TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG - Transposição didática de obras literárias por meio do uso de recursos digitais - letras 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
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Curso: letras
Prezado
aluno,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “Transposição didática de obras literárias por meio do uso de recursos digitais”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre e, também, para consolidar a reflexão sobre a prática em sala de aula.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Leitura e interpretação da SGA
Por meio da leitura da SGA e, também, da
situação-problema destacada, você deve elaborar um plano de aula que
contemplará conteúdos de sua área, cuja metodologia será um diferencial em sala
de aula.
Situação Geradora de
Aprendizagem (SGA)
Carina é formada em Letras e
atua, há 10 anos, no Ensino Médio de uma escola pública do seu bairro. Apesar
da experiência como docente, recentemente percebeu-se diante de um grande
desafio, pois, acostumada a métodos tradicionais de ensino, teve que se
readaptar para poder trabalhar com o ensino remoto, durante a pandemia do novo
coronavírus.
Foi um período muito difícil.
Muitos alunos, além de perderem familiares, tiveram que enfrentar muitos
problemas econômicos. A evasão escolar foi grande, pois muitos estudantes
tiveram que começar a trabalhar para contribuir com as despesas de suas casas.
Diante desse novo cenário
pandêmico, que pedia distanciamento social, as escolas foram fechadas e o
conhecimento em torno de tecnologia tornou-se essencial para a prática
pedagógica. De uma hora para a outra, Carina teve que aprender a abrir reuniões
on-line, gravar e editar vídeos. No início foi aterrorizante! Ela pensava que
além de ter que lidar com todas as perdas e consequências de um vírus mortal
circulando, precisaria, num passe de mágica, aprender coisas que nunca
imaginara. Como a maioria das colegas de trabalho, sempre foi resistente ao uso
de tecnologias em sua prática pedagógica, porque acreditava que esse tipo de
recurso no ensino de língua portuguesa e literaturas geraria mais malefícios
que benefícios, pois, na sua visão, os alunos, que já eram super dispersos e
desinteressados pelo conteúdo que ministrara, ficariam ainda mais desatentos e
não teriam bom aproveitamento das aulas. Entretanto, viu-se completamente sem saída
e obrigada a encarar o tal “monstro” da tecnologia.
Passados os primeiros meses,
Carina já se percebia mais familiarizada com a tecnologia e, na medida do
possível, fazia cursos e aprendia recursos novos para tornar suas aulas mais
interessantes e driblar a evasão escolar. Além disso, queria que aquele momento
fosse dinâmico e atrativo, pois sabia que fora das telas, a vida estava muito
difícil. Então, conheceu e aprendeu a utilizar aplicativos e programas para
gamificação em sala de aula como Jambord, Kahoot, Wordwall, Mentimeter, Padlet,
Digital Storytelling. Até um podcast ela fez com a turma. Aos poucos, o
pensamento sobre esses recursos mudara e Carina entendeu que a tecnologia é, na
verdade, sua grande aliada. Basta saber utilizá-la.
Este ano, com a população
vacinada, Carina e toda comunidade escolar puderam retornar ao ensino
presencial. Todavia, ela já não queria mais ensinar com recursos tradicionais.
Sabia o quanto as TICs poderiam contribuir para o entendimento do conteúdo e
tornar o processo de ensino aprendizagem mais dinâmico e atraente.
Desse modo, decidiu que ao
trabalhar o conteúdo de literatura, abordando a temática das características do
texto literário, proporia que os alunos apresentassem uma atividade diferente.
Já não queria mais os seminários ou as avaliações que sempre geravam muito
estresse e pouco letramento literário. Queria algo que instigasse os jovens a
ler as obras e terem uma experiência diferente com a Literatura. Mas, o que
fazer? Como seria essa atividade? Qual TIC utilizaria? Como seria a forma de
avaliação?
Situação-problema:
Diante do caso apresentado,
Carina resolveu que para a abordagem do conteúdo em questão, conforme previsto
atualmente pela BNCC (2017), os alunos serão os protagonistas de seus próprios
aprendizados. Nesse sentido, a educadora decidiu propor aos estudantes a transposição
de um clássico literário, como Os
Lusíadas, de Luís de Camões, Dom
Quixote de la Mancha, de Miguel Cervantes ou Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, entre outros
para um gênero digital atual. Desse modo, a professora pretende promover um
trabalho diferenciado em relação ao conteúdo da disciplina, uma vez que, dessa
maneira, o aluno deixará de ocupar uma posição passiva diante da leitura
literária e deverá ter um olhar mais crítico e atento para o texto, bem como
deverá empregar recursos digitais e linguísticos para a efetivação da
proposta.
O seu desafio, agora, é se colocar no lugar da professora
Carina e produzir seu plano de aula, destacando todas as atividades e ações que
serão realizadas durante as aulas.
ORIENTAÇÕES
PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
A fim de desenvolver a proposta,
é essencial que você se coloque no papel da professora Carina, de modo a
colaborar na resolução da situação-problema. Siga as etapas a seguir:
● Leia
o artigo “Digital Storytelling como recurso didático no ensino de literatura
brasileira”, (2010) (ANEXO 1).
● Leia
o artigo “A tecnologia aliada à leitura de textos literários”, (2017), (ANEXO
2).
● Leia
o artigo “A influência da tecnologia na literatura: um novo contexto nas
práticas de leitura, produção e análise da literatura”, (2021) (ANEXO 3).
Para a elaboração desse trabalho,
você deverá produzir um plano de ensino. Uma das partes que compõem tal
documento é a justificativa. Assim, para nortear a produção desse item,
sugerimos uma reflexão a partir dos questionamentos a seguir:
a. Por
que os professores ainda não utilizam em suas práticas os recursos digitais,
embora estes sejam amplamente presentes na vida dos alunos?
b. De
que forma a tecnologia pode ser uma aliada para as aulas de Literatura?
c. Qual
a importância da transposição de uma obra literária para um gênero digital?
d. Levar
o aluno a fazer uso de um recurso digital para a transposição de uma obra
literária possibilita a aprendizagem ativa? Explique.
e. A
transposição de uma obra literária para um gênero digital oportuniza uma maior
aproximação do aluno com o cânone literário? Por quê?
f.
Apresentar propostas didáticas em que os alunos
ocupem o papel de protagonistas na autoria das transposições didáticas nos
variados gêneros digitais, encorajá-los a se envolverem mais ativamente nas
aulas de Literatura e, também, nas aulas de Produção Textual? Por quê?
g. O
uso de recursos digitais pode facilitar a didática dos professores em sala de
aula? De que maneira?
h. Basta
apenas que o professor leve a tecnologia para a sala de aula para que sua
prática seja considerada inovadora? Como tais recursos devem ser utilizados?
Além desses textos sugeridos, você pode também reler os
materiais das disciplinas para a elaboração da proposta. Ademais, precisará
escolher uma obra clássica literária de língua portuguesa, para propor a
transposição.
Após o processo
de reflexão, dê início à elaboração do plano de ensino, organizando-o com base
nos seguintes critérios:
• Capa e Folha de Rosto: Utilizar capa e
folha de rosto padronizadas da instituição.
• Introdução: No item introdutório do
texto, realizar uma breve contextualização, com a apresentação do tema geral da
proposta – “Transposição didática de obras clássicas por meio do uso de
recursos digitais”, com reflexões que possam situar o leitor acerca do fio condutor
do material. (1 lauda)
• Desenvolvimento: O desenvolvimento do seu
trabalho deverá ser organizado em duas partes:
Parte
I: Você deverá propor uma discussão teórica com base no eixo temático
central da discussão evocada pela situação-problema. Para isso, você pode
retomar as reflexões que realizou a partir das questões apresentadas nestas
orientações. Nessa discussão, você deve mobilizar referenciais teóricos que
versem sobre o tema. (2 laudas)
Parte
II: Você deverá, com o respaldo da discussão teórica, apresentar o plano de
aula elaborado. Para isso, poderá utilizar o modelo estrutural a seguir: (2 a 3
laudas)
|
Plano de
Aula |
Escola
|
Nome fictício. |
Série
|
Você deve escolher qual a
série, tendo em vista as obras literárias a serem abordadas. |
Número
de aulas: |
Indicar a quantidade de
aulas contempladas (de 2 a 4 aulas). |
Conteúdos
|
Neste item, devem ser apresentados os conteúdos que serão
abordados com os alunos. |
Objetivos
|
Refere-se
ao que se espera com o desenvolvimento do trabalho realizado com os alunos.
Eles se configuram como as metas traçadas para o aprendizado, as quais serão
atingidas a partir das atividades desenvolvidas em sala. |
Justificativa
|
Diz
respeito a uma reflexão que apresenta o motivo de trabalhar e desenvolver
determinado assunto durante as aulas. Neste item, abordar, também, o porquê
de se trabalhar com recursos digitais na aula de Literatura. |
Procedimentos metodológicos |
São
os caminhos percorridos para que os objetivos sejam atingidos. É um conjunto
de técnicas e métodos que direcionam o modo como os conteúdos serão
abordados. |
Recursos
didáticos |
São os materiais e/ou equipamentos e aplicativos que serão
utilizados como suporte para a realização das atividades. |
Avaliação
|
Modo
como o professor irá acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos,
verificando os avanços e o que ainda necessita de aperfeiçoamento. |
Referências
|
Material teórico que
subsidiou a construção das aulas. |
Especificamente no item
“Procedimentos Metodológicos”, é importante descrever detalhadamente como será
realizada a abordagem do conteúdo pelo professor, bem como de que forma o
trabalho de transposição literária será proposto para os alunos. Nesse sentido,
tendo em vista a situação-problema apresentada, nessa parte você, inicialmente,
deverá escolher uma obra literária do seu repertório para trabalhar com os
alunos, depois explicar, sobretudo, de que forma a adaptação da obra literária
será trabalhada em sala de aula com os alunos, apontando qual o recurso digital
será utilizado e para qual gênero a transposição será efetuada. Sugerimos os
seguintes gêneros e/ou recursos: Podcast, Storytelling, Canva, vídeo para Tik
Tok, Fanfiction, entre outros. Assim, essa parte do plano de aula deve
apresentar claramente o passo a passo das atividades realizadas nas aulas
contempladas, lembrando que em boa parte delas os alunos é quem deverão ser os
protagonistas do processo de ensino-aprendizagem.
• Conclusão: Ao concluir o texto, devem
ser retomadas as reflexões realizadas, com o registro, claro e consistente, do
seu posicionamento final em relação à elucidação da situaçãoproblema.
• Anexos e/ou apêndices: Apresentar, caso
sejam utilizados, materiais, imagens, fotografias ou registros.
•
Referências:
Apresentar todas as fontes utilizadas para consulta na elaboração das
propostas.
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