TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG - H1N1 - ENFERMAGEM 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
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Curso: ENFERMAGEM
Prezados alunos,
Sejam bem-vindos a este semestre!
A proposta de Produção
Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática “H1N1”. Esta temática foi escolhida para possibilitar a
aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos na disciplina deste semestre.
Neste trabalho vocês
desenvolverão um texto argumentativo que deve contemplar as indagações do
roteiro de conteúdos sobre a situação geradora de aprendizagem (SGA) proposta.
Para tanto, a seguir apresentamos as
orientações:
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Formação dos grupos
Todos os integrantes devem pertencer à
mesma turma e curso.
2. Leitura e interpretação da SGA
Todos os integrantes do grupo deverão ler atentamente a SGA descrita abaixo. A SGA é uma situação-problema hipotética criada com base na vivência real do profissional de enfermagem. Utilizem seus conhecimentos teóricos a partir da disciplina desse semestre para interpretar a SGA. Em grupo, destaquem os pontos importantes para, posteriormente, produzir o texto.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Euclides, 58 anos, não tabagista, hipertenso, faz uso de
losartana (25 mg/dia). Nega diabetes e outras comorbidades. Há cinco dias
iniciou quadro gripal caracterizado por febre (38,5°C), dores no corpo, coriza
e obstrução nasal. Hoje, no final do dia, apresentou muito cansaço, mal-estar e
ligeira dificuldade respiratória, por isso decidiu procurar a Unidade de Pronto
Atendimento (UPA). Ao exame físico, mostrava-se em regular estado geral,
corado, hidratado, anictérico, cianótico +/4, dispneico +++/4, sem
linfonodomegalias. Apresentava pressão arterial, 130/90 mmHg; temperatura,
36,8°C; peso, 68 kg; altura, 1,65 m; IMC, 25,0 kg/m2; e FR, 30 irpm. À ausculta
pulmonar apresentava estertores crepitantes difusos em ambos os pulmões e
bulhas rítmicas normofonéticas sem sopros. Abdome sem visceromegalias,
extremidades sem edema, SpO2 = 87% em ar ambiente e SpO2 = 94% com máscara de
oxigênio a 5 L/min. A radiografia de tórax mostrava infiltrado alveolar
bilateral e a tomografia de tórax mostrava infiltrado multifocal em vidro
fosco. O ecodopplercardiograma e a radiografia de seios paranasais foram
normais. As hemoculturas para microrganismos aeróbios e anaeróbios e a
urocultura foram negativas. O teste rápido para detecção de antígeno do vírus
SarsCov-2 (responsável por causar COVID-19) foi negativo e a pesquisa para
vírus influenza A (H1N1) foi positiva. O paciente foi internado na UTI, em
isolamento aéreo, para suporte ventilatório com respiração por pressão positiva
intermitente, mantido com máscara de Venturi a 50% e SpO2 = 92% em repouso,
além de terapia medicamentosa.
Fonte: RIBEIRO, S. A. Síndrome
respiratória aguda grave causada por influenza A (subtipo H1N1). J Bras Pneumol. 2010, v. 36, n.3.
Disponível em:
https://cdn.publisher.gn1.link/jornaldepneumologia.com.br/pdf/2010_36_3_17_portugues.pdf. Acesso em:
29 jun.
2022.
(Adaptado)
ROTEIRO DE CONTEÚDOS
Após a leitura da situação-problema o
desafio está lançado.
Respondam os desafios propostos
articulando-os em um relatório final.
Para isso, busque soluções para os problemas apresentados,
mas, lembre-se de que TODOS os desafios
propostos devem ser respondidos fazendo articulações com a SGA. Logo, é
fundamental apresentar poder argumentativo e boa fundamentação das
justificativas.
Desafio 1 - As
infecções podem apresentar os mais diferentes sintomas, sendo estes dependentes
de seu agente causador. As manifestações clínicas e radiológicas causadas pelo
vírus influenza, por exemplo, não são específicas, porque são semelhantes a
infecções causadas por outros vírus como o coronavírus, parainfluenza,
rinovírus e até mesmo de algumas bactérias. Com base no exposto, qual o agente
etiológico, modo de transmissão, período de incubação, sinais e sintomas e o
tratamento para a infecção causada pelo H1N1?
Desafio 2 -
Dentre as medidas de controle da influenza estão a vacinação, a
quimioprofilaxia de contatos e a educação em saúde da população. Explique sobre
cada uma dessas medidas de controle.
Desafio 3 - De acordo
com a SGA, a paciente deve permanecer em isolamento aéreo, entretanto,
recomenda-se que em casos de H1N1 medidas de precaução por gotículas e
aerossóis sejam utilizadas. Neste contexto, responda:
- Diferencie
os dois tipos de precauções (gotículas e aerossóis).
- Em
situações de H1N1 quando utilizar precaução por aerossóis?
Desafio 4 – No
Brasil, a campanha de vacinação contra a influenza começou em abril de 2021 e
se estendeu até setembro diante da baixa adesão. Dos grupos prioritários da
campanha de vacinação contra influenza de 2021 (crianças, trabalhadores na
saúde, gestantes, puérperas, indígenas e idosos) 39,41 milhões de pessoas se
vacinaram, quando o esperado era imunizar 55,3 milhões. Já entre toda a
população alvo, 67,98 milhões tomaram a vacina, ante os 79,7 milhões esperados
para atingir a meta. Os dados são do
Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), do Ministério da
Saúde. Ainda
segundo o sistema, nenhum dos grupos prioritários bateu a meta de vacinar 90%
de sua população contra a influenza em 2021. Entre as puérperas, houve 80,4% de
adesão; entre indígenas 77,5%; gestantes somaram 75,5%; crianças atingiram
74,5%; trabalhadores da saúde totalizaram 66,7%; e idosos alcançaram 69,3%.
Segundo o diretor do Laboratório Multipropósito do Instituto Butantan, Renato
Astray, ainda existem mitos em relação à vacina contra a influenza. “Há um
equívoco comum em pensar que a pessoa toma a vacina e, se ficou gripada, é por
que a vacina não funciona. A realidade é que a vacina tem o benefício principal
de proteger contra as formas graves da doença, proteger a vida das pessoas”.
Diante do exposto, explique a importância da imunização no contexto
epidemiológico (INSTITUTO BUTANTAN, 2022).
SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIAS
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde.
Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde: volume
único [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em
Saúde, Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. 4. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2019.
Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_saude_4ed.pdf.
Acesso em: 20 jul 2020.
SANTOS JÚNIOR, C. J. et
al. Hesitação vacinal e a ‘pandemia’
dos não vacinados: o que fazer para enfrentar a nova “Revolta da Vacina”? Medicina: Ribeirão, 2022. Disponível em:
https://bit.ly/3IfxGEz. Acesso em: 01 jul. 2022.
RODRIGUES, C. O. et al.
Departamentos Científicos de
Imunizações, Infectologia, Alergia, Otorrinolaringologia e Pneumologia.
2020. Disponível em: https://bit.ly/3uex0cN. Acesso em: 29 jun. 2022.
THOMAZ, M. C. Tópicos especiais em enfermagem II. Londrina: Editora e
Distribuidora Educacional S.A., 2019.
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO
TEXTUAL
Para o desenvolvimento deste trabalho, você deverá refletir
sobre a situação-problema que envolve a elaboração de um relatório apresentando
os conteúdos didáticos envolvidos na SGA.
A equipe deverá consultar e se fundamentar nas teleaulas, webaulas,
sugestões de leitura e no livrotexto disponível na Biblioteca Digital, bem
como, contar com a orientação dos tutores a distância por meio do sistema de
mensagens.
Elaborem uma redação coesa, coerente e com argumentos
acadêmico-científicos de modo fluido com as seguintes etapas:
•
Introdução: Contextualização
da situação apresentada e indicação dos conteúdos que serão desenvolvidos ao
longo do texto.
•
Desenvolvimento: Abordagem
de todos os temas propostos nos desafios a partir de uma redação coesa e discursiva, em
vez de respostas diretas.
•
Conclusão: Em
um único parágrafo, descrever a conclusão que o grupo chegou sobre o caso ao considerar,
em especial, o título da temática dessa produção textual.
•
Referências: Listar as referências
das obras que foram consultadas e a formatação da produção textual
interdisciplinar em grupo, de acordo com as normas da ABNT (orientações no
arquivo anexo).
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