TEMOS PRONTO - PCC- “PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR ”. Estácio 2022.1 - WHATSAPP (88) 99867-4804
TEMOS PRONTO - PTI - “PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR ”. Estácio 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
PCC – PRÁTICA COMO
COMPONENTE CURRICULAR
DIREITO À
EDUCAÇÃO: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1692-direito-aprender&Itemid=30192
TRABALHO ÚNICO PARA TODOS AS DISCIPLINAS COM
PCC
PERÍODO 2022.1
“O que é o PNE?
É o Plano Nacional de Educação, decenal, aprovado pela Lei nº 13.005/2014, e
que estará em vigor até 2024. É um plano diferente dos planos anteriores; uma
das diferenças é que esse PNE é decenal por força
constitucional, o que significa que ultrapassa governos”
(Adaptado do ENADE/2021)
Texto I
O Plano Nacional de
Educação (PNE) 2014–2024 busca, predominantemente em sua Meta 4, universalizar
o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do
desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação de preferência na rede
regular de ensino. Os resultados da Meta revelaram,
em diferentes faixas
etárias, discrepâncias no acesso e na taxa de escolarização, de alfabetização e
de analfabetismo entre a população com e sem deficiência. As diferenças
observadas se acentuam na população com deficiência intelectual e motora. Tais
dados corroboram a necessidade de reconstrução do modelo educativo escolar para
a efetiva inclusão de pessoas com deficiência.
MORAES, L. A educação
especial no contexto do Plano Nacional de Educação. Brasília, DF:Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2017 (adaptado).
Texto II
A educação especial na
perspectiva da inclusão concebe o espaço escolar como ambiente de realização de
propostas à luz da igualdade, no qual todos têm assegurado o direito de
aprender, considerando-se as especificidades dos sujeitos, projetando-se
atendimentos adequados às necessidades motoras, visuais, linguísticas e
cognitivas dos alunos matriculados na escola regular.
SOUSA, I. V. de.
Educação especial no Brasil: percursos e avanços. In: SOUSA, I. V. de. (org.).
Educação Inclusiva no Brasil: história, gestão e políticas. Jundiaí: Paco
Editorial, 2019, p. 16 (adaptado).
A partir do tema
abordado nos textos I e II, faça o que se pede nos itens a seguir.
a) Com base no contexto
escolar (você pode visitar
uma escola para observar como acontece o atendimento aos alunos com deficiência),
escreva sobre a relação entre o direito de aprender e a educação inclusiva.
b) Cite e descreva duas
ações relevantes para a implementação de um projeto educativo fundamentado nos
princípios da inclusão escolar.
c) Com as ações
descritas no item b, monte um breve planejamento educativo, seguindo as
orientações abaixo:
Nome do Projeto
Tema a ser trabalhado
Período em que o projeto
será trabalhado
Séries ou anos que serão
contemplados pelo projeto
Objetivos do projeto:
Objetivo geral
Objetivos específicos
Justificativa do projeto
Metodologia Estratégica
Avaliação das atividades
realizadas
Referências
COMO ENTREGAR O TRABALHO?
Você pode escolher
um dos dois formatos para entregar seu trabalho: trabalho escrito ou vídeo.
a)
Em formato de trabalho escrito – elabore um trabalho em texto
acadêmico, de acordo com as normas da ABNT, respondendo as três questões
colocadas acima. Após elaborar seu trabalho, envie o arquivo em Word ou PDF,
pela Ferramenta Trabalhos no seu ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
b)
No formato vídeo: grave um vídeo próprio no YouTube,
apresentando as três questões solicitadas neste trabalho. O vídeo é uma
oportunidade de treinar planejamento e apresentação de aula. Após gravar o
vídeo, envie o link do vídeo em um documento Word pela Ferramenta Trabalhos no
seu ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e também poste o link no fórum de
tutoria para divulgar seu trabalho.
Veja abaixo o modelo
para elaborar um trabalho acadêmico. Caso elabore um vídeo, opte pela
apresentação em PPT.
UNIVERSIDADE
ESTACIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM
.....
DIGITE AQUI O SEU NOME
Digite aqui o título do trabalho acadêmico:
subtítulo sem negrito
Local
2022
SUMÁRIO
Opcional
1 Introdução ( responder questão 1, fazendo uma
contextualização com os autores lidos durante o semestre no curso)
2 Desenvolvimento (responder questão 2 e
o projeto da questão 3)
3 Considerações Finais (apresentar a
importância de fazer um projeto dessa natureza na escola)
4 Referências ( livros utilizados para
realizar este trabalho. Utilize as regras da Associação Brasileira de Normas e
Técnicas – ABNT para realizar seu trabalho. Segue sugestão de link abaixo:
https://tecnoblog.net/236041/guia-normas-abnt-trabalho-academico-tcc/
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos –
Apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
Formate seu trabalho, utilizando a formatação
a seguir:
• Folha: tamanho A4;
• Margem: 3 cm para as margens superior
e esquerda e 2 cm para as margens inferior e direita;
• Fonte: Arial ou Times New Roman ou
Arial (tamanho 12) em cor preta;
• Itálico: usa-se em palavras e
expressões de outros idiomas;
• Espaçamento: 1,5 no texto e 1,0 para
citações com mais de três linhas;
• Alinhamento: Justificado.
em HQ
homônimo de Frank Miller.
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