TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG -  “A marcha e o salto: habilidades locomotoras básicas de domínio essencial do profissional de educação física” - educação física 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG -  “A marcha e o salto: habilidades locomotoras básicas de domínio essencial do profissional de educação física” - educação física 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

Curso: EDUCAÇÃO FÍSICA

 Semestre: 2/3

Caro aluno(a), seja bem-vindo(a) a este semestre! O presente semestre está possibilitando uma significativa ampliação e aprofundamento de conhecimentos sobre a Educação Física e suas bases teórico-práticas que são essenciais para a atuação na área. Desta forma, o campo de atuação profissional apresenta-se diverso e possibilita que a materialização dos conhecimentos teóricos e técnicos, ocorram fundamentados pelas novas evidências científicas. Assim sendo, o tema central da proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) será: A MARCHA E O SALTO: HABILIDADES LOCOMOTORAS BÁSICAS DE DOMÍNIO ESSENCIAL DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Este tema é importante para que você possa conhecer e reconhecer sobre o significado do objeto de estudo da Educação Física. Com isso, as possibilidades profissionais de atuação, o conhecimento técnico-científico, seu público-alvo, seus campos de atuação e como esses elementos interagem com a dinâmica cultural e tecnológica na sociedade fazem com que a seja uma profissão de grande amplitude e complexidade sobre a atuação deste profissional no futuro. Neste sentido, considere este cenário exposto para o desenvolvimento desta produção textual, tendo como base os conteúdos apresentados nas disciplinas do semestre. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR ATIVIDADE(S) 

Atividade 1 – Produção textual 

A atividade 1 tem como objetivo promover uma discussão interdisciplinar sobre os conteúdos das áreas de conhecimento contempladas no semestre apresentando como resultado uma produção textual com a seguinte temática A marcha e o salto: habilidades locomotoras básicas de domínio essencial do profissional de educação física. Para auxiliar na produção textual, realize a leitura dos artigos científicos a seguir: ESTRÁZULAS, Jansen Atier et al. Características biomecânicas da marcha em crianças,adultos e idosos. Lec Edu Fís Deport, v. 88, n. 10, p. 1-2, 2005. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/JansenEstrazulas/publication/340237225_Caracteristicas_biomecanicas_da_marcha_em_criancas_a dultos_e_idosos/links/5eac39c5299bf18b958b2ec6/Caracteristicas-biomecanicas-da-marchaem-criancas-adultos-e-idosos.pdf ARAÚJO, Alethéa Gomes Nardini; ANDRADE, Luciana Meneghesso; DE BARROS, Ricardo Machado Leite. Sistema para análise cinemática da marcha humana baseado em videogrametria. Fisioterapia e Pesquisa, v. 11, n. 1, p. 3-10, 2005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/76335/80050 DOS PASSOS, Plínio Costa et al. A importância da análise da Marcha e seu uso nas ciências aplicadas à educação física e motricidade humana. Caderno de Graduação- Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-SERGIPE, v. 3, n. 2, p. 119-124, 2016. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/3294/1719 Orientações específicas da Atividade 1 - Realizar a leitura dos artigos sugeridos; - Se necessário, realizar buscas de outros artigos científicos utilizando o google acadêmico (https://scholar.google.com.br/?hl=pt) , Scielo (https://www.scielo.org) ou outros indexadores que possam auxiliar a produção textual em grupo. - O texto descritivo deverá contemplar de 3 a 4 laudas de acordo com as normas da ABNT para formatação e, portanto, não deverá ser apresentado em tópicos. - A produção textual não poderá fugir da temática : A Marcha como habilidade locomotora básica embasadas na Anatomofisiologia e na Biomecânica. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - A produção textual deverá ser norteada pelas seguintes indagações:

 1. O que é a marcha para o ser humano? Apresente um conceito sobre Marcha. 

2. Quais são as variáveis envolvidas na execução da marcha como habilidade locomotora? 

3. Quais tipos de variáveis são características da marcha na infância, no adulto e no processo de envelhecimento? 

4. Quais são os métodos que podem ser utilizados para a análise da marcha? 

5. Quais são os segmentos corporais que devem ser coordenados para a realização da marcha? 

6. Considerando a articulação do joelho, do quadril e a orientação da pelve, como poderia se explicar, do ponto de vista cinemático e biomecânico, o ciclo de uma marcha normal? 

Atividade 2 – Situação Geradora de Aprendizagem

 Imagine que você está estagiando em um famoso clube recreativo e esportivo de seu município, e que está acompanhando e auxiliando um Profissional de Educação Física que atua com a modalidade de iniciação ao atletismo e à ginástica rítmica para crianças de 7 a 12 anos. Você percebe que ambas as modalidades esportivas contemplam em sua fase inicial de aprendizado, habilidades básicas de locomoção, manipulação e estabilização que são essenciais para a construção dos fundamentos dos movimentos básicos e que, além disso, aplica em suas aulas, princípios da psicomotricidade e aprendizagem motora, de forma com que as crianças encontrem certa facilidade para compreender e aprender. Em uma das aulas de atletismo e de ginástica você percebe que o professor explora as habilidades básicas e, em uma das atividades propostas o Professor de Educação Físicapropõe a atividade do “Salto Horizontal” como ilustrado na figura 1. Nesta atividade os alunos devem se aproximar de uma marca pré-determinada, unir os dois pés, e tentar saltar o maislonge que puder. Durante a atividade o Professor comenta com você que, que com o avançar da aprendizagem, terá que elaborar exercícios para fortalecer os músculos envolvidos no ato de saltar, para melhorar o desempenho dos alunos e também para evitar lesões, e solicita que você o auxilie identificando a musculatura envolvida nesta atividade. Além disso você lembra que está aprendendo na graduação sobre as fases do salto e que os alunos que utilizam o balanço dos membros superiores para impulsão, saltam mais distante que os demais, e ao comentar sobre este aspecto, o Professor pede para que você realize uma pesquisa sobre aspectos que envolve a habilidade de saltar. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR Figura 1 – Salto horizontal Fonte: BROCHADO, Fernando Augusto; BROCHADO, Monica Maria Viviani. Fundamentos de ginástica artística e de trampolins . Grupo Gen- Guanabara Koogan, 2016. Diante do exposto na situação-problema elabore um texto-resposta, que contemple em seu desenvolvimento respostas às seguintes questões: • A tarefa motora de saltar proposta na situação-problema pode apresentar 3 estágios segundo o estudo dos pesquisadores Gallahue e Ozmun (2005). Estes estágios se relacionam com o posicionamento dos segmentos corporais que devem ser observados e analisados pelo Professor. Cite os estágios de acordo com as etapas dos movimentos que são executados durante o salto horizontal. • Sabendo que a habilidade motora se estabelece por meio de sistemas sensoriais que implica precisão, economia de esforço e aprendizagem, cite a relação do sistema nervoso central com o movimento de saltar proposta na situação- problema. • O salto é um movimento locomotor natural das tarefas diárias e está presente na maioria dos esportes e jogos. É um movimento que requer coordenação motora complexa dos segmentos superiores e inferiores do corpo. Quais são as musculaturas envolvidas na execução dos movimentos da habilidade motora salto horizontal? Para apresentar a solução da situação-problema em forma de texto, você poderá se apoiarnos estudos referenciados abaixo: DETÂNICO, Roberta Castilhos et al. Análise cinemática do salto horizontal de crianças. 2008. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006c/00006c2c.pdf Páginas 22 a 43 PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR THEODORE, Dimon Jr. Anatomia do Corpo em Movimento: Ossos, Músculos e Articulações. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520449691/pages/recent PELLEGRINI, A. M. A aprendizagem de habilidades motorasI: o que muda com a prática. Revista Paulista de Educação Física, v. 3, p. 29-34, 2000. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rpef/article/view/139610/134911 Orientações específicas da Atividade 2 - Realizar a leitura dos artigos sugeridos; - Se necessário, realizar buscas de outros artigos científicos utilizando o google acadêmico (https://scholar.google.com.br/?hl=pt) , Scielo (https://www.scielo.org) ou outros indexadores que possam auxiliar a produção textual em grupo. 

Atividade 3 – Produção textual 

O artigo disponibilizado nesta atividade é um estudo científico intitulado: “Metabolismo do lactato: uma revisão sobre bioenergética e a fadiga muscular”. Com base em seus conhecimentos adquiridos ao longo do semestre, redija um texto que apresenta uma análise crítica sobre os aspectos metodológicos e científicos do estudo mencionado. Para tanto, siga as questões norteadoras abaixo: 

1. Qual é o tipo de pesquisa realizada? 

2. Qual a justificativa para a realização desta pesquisa?

 3. Quais os objetivos do estudo? 

4. O artigo apresenta coerência científica? Justifique.

5. Os resultados estão apresentados de forma clara e correspondem aos objetivos da pesquisa? Justifique. 

6. Os resultados apresentados neste estudo podem ser extrapolados para a prática na Educação Física? Justifique. 

Orientações específicas da Atividade 3 O artigo mencionado na Atividade 3 poderá ser acessado por meio da referência e link a seguir: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR BERTUZI, R. C. M. et al. Metabolismo do lactato: uma revisão sobre bioenergéticae a fadiga muscular. RevistaBrasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v. 11, n.2, p.226-234, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/242148886_Metabolismo_do_lactato_uma_revisa o_sobre_a_bioenergetica_e_a_fadiga_muscular/link/0046351ed840bd4644000000/downloa d Acesso em: 02 dez.2021


NÃO É NECESSÁRIO ALTERAR.

valor: R$50,00.

envio efetuado por e-mail ou WhatsApp imediatamente após confirmação de pagamento (transferência  ou cartão, entrega imediata - se for via boleto, apenas após compensar).

para efetuar o pagamento via transferência bancária (PIXCAIXA ECONÔMICABRADESCONUCONTA, INTERBANCO DO BRASILsolicite a conta de sua preferência no e-mail ou whatsapp ou, se preferir, pague pelo Mercado Pago clicando AQUI (boleto ou cartão, inclusive parcelamento - Obs. caso opte pela opção boleto, o pagamento confirma em até 2 dias úteis).

em seguida envie um e-mail com o título do trabalho adquirido e o comprovante de pagamento (print ou foto) para: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou WHATSAPP (88) 99867-4804

Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.


temos referências.


DÚVIDAS, SOLICITAÇÕES DE OUTROS TRABALHOS E DEMAIS DEMANDAS, BASTA ENVIAR UM E-MAIL PARA: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou chamar no whatsapp acima.





 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMOS PRONTO - PTI - “O processo de escrita criativa”. letras 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

TEMOS PRONTO - atividade dissertativa gênero carta formal - CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL. 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

TEMOS PRONTO - PROJETO INTEGRADOR - SERVIÇO SOCIAL - UNIFIL - 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804