TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG - “A avaliação da aprendizagem no ensino de língua e literatura mediado por tecnologias digitais”- Segunda Licenciatura em Letras - Português 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
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Curso: Segunda Licenciatura em Letras - Português
Semestre: 2º
Prezado aluno, Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “A avaliação da aprendizagem no ensino de língua e literatura mediado por tecnologias digitais”. Escolhemos essa temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Leitura e interpretação da SGA Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar uma proposta de avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto. Assim, acompanhe o caso descrito a seguir. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Dandara é professora de Língua Inglesa e Literatura do Ensino Médio e trabalha em uma escola pública de grande porte, próxima a sua casa, na região periférica da cidade. Ela atua em dois períodos, matutino e noturno, responsabilizando-se por dez turmas, com aproximadamente 40 alunos cada. Ela atua nessa escola, desde a sua formatura, há 20 anos. É uma profissional muito dedicada e querida pelos alunos. Por morar próximo à escola, acaba convivendo com os adolescentes e suas famílias também fora da sala de aula, encontrando-os pelas ruas, estabelecimentos comerciais, entre outros. Por ser uma das professoras mais antigas do colégio, também pode acompanhar o desenvolvimento da maioria de seus educandos ao longo dos anos. Conhece-os bem, entende suas realidades, compreende as batalhas enfrentadas por cada um deles. Sabe o quanto é difícil transgredir os limites impostos a eles e traçar caminhos diferentes daqueles que a sociedade imaginou. Talvez seja por isso que, mesmo diante das muitas dificuldades enfrentadas para trabalhar em uma escola localizada na periferia, devido às diversas faltas governamentais, e mesmo recebendo diversas propostas de transferência, ela prefere ficar. Sempre justifica a distância, dizendo que gosta de trabalhar perto de casa, mas, na verdade, ela permanece porque acredita em seus alunos, acredita em sua comunidade e no poder transformador da educação. Afinal, ela é um exemplo do que acontece quando oportunidades são oferecidas. Por isso, empenha-se em criar, em sua sala de aula, um ambiente de acolhimento e aprendizado, onde nenhum estudante seja invisibilizado, mas todos se sintam convidados a protagonizar o processo de construção de saberes e contribuir para o desenvolvimento de uma educação crítica e que dê significado às suas vidas. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL - PTI Segunda Licenciatura em Letras - Português Durante esses 20 anos de magistério, teve que se reinventar diversas vezes, experimentando diversas metodologias de ensino e de avaliação, para garantir que cada aluno conseguisse compreender os conteúdos e desenvolver-se. Todavia, para ela e seus colegas de trabalho, nada foi tão desafiador como o trabalho pedagógico em meio a uma pandemia. Não se trata apenas de migrar para o ensino remoto e ter que, de uma hora para outra, aprender a usar tecnologias que não faziam parte de sua rotina, e tampouco se trata de um “simples” aumento de demandas. Muito além disso, ela teve que lidar com diversos fatores externos que interferem no processo de ensinoaprendizagem, como: o temor diante de um vírus invisível que ceifou muitas vidas no mundo todo; o distanciamento social; o medo que tomou toda a comunidade, em que muitos tiveram que escolher entre morrer de fome ou morrer de coronavírus, visto que a maioria é formada por trabalhadores informais; a angústia que seus alunos sentiram ao verem seus pais preocupados com as questões sanitárias e financeiras; o luto por perderem seus entes queridos, por não poderem encontrar os amigos e não poderem ir à escola; o fato de grande parte deles não ter acesso à internet, ou ter apenas um equipamento em casa, dividido com irmãos com aulas no mesmo horário... Enfim, toda essa situação causou grande apreensão devido à preocupação com a possível evasão dos alunos, gerando um intenso desgaste físico e emocional em Dandara, que, em vários momentos, sofria pensando neles, que já enfrentavam tantas dificuldades para conseguir acessar e permanecer na escola e, diante do cenário pandêmico, passaram a ter mais esse novo empecilho ameaçando seus futuros. Frequentemente, ela percebia-se envolvida em maneiras de ampará-los, ao mesmo tempo em que se questionava sobre como pode melhorar o desenvolvimento do seu trabalho, como poder levá-los a se preocupar mais com os conteúdos, ainda que diante de uma realidade tão dura e imprevisível, como prosseguir com o cronograma do ano letivo e, principalmente, como avaliá-los nesse contexto tão atípico e complexo. Situação-problema Diante de tantos questionamentos, o que mais afligia Dandara, assim como seus colegas de trabalho, era, sem dúvidas, a questão da avaliação. Por isso, ela decidiu delinear estratégias de avaliação da aprendizagem dos seus alunos no contexto do ensino remoto. Aos poucos, no entanto, com o avanço da vacinação, as escolas retomaram suas atividades presencialmente, porém, alguns alunos, sobretudo aqueles com comorbidades, continuaram a realizar suas atividades remotamente. Assim, consequentemente, quanto à avaliação, Dandara continuou a propor algumas avaliações de forma remota. ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO Você deverá colocar-se no lugar de Dandara e elaborar uma proposta de avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto, considerando as especificidades do caso apresentado. Para isso, deve se atentar ao percurso descrito a seguir: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL - PTI Segunda Licenciatura em Letras - Português
Etapa 1:
Acesse os materiais sugeridos a seguir, de modo a embasar suas reflexões sobre avaliação da aprendizagem, de forma geral e, também, no contexto do ensino remoto: LUCKESI, Cipriano. “Avaliação da aprendizagem.” YouTube, 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JqSRs9Hqgtc. Acesso em: 01 dez. 2021. SUASSUNA, Lívia. Elementos para a prática da avaliação em língua portuguesa. Perspectiva, Florianópolis, v. 30, n. 3, p. 1125-1151, set./dez. 2012. Disponível em: https://bit.ly/3qYafXd. Acesso em: 01 dez. 2021. (Anexo 1) SANTOS, Edméa; ARAÚJO, Maristela Midlej. Como avaliar a aprendizagem online? Notas para inspirar o desenho didático em educação online. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 17, n. 2, p. 103-119, jul./out. 2012. Disponível em: https://bit.ly/3niV1Ki. Acesso em: 01 dez. 2021. (Anexo 2) BERNARDES, Joelma dos Santos. Atuação docente e o uso de instrumentos de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem no ensino remoto. In: 14ª Reunião da Anped, 2020. Disponível em: https://bit.ly/2Kfi1LP. Acesso em: 01 dez. 2021. (Anexo 3) LOPES, Maria. Como fazer a avaliação durante as aulas remotas. Porvir, 21 maio 2020. Disponível em: https://bit.ly/2K1QnCb. Acesso em: 01 dez. 2021. (Anexo 4) JOVENS GÊNIOS. Como avaliar meus alunos na quarenta. Disponível em: https://bit.ly/2KaVtMl. Acesso em: 01 dez. 2021. (Anexo 5) AVACEFETMG. “Como avaliar no ensino remoto emergencial?” YouTube, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LgIgp-hNoCU. Acesso em: 01 dez. 2021.
Etapa 2:
Com base nas leituras e reflexões, reflita:
● No contexto da gestão da aprendizagem escolar, o que é “avaliar”?
● Que aspectos devem ser considerados na avaliação em Língua Portuguesa?
● A avaliação perde suas características essenciais quando migra do ensino presencial para o ensino remoto? ● Quais recursos podem ser mobilizados para avaliar no ensino remoto?
● Por que é importante diversificar os instrumentos avaliativos no ensino remoto?
● Como a realidade dos alunos pode afetar o processo de avaliação da aprendizagem?
Etapa 3:
Elabore uma proposta de avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto. A partir da situação vivenciada pelo personagem da situação-problema, selecione um conteúdo de Língua Portuguesa e planeje o modo como esse processo poderia ser conduzido. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL - PTI Segunda Licenciatura em Letras - Português Essas leituras e reflexões podem ser complementadas com a consulta aos materiais das disciplinas ou, se preferir, com pesquisas adicionais. Por fim, após esse processo de estudo, reflexão e discussão, organize seu trabalho, que deve conter, além de elementos pré-textuais (capa e folha de rosto) e pós-textuais (anexos e referências), os itens descritos a seguir: ● Introdução: Contextualizar o trabalho, com menção à situação-problema tomada como base para a elaboração da proposta. (1 lauda) ● Desenvolvimento: Apresentar uma discussão teórica acerca do tema central do trabalho, a avaliação da aprendizagem em Língua Portuguesa e Literatura no contexto do ensino remoto. Além disso, apresentar a proposta de avaliação remota elaborada por você, conforme Etapa 3 e modelo a seguir: (de 4 a 6 laudas) Proposta de Avaliação Remota da Aprendizagem Conteúdo Recursos digitais Metodologia de aplicação Critérios avaliativos Exemplo de atividade ● Considerações finais: Sintetizar o seu percurso reflexivo, apresentando os resultados esperados com a proposta sugerida. (1 lauda)
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