TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG - Como alinhar sua empresa com o ritmo de crescimento do mercado? - administração 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG - Como alinhar sua empresa com o ritmo de crescimento do mercado? - administração 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
Curso: administração
Prezados alunos (a), sejam bem-vindo(a)
a este semestre!
Para atingir os objetivos desta produção textual, o seu grupo deverá
seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas neste
manual, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas
norteadoras.
A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o
pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação
profissional.
Na Produção Textual em Grupo (PTG) vocês deverão, em um primeiro momento,
conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) contextualizada pelo case “Como alinhar sua empresa com o ritmo de
crescimento do mercado?”
Em um segundo momento, vocês deverão se envolver com a Situação Geradora
de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas
previstas. Para realizar essas tarefas, sigam as orientações fornecidas nesse
material e nas fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas,
teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados
pelos professores ou pesquisados por vocês).
No final deste manual,
constam todas as informações necessárias para a construção do trabalho em
grupo. Faça uma leitura na integra e
observe todos as normas e orientações para que o desenvolvimento do
trabalho seja satisfatório e possa atender todas as solicitações que a
atividade exige.
Se houver qualquer dúvida no
desenvolvimento deste trabalho, sempre recorra as instruções aqui
presentes, bem como, acione o seu tutor
a distância para que ele possa auxiliá-lo da melhor forma possível.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Como alinhar sua empresa com o ritmo de
crescimento do mercado?[1]
Caio Camargo avalia por que é comum ouvir que uma marca é velha, se ela
segue acompanhando o envelhecimento do consumidor
Por Caio Camargo - 15/03/2022
Não é incomum ouvir termos como “empresa velha”, ou “marca que parou no
tempo”, para negócios que, muitas vezes, seguem acompanhando o envelhecimento
dos consumidores e, de fato, parecem ter estagnado. Por outro lado, uma das
queixas mais recorrentes no mercado varejista é sobre como o mundo parece andar
a uma velocidade maior do que as empresas têm conseguido acompanhar, um desafio
que a cada ano se torna mais complexo, seja no campo da inovação, da gestão de
pessoas, ou ainda no comportamento de seus clientes e consumidores. Seriam, as
empresas, inerentes ao envelhecimento, ou algumas delas só estariam inertes à
aceleração da sociedade?
Parece até uma pergunta sociológica, de extrema profundidade, daquelas
que precisaríamos de algum conceito pós-moderno de Zygmunt Bauman para
responder, mas não. O fato é que ter uma empresa alinhada com o ritmo de seu mercado
parece uma missão cada vez mais difícil, pensando nos avanços tecnológicos e,
consequentemente, na aceleração das coisas – ou volatilidade, se você preferir.
Por exemplo, quando uma empresa começa a entender um novo canal ou uma nova
rede social, rapidamente surge outra, que exige novas abordagens e linguagens.
Foi assim quando surgiu a Internet, bem como quando surgiram as redes sociais
e, mais recentemente, quando tivemos que nos adaptar na pandemia, para
conseguir vender pelo próprio WhatsApp. Passado pouco mais de um ano, estamos
discutimos se devemos ou não entrar no tal do Metaverso, ou seja, essa rapidez
requer uma boa dose de adaptabilidade por parte do varejista.
Por outro lado, também vale ressaltar que, por anos, muitas empresas
optaram por não criar canais ou novas possibilidades de compra aos seus
clientes e, mesmo assim, conseguiram atravessar os períodos mais críticos no mercado, como a pandemia,
por exemplo. No entanto, daqui para a frente não será mais desta forma. Vivemos
um momento no qual se conectar – e sim, essa é a palavra mais adequada neste
caso –, a um novo tipo de consumidor e às novas gerações que estão chegando
passa a ser, cada vez mais, parte de uma agenda que possa manter a perenidade e
relevância da empresa no mercado. É preciso ter consciência de que não importa
quanto tempo você está no setor, ou o que você fez para conduzir a gestão do
seu negócio até hoje, isso não é mais uma garantia de que irá atender as
demandas dos consumidores nos próximos cinco ou dez anos.
E mais do que estar conectado a esses novos consumidores, é preciso
trabalhar a inovação para acompanhar o ritmo de crescimento. É importante
ressaltar, como bem dizem alguns estudiosos da área, que inovação não se resume
ao verbo inventar, ela vai muito além disso, onde a invenção pode fazer parte
deste processo, mas, por definição, inovação propõe transformar ideias novas em
algo que seja útil. Além disso, como já abordei em outros artigos, inovar não é
uma corrida desesperada para o futuro, mas uma caminhada lado a lado com o
presente. Ou seja, o segredo para o futuro da sua empresa está no presente,
basta ter uma escuta ativa com seus clientes, criar uma cultura forte de
inovação e transformação, e não se prender a questões operacionais, culturais –
como velhos hábitos –, ou tecnológicas, que possam se tornar uma barreira para
o crescimento.
Por fim, atentando-se a esses pontos, além de se alinhar ao crescimento
acelerado, cujo ritmo parece ser impossível de acompanhar, você terá a certeza
de que mesmo que seus consumidores envelheçam, a sua empresa continuará atual e
competitiva e, quando ouvir falar em “empresa velha”, ou da “marca que parou no
tempo” saberá, com toda certeza, que não é a sua.
Agora é com vocês!
A Sra Rute estava se preparando para ir trabalhar, quando seu filho
Pedro leu a matéria a respeito do alinhamento de uma empresa e o crescimento do
mercado. Pedro é gestor na indústria de sua mãe, uma empresa familiar, situada
na região sul de Minas Gerais, a empresa R&P calçados atua há mais de 25
anos na produção de calçados, durante
muitos anos a R&P teve um crescimento intenso e rápido. Porém nos últimos
anos a indústria vem perdendo faturamento e também participação de mercado.
Pedro argumentava com a Sra. Rute que tudo aquilo que lia no artigo era
a respeito das últimas conversas que tiveram. O filho alertava a mãe a respeito
de mudanças necessárias para acompanhar as novas tendências e exigências do
mercado, falando da necessidade de investir em inovação, novos processos
logísticos, melhorar a gestão. A mãe sempre protelava o assunto e preferia
manter as coisas como estavam, ela sabia
que ainda acreditava em uma gestão conservadora e em métodos mais tradicionais
de abordagem, tanto em relação a equipe de colaboradores, quanto em relação ao
relacionamento com os clientes.
Porém, aquele artigo mexeu com a Sra. Rute, que passou a questionar sua
forma de avaliar o cenário, percebendo que o problema financeiro de sua
indústria, não se tratava apenas de uma situação pontual e que necessitava de
estratégias que englobem toda gestão e processos de produção e logística.
Ela perguntou a Pedro como poderia sobreviver em um mercado com tantas
exigências e mudanças de tendências. E
Ele argumentou usando o próprio artigo que estava lendo: “ O segredo para o
futuro da sua empresa está no presente, basta ter uma escuta ativa com seus
clientes, criar uma cultura forte de inovação e transformação, e não se prender
a questões operacionais, culturais – como velhos hábitos –, ou tecnológicas,
que possam se tornar uma barreira para o crescimento.”
Vocês fazem parte da equipe que vai
ajudar Pedro fazer as mudanças necessárias para melhorar as condições
financeiras da empresa R&P calçados, além de torná-la mais preparada para
sobreviver as novas exigências do mercado. Para isso irá realizar as propostas
sugeridas passo a passo.
Passo 1
Um
dos problemas que mais preocupa a Sra. Rute e seu filho Pedro diz respeito à
grande quantidade de devoluções e cancelamentos que a empresa R&P registra
todos os meses. Como Pedro falou, nesse momento é de fundamental importância
que a empresa direcione a sua atenção e esforços para os seus processos seus
processos internos. Desse modo, você e a sua equipe irão investigar os motivos
que causam esse elevado volume de devoluções. Para isso, vocês devem utilizar
um tipo de indicador chamado de Pedido Perfeito. OS dados referentes aos
pedidos dos últimos 06 meses estão relacionados abaixo:
Pedidos Faturados (últimos 06 meses) |
|
Total
de pedidos |
1.650 |
Falhas no registro dos pedidos |
56
|
Erros na separação |
131
|
Pedidos entregues fora do prazo |
186
|
Pedidos entregues com caixas avariadas |
32
|
Falhas no faturamento |
36
|
Nesse contexto, de posse dessas informações e considerando que o índice
de Pedido Perfeito Ideal é de 90%, você e a sua equipe deverão calcular o
índice apresentado pela R&P a fim de mensurar o nível de serviço atual para
que eventuais correções e melhorias possam ser aplicadas. Após determinar o
nível de Pedido Perfeito Atual, é necessário sugerir algumas melhorias que
possam contribuir para a elevação desse indicador.
Passo 2
Atualmente a empresa R&P produz e vende mensalmente 70.000 pares de
sapatos, mas, “nos bons tempos” como diz a Sra. Rute, a produção mensal era de
350.000 pares, ou seja, 5 vezes mais. Por causa das dificuldades financeiras
causadas pela queda de vendas, a empresa teve que se desfazer das linhas
produtivas ociosas para gerar capital de
giro. O plano da empresa é crescer
novamente e atingir a produção e venda mensal de 150.000 pares.
Por total falta de gestão, a Sra. Rute e seu filho Pedro não tem
conhecimento da capacidade de produção atual. Você e sua equipe deverão
calcular as capacidades produtivas instalada, nominal e efetiva, com o objetivo
de analisar se será possível atender a futura demanda de 150.000 pares de
sapato por mês. A sua equipe deverá
orientar como atingir os 150.000 pares de sapato por mês.
Os dados para o cálculo são os
seguintes:
-
A fábrica de calçados trabalha 8 horas
por dia, em um turno único, durante 21 dias por mês; - O
tempo de produção de um par de sapatos é de 6 segundos.
-
A linha de produção perde 20 minutos em
todo início de cada turno para manutenção preventiva.
-
A fábrica tem uma eficiência de 95%
devido a perdas referentes às necessidades fisiológicas e fadigas.
Com esses dados calcule as seguintes
capacidades: Instalada, Nomina e Efetiva.
A partir dos resultados, oriente como a empresa conseguirá a atingir o
volume de produção de 150.000 pares por mês.
Passo 3
O gerenciamento da cadeia de suprimentos contemporâneo exige dos
gestores organizacionais um conhecimento bastante amplo de todos os agentes que
compõem essa cadeia. Isso se faz necessário uma vez que qualquer um desses
elementos que falhar, poderá comprometer todos os esforços dos demais. Desse
modo, é imprescindível que cada membro da cadeia de suprimentos seja
criteriosamente gerido para que se busque o nivelamento do comportamento em
termos de comprometimento, entrega de valor e níveis elevados de qualidade ao
longo dessa cadeia. Pensando nisso, uma vez que a empresa R&P pretende promover algumas mudanças a fim de
se adequar a um mercado cada vez mais exigente,
solicitaram a você e a sua equipe um mapeamento de toda a cadeia de
suprimentos, tanto à montante quanto à jusante. No que se refere as matérias
primas, deverá ser considerada apenas a principal, ou seja, o couro sintético.
Nesse mapeamento, deve constar também o momento em que acontece cada um dos
subprocessos logísticos que compõem a logística integrada. Para isso, você pode
se utilizar da ferramenta e da forma de demonstração que melhor lhe convier.
Sugere-se a utilização do powerpoint; world ou qualquer outra ferramenta que
possibilite elaborar desenhos e fluxogramas. Por fim, caso entenda como mais
viável, você poderá apresentar esse mapeamento da cadeia de suprimentos de
forma dissertativa.
Passo 4
De maneira geral, todo e qualquer negócio demanda de processos de Gestão
e Controle da Qualidade! Enquanto os aspectos da Gestão da Qualidade versam,
essencialmente, sob condições estratégicas; o Controle da Qualidade lida com
processos e práticas de controle visando garantir que a organização consiga
atender aos seus padrões pré-estabelecidos e, de acordo, com o que o cliente
espera e deseja ao consumir o produto ofertado.
No contexto da organização do Pedro e da Sra. Rute, é possível perceber
que as decisões a serem tomadas – advindas da demanda por mudanças dadas as
oscilações mercadológicas – têm origem em aspectos estratégicos que permeiam a
própria lógica do consumo, bem como fatores associados ao comportamento do
consumidor. Inicialmente, então, é importante refletirmos sobre essa lógica do
consumo: “consumimos para obtermos soluções”, seja essa solução voltada para
“resolver” um problema, ou uma necessidade, ou um desejo, ou uma expectativa.
Do ponto de vista organizacional, oferecemos então – na forma de bens e
serviços – tais soluções que satisfaçam os clientes! Neste sentido, é de suma
importância que Pedro identifique e compreenda a real
necessidade/desejo/expectativa de seu público alvo ao consumir os produtos que
a R&P Calçados oferece!
Em sua missão de auxiliá-los, uma ferramenta interessante que você pode
sugerir para Pedro é a ferramenta QFD (Quality
Function Deployment), que em português significa Desdobramento da Função
Qualidade. O QFD consiste em um método utilizado para conceber, configurar e
desenvolver mudanças em processos e produtos a partir das necessidades e
desejos dos clientes e, a partir daí, elencar os métodos de controle de
qualidade que deverão ser observados nos processos e produto final. O que o
mercado espera encontrar nos calçados da R&P? O que o público alvo da
organização precisa? O que é de valor para tal público?
Quais
características de fato devem ser priorizadas e como gerenciar efetivamente os
custos produtivos para potencializar as receitas? A metodologia auxilia na
obtenção dessas respostas!
Figura: Metodologia QFD
Traduzir a voz Analisar a requisitos que de Definição dos
do produto especificações produto
Fonte: elaboração própria.
• Imagine
então que sua posição é a de consultor da empresa do Pedro e da Sra. Rute e sua
missão nesta tarefa consiste em desenvolver um Quadro de Conversão da Função
Qualidade, preenchendo conforme exemplo abaixo:
Desejo dos clientes |
Especificações do produto (Ou seja: desejos convertidos em
especificações). |
Análise
da viabilidade |
Itens
de controle |
Ex.:
calçados duráveis, mas com matérias alternativas/ecológicas |
Materiais
ou processos produtivos que sejam ecologicamente corretos. |
Encontrar fornecedores de matéria
primas alternativas |
Submeter os calçados produzidos com
novas matérias primas a testes. |
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte: elaboração própria.
Para construir seu quadro, é importante também buscar informações em
diversas fontes sobre o público consumidor de calçados, suas preferências,
gostos e expectativas, bem como hábitos culturais – imagine que a empresa de
Pedro está no seu Estado, considerando então aspectos regionais.
Passo 5
De acordo com o artigo apresentado, uma das queixas mais recorrentes no
mercado varejista é sobre como o mundo parece andar a uma velocidade maior do
que as empresas têm conseguido acompanhar, um desafio que a cada ano se torna
mais complexo, seja no campo da inovação, da gestão de pessoas, ou ainda no
comportamento de seus clientes e consumidores. Pensando nas mudanças do
comportamento dos consumidores, sabe-se
que atualmente, esses estão cada vez mais exigentes e preocupados em relação as
causas ambientais e sociais. Nesse sentido, para empresa R&P acompanhar as
mudanças e exigências do mercado consumidor ela precisa pensar em uma empresa
que seja responsável socialmente e ambientalmente, para isso ela precisa de uma
gestão e uma cultura voltada para sustentabilidade.
A responsabilidade social e a ambiental consideram uma visão integral,
de interdependência entre organizações, ambiente, natureza e sociedade. Estas
devem estar vinculadas à Missão, à Visão e aos Valores da organização.
Lembrando que a missão é a razão de ser da empresa. A Visão é como ela
quer ser reconhecida no futuro e os valores representam as crenças, o modo de
agir da organização.
Por
isso, para o passo 5, você irá elaborar uma missão, visão e valores para
R&P, que estejam de acordo com a Responsabilidade Socioambiental.
Pense
no ramo da empresa, produtos e serviços prestados, stakeholders, é importante que a missão, a visão e os valores sejam
originais, elaborados para empresa R&P.
[1]
Fonte: https://www.mundodomarketing.com.br/artigos/caio-camargo/39748/como-alinhar-sua-empresa-com-o-ritmo-decrescimento-do-mercado.html Acesso em 28/06/22
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