TEMOS PRONTO - PTI - “A prática educativa no contexto da diversidade atendida pela escola”. PEDAGOGIA. 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804
TEMOS PRONTO - PTI - “A prática educativa no contexto da diversidade atendida pela escola”. PEDAGOGIA. 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804
SEMESTRE: 1º
Trecho "Prezado aluno,
Seja bem-vindo/a as atividades indicadas nesse semestre!
A proposta da Produção Textual Individual a ser realizada de maneira
Interdisciplinar (PTI) terá como temática: “A prática educativa no contexto da
diversidade atendida pela escola”. Escolhemos essa temática como forma de possibilitar
a reflexão sobre a inclusão no espaço escolar, de crianças com necessidades educativas
especiais, por meio de atividade interdisciplinar.
Se analisarmos em diferentes períodos históricos, a maneira como a sociedade
acolhe as pessoas com alguma deficiência, poderemos observar que, de maneira
explícita ou camuflada, tais pessoas acabam, passando por situações constrangedoras,
preconceituosas e discriminatórias. Possivelmente enfrentam situações de abandono,
escravidão, segregação, castigos e solidão. Fernandes (2011, p.133) ao tratar sobre a
temática, argumenta que em diferentes culturas a trajetória do indivíduo com
necessidades especiais, sempre foi marcada por lutas em favor do próprio direito à
cidadania. Essas lutas, ganha novo significado a partir da Declaração de Salamanca em
1994. Com o advento da Declaração de Salamanca (1994) o direito à escolarização do
aluno com necessidade especial, continua impactada por diferentes fases de inserção e
PRODUÇÃO TEXTUAL
inclusão. O grande marco legal na história da inclusão do Brasil foi a “Política Nacional
de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” (BRASIL, 2008), que passou
a assegurar a inclusão de alunos PAEE: com deficiência, transtornos globais do
desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, no ensino regular. No que se refere ao ponto de vista estrutural, os desafios em relação à inclusão
são diversos, entre eles se faz presente a questão da acessibilidade, pois as instituições
de ensino devem lidar com a eliminação de várias barreiras, desde as arquitetônicas até
as comunicacionais e atitudinais. De acordo com a Lei n.13.146/15, que institui a Lei
Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a acessibilidade é a possibilidade e a
condição de participação e utilização, com segurança e autonomia, dos espaços
urbanos, edificações públicas e privadas, mobiliários, equipamentos, transporte e
tecnologias, bem como de outros serviços e instalações de uso coletivo. Do ponto de
vista social, a acessibilidade é um dos instrumentos essenciais para que as pessoas com
deficiência exerçam seus mais variados direitos na convivência com os demais cidadãos.
Assim, nas últimas décadas, a tentativa de inserção de alunos da educação especial
(PAEE), em escolas regulares, segue acompanhada de legislação específica, porém, na
prática ainda acontece de forma pouco estruturada.
No Brasil existem alguns projetos que lutam pela implementação da legislação
que ampara as pessoas com necessidades educativas especiais. Dentre eles, destacamos
o Projeto LIA (Lazer, Inclusão e Acessibilidade), uma iniciativa da sociedade civil que
busca difundir a importância da inclusão também na diversão. O projeto LIA vem
lembrar que as pessoas com deficiência, têm assegurado por lei, o direito à educação, à
saúde, ao trabalho e ao lazer.
De acordo com Kishimoto (2011), o brincar é uma das coisas mais importantes
para a aprendizagem e desenvolvimento de qualquer criança. Seguindo essa
perspectiva, o projeto constantemente procura promover ações, junto ao poder
público, no sentido de “cobrar” a construção de espaços públicos com incorporação de
brinquedos adaptados, para que as crianças com deficiência possam também brincar de
maneira coletiva. O projeto encampa essa luta porque as crianças com deficiência
muitas vezes apresentam necessidades específicas e os brinquedos existentes nos
parques públicos, nem sempre são adaptados para atendê-las. Citamos como exemplo, as crianças com mobilidade reduzida e/ou com alterações sensoriais e intelectuais que
necessitam de brinquedos seguros, que tenham estrutura e travas para sustentar a
cadeira de rodas. Brinquedos que, além de ampliarem as experiências motoras,
cognitivas e sensoriais acabam auxiliando na promoção da inclusão social.
Voltando a atenção para o ambiente escolar inclusivo, a acessibilidade é temática
amparada pela legislação vigente. Os profissionais da escola, além da responsabilidade
em acolher, analisar área arquitetônica, devem planejar o trabalho escolar com vistas a
atender as necessidades dos alunos. Principalmente o trabalho pedagógico
interdisciplinar ao envolver outras dimensões tais como: adaptação de materiais
didáticos, questões metodológicas, avaliativas e atitudinais. Assim, tanto o trabalho a
ser realizado em sala de aula quanto nas demais dependências da instituição, devem
ofertar recursos e estratégias que promovam acesso e permanência dos acadêmicos
com necessidades educativas no espaço escolar.
Diante do exposto, este trabalho tem o objetivo de possibilitar a análise do
processo inclusivo, indicado para que a escola favoreça acesso, permanência e êxito de
todos os alunos, respeitando suas diferenças ao mesmo tempo em que busca promover
a equidade entre os cidadãos, a exemplo do projeto LIA. A partir de tais questões, essa
proposta de produção textual, tem a finalidade de propiciar um olhar mais atento sobre
a prática educativa realizada pelo professor no espaço escolar.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Leitura e interpretação da SGA
Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema, (ambas
destacadas logo abaixo), você, futuro docente, deverá elaborar uma produção textual
(autoria própria), com respaldo teórico disponibilizado pelas disciplinas cursadas ao
longo deste semestre. O texto deverá ser estruturado seguindo as normas da ABNT.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Para refletir sobre “A prática educativa no contexto da diversidade atendida
pela escola”, tome como exemplo, a situação que apresentamos abaixo:
PRODUÇÃO TEXTUAL
Pensar a inclusão na infância vai além do contexto escolar, contempla o processo
de interação entre as crianças por meio do brincar. O projeto LIA - Lazer, Inclusão e
Acessibilidade tem como proposta implantar brinquedos adaptados em parques já
existentes, para que ocorra a inclusão da criança como necessidade educativa especial
e todas possam brincar juntas. Os brinquedos planejados pelo projeto possuem
adaptações em sua estrutura, que permitem a interação de crianças com deficiência
com as demais crianças. O resultado que se busca a partir dessa iniciativa éa inclusão
social, levando, assim, a construção de uma sociedade menos preconceituosa.
SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)
Amanda é professora de uma escola municipal e mãe de uma menina com
deficiência motora, decorrente de uma paralisia cerebral. Conhecedora das leis que
determinam o direito das pessoas com deficiência, Amanda não se conforma em ver sua
filha presa à cadeira de rodas apenas “assistindo” as atividades recreativas, impedida de
participar da interação com outras crianças, seja no intervalo das aulas da escola ou
espaços públicos como praças e parques. Essa situação a faz pensar sobre as dificuldades
que as crianças com deficiência encontram para se divertirem nos espaços públicos. A
escola em que leciona, onde sua filha também estuda, fica próxima ao parquinho
público, sendo que este, muitas vezes, também é utilizado para o desenvolvimento de
atividades escolares.
Em um final de semana, esse parque recebeu as atividades do Projeto LIA, que
trouxe brinquedos e atividades adaptadas que possibilitaram a participação de sua filha
com deficiência e sua interação com as outras crianças.
Essa experiência levou Amanda a ter uma ideia: criar um projeto em parceria
com a escola em que leciona e com a comunidade para que o espaço da escola e do
parque próximo a escola, recebam brinquedos adaptados com objetivo de facilitar a
inclusão de todas as crianças, assim como, a promoção de atividades que ampliem as
experiências motoras, cognitivas e sensoriais das crianças. A primeira ação consiste em
redigir um texto que apresente o projeto e justifique sua importância diante da garantia
dos direitos à educação, saúde e lazer das crianças com deficiência, já estabelecido em legislação própria. Esse texto será divulgado para a comunidade, com o intuito de
sensibilizar a mesma para posterior envolvimento na prática social.
Dada a situação, agora é sua vez de você acadêmico: 1) colocar-se no lugar da
Amanda, 2) realizar a leitura e o estudo do material proposto, 3) pesquisar outras
referências e a partir do exposto, 4) elaborar uma produção textual que represente o
informativo que será divulgado para a comunidade, a partir do tema “Lazer,
Aprendizagem, Inclusão e Acessibilidade de crianças com deficiência.”
Você deverá seguir as instruções indicadas logo abaixo:
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO (....)
envio efetuado por e-mail ou WhatsApp imediatamente após confirmação de pagamento (transferência ou cartão, entrega imediata - se for via boleto, apenas após compensar).
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
valor: R$50,00.
Para efetuar o pagamento via transferência bancária (PIX OU CONTAS CAIXA, BRADESCO, NUCONTA, INTER, BANCO DO BRASIL) solicite O PIX conta de sua preferência no e-mail ou WhatsApp ou, se preferir, pague pelo Mercado Pago clicando AQUI (boleto ou cartão, inclusive parcelamento).
em seguida envie um e-mail com o título do trabalho adquirido e o comprovante de pagamento (print ou foto) para: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou WHATSAPP (88) 99867-4804
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
NÃO É NECESSÁRIO ALTERAR.
temos referências.
DÚVIDAS, SOLICITAÇÕES DE OUTROS TRABALHOS E DEMAIS DEMANDAS, BASTA ENVIAR UM E-MAIL PARA: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou chamar no whatsapp acima.
Comentários
Postar um comentário