguntas que pudesse auxiliar na escolha de um bom
agente de exportação). Como iremos realizar uma exportação desses produtos, cite e comente também sobre quais seriam as
barreiras que podem ser encontradas no comércio internacional. Quais seriam as
barreiras para o país exportador? (Ex. entraves burocráticos). Quais seriam as
barreiras para o país importador? (Ex. Questões culturais).
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