TEMOS PRONTO - portfólio - PTI/PTG - “Hemodiálise” ENFERMAGEM 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

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Trecho "Prezados alunos, Sejam bem-vindos a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática “Hemodiálise”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. Inicialmente, é importante que você realize a leitura atenta da situação descrita para, na sequência, seguir as orientações apresentadas em cada uma das etapas subsequentes de modo a organizar suas ideias para a conclusão, com qualidade, deste trabalho. Leitura e interpretação da SGA Na Produção Textual em Grupo (PTG) vocês deverão, num primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) “Cistite não tratada adequadamente pode evoluir para pielonefrite". Num segundo momento, vocês deverão se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, sigam as orientações fornecidas nesse material e em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por vocês). PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO - PTG Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Situação-problema: Cuidados de enfermagem ao paciente renal crônico. J.S.T, 65 anos, motorista de ônibus, procura Ambulatório de Especialidades com queixa de edema em membros inferiores há sete meses, acompanhado de fadiga, perda ponderal de oito quilos nos últimos sete meses e parestesias nos membros inferiores, há aproximadamente 30 dias. O paciente revela ser hipertenso há 25 anos, fazendo uso irregular de losartana 50mg, além de diabetes mellitus tipo 2 diagnosticado há dez anos, em uso de insulina NPH e lispro, sem controle adequado, além de história de nefrolitíase há um ano. Refere ser tabagista, 1 maço/dia, há quarenta anos. Nega etilismo e uso de substâncias psicoativas. Histórico familiar: pai, diabético e hipertenso, faleceu aos 56 anos em decorrência de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM); mãe, ainda viva e com 87 anos, também com histórico de nefrolitíase. No exame físico geral, o paciente apresentava-se em REG, hidratado, anictérico e acianótico. Mucosas hipocoradas e hidratadas. Altura: 1,80 metros. Peso: 74 kg. IMC: 22,8 kg/m². Circunferência abdominal: 78 cm. PA MSD: 150×95 mmHg. PA MSE: 145×90 mmHg. FC: 105bpm. FR: 24ipm. Temperatura: 36,8 ºC. Exame físico - Cardíaco: 2 bulhas rítmicas hiperfonéticas em dois tempos. Respiratório: Murmúrios vesiculares pulmonares (som alveolar bem distribuído por todo o pulmão), ausência de ruídos adventícios. Abdome: semigloboso, sem dor à palpação ou visceromegalias. Vascular: presença de edema bilateral em MMII (2+/4+), de consistência mole e sem sinais flogísticos (calor, rubor ou dor). Foram solicitados os seguintes exames: hemograma; glicemia em jejum; proteinúria e clearance de creatinina na urina de 24 horas; níveis séricos de sódio, potássio, creatinina, ureia, cálcio e fósforo; radiografia simples de tórax em PA e perfil, entre outros. Hemograma revelou eritropenia (3,6 milhões/mm³) e anemia (Hb = 9,5 g/dL; hematócrito = 30%). A investigação laboratorial inicial revelou insuficiência renal aguda com creatinina sérica de 3,56 mg/dL (TFGe: 15 ml/min/1,73 m2), uréia de 118 mg/dL, acidose metabólica (bicarbonato 17 mEq/L) e hipercalemia (potássio 6,0 mEq/L). Devido piora progressiva de função renal e surgimento de sintomas urêmicos, o paciente foi internado para início de hemodiálise por cateter Shilley® em veia jugular direita. Agora, é com vocês! Após a leitura da SGA acima, você e sua equipe deverão analisar os conceitos centrais relacionados ao tema e responder os desafios apresentados a seguir: 

Desafio 1: Enfermagem na Saúde do Adulto 

A Insuficiência Renal Aguda (IRA) também conhecida como Lesão Renal Aguda (LRA) é uma das complicações mais significativas em pacientes criticamente doentes, contribuindo para mais da metade dos óbitos, aumentando o tempo de internação hospitalar e está associada à necessidade de terapia renal substitutiva. Considerando a SGA, elabore um texto que contenha as seguintes abordagens: Explique sobre a IRA e sua fisiopatologia. Associe as principais causas de IRA com as comorbidades presentes no paciente em estudo. Determine as manifestações clínicas e os achados diagnósticos para a IRA. Explique sobre o manejo de enfermagem nessas situações. 

Desafio 2: Terapia Medicamentosa 

Existem vários medicamentos que são considerados tóxicos para os rins e que podem levar à insuficiência renal aguda, esses medicamentos são conhecidos como nefrotóxicos. Eles são responsáveis por cerca de um terço das falências renais agudas adquiridas em ambientes hospitalares, assim como por um número ainda incalculável de disfunções renais que ocorrem em pacientes submetidos a tratamentos ambulatoriais. Por isso, é de extrema importância o enfermeiro conhecer as especificidades das classes medicamentosas. Diante desse contexto, exemplifique três tipos de medicamentos que são considerados nefrotóxicos e explique com o que essa toxicidade está relacionada. 

Desafio 3: Fundamentos Técnicos de Enfermagem 

Para a realização da hemodiálise a inserção do um cateter venoso central (CVC) de duplo lúmen em veia jugular, femoral ou subclávia, se faz necessário, até a confecção e maturação da fístula arteriovenosa (FAV), em situações de cronicidade. Embora seja um acesso temporário, o CVC imprime risco de complicações, sendo a mais relevante a infecção no sítio de inserção ou sistêmica, devido à quebra da integridade cutânea e tissular, com manipulação frequente. Neste contexto, a equipe de enfermagem tem papel fundamental na prevenção de agravos, os quais correspondem ao aumento das taxas de morbimortalidade em pacientes submetidos ao tratamento hemodialítico. Dito isso, explique como deve ser realizado o curativo em CVC, além de citar alguns cuidados de prevenção de infecção de corrente sanguínea associado ao uso de cateter. 
Desafio 4: 
Didática aplicada à enfermagem Uma das dimensões do trabalho do enfermeiro é o ENSINO. Em todos os aspectos do nosso trabalho enquanto enfermeiros trabalhamos com a educação, podendo ser a educação em saúde, educação permanente e educação continuada. O espaço entre educação e o mundo do trabalho em saúde precisa, portanto, ser ampliado em formas e possibilidades como um dos caminhos para repensar e reconstruir a prática assistencial em saúde. É preciso ousar, experimentar novas ideias, novas formas de enfocar problemas, como condição inquestionável para essa reconstrução. Um dos problemas identificados na nossa SGA foi a Insuficiência Renal Aguda. É importante que o enfermeiro enquanto educador realize treinamentos com sua equipe para que ela realize um cuidado de enfermagem com qualidade e atenção. Diante desse contexto, conceitue o que é plano de aula e descreva a sua finalidade. E agora, você enquanto enfermeiro(a) responsável por uma unidade de internação, irá desenvolver um plano de aula que será utilizado para conduzir um treinamento que você realizará junto a sua equipe sobre a Insuficiência Renal Aguda, contendo pontos importantes no ensino para que sua equipe preste uma assistência de qualidade para esse público.  "

NÃO É NECESSÁRIO ALTERAR.

valor: R$50,00.

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Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.


temos referências.


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