TEMOS PRONTO - diversas atividades - faculdade claretiano 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

 TEMOS PRONTO - diversas atividades - faculdade claretiano 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

Prática Pedagógica – Portfólio 1

Neste portfólio serão desenvolvidas as etapas 1 e 2 do projeto com pontuação de até 3.0 pontos.

a) Objetivos

Diagnosticar e caracterizar o trabalho pedagógico desenvolvido no ensino de Ciências, História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Refletir sobre as possibilidades e desafios do ensino de Ciências, História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

b) Descrição da atividade

Neste portfólio serão desenvolvidas as etapas 1 e 2 do projeto de prática.

Atenção: antes de iniciar as atividades, verifique na aba Prática os procedimentos e a documentação necessária para formalizar o convênio com a instituição onde será realizada a prática pedagógica.

1ª etapa

Nesta primeira etapa do projeto de prática, você deve identificar e caracterizar a escola escolhida para desenvolver as atividades, por intermédio da análise de seu Projeto Político-Pedagógico e currículo da rede a qual pertence (estadual ou municipal) em relação aos seguintes aspectos:

Dados de identificação da escola.

Espaço físico (existência de laboratório, biblioteca ou outros espaços que colaborem para o ensino de Ciências, História e Geografia).

Perfil dos alunos da escola.

Perfil dos professores da escola.

Matriz curricular (carga horária das disciplinas Ciências, História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental).

Objetivos das áreas Ciências da Natureza e Humanas e seus respectivos componentes curriculares.

2ª etapa

Nesta etapa, propomos a aplicação de um questionário/entrevista a dois professores que trabalham na escola escolhida a respeito do ensino de Ciências, História e Geografia a partir do seguinte roteiro:

Observações: o(a) tutor(a) irá disponibilizar na sala de aula virtual um termo de consentimento livre e esclarecido para ser encaminhado aos professores participantes.

ROTEIRO DE QUESTIONÁRIO/ENTREVISTA

PARTE I - PERFIL DO PROFESSOR(A)

1. Faixa etária: ( ) de 20 a 30 anos ( ) de 31 a 40 anos

( ) de 41 a 50 anos ( ) acima de 50 anos

2. Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino

3. Cor/Raça: ( ) Branca ( ) Preta ( ) Parda

( ) Amarela ( ) Indígena

4. Escolaridade: ( ) Superior Completo ( ) Especialização

( ) Mestrado ( ) Doutorado

5. Há quanto tempo trabalha como professor(a) nesta escola?

( ) até 02 anos ( ) entre 03 e 05 anos ( ) acima de 05 anos

6. Ano/Serie do Ensino Fundamental em que atua nesta escola?

( ) 1º ano ( ) 2º ano ( ) 3º ano ( ) 4º ano ( ) 5º ano

PARTE II – QUESTIONÁRIO/ENTREVISTA

Qual a carga horária semanal dos componentes curriculares Ciências, História e Geografia no ano/série em que atua?

Quais os objetivos desses componentes curriculares?

Como planeja as aulas desses componentes curriculares?

Como desenvolve as aulas desses componentes curriculares? Quais estratégias de ensino utiliza?

Quais os recursos didáticos mais utilizados no trabalho pedagógico com esses componentes curriculares?

Como avalia os alunos nesses componentes curriculares?

Quais dificuldades você encontra para desenvolver os conteúdos desses componentes curriculares?

Como têm enfrentado essas dificuldades?

Elaboração de relatório

Ao final da 2ª etapa, após aplicar os questionários/entrevistas, reúna e analise todos os dados coletados, confrontando-os com os fundamentos teóricos estudados nos referenciais indicados no 1º e 2º Ciclos de Aprendizagem e elabore um relatório crítico-reflexivo.

Estrutura do relatório:

Capa.

Introdução.

Identificação e caracterização da escola pesquisada.

Desafios e perspectivas do ensino de Ciências, História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental na escola pesquisada (análise dos questionários/entrevistas).

Referências utilizadas.

Anexos (questionários/entrevistas realizadas).

Normas para elaboração do relatório:

Máximo de cinco laudas (Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 11 ou 12, espaçamento simples).

Seguir normas da ABNT.

c) Critérios de avaliação

Na avaliação desta atividade serão utilizados como critérios:

Uso da norma-padrão da Língua Portuguesa e das normas da ABNT.

Capacidade de análise dos dados coletados e articulação com os referenciais estudados.

Identificação das potencialidades e dificuldades do ensino de Ciências, História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental.


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


1) Desenvolver a Atividade/Prática Pedagógica – Portfólio do ciclo 2:

Conteúdo: Textos dos ciclos 1 e 2

Pontuação: 3,0 pontos

Local de Entrega na SAV: Atividade - Portfólio do Ciclo 2

Período de Entrega: de 14/03 a 11/04/22

- Vídeo explicativo a respeito da Prática pedagógica da disciplina a ser realizada nos ciclos 2, 3 e 4: https://youtu.be/awi_6i4OK4o

Orientações e Descrição da Tarefa:

Essa atividade será a elaboração do Relatório Parcial da Prática Pedagógica da disciplina - incluindo 1ª e 2ª etapas, descritas a seguir:


1ª ETAPA: Você deverá assistir aos vídeos indicados a seguir e elaborar um texto a respeito das principais observações e análises apresentadas em cada um deles e de acordo com os estudos realizados até aqui:

• Alfaletrar - Fases icônica, garatuja e pré-silábica

https://www.youtube.com/watch?v=a6vh8gxjY8E&list=PLfarCWFbZ2YbEypoe3g4NTyy8zfIghulw&index=5

• Alfaletrar - Fase silábica sem/com valor sonoro https://www.youtube.com/watch?v=fjRIi0U13Bg&list=PLfarCWFbZ2YbEypoe3g4NTyy8zfIghulw&index=6

• Alfaletrar - Fases silábico-alfabética e alfabética

https://www.youtube.com/watch?v=3I37X9PhqSo&list=PLfarCWFbZ2YbEypoe3g4NTyy8zfIghulw&index=7


2ª ETAPA: Você deverá analisar as 10 amostras de escritas infantis apresentadas no PLANO DE ENSINO postado em PDF (na ferramenta: MATERIAL), CLASSIFICAR E CARACTERIZAR tais amostras em:

• Icônica e Garatujas; ou

• Pré-silábico; ou

• Silábico (sem e com valor sonoro); ou

• Silábico-alfabético; ou

• Alfabético.

Lembrando que a análise destas escritas parte do referencial teórico: “Psicogênese da Língua Escrita”. Esse referencial foi apresentado nas leituras de estudos, sugeridas nos ciclos 1 e 2, especialmente, o texto:

- COUTINHO, Marília de Lucena. Psicogênese da língua escrita: O que é? Como intervir em cada uma das hipóteses? Uma conversa entre professores. IN: MORAIS, Artur Gomes de, ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de e LEAL, Telma Ferraz (orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 47-69.

Escrita 1 – Antônio

Escrita 2 – Odirley

Escrita 3 – Fernando

Escrita 4 – Pedro

Escrita 5 – Daiana

Escrita 6 – Talita

Escrita 7 – Cleonilda

Escrita 8 – Taís

Escrita 9 – Ricardo

Escrita 10 – Fábio


ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO:

Agora que você assistiu aos vídeos propostos na 1ª etapa e analisou as amostras de escritas apresentadas na 2ª etapa, elabore um RELATÓRIO REFLEXIVO.

Quanto ao formato, o relatório deverá ter a seguinte estrutura:

1. Capa.

2. Introdução.

3. Desenvolvimento:

a) Texto com a discussão dos vídeos da 1ª etapa;

b) Análise das amostras de escrita da 2ª etapa;

4. Considerações.

Depois que concluir o RELATÓRIO, poste-o anexado em seu PORTFÓLIO em PDF.

IMPORTANTE: A atividade deve ser elaborada em word e salva em PDF.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


Portfólio 1 (etapas 1 e 2)

1ª etapa: identificar a escola que pretende desenvolver sua atividade (que deve ser obrigatoriamente uma Instituição de Educação Infantil), estabelecendo contato com os responsáveis para verificar se há interesse e disponibilidade para recebê-lo(a).

Realizar este contato via telefone, e depois os contatos deverão ser online ou presencial, neste caso se a escola autorizar. Deve-se mencionar que serão necessários pelo menos, dois encontros para a realização da prática pedagógica, um para realização deste primeiro portfólio, e outro para realização de uma entrevista com coordenador ou diretor.

2ª etapa (Caracterização): nesta etapa o aluno deverá observar e coletar em seus primeiros contatos com o ambiente escolar de sua escolha (uma Instituição de Educação Infantil), os seguintes pontos:

• A receptividade da escola, ou seja, como esses primeiros contatos aconteceram (mesmo que de forma online)

• O espaço físico da escola (salas de aula, recursos tecnológicos, recursos didáticos, ambientes para a prática desportiva, área externa, além de outros ambientes relevantes). Aqui, se possível, o coordenador ou diretor poderá enviar fotos do espaço físico da escola. O espaço físico e organização do espaço será um dos temas abordados na entrevista que será realizada com coordenador ou diretor, na 3ª etapa deste projeto de prática. Se você estiver presente na escola, você poderá observar o espaço físico, e realizar anotações sobre ele.

• Caracterização da escola e perfil dos professores (escola particular ou pública, faixa etária atendida pela escola, número de alunos e funcionários, cidade e estado onde está localizada a escola, entre outros aspectos). Quanto ao perfil dos professores, indicar a formação, cursos realizados, idade, tempo de docência, entre outros aspectos que caracterizem os professores que trabalham na instituiçãoA estrutura ou itens do relatório que será postado no portfólio (em anexo), deve conter:

• Capa

• Caracterização da escola e perfil dos professores (escola particular ou pública, faixa etária atendida pela escola, número de alunos e funcionários, cidade e estado onde está localizada a escola, entre outros aspectos). Quanto ao perfil dos professores, indicar a formação, cursos realizados, idade, tempo de docência, entre outros aspectos que caracterizem os professores que trabalham na instituição.

Importante: não mencionar o nome da escola e dos professores, diretor ou coordenador, por uma questão de sigilo e ética.

• Introdução e contextualização - aqui a análise deverá ser feita via fotos do espaço enviadas pelo diretor/coordenador e do contato feito online, ou do contato presencial com a escola. Como é o espaço físico da escola? Qual a primeira impressão que você teve da escola quanto à concepção de criança, e de aprendizagem e desenvolvimento adotadas por ela? E, sobre os direitos da criança, eles estão sendo garantidos? Esses pontos devem ser notados nesta etapa, e depois descritos no relatório.

• Referencial teórico - de acordo com a leituras realizadas nos ciclos 1 e 2, abordar os conceitos/temas que foram utilizados como fundamentação para a introdução e contextualização anterior.

• Referências utilizadas.

Normas para elaboração:

• Máximo de cinco laudas (Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 11 ou 12, espaçamento simples), sendo: 1 lauda para capa; 1 lauda para apresentação dos dados da escola e 3 laudas para os demais itens.

• Seguir normas da ABNT.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Descrição da Atividade

Este ciclo de aprendizagem colocou a didática como parte indissociável da pedagogia, e, na perspectiva epistemológica, ela é um dos focos centrais para o exercício da docência. Nesse sentido, é coerente fortalecer este campo do conhecimento na formação inicial do docente. Persistimos, ainda, na asserção de que o desenvolvimento profissional deve ocorrer durante toda a carreira, e a didática é também um dos caminhos possíveis para a formação continuada.

Dessa forma, desenvolva a atividade conforme organizada a seguir:

a) Escreva, detalhadamente, uma situação que ocorreu na sala de aula, como estudante da Educação Básica ou professor, fato este que marcou a sua trajetória na escola. Não é preciso buscar referenciais teóricos para esta atividade.

b) Em seguida, leia e reflita sobre as cinco abordagens apresentadas em nossos estudos: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista e sociocultural.

c) Escolha três abordagens a partir deste bloco: 1. Tradicional ou comportamentalista, 2. Humanista, 3. Cognitivista e sociocultural. A opção de escolha está entre os itens 1 e 3 dos blocos apresentados. Exemplo: Comportamentalista, Humanista e Sociocultural. A humanista deverá estar em todos os textos.

Importante: entendemos que várias situações influenciam a situação do ensino, tais como o Projeto Pedagógico da Escola, as características da tarefa oferecida pelo professor, as referências culturais e sociais dos alunos, o perfil e identidade do professor etc., e não podemos ter uma visão ingênua de que as abordagens de ensino são suficientes para sabermos dos avanços e retrocessos do ensino que ocorrem na sala de aula, mas, de fato, elas são referenciais importantes para o professor e, por este motivo, propomos esta tarefa.

Período de postagem: de 21/03 a 04/04

Pontuação:

A atividade vale de 0 a 2,0 pontos.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Leia atentamente o trecho que segue:

Reconhecer o patrimônio corporal da comunidade com vistas a desenvolver uma prática pedagógica em profunda sintonia com a cultura de chegada é um princípio que inspira a definição da prática corporal a ser tematizada e todas as demais ações didáticas. Os conhecimentos que qualquer estudante acessa através das mídias, conversas com amigos e familiares, vivências pessoais, passeios, observações etc. também constituem um referencial importante, uma vez que são mobilizados para ler e interpretar a realidade (NEIRA, 2011b). Além disso, com o intuito de valorizar as raízes culturais da comunidade na qual a escola está inserida, as práticas corporais pertencentes ao universo cultural dos alunos transformam-se em temas de estudo. Entretanto, desde já, convém ressaltar que perguntar aos alunos o que querem estudar, promover eleições para definição da manifestação a ser estudada ou, simplesmente, repetir nas aulas o que fazem em outros espaços está fora de questão. Reconhecer a cultura corporal de chegada implica criar condições para que os estudantes se manifestem a respeito do tema em questão de todas as formas possíveis. [...] Por isso, o currículo cultural requer atividades que permitam lidar com a heterogeneidade, sem almejar a padronização dos efeitos formativos: a assistência a vídeos, modos variados de participar das vivências corporais, construção de blogs, registros escritos, pictóricos, fílmicos ou fotográficos, análises de textos e imagens presentes nas mídias, elaboração de clipes, atividades partilhadas com outras escolas, demonstrações, apresentações, estudos do meio, construção de materiais, preparação e realização de entrevistas, conversas com convidados, realização de pesquisas etc. (NEIRA, 2016, p. 87-89).

No trecho em destaque, extraído do texto Educação Física cultural: carta de navegação, o professor Marcos Garcia Neira aborda a relevância de encaminharmos a nossa prática pedagógica em profunda sintonia com as raízes culturais da comunidade na qual a escola em que atuamos está inserida. Contudo, o estudioso alerta para o fato de que não devemos limitar o trabalho à reprodução das vivências cotidianas experienciadas pelos/as estudantes fora da escola. Essa perspectiva alinha-se ao pensamento freireano (FREIRE, 2005) no sentido de ressaltar que não se trata de permanecer na cultura dos/as estudantes, mas de valorizar os conhecimentos emanados dela para, então, encaminhar a análise e o aprofundamento necessários.

Diante das reflexões propostas anteriormente e com base nos estudos realizados neste ciclo, pudemos perceber que o trabalho pedagógico com os conteúdos em suas três dimensões é factível e pode auxiliar na análise e aprofundamento dos referenciais culturais de nossos/as estudantes.

Considerando a Unidade Temática “Brincadeiras e jogos” presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), componente curricular Educação Física, para 1º e 2º anos, descreva a organização de um trabalho pedagógico por meio do qual as três dimensões (conceitual, procedimental e atitudinal) dos conteúdos seja contemplada. Em sua atividade deve ficar claro o que será abordado em cada uma das dimensões e como o trabalho será conduzido. Para tanto, utilize as seguintes diretrizes para elaborar a sua atividade:

Ano: escolha uma turma (1º ano do Ensino Fundamental ou 2º ano do Ensino Fundamental).

Unidade Temática: brincadeiras e jogos.

Objetos de conhecimento: brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

Habilidade: selecione e indique uma habilidade a ser desenvolvida, coerente com a Unidade Temática-Objeto de Conhecimento da série em questão, e que esteja indicada na BNCC – Educação Física (Ensino Fundamental – Anos Iniciais).

Nome da brincadeira ou jogo: indique o nome da brincadeira ou jogo selecionado e que faz parte do repertório cultural dos/as estudantes.

Dimensão conceitual: descreva como você abordaria essa dimensão em seu trabalho pedagógico, ou seja, como possibilitaria que os (as) estudantes pudessem “aprender sobre o que se faz”.

Dimensão procedimental: descreva como você abordaria essa dimensão em seu trabalho pedagógico, ou seja, como possibilitaria que os (as) estudantes pudessem “aprender a fazer”.

Dimensão atitudinal: descreva como você abordaria essa dimensão em seu trabalho pedagógico, ou seja, como possibilitaria que os (as) estudantes pudessem “aprender como ser”.

Referências: indicar as fontes consultadas referenciando-as segundo as normas da ABNT.

Essa atividade é hipotética de reconhecimento da cultura de chegada e, portanto, a sua confecção não depende de visita a nenhuma escola. Além disso, a sua atividade deve possuir, no máximo, duas laudas e seguir a seguinte formatação:

• Margens esquerda e superior de 3,0 cm.

• Margens direita e inferior de 2,0 cm.

• Fonte Times New Roman, tamanho 12.

• Espaçamento entre linhas de 1,5.

Atente-se ao devido tratamento ético-normativo de trabalhos acadêmicos (citações e referências) evitando, assim, o plágio e consequente prejuízo em sua avaliação.

O envio de mensagens se encerra em 25/04/2022

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Portfolio 1: neste portfólio serão desenvolvidas as etapas 1 e 2 com pontuação de até 3.0 pontos.

1ª etapa: consiste no momento de planejamento e organização da prática pedagógica. Você em um primeiro momento deverá escolher um tipo de Organização não Governamental para desenvolver sua atividade, realizando pesquisas nos sites de instituições que apresentem integralmente o trabalho socioeducativo que desenvolvem.

As Instituições de Educação não Formal a serem pesquisadas devem apresentar as seguintes pedagogias:

A Pedagogia de Rua.

A Pedagogia do Abrigo.

A Pedagogia Hospitalar.

A Pedagogia do Envelhecer.

2ª etapa: elabore um relatório de duas páginas seguindo o seguinte roteiro:

Introdução/contextualização: utilize o texto dessa unidade para dissertar sobre o perfil de liderança ideal para atuar na instituição não escolar que você está estudando.

Caracterização dos profissionais da instituição: caracterize os profissionais da instituição não escolar que você pesquisou, como: cargo, o que fazem etc.

Estrutura e organização: comente com detalhes o espaço físico (laboratórios, salas de aula, recursos tecnológicos, recursos didáticos, ambientes para práticas socioeducativas, além de outros ambientes relevantes).

Atividades da Instituição: Apresente todas as atividades educativas que a instituição desenvolve junto ao seu púbico.

Período para a postagem no portfólio: de 21/03 a 04/04

Pontuação: A primeira parte da prática vale 3,0 pontos.

Normas para elaboração:

Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 11 ou 12, espaçamento simples). O texto deverá ter no mínimo duas páginas inteiras digitadas.

Critérios de avaliação

Na avaliação desta atividade serão utilizados como critérios:

- Utilização da norma padrão Língua Portuguesa e das normas da ABNT.

- Identificação da articulação da disciplina, seus objetivos e conteúdos com o curso.

- Apresentação do significado/sentido da disciplina para a formação humana e para a formação profissional.


NÃO É NECESSÁRIO ALTERAR.

valor: R$50,00 cada.

envio efetuado por e-mail ou WhatsApp imediatamente após confirmação de pagamento (transferência  ou cartão, entrega imediata - se for via boleto, apenas após compensar).

para efetuar o pagamento via transferência bancária (PIXCAIXA ECONÔMICABRADESCONUCONTA, INTERBANCO DO BRASILsolicite a conta de sua preferência no e-mail ou whatsapp ou, se preferir, pague pelo Mercado Pago clicando AQUI (boleto ou cartão, inclusive parcelamento - Obs. caso opte pela opção boleto, o pagamento confirma em até 2 dias úteis).

em seguida envie um e-mail com o título do trabalho adquirido e o comprovante de pagamento (print ou foto) para: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou WHATSAPP (88) 99867-4804

Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.


temos referências.


DÚVIDAS, SOLICITAÇÕES DE OUTROS TRABALHOS E DEMAIS DEMANDAS, BASTA ENVIAR UM E-MAIL PARA: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou chamar no whatsapp acima.








 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMOS PRONTO - PTI - “O processo de escrita criativa”. letras 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

TEMOS PRONTO - atividade dissertativa gênero carta formal - CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL. 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

TEMOS PRONTO - PROJETO INTEGRADOR - SERVIÇO SOCIAL - UNIFIL - 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804