TEMOS PRONTO - PTI -  “As várias formas de trabalho: escrava, servil e assalariada" licenciatura em História 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

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semestre: 2

Trecho "Prezado(a) aluno(a), Seja bem-vindo(a) a este semestre! A presente proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) possui como temática: “As várias formas de trabalho: escrava, servil e assalariada”. Escolhemos esta temática por possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL A Leitura da Situação Geradora de Aprendizagem e da Situação-problema fornecerá os elementos necessários para a produção textual. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) A noção de trabalho muda de definição ao longo do tempo. Segundo o Dicionário de Conceitos Históricos: Em sua definição mais comum, trabalho é toda ação de transformação da matéria natural em cultura, ou seja, toda transformação executada por ação humana. Mas o trabalho tem significados diferentes de acordo com a cultura que o vivencia e, em muitos casos, o que é considerado trabalho em uma não é na PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI outra. Em muitas línguas europeias, há inclusive uma distinção entre o trabalho que dá reconhecimento social, uma obra, e o trabalho repetitivo, o trabalho. Tal diferenciação, no entanto, não existe em português (SILVA, K; SILVA, M., 2010, p. 401). A palavra trabalho vem do latim tripalium, que era um instrumento feito de três paus aguçados, algumas vezes ainda munidos de pontas de ferro, no qual os agricultores batiam o trigo, as espigas de milho, para rasgá-los, esfiapá-los. Muitos dicionários, contudo, registram tripalium apenas como instrumento de tortura. Tripalium se liga ao verbo latino vulgar tripaliare, que significa, justamente, “torturar”. Essa é uma faceta da realidade evocada no termo trabalho, aquela que revela a dureza, a fadiga, a dificuldade, irreversivelmente constitutivas da vida humana. A partir dessas definições iniciais, você deverá analisar as diversas formas de trabalho (escrava, servil e assalariada) ao longo da história das sociedades ocidentais, com enfoque nas mudanças de perspectiva acerca da concepção de trabalho. Para tanto, considere a situação problema a seguir. Situação-problema Jane é professora de História nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. Ela decidiu realizar um estudo com seus alunos sobre as mudanças na concepção de trabalho ao longo da história ocidental. Para isso, se organizou da seguinte forma: irá realizar uma pesquisa sobre o tema e produzir um texto que será estudado com seus alunos; irá elaborar um plano de aula para trabalhar o tema. Orientações para a execução do trabalho A partir da leitura da situação-problema apresentada, você deverá se colocar no lugar da professora Jane, realizar uma pesquisa sobre as mudanças na concepção de trabalho ao longo da história ocidental e elaborar um texto e um plano de aula. Para isso, siga as orientações que se seguem: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI 1º PASSO - Leia os trechos a seguir: Nas sociedades grega e romana, era a mão de obra escrava que garantia a produção suficiente para suprir as necessidades da população. Existiam outros trabalhadores além dos escravos, como os meeiros, os artesãos e os camponeses. No entanto, mesmo os trabalhadores livres eram explorados e oprimidos pelos senhores e proprietários. Estes eram desobrigados de qualquer atividade, exceto a de discutir os assuntos da cidade e o bem-estar dos cidadãos. Para que não dependessem do próprio trabalho e pudessem se dedicar exclusivamente a essa atividade, o trabalho escravo era fundamental. [...] Nas sociedades feudais, como no mundo greco-romano, havia também aqueles que trabalhavam — os servos, os camponeses livres e os aldeãos — e aqueles que viviam do trabalho dos outros — os senhores feudais e os membros do clero. A terra era o principal meio de produção, e os trabalhadores tinham direito a seu usufruto e ocupação, mas nunca à propriedade. Muitos trabalhavam em regime de servidão, no qual não gozavam de plena liberdade, mas também não eram escravos. Prevalecia um sistema de deveres do servo para com o senhor e deste para com aquele. Além de cultivar as terras a ele destinadas, o servo era obrigado a trabalhar nas terras do senhor, bem como na construção e manutenção de estradas e pontes. Essa obrigação se chamava corveia. Devia também ao senhor a talha, uma taxa que se pagava sobre tudo o que se produzia na terra e atingia todas as categorias dependentes. Outra obrigação devida ao senhor pelo servo eram as banalidades, pagas pelo uso do moinho, do forno, dos tonéis de cerveja e pelo fato de, simplesmente, residir na aldeia. Essa obrigação era extensiva aos camponeses. [...] da Antiguidade até o fim da Idade Média, as concepções do que denominamos trabalho apresentam variações, mas poucas alterações. Sempre muito desvalorizado, o trabalho não era o elemento central, o núcleo que orientava as relações sociais. Estas se definiam pela hereditariedade, pela religião, pela honra, pela lealdade e pela posição em relação às questões públicas. Eram esses os elementos que permitiam que alguns vivessem do trabalho dos outros. Com o fim do período medieval e a emergência do mercantilismo e do capitalismo, o trabalho “mudou de figura”. Se antes ele era visto como uma atividade penosa e torturante, passou aos poucos a ser considerado algo positivo. Isso aconteceu porque, não sendo mais possível contar com o serviço compulsório, foi preciso convencer as pessoas de que trabalhar para os outros era bom; dizia-se que só assim todos sairiam beneficiados. Para mudar a concepção de trabalho — de atividade vil para atividade que dignifica o homem —, algumas instituições [...] deram sua colaboração. (TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o Ensino Médio. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 39-41.) PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI 2º PASSO - Leia os verbetes escravidão, servidão e trabalho, presentes no Dicionário de Conceitos Históricos (2009), respectivamente nas páginas 110-114, 379-381 e 400-404. Nesses verbetes, é possível ter uma noção geral das formas de trabalho predominantes nos diversos períodos da história ocidental. SILVA, Kalina; SILVA, Maciel. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Ed. Contexto, 2009. Disponível em: https://efabiopablo.files.wordpress.com/2013/04/dicionc3a1rio-deconceitos-histc3b3ricos.pdf Acesso em: 16 dez. 2021. 3º PASSO - Leia o artigo Escravidão antiga e moderna (1998), que aborda as nuances do conceito de escravidão, pelo enfoque historiográfico, tendo em vista as características da escravidão na Antiguidade Clássica e a escravidão nas Américas no período moderno. CARDOSO. Ciro Flamarion; REDE, Marcelo; ARAÚJO, Regina Rebel de Araújo. Escravidão antiga e moderna. In: Tempo, v. 3, n. 6, dez. 1998. Disponível em: http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg6-1.pdf Acesso em 16 dez. 2021. 4º PASSO - Após realizar as leituras, você deverá escrever um texto (de no mínimo duas e no máximo quatro laudas) sobre: “As várias formas de trabalho: escrava, servil e assalariada”. Aborde as transformações na própria concepção de trabalho ao longo dos períodos históricos. Enfoque as diferenças no conceito de escravidão quando nos referimos à Antiguidade e Idade Moderna. 5º PASSO - Na sequência, você deverá elaborar um plano de aula que possa ser utilizado para o estudo do conteúdo/tema “As várias formas de trabalho: escrava, servil e assalariada”, com alunos de uma série final do ensino fundamental ou do ensino médio. Você irá apenas elaborar o plano de aula, pois não precisa desenvolvê-lo com os alunos. Esse plano deve conter as etapas descritas no quadro que se segue: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI PLANO DE AULA 1. Público-alvo: Especifique a série/ano do ensino fundamental ou do ensino médio para a qual o plano de aula é destinado. 2. Conteúdo(s): “As várias formas de trabalho: escrava, servil e assalariada”. Aqui você também pode indicar outros conteúdos específicos que podem ser estudados e estão relacionados às várias formas de trabalho. 3. Objetivo geral: Indique um objetivo geral que pretende alcançar ao trabalhar o conteúdo. 4. Objetivos específicos: Indique três objetivos específicos que pretende alcançar ao trabalhar o conteúdo. 5. Nº de aulas: Indique a quantidade de aulas necessárias para desenvolver o plano de aula. 6. Metodologia: Descreva, em tópicos, as ações a serem executadas para o alcance dos objetivos propostos. Por meio de tópicos deverá descrever como irá iniciar, desenvolver e concluir o estudo do(s) conteúdo(s) previsto(s). 7. Recursos: Apresente os recursos materiais e didáticos necessários (datashow, cartolina, tesoura, revistas, textos, vídeos, imagens, entre outros). Se optar por utilizar vídeos ou imagens deverá indicá-los em “referências” e inserir o link para acesso. 8. Avaliação: Descrever como a avaliação será realizada e em qual momento. Ex.: Os alunos poderão ser avaliados durante as aulas ou poderá destinar uma aula para avaliá-los. São exemplos de atividades avaliativas: debates; análise de textos, imagens, letras de músicas; elaboração de mapa conceitual; elaboração de texto com narrativa histórica; confecção e apresentação de cartazes, etc. 9. Referências: Inserir as referências consultadas para a preparação da aula e/ou atividades. ATENÇÃO:  Você pode, e deve, consultar outras fontes (textos, livros, artigos e afins) sobre o tema, na Biblioteca Virtual, na Minha Biblioteca e nos materiais das disciplinas.  Sua produção textual deve ser composta por: Introdução, desenvolvimento (texto + plano de aula), conclusão. "

NÃO É NECESSÁRIO ALTERAR.

valor: R$50,00.

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em seguida envie um e-mail com o título do trabalho adquirido e o comprovante de pagamento (print ou foto) para: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou WHATSAPP (88) 99867-4804


Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.


temos referências.


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