TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG -  “ febre amarela, os casos no Brasil e o papel do docente das Ciências e Biologia para informar, promover e divulgar medidas de prevenção” Segunda Licenciatura em Ciências Biológicas 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

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Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas

 Semestre: 3º

Prezado(a) aluno(a), Seja bem-vindo(a) a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática febre amarela, os casos no Brasil e o papel do docente das Ciências e Biologia para informar, promover e divulgar medidas de prevenção. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. A produção textual individual é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem que tem por objetivos: • Favorecer a aprendizagem; • Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz; • Promover o estudo dirigido à distância; • Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado; • Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem; • Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação; • Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão; • Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. 

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 

1. Leitura e interpretação da SGA - Na Produção Textual Individual (PTI) você deverá, num primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA). Num segundo momento, se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas (leitura dos textos obrigatórios e produção de um texto que irá responder aos questionamentos propostos). Para auxiliá-lo na elaboração de sua produção textual, você poderá consultar os materiais a seguir: A) Febre Amarela. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eVQdoS1s57Q Acesso em 24 jan. 2022. B) Brasil - Monitoramento da febre amarela – 2019/2020 Disponível em: http://www.saudedoviajante.pr.gov.br/Noticia/Brasil-Monitoramento-da-febre-amarela-20192020 . Acesso em 24 jan. 2022. C) Brasil tem 415 mortes confirmadas por febre amarela. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/brasil-tem-415-mortes-confirmadas-por-febreamarela.ghtml Acesso em 24 jan. 2022. D) Macacos são sentinelas no enfrentamento da febre amarela. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/macacos-sao-sentinelas-no-enfrentamento-da-febreamarela Acesso em 24 jan. 2022. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Segunda Licenciatura em Ciências Biológicas E) Para bióloga, surto de febre amarela pode ter relação com tragédia de Mariana. Disponível em: http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,para-biologa-surto-de-febreamarela-pode-ter-relacao-com-tragedia-de-mariana,10000100032. Acesso em 24 jan. 2022. F) Surto confirma expansão da doença no país. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/surto-em-minas-gerais-confirma-expansao-dafebre-amarela-no-pais-20784285. Acesso em 24 jan. 2022. G) Especialistas investigam relação entre febre amarela e degradação ambiental. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-01/especialistas-investigamrelacao-entre-febre-amarela-e-degradacao-ambiental. Acesso em 24 jan. 2022. H) Mapeamento genético do vírus da febre amarela traça origens e dispersão do vírus no Brasil. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/08/24/mapeamento-geneticodo-virus-da-febre-amarela-traca-origens-e-dispersao-do-virus-no-brasil/. Acesso em 24 jan. 2022. I) Febre amarela: pesquisa identifica mutações na sequência genética do vírus. Disponível em: https://periodicos.fiocruz.br/pt-br/content/pesquisadores-identificammuta%C3%A7%C3%B5es-na-sequ%C3%AAncia-gen%C3%A9tica-do-v%C3%ADrus-da-febre-amarela . Acesso em 24 jan. 2022. J) Baixos índices de vacinação da febre amarela são ameaça à volta da doença ao RS. Disponível em: https://saude.rs.gov.br/baixos-indices-de-vacinacao-da-febre-amarela-saoameaca-a-volta-da-doenca-ao-rs#:~:text=de%20vacina%C3%A7%C3%A3o%20da- ,Baixos%20%C3%ADndices%20de%20vacina%C3%A7%C3%A3o%20da%20febre%20amarela %20s%C3%A3o,volta%20da%20doen%C3%A7a%20ao%20RS&text=Estado%20tem%20113% 20cidades%20consideradas,amarela%20j%C3%A1%20registrado%20no%20pa%C3%ADs. Acesso em 24 jan. 2022. K) Bromélias não propagam a dengue. Disponível em: https://biologo.com.br/bio/bromeliasnao-propagam-dengue/ Acesso em 24 jan. 2022. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Segunda Licenciatura em Ciências Biológicas L) Sequência didática. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/sequencia-didatica. Acesso em 24 jan. 2022. Para atingir este objetivo, você deverá seguir as instruções na elaboração da produção textual e contar com a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras do semestre. A participação, nesta proposta, é essencial para o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional. Para realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e se baseiem em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, videoaulas, web aulas e outros materiais complementares), sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por você. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) O aumento do número de casos de febre amarela em 2017 despertou a atenção de profissionais da Saúde em todo o Brasil. Erradicada dos grandes centros urbanos desde 1942, a doença voltou a assustar os brasileiros, com a proliferação de casos de febre amarela em animais silvestres e seres humanos no último ano. Ao longo de 2017, 1.987 casos suspeitos de febre amarela silvestre foram notificados. Desses, 450 continuam em investigação, 586 foram confirmados e 951 descartados. Do total, 282 evoluíram para óbito, sendo 190 confirmados, 49 em investigação e 43 descartados. Em humanos, o número de casos confirmados do surto chegou a 777 em 407 cidades brasileiras com 266 mortes confirmadas. A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos, tanto em áreas urbanas quanto silvestres. Para o enfrentamento da doença, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente a vacina por meio do Calendário Nacional de Vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (também conhecida como Posto de Saúde), principalmente para as pessoas que moram ou vão viajar para área rural, silvestre ou de mata. Diante da gravidade do quadro, profissionais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foram mobilizados para atuar na prevenção e no combate à febre amarela. Outra preocupação do PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Segunda Licenciatura em Ciências Biológicas Ministério da Saúde e da Fiocruz é a disseminação de informação de qualidade em saúde, para evitar o sensacionalismo e a propagação de boatos, tão comuns em épocas de crise. Neste contexto, é cada vez mais importante o envolvimento das diversas instituições de ensino e seus profissionais, para promover o debate e disseminar a informação correta, auxiliando na redução dos casos da doença. Situação-problema: Em um colégio do estado de Minas Gerais, 12 alunos contraíram febre amarela e outras 20 pessoas estão com suspeita da doença, tendo que se ausentar das aulas. Diante disto, a equipe diretiva está elaborando um projeto para auxiliar todos os alunos na compreensão dos mecanismos de transmissão e nos riscos desta doença. Imagine que você foi convidado para auxiliar a equipe pedagógica nesse projeto elaborando uma cartilha informativa que será distribuída aos alunos do ensino fundamental II do colégio, visando informar e auxiliar na prevenção desta doença. Diante disso, elabore uma cartilha organizando-a com base nos seguintes critérios: Introdução: discorra sobre o contexto do material estudado e os principais temas a serem tratados no desenvolvimento do trabalho. (Ao menos 1 lauda). Desenvolvimento: para o desenvolvimento de seu trabalho, você deve realizar uma breve fundamentação teórica abordando os seguintes assuntos: (2-4 laudas): • Aspectos gerais da febre amarela (Distribuição geográfica no mundo e no Brasil; ciclo da doença, modos de transmissão, sintomas, tratamento e medidas preventivas); • Dados recentes sobre os casos de febre amarela no Brasil; • Quais ações que vêm sendo realizadas no Brasil para conter o avanço da doença. Além, de conteúdo específico das diferentes disciplinas que integram o semestre, conforme segue (3 a 4 laudas). PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Segunda Licenciatura em Ciências Biológicas 

A) TAREFA 1: 

1) Descreva o ciclo biológico de Aedes aegypti. 

2) Aponte as principais características morfológicas do mosquito Aedes aegypti e compare com os mosquitos do gênero Hemagogus, que também podem transmitir a doença. 

2) Cite os hospedeiros da febre amarela e comentar sobre os debates atuais e as controvérsias sobre os hospedeiros envolvidos, incluindo os macacos. 

B) TAREFA 2: 

1) Descreva as características gerais do vírus da febre amarela, sua replicação e seu principais locais de replicação. 

2) Descreva as principais respostas imunes do organismo contra o vírus e sua relação com a prevenção da doença.

 C) TAREFA 3:

 1) De que forma as Bromélias podem contribuir para a transmissão da Febre amarela? 

2) Identifique as principais características morfológicas das Bromélias e a classificação sistemática desse grupo de plantas. 

D) TAREFA 4: 

1) Descreva qual o tipo de relação ecológica estabelecida entre o homem e o mosquito, e, entre o homem e o vírus da febre amarela. 

2) De que forma a degradação ambiental pode estar relacionada com os surtos de febre amarela no Brasil, inclusive em regiões já tinha sido erradica. (Discutir, baseado na bibliografia, a hipótese de relação da tragédia de Mariana-MG com o aumento de casos de febre amarela). 

E) TAREFA 5: 

1) Descrever o resultado do estudo sobre a identificação de mutações genéticas no vírus da Febre amarela e quais as suas possíveis consequências. 

 F) TAREFA 6: 

1) Pensar uma proposta de sequência didática, dentro da escola, que envolva a escola e a comunidade escolar, para promover o conhecimento e a conscientização sobre o papel de todos na prevenção da Febre Amarela. 

Considerações finais: Para a finalização do texto, deve ser feita uma retomada do tema-base, com a síntese dos conteúdos mais importantes. (Ao menos 1 lauda). 


NÃO É NECESSÁRIO ALTERAR.

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