TEMOS PRONTO - PTI - “A gamificação em propostas de Educação Infantil”. PEDAGOGIA 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
TEMOS PRONTO - PTI - “A gamificação em propostas de Educação Infantil”. PEDAGOGIA 2020 - WHATSAPP (88) 99867-4804
semestre: 3/4º fex do curso de Pedagogia
Trecho "Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática A
gamificação em propostas de Educação Infantil. Escolhemos essa temática para possibilitar a
reflexão sobre essa metodologia, uma vez que suas principais ideias podem ser consideradas em
práticas voltadas à Educação infantil, essencialmente na vinculação aos campos de experiências
apresentados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Aprovada em 2018, a BNCC vem alterar não somente os currículos da Educação Básica, mas a
perspectiva da atuação docente, que especificamente na Educação Infantil deve considerar como
eixos estruturantes “[...] Situação geradora de aprendizagem A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define
o conjunto de conhecimentos, competências e habilidades que devem ser aprendidas e
desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Na Educação Infantil, o documento direciona o trabalho pedagógico a partir de campos de experiências tomando as interações e a brincadeira como eixos
estruturantes.
Os estudos da BNCC são fundamentais para apropriar-se dos conhecimentos e determinações
presentes no documento, adequar os Projetos Político Pedagógicos e desenvolver o trabalho em sala
de aula considerando os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil.
Considerando a necessidade de aperfeiçoar as práticas pedagógicas e a formação continuada
dos professores, a coordenadora da escola Maria Montessori organizou um grupo de estudos sobre
a BNCC. Durante os estudos as professoras terão a oportunidade de conhecer os campos de
experiências e aprofundar os conhecimentos sobre a importância da ludicidade para o
desenvolvimento infantil.
Situação-problema
Durante um dos encontros, a coordenadora levou um material para leitura que falava sobre
gamificação. Muitas professoras desconheciam o conceito e o que ele propõe em relação aos
encaminhamentos pedagógicos. A partir dos estudos realizados as professoras consideraram que o
termo está relacionado a utilização de mecanismos de jogo em contexto fora de jogo, como o
processo educativo, estabelecendo assim, paralelos com a perspectiva lúdica, a forma criativa de
abordar os conteúdos e a aprendizagem ativa.
As professoras ressaltaram ainda que o jogo, o brinquedo e a brincadeira beneficiam as
aprendizagens, e foram desafiadas pela coordenadora com a problematização: Como elaborar um
plano de aula voltado para a Educação Infantil considerando a gamificação? A coordenação indicou
ainda a utilização de jogos on-line de uma brinquedoteca virtual disponibilizados por uma
universidade para enriquecer o trabalho realizado"
envio efetuado por e-mail ou WhatsApp imediatamente após confirmação de pagamento (transferência ou cartão, entrega imediata - se for via boleto, apenas após compensar).
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
valor: R$50,00.
para efetuar o pagamento via transferência bancária (CAIXA, BRADESCO, NUCONTA, INTER, BANCO DO BRASIL) solicite a conta de sua preferência no e-mail ou whatsapp ou, se preferir, pague pelo Mercado Pago clicando AQUI (boleto ou cartão, inclusive parcelamento).
em seguida envie um e-mail com o título do trabalho adquirido e o comprovante de pagamento (print ou foto) para: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou WHATSAPP (88) 99867-4804
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
NÃO É NECESSÁRIO ALTERAR.
temos referências.
DÚVIDAS, SOLICITAÇÕES DE OUTROS TRABALHOS E DEMAIS DEMANDAS, BASTA ENVIAR UM E-MAIL PARA: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou chamar no whatsapp acima.
Comentários
Postar um comentário