TEMOS PRONTO - portfólio - PTI/PTG - “Hemodiálise” ENFERMAGEM 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
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Trecho "Prezados alunos,
Sejam bem-vindos a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática
“Hemodiálise”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos
conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
Inicialmente, é importante que você realize a leitura atenta da situação descrita para, na
sequência, seguir as orientações apresentadas em cada uma das etapas subsequentes de modo a
organizar suas ideias para a conclusão, com qualidade, deste trabalho.
Leitura e interpretação da SGA
Na Produção Textual em Grupo (PTG) vocês deverão, num primeiro momento, conhecer a
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) “Cistite não tratada adequadamente pode evoluir para
pielonefrite".
Num segundo momento, vocês deverão se envolver com a Situação Geradora de
Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar
essas tarefas, sigam as orientações fornecidas nesse material e em fundamentações teóricas diversas
(livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados
pelos professores ou pesquisados por vocês).
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
EM GRUPO - PTG
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Situação-problema: Cuidados de enfermagem ao paciente renal crônico.
J.S.T, 65 anos, motorista de ônibus, procura Ambulatório de Especialidades com queixa de edema em
membros inferiores há sete meses, acompanhado de fadiga, perda ponderal de oito quilos nos
últimos sete meses e parestesias nos membros inferiores, há aproximadamente 30 dias. O paciente
revela ser hipertenso há 25 anos, fazendo uso irregular de losartana 50mg, além de diabetes mellitus
tipo 2 diagnosticado há dez anos, em uso de insulina NPH e lispro, sem controle adequado, além de
história de nefrolitíase há um ano. Refere ser tabagista, 1 maço/dia, há quarenta anos. Nega etilismo
e uso de substâncias psicoativas. Histórico familiar: pai, diabético e hipertenso, faleceu aos 56 anos
em decorrência de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM); mãe, ainda viva e com 87 anos, também com
histórico de nefrolitíase. No exame físico geral, o paciente apresentava-se em REG, hidratado,
anictérico e acianótico. Mucosas hipocoradas e hidratadas. Altura: 1,80 metros. Peso: 74 kg. IMC:
22,8 kg/m². Circunferência abdominal: 78 cm. PA MSD: 150×95 mmHg. PA MSE: 145×90 mmHg. FC:
105bpm. FR: 24ipm. Temperatura: 36,8 ºC. Exame físico - Cardíaco: 2 bulhas rítmicas hiperfonéticas
em dois tempos. Respiratório: Murmúrios vesiculares pulmonares (som alveolar bem distribuído por
todo o pulmão), ausência de ruídos adventícios. Abdome: semigloboso, sem dor à palpação ou
visceromegalias. Vascular: presença de edema bilateral em MMII (2+/4+), de consistência mole e sem
sinais flogísticos (calor, rubor ou dor). Foram solicitados os seguintes exames: hemograma; glicemia
em jejum; proteinúria e clearance de creatinina na urina de 24 horas; níveis séricos de sódio, potássio,
creatinina, ureia, cálcio e fósforo; radiografia simples de tórax em PA e perfil, entre outros.
Hemograma revelou eritropenia (3,6 milhões/mm³) e anemia (Hb = 9,5 g/dL; hematócrito = 30%). A
investigação laboratorial inicial revelou insuficiência renal aguda com creatinina sérica de 3,56 mg/dL
(TFGe: 15 ml/min/1,73 m2), uréia de 118 mg/dL, acidose metabólica (bicarbonato 17 mEq/L) e
hipercalemia (potássio 6,0 mEq/L). Devido piora progressiva de função renal e surgimento de
sintomas urêmicos, o paciente foi internado para início de hemodiálise por cateter Shilley® em veia
jugular direita. Agora, é com vocês!
Após a leitura da SGA acima, você e sua equipe deverão analisar os conceitos centrais
relacionados ao tema e responder os desafios apresentados a seguir:
Desafio 1: Enfermagem na Saúde do Adulto
A Insuficiência Renal Aguda (IRA) também conhecida como Lesão Renal Aguda (LRA) é uma das
complicações mais significativas em pacientes criticamente doentes, contribuindo para mais da
metade dos óbitos, aumentando o tempo de internação hospitalar e está associada à necessidade de
terapia renal substitutiva. Considerando a SGA, elabore um texto que contenha as seguintes
abordagens: Explique sobre a IRA e sua fisiopatologia. Associe as principais causas de IRA com as
comorbidades presentes no paciente em estudo. Determine as manifestações clínicas e os achados
diagnósticos para a IRA. Explique sobre o manejo de enfermagem nessas situações.
Desafio 2: Terapia Medicamentosa
Existem vários medicamentos que são considerados tóxicos para os rins e que podem levar à
insuficiência renal aguda, esses medicamentos são conhecidos como nefrotóxicos. Eles são
responsáveis por cerca de um terço das falências renais agudas adquiridas em ambientes
hospitalares, assim como por um número ainda incalculável de disfunções renais que ocorrem em
pacientes submetidos a tratamentos ambulatoriais. Por isso, é de extrema importância o enfermeiro
conhecer as especificidades das classes medicamentosas. Diante desse contexto, exemplifique três
tipos de medicamentos que são considerados nefrotóxicos e explique com o que essa toxicidade está
relacionada.
Desafio 3: Fundamentos Técnicos de Enfermagem
Para a realização da hemodiálise a inserção do um cateter venoso central (CVC) de duplo lúmen em
veia jugular, femoral ou subclávia, se faz necessário, até a confecção e maturação da fístula
arteriovenosa (FAV), em situações de cronicidade. Embora seja um acesso temporário, o CVC
imprime risco de complicações, sendo a mais relevante a infecção no sítio de inserção ou sistêmica,
devido à quebra da integridade cutânea e tissular, com manipulação frequente. Neste contexto, a equipe de enfermagem tem papel fundamental na prevenção de agravos, os quais correspondem ao
aumento das taxas de morbimortalidade em pacientes submetidos ao tratamento hemodialítico.
Dito isso, explique como deve ser realizado o curativo em CVC, além de citar alguns cuidados de
prevenção de infecção de corrente sanguínea associado ao uso de cateter.
Desafio 4:
Didática aplicada à enfermagem
Uma das dimensões do trabalho do enfermeiro é o ENSINO. Em todos os aspectos do nosso trabalho
enquanto enfermeiros trabalhamos com a educação, podendo ser a educação em saúde, educação
permanente e educação continuada. O espaço entre educação e o mundo do trabalho em saúde
precisa, portanto, ser ampliado em formas e possibilidades como um dos caminhos para repensar e
reconstruir a prática assistencial em saúde. É preciso ousar, experimentar novas ideias, novas formas
de enfocar problemas, como condição inquestionável para essa reconstrução. Um dos problemas
identificados na nossa SGA foi a Insuficiência Renal Aguda. É importante que o enfermeiro enquanto
educador realize treinamentos com sua equipe para que ela realize um cuidado de enfermagem com
qualidade e atenção. Diante desse contexto, conceitue o que é plano de aula e descreva a sua
finalidade. E agora, você enquanto enfermeiro(a) responsável por uma unidade de internação, irá
desenvolver um plano de aula que será utilizado para conduzir um treinamento que você realizará
junto a sua equipe sobre a Insuficiência Renal Aguda, contendo pontos importantes no ensino para
que sua equipe preste uma assistência de qualidade para esse público. "
NÃO É NECESSÁRIO ALTERAR.
valor: R$50,00.
envio efetuado por e-mail ou WhatsApp imediatamente após confirmação de pagamento (transferência ou cartão, entrega imediata - se for via boleto, apenas após compensar).
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
para efetuar o pagamento via transferência bancária (PIX, CAIXA ECONÔMICA, BRADESCO, NUCONTA, INTER, BANCO DO BRASIL) solicite a conta de sua preferência no e-mail ou whatsapp ou, se preferir, pague pelo Mercado Pago clicando AQUI (boleto ou cartão, inclusive parcelamento - Obs. caso opte pela opção boleto, o pagamento confirma em até 2 dias úteis).
em seguida envie um e-mail com o título do trabalho adquirido e o comprovante de pagamento (print ou foto) para: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou WHATSAPP (88) 99867-4804
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
temos referências.
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