TEMOS PRONTO - PTI - reflexivas de geografia CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL. 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
TEMOS PRONTO - PTI - reflexivas de geografia CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL. 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
SÃO 4 ATIVIDADES:
Unidade I - Currículo e Geografia: Teorias e Propostas Curriculares
Caro Aluno,
Considerando a recente disputa da água em São Paulo e os
sistemas produtores de água para consumo, dois professores de Geografia, que
ministram aulas nas Séries Finais do Ensino Fundamental, adotaram os seguintes
procedimentos metodológicos:
I- O professor Marco utilizando-se de um mapa, localizou a
região do Cantareira e, através de uma aula expositiva, buscando explicitar a
localização dos rios e das represas e de onde vem a água. Realizou uma
avaliação sob a forma de pergunta e respostas diretas sobre a localização dos
rios e represas, acerca do conteúdo transmitido em aula.
II- A professora Camila também utilizou um mapa localizando
São Paulo e o sistema do Cantareira, porém propôs um debate entre os alunos
incentivando a contraposição de ideias acerca do mencionado conflito. A partir
daí, orientou os alunos na execução de uma pesquisa, que deveria ter como
aspecto central a compreensão da dimensão geográfica do conflito da água e
indicou possíveis fontes de consulta. A avaliação consistia na elaboração de um
texto a ser apresentado e debatido.
Considerando as duas assertivas, responda qual a diferença
da proposta I e II em relação à concepção de ensino de Geografia? Dê sua
opinião!
Vamos lá?
Unidade II - Reflexões sobre procedimentos e práticas de
Ensino em Geografia
A partir do texto teórico da disciplina, bem como da videoaula desta unidade, dê sua opinião sobre as metodologias que podem ser usadas numa aula de Geografia, com o tema “Desigualdades espaciais nas cidades brasileiras” que pretenda ser crítica. Basta o livro didático e aula expositiva? Quais procedimentos podem ser usados?
Unidade III – A produção de Plano de Ensino e das Atividades Curriculares na Geografia Escolar
Caro Aluno,
A partir do texto teórico da disciplina, bem como da videoaula e dos materiais complementares, dê sua opinião sobre a frase a seguir:
“Muitos professores não sabem como avaliar, e a prova acaba se transformando em um processo de cobrança dos conteúdos aprendidos ou decorados pelos alunos, ou ainda em vingança do professor, momento em que esse se delicia ao ver o desespero dos alunos diante das questões”.
Você acha que deveria ser diferente? Como pode ser uma avaliação em Geografia para turmas de Ensino Fundamental das Séries Finais? Comente!
Vamos lá?
Unidade IV – Projetos Integrados e Interdisciplinares no Ensino de Geografia
Caro Aluno,
A partir do texto teórico da disciplina, bem como da
videoaula e dos materiais complementares, dê sua opinião sobre como fazer um
projeto escolar interdisciplinar. Escolha um tema dentro dos Temas Transversais
definidos pelo MEC nos Parâmetros Curriculares Nacionais e responda à questão:
É possível fazê-lo ser interdisciplinar e envolver as diversas disciplinas?
Como?
Vamos lá?
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
Comentários
Postar um comentário