TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG - Doenças Parasitárias e infectocontagiosas: diagnóstico laboratorial e tratamento - biomedicina 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
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Curso: biomedicina
Prezados(as)
alunos(as),
Seja bem-vindo a este semestre!
A
proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática
Doenças Parasitárias e infectocontagiosas: diagnóstico laboratorial e
tratamento. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem
interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre
conforme o eixo integrador.
Na
atividade de produção textual, os alunos responderão questionamentos
relacionados a cada disciplina estudada no semestre, a fim de elucidar e
resolver a situação-problema (Situação Geradora de Aprendizagem – SGA)
proposta.
SITUAÇÃO GERADOTA DE APRENIZAGEM (SGA)
Paciente
do sexo masculino, 45 anos de idade, natural de Água Preta – PE, compareceu ao
serviço de Infectologia, no setor da DIP (Doenças Infecto-Parasitárias) do
Hospital Universitário, com queixa de “ferida no nariz e no pênis que não
cicatrizava”. Na avaliação da história atual da doença, verificou-se que o
paciente era HIV soropositivo e apresentava uma lesão ulcerada em asa direita
nasal com comprometimento da mucosa do assoalho nasal, causando obstrução nasal
e lesão avançada em glande peniana com a presença de infecção secundária
caracterizada por uma miíase, a qual havia se instalado antes da lesão nasal. O
paciente relatou um tempo de evolução de 8 meses da lesão nasal, e, há mais
tempo, a lesão do pênis. Apresentava sintomatologia dolorosa na região nasal e
peniana, associada também a algúria.
Paciente
relata ainda que foi atendido no posto de saúde de sua cidade, onde foram
administradas Penicilina e Tetraciclina, sem resolução. Uso também de
Glucantime, nome comercial do antimonial pentavalente, sem que tenha completado
a terapia.
Ao exame
físico, o paciente apresentava-se com Estado Geral Regular (EGR), consciente,
orientado, eupnéico, afebril, hidratado, acianótico e deambulando. Na revisão
dos sistemas, não foram encontradas alterações cardio-pulmonares. No exame
abdominal não foram observadas vísceras palpáveis, sem evidência de
visceromegalias, ou dores às palpações, afastando a hipótese de associação com
a forma visceral da leishmaniose, em que o aspecto da lesão fornecia a hipótese
diagnóstica.
Durante
o exame loco-regional da face, observou-se lesão ulcerada, com bordas elevadas
e eritematosas, na região de asa do nariz com assoalho nasal do lado direito,
com presença de conteúdo granulomatoso e purulento e a presença de crostas,
além do comprometimento da cartilagem alar, sem alterações no septo. Havia
aumento e eritema dos tecidos moles circunvizinhos, como dorso nasal, asa do
nariz, região naso-geniana e lábio superior do lado direito, com
características de celulite.
Na
inspeção intrabucal, não se evidenciaram alterações. No exame peniano, segundo
avaliação conjunta com infectologista e urologista, havia lesão avançada em
região de glande, com ulcerações, aumento de volume com aspecto desfigurante,
supuração e presença de larvas.
Em exame
tomográfico computadorizado, em cortes axiais e coronais com janela para tecido
mole, não foi observado aspecto infiltrativo, mantendo a preservação do tecido
ósseo subjacente, assim como fossas nasais e seio maxilar. Diante dos achados
clínicos, sugeriu-se Leishmaniose mucocutânea, com sítio de inoculação em pênis
e manifestação muco-cutânea em região nasal. Foi iniciada administração
medicamentosa de Anfotericina B na dosagem de 1mg/Kg/dia, com dose diária de 50
mg por via endovenosa.
Simultaneamente
foi realizada uma biópsia incisional da lesão nasal para avaliação
histopatológica. Com 7 dias de pós-operatório e medicação, pode-se observar diminuição do
volume facial, diminuição do eritema e melhora no aspecto da ulceração.
O laudo
histopatológico não foi conclusivo, apenas sugestivo da leishmaniose, sem
observação dos parasitas diretamente. Não foram realizados mais exames
complementares em razão da satisfatória resposta terapêutica à medicação
administrada.
No 30°
dia, o paciente já apresentava cicatrização completa da lesão nasal, e
simultaneamente da lesão peniana, confirmada a hipótese de serem lesões
causadas pela leishmaniose, devido ao aspecto mutilante e cicatrização
desfigurante que a doença provoca.
DESAFIOS PROPOSTOS
1.
Discuta os mecanismos que determinam o aparecimento de lesões
secundárias distantes do local de inoculação de Leishmania no hospedeiro.
2.
O paciente apresentou diversas lesões características da Leishmaniose
Tegumentar Americana (LTA), descreva essas lesões.
3.
Discuta a relevância, para o caso apresentado, da informação sobre o
paciente ser HIV positivo. Em caso de co-infecção por HIV e Leishmaniose
Tegumentar Americana (LTA), como a doença se manifestaria?
4.
Discuta o mecanismo de ação dos medicamentos utilizados.
5.
Como é realizado o diagnóstico da Leishmaniose Tegumentar Americana
(LTA)? Aponte os principais exames utilizados para fim de diagnóstico:
imunológicos, parasitológicos e moleculares e histopatológicos.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1.
O trabalho será realizado em
grupos, de 02 a 07 alunos, no máximo.
2.
A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto,
solicitamos que sigam as orientações do Tutor Presencial, responsável por
cadastrar os grupos no sistema.
3.
Importante: somente o líder do
grupo conseguirá cadastrar o trabalho finalizado no sistema, o que deverá ser
feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo
limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação
para a postagem da atividade.
4.
O trabalho final deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto
padrão da Universidade, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual
(tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento
de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros
elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.
5.
A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver
trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais
extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de
que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e
deve ser evitada no âmbito acadêmico.
6.
Importante: O trabalho deve ser
enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos
enviados em PDF.
A
seguir, apresentamos a vocês alguns dos critérios avaliativos que nortearão a
análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:
• Normalização correta
do trabalho, em respeito às normas da ABNT, com atendimento ao número de
páginas solicitadas.
• Apresentação de
estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução,
desenvolvimento e conclusão).
• Uso de linguagem
acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.
• Atendimento à
proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade,
criatividade, originalidade e autenticidade.
• Fundamentação
teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente
citados.
Lembre-se
de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhes atender em suas
dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que vocês precisarem.
Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica
de nível universitário.
Bom trabalho a
todos!
Equipe de
professores
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