TEMOS PRONTO - portfólio - conceito de raça - Licenciatura em História 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
TEMOS PRONTO - portfólio - conceito de raça - Licenciatura em História 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
SEMESTRE 4/5
PREZADO ALUNO (A), Seja bem-vindo (a) a este semestre! A presente proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) possui como temática o conceito de raça. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. Segundo Fabiana de Oliveira e Anete Abramowicz (2010, p.209), “o conceito de raça, apesar de ser controverso também nas ciências sociais, tende a, cada vez mais, se consolidar como categoria analítica, na medida em que há um acirramento sem precedentes das lutas étnicas e raciais na contemporaneidade”. A partir desse conceito, propomos uma discussão acerca da construção de um imaginário social que marca e estrutura a sociedade brasileira, americana e, quiçá, global, até os dias atuais. OLIVEIRA, Fabiana de; ABRAMOWICZ, Anete. Infância, Raça e “Paparicação”. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.26. n.02. p.209-226, ago. 2010. Disponível em https://www.scielo.br/j/edur/a/vg5K7QqcXTm9ZRfsW9WVgvj/?lang=pt. Acesso em: 06 dez. 2021.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI
A Leitura da Situação Geradora de Aprendizagem e da Situação-Problema fornecerá os elementos necessários para a produção textual proposta na sequência. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Em uma disciplina do curso de História, foi proposto um trabalho de análise sobre o conceito de raça e os racismos presentes na sociedade. Tal proposição levou em conta o grande apelo que esse conceito voltou a ter nos dias atuais. Apesar de já ter estudado algo sobre esse tema, ainda lhe falta conhecimentos suficientes para a elaboração do trabalho. Nesse sentido, a partir de leituras e novos conhecimentos, é que o trabalho deve ser elaborado.
Situação-Problema O desafio, então, elaborar um texto dissertativo incluindo quatro momentos/passos:
1. Elaboração de um breve texto explicando o Mito de Cam e suas implicações sociais.
2. Análise sobre a criação de um imaginário social a partir de ideias racistas e sua permanência até os dias atuais. Nesse momento é necessário identificar um imaginário social existente em nossa sociedade e analisá-lo.
3. Análise da teoria de Anibal Quijano, que entende a categoria raça como uma criação da modernidade e, principalmente, a América como um novo padrão de poder mundial.
4. A importância/necessidade de discussões em sala de aula na educação básica que busquem construir novas relações e imaginários sociais. Os textos devem conter citações de autores utilizados como fonte de conhecimento e deve seguir o padrão da norma culta da língua portuguesa.
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
Comentários
Postar um comentário