TEMOS PRONTO - Projetos e Prática de Ação Pedagógica Gestão da Educação em Ambientes Escolares e Não Escolares”. pedagogia UNIP 2020 - WHATSAPP (88) 99867-4804

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Trecho " Este manual foi elaborado pela equipe da Coordenadoria de Estágios em Educação (CEE) para fornecer orientações referentes às atividades avaliativas da disciplina Projetos e Práticas de Ação Pedagógica – Gestão da Educação em Ambientes Escolares e Não Escolares. Os Projetos e Práticas de Ação Pedagógica (PPAP) se constituem na formação mediante a relação educação e trabalho, estabelecendo o vínculo entre a teoria em cada disciplina e sua articulação com os conteúdos e os métodos trabalhados nos períodos e integrando os componentes curriculares acadêmico, laboral e investigativo a partir da observação, da vivência e da simulação da prática profissional desde o início da vida universitária. Os projetos estão atrelados às disciplinas do semestre e têm o propósito de colaborar para a formação da identidade do professor pesquisador, reflexivo e atuante na sociedade a partir da articulação com as demais disciplinas e mediante ações educativas integradoras que estreitem o vínculo entre universidade, escola e comunidade. Entre as modalidades organizativas de planejamento, o projeto de intervenção coletivo tem como meta organizar a ação, a responsabilização e a divisão de tarefas a serem realizadas entre os participantes mediante uma situação de necessidade da realidade local do ambiente escolar ou não escolar. Em ambiente escolar, os temas dos projetos são definidos de acordo com os interesses, as necessidades e a situação de cada instituição. Os mais frequentes são: a formação de professores, de funcionários e orientações às famílias; com os alunos pode desenvolver projetos de intervenção que atendam a recuperação de aprendizagem e a evasão, dentre outras que possam atender as demandas da gestão escolar. Os responsáveis por um projeto de intervenção coletivo na escola são os profissionais da equipe gestora, como o diretor de escola, o coordenador pedagógico e/ou orientador educacional que, com apoio da Supervisão Escolar e/ou de Ensino, atuam junto aos professores, aos alunos e à comunidade, para desenvolverem ações ordenadas com divisão de tarefas. 4 Manual de Estágio No ambiente não escolar, que pode ocorrer em hospitais, ONGs, no RH das empresas, sindicatos e movimentos sociais, por exemplo, o projeto de intervenção deve ter como meta organizar a ação, a responsabilização e a divisão de tarefas a serem realizadas entre os envolvidos, evidenciando o papel do pedagogo nesses ambientes, que, embora aconteça no âmbito da educação não formal, a produção do conhecimento e formação de profissionais é necessária. O pedagogo que atua na empresa e em outras organizações responde pelos processos de educação continuada dos seus funcionários. Espera-se, no contexto de empresa, por exemplo, que esse profissional possa intervir nas relações de trabalho e na interação entre os colaboradores, conduzindo-os a refletir sobre suas ações no contexto e contribuindo para a construção de relações mais humanizadas. Como resultado, espera-se, ainda, que esse trabalho tenha impacto na construção de um ambiente propício ao crescimento pessoal e do grupo. Essa atuação passa pelo entendimento e pelo desenvolvimento dos princípios éticos que regem as relações, bem como de conteúdos atitudinais e procedimentais que contribuem para que se atinjam os fins propostos pela missão, pelos valores e pelos objetivos da empresa. Por isso, os temas dos projetos de intervenção nesse contexto variam conforme os objetivos da organização ou da empresa. Os mais frequentes são a formação de profissionais, arte e cultura, inclusão, alfabetização de adultos, meio ambiente e sustentabilidade, reforço escolar, tecnologia, dentre outros."

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