TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG - Transposição didática de obras literárias por meio do uso de recursos digitais - letras 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

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Curso: letras

Prezado aluno,

 

Seja bem-vindo a este semestre!

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “Transposição didática de obras literárias por meio do uso de recursos digitais”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre e, também, para consolidar a reflexão sobre a prática em sala de aula.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

 

1. Leitura e interpretação da SGA

 

   Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar um plano de aula que contemplará conteúdos de sua área, cuja metodologia será um diferencial em sala de aula.

 

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

 

Carina é formada em Letras e atua, há 10 anos, no Ensino Médio de uma escola pública do seu bairro. Apesar da experiência como docente, recentemente percebeu-se diante de um grande desafio, pois, acostumada a métodos tradicionais de ensino, teve que se readaptar para poder trabalhar com o ensino remoto, durante a pandemia do novo coronavírus.

Foi um período muito difícil. Muitos alunos, além de perderem familiares, tiveram que enfrentar muitos problemas econômicos. A evasão escolar foi grande, pois muitos estudantes tiveram que começar a trabalhar para contribuir com as despesas de suas casas.  

Diante desse novo cenário pandêmico, que pedia distanciamento social, as escolas foram fechadas e o conhecimento em torno de tecnologia tornou-se essencial para a prática pedagógica. De uma hora para a outra, Carina teve que aprender a abrir reuniões on-line, gravar e editar vídeos. No início foi aterrorizante! Ela pensava que além de ter que lidar com todas as perdas e consequências de um vírus mortal circulando, precisaria, num passe de mágica, aprender coisas que nunca imaginara. Como a maioria das colegas de trabalho, sempre foi resistente ao uso de tecnologias em sua prática pedagógica, porque acreditava que esse tipo de recurso no ensino de língua portuguesa e literaturas geraria mais malefícios que benefícios, pois, na sua visão, os alunos, que já eram super dispersos e desinteressados pelo conteúdo que ministrara, ficariam ainda mais desatentos e não teriam bom aproveitamento das aulas. Entretanto, viu-se completamente sem saída e obrigada a encarar o tal “monstro” da tecnologia.  

Passados os primeiros meses, Carina já se percebia mais familiarizada com a tecnologia e, na medida do possível, fazia cursos e aprendia recursos novos para tornar suas aulas mais interessantes e driblar a evasão escolar. Além disso, queria que aquele momento fosse dinâmico e atrativo, pois sabia que fora das telas, a vida estava muito difícil. Então, conheceu e aprendeu a utilizar aplicativos e programas para gamificação em sala de aula como Jambord, Kahoot, Wordwall, Mentimeter, Padlet, Digital Storytelling. Até um podcast ela fez com a turma. Aos poucos, o pensamento sobre esses recursos mudara e Carina entendeu que a tecnologia é, na verdade, sua grande aliada. Basta saber utilizá-la.

Este ano, com a população vacinada, Carina e toda comunidade escolar puderam retornar ao ensino presencial. Todavia, ela já não queria mais ensinar com recursos tradicionais. Sabia o quanto as TICs poderiam contribuir para o entendimento do conteúdo e tornar o processo de ensino aprendizagem mais dinâmico e atraente.

Desse modo, decidiu que ao trabalhar o conteúdo de literatura, abordando a temática das características do texto literário, proporia que os alunos apresentassem uma atividade diferente. Já não queria mais os seminários ou as avaliações que sempre geravam muito estresse e pouco letramento literário. Queria algo que instigasse os jovens a ler as obras e terem uma experiência diferente com a Literatura. Mas, o que fazer? Como seria essa atividade? Qual TIC utilizaria? Como seria a forma de avaliação? 

 

Situação-problema: 

 

Diante do caso apresentado, Carina resolveu que para a abordagem do conteúdo em questão, conforme previsto atualmente pela BNCC (2017), os alunos serão os protagonistas de seus próprios aprendizados. Nesse sentido, a educadora decidiu propor aos estudantes a transposição de um clássico literário, como Os Lusíadas, de Luís de Camões, Dom Quixote de la Mancha, de Miguel Cervantes ou Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, entre outros para um gênero digital atual. Desse modo, a professora pretende promover um trabalho diferenciado em relação ao conteúdo da disciplina, uma vez que, dessa maneira, o aluno deixará de ocupar uma posição passiva diante da leitura literária e deverá ter um olhar mais crítico e atento para o texto, bem como deverá empregar recursos digitais e linguísticos para a efetivação da proposta. 

O seu desafio, agora, é se colocar no lugar da professora Carina e produzir seu plano de aula, destacando todas as atividades e ações que serão realizadas durante as aulas.

 

     ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO

A fim de desenvolver a proposta, é essencial que você se coloque no papel da professora Carina, de modo a colaborar na resolução da situação-problema. Siga as etapas a seguir:

 

       Leia o artigo “Digital Storytelling como recurso didático no ensino de literatura brasileira”, (2010) (ANEXO 1).

       Leia o artigo “A tecnologia aliada à leitura de textos literários”, (2017), (ANEXO 2).

       Leia o artigo “A influência da tecnologia na literatura: um novo contexto nas práticas de leitura, produção e análise da literatura”, (2021) (ANEXO 3). 

 

 

Para a elaboração desse trabalho, você deverá produzir um plano de ensino. Uma das partes que compõem tal documento é a justificativa. Assim, para nortear a produção desse item, sugerimos uma reflexão a partir dos questionamentos a seguir:

 

a.      Por que os professores ainda não utilizam em suas práticas os recursos digitais, embora estes sejam amplamente presentes na vida dos alunos?

b.      De que forma a tecnologia pode ser uma aliada para as aulas de Literatura?

c.       Qual a importância da transposição de uma obra literária para um gênero digital?

d.      Levar o aluno a fazer uso de um recurso digital para a transposição de uma obra literária possibilita a aprendizagem ativa? Explique.

e.      A transposição de uma obra literária para um gênero digital oportuniza uma maior aproximação do aluno com o cânone literário? Por quê? 

f.        Apresentar propostas didáticas em que os alunos ocupem o papel de protagonistas na autoria das transposições didáticas nos variados gêneros digitais, encorajá-los a se envolverem mais ativamente nas aulas de Literatura e, também, nas aulas de Produção Textual? Por quê?

g.      O uso de recursos digitais pode facilitar a didática dos professores em sala de aula? De que maneira?

h.      Basta apenas que o professor leve a tecnologia para a sala de aula para que sua prática seja considerada inovadora? Como tais recursos devem ser utilizados?

 

Além desses textos sugeridos, você pode também reler os materiais das disciplinas para a elaboração da proposta. Ademais, precisará escolher uma obra clássica literária de língua portuguesa, para propor a transposição.

 

Após o processo de reflexão, dê início à elaboração do plano de ensino, organizando-o com base nos seguintes critérios:

 

      Capa e Folha de Rosto: Utilizar capa e folha de rosto padronizadas da instituição. 

 

      Introdução: No item introdutório do texto, realizar uma breve contextualização, com a apresentação do tema geral da proposta – “Transposição didática de obras clássicas por meio do uso de recursos digitais”, com reflexões que possam situar o leitor acerca do fio condutor do material. (1 lauda)

 

      Desenvolvimento: O desenvolvimento do seu trabalho deverá ser organizado em duas partes:

 

Parte I: Você deverá propor uma discussão teórica com base no eixo temático central da discussão evocada pela situação-problema. Para isso, você pode retomar as reflexões que realizou a partir das questões apresentadas nestas orientações. Nessa discussão, você deve mobilizar referenciais teóricos que versem sobre o tema. (2 laudas)

 

Parte II: Você deverá, com o respaldo da discussão teórica, apresentar o plano de aula elaborado. Para isso, poderá utilizar o modelo estrutural a seguir: (2 a 3 laudas)

 

 

Plano de Aula

Escola

Nome fictício.

Série

Você deve escolher qual a série, tendo em vista as obras literárias a serem abordadas.

Número de aulas:

Indicar a quantidade de aulas contempladas (de 2 a 4 aulas).

Conteúdos

Neste item, devem ser apresentados os conteúdos que serão abordados com os alunos. 

Objetivos

Refere-se ao que se espera com o desenvolvimento do trabalho realizado com os alunos. Eles se configuram como as metas traçadas para o aprendizado, as quais serão atingidas a partir das atividades desenvolvidas em sala. 

Justificativa

Diz respeito a uma reflexão que apresenta o motivo de trabalhar e desenvolver determinado assunto durante as aulas. Neste item, abordar, também, o porquê de se trabalhar com recursos digitais na aula de

Literatura. 

Procedimentos metodológicos

São os caminhos percorridos para que os objetivos sejam atingidos. É um conjunto de técnicas e métodos que direcionam o modo como os conteúdos serão abordados.

Recursos didáticos

São os materiais e/ou equipamentos e aplicativos que serão utilizados como suporte para a realização das atividades. 

Avaliação

Modo como o professor irá acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos, verificando os avanços e o que ainda necessita de aperfeiçoamento. 

Referências

Material teórico que subsidiou a construção das aulas.

 

Especificamente no item “Procedimentos Metodológicos”, é importante descrever detalhadamente como será realizada a abordagem do conteúdo pelo professor, bem como de que forma o trabalho de transposição literária será proposto para os alunos. Nesse sentido, tendo em vista a situação-problema apresentada, nessa parte você, inicialmente, deverá escolher uma obra literária do seu repertório para trabalhar com os alunos, depois explicar, sobretudo, de que forma a adaptação da obra literária será trabalhada em sala de aula com os alunos, apontando qual o recurso digital será utilizado e para qual gênero a transposição será efetuada. Sugerimos os seguintes gêneros e/ou recursos: Podcast, Storytelling, Canva, vídeo para Tik Tok, Fanfiction, entre outros. Assim, essa parte do plano de aula deve apresentar claramente o passo a passo das atividades realizadas nas aulas contempladas, lembrando que em boa parte delas os alunos é quem deverão ser os protagonistas do processo de ensino-aprendizagem.

 

      Conclusão: Ao concluir o texto, devem ser retomadas as reflexões realizadas, com o registro, claro e consistente, do seu posicionamento final em relação à elucidação da situaçãoproblema.

 

      Anexos e/ou apêndices: Apresentar, caso sejam utilizados, materiais, imagens, fotografias ou registros. 

 

      Referências: Apresentar todas as fontes utilizadas para consulta na elaboração das propostas. 

 

 

NÃO É NECESSÁRIO ALTERAR.

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