TEMOS PRONTO - PTI -   “A prática educativa no contexto da diversidade atendida pela escola”. PEDAGOGIA. 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804

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SEMESTRE: 1º

Trecho "Prezado aluno, Seja bem-vindo/a as atividades indicadas nesse semestre! A proposta da Produção Textual Individual a ser realizada de maneira Interdisciplinar (PTI) terá como temática: “A prática educativa no contexto da diversidade atendida pela escola”. Escolhemos essa temática como forma de possibilitar a reflexão sobre a inclusão no espaço escolar, de crianças com necessidades educativas especiais, por meio de atividade interdisciplinar. Se analisarmos em diferentes períodos históricos, a maneira como a sociedade acolhe as pessoas com alguma deficiência, poderemos observar que, de maneira explícita ou camuflada, tais pessoas acabam, passando por situações constrangedoras, preconceituosas e discriminatórias. Possivelmente enfrentam situações de abandono, escravidão, segregação, castigos e solidão. Fernandes (2011, p.133) ao tratar sobre a temática, argumenta que em diferentes culturas a trajetória do indivíduo com necessidades especiais, sempre foi marcada por lutas em favor do próprio direito à cidadania. Essas lutas, ganha novo significado a partir da Declaração de Salamanca em 1994. Com o advento da Declaração de Salamanca (1994) o direito à escolarização do aluno com necessidade especial, continua impactada por diferentes fases de inserção e PRODUÇÃO TEXTUAL inclusão. O grande marco legal na história da inclusão do Brasil foi a “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” (BRASIL, 2008), que passou a assegurar a inclusão de alunos PAEE: com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, no ensino regular. No que se refere ao ponto de vista estrutural, os desafios em relação à inclusão são diversos, entre eles se faz presente a questão da acessibilidade, pois as instituições de ensino devem lidar com a eliminação de várias barreiras, desde as arquitetônicas até as comunicacionais e atitudinais. De acordo com a Lei n.13.146/15, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a acessibilidade é a possibilidade e a condição de participação e utilização, com segurança e autonomia, dos espaços urbanos, edificações públicas e privadas, mobiliários, equipamentos, transporte e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações de uso coletivo. Do ponto de vista social, a acessibilidade é um dos instrumentos essenciais para que as pessoas com deficiência exerçam seus mais variados direitos na convivência com os demais cidadãos. Assim, nas últimas décadas, a tentativa de inserção de alunos da educação especial (PAEE), em escolas regulares, segue acompanhada de legislação específica, porém, na prática ainda acontece de forma pouco estruturada. No Brasil existem alguns projetos que lutam pela implementação da legislação que ampara as pessoas com necessidades educativas especiais. Dentre eles, destacamos o Projeto LIA (Lazer, Inclusão e Acessibilidade), uma iniciativa da sociedade civil que busca difundir a importância da inclusão também na diversão. O projeto LIA vem lembrar que as pessoas com deficiência, têm assegurado por lei, o direito à educação, à saúde, ao trabalho e ao lazer. De acordo com Kishimoto (2011), o brincar é uma das coisas mais importantes para a aprendizagem e desenvolvimento de qualquer criança. Seguindo essa perspectiva, o projeto constantemente procura promover ações, junto ao poder público, no sentido de “cobrar” a construção de espaços públicos com incorporação de brinquedos adaptados, para que as crianças com deficiência possam também brincar de maneira coletiva. O projeto encampa essa luta porque as crianças com deficiência muitas vezes apresentam necessidades específicas e os brinquedos existentes nos parques públicos, nem sempre são adaptados para atendê-las. Citamos como exemplo, as crianças com mobilidade reduzida e/ou com alterações sensoriais e intelectuais que necessitam de brinquedos seguros, que tenham estrutura e travas para sustentar a cadeira de rodas. Brinquedos que, além de ampliarem as experiências motoras, cognitivas e sensoriais acabam auxiliando na promoção da inclusão social. Voltando a atenção para o ambiente escolar inclusivo, a acessibilidade é temática amparada pela legislação vigente. Os profissionais da escola, além da responsabilidade em acolher, analisar área arquitetônica, devem planejar o trabalho escolar com vistas a atender as necessidades dos alunos. Principalmente o trabalho pedagógico interdisciplinar ao envolver outras dimensões tais como: adaptação de materiais didáticos, questões metodológicas, avaliativas e atitudinais. Assim, tanto o trabalho a ser realizado em sala de aula quanto nas demais dependências da instituição, devem ofertar recursos e estratégias que promovam acesso e permanência dos acadêmicos com necessidades educativas no espaço escolar. Diante do exposto, este trabalho tem o objetivo de possibilitar a análise do processo inclusivo, indicado para que a escola favoreça acesso, permanência e êxito de todos os alunos, respeitando suas diferenças ao mesmo tempo em que busca promover a equidade entre os cidadãos, a exemplo do projeto LIA. A partir de tais questões, essa proposta de produção textual, tem a finalidade de propiciar um olhar mais atento sobre a prática educativa realizada pelo professor no espaço escolar. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Leitura e interpretação da SGA Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema, (ambas destacadas logo abaixo), você, futuro docente, deverá elaborar uma produção textual (autoria própria), com respaldo teórico disponibilizado pelas disciplinas cursadas ao longo deste semestre. O texto deverá ser estruturado seguindo as normas da ABNT. SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA) Para refletir sobre “A prática educativa no contexto da diversidade atendida pela escola”, tome como exemplo, a situação que apresentamos abaixo: PRODUÇÃO TEXTUAL Pensar a inclusão na infância vai além do contexto escolar, contempla o processo de interação entre as crianças por meio do brincar. O projeto LIA - Lazer, Inclusão e Acessibilidade tem como proposta implantar brinquedos adaptados em parques já existentes, para que ocorra a inclusão da criança como necessidade educativa especial e todas possam brincar juntas. Os brinquedos planejados pelo projeto possuem adaptações em sua estrutura, que permitem a interação de crianças com deficiência com as demais crianças. O resultado que se busca a partir dessa iniciativa éa inclusão social, levando, assim, a construção de uma sociedade menos preconceituosa. SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP) Amanda é professora de uma escola municipal e mãe de uma menina com deficiência motora, decorrente de uma paralisia cerebral. Conhecedora das leis que determinam o direito das pessoas com deficiência, Amanda não se conforma em ver sua filha presa à cadeira de rodas apenas “assistindo” as atividades recreativas, impedida de participar da interação com outras crianças, seja no intervalo das aulas da escola ou espaços públicos como praças e parques. Essa situação a faz pensar sobre as dificuldades que as crianças com deficiência encontram para se divertirem nos espaços públicos. A escola em que leciona, onde sua filha também estuda, fica próxima ao parquinho público, sendo que este, muitas vezes, também é utilizado para o desenvolvimento de atividades escolares. Em um final de semana, esse parque recebeu as atividades do Projeto LIA, que trouxe brinquedos e atividades adaptadas que possibilitaram a participação de sua filha com deficiência e sua interação com as outras crianças. Essa experiência levou Amanda a ter uma ideia: criar um projeto em parceria com a escola em que leciona e com a comunidade para que o espaço da escola e do parque próximo a escola, recebam brinquedos adaptados com objetivo de facilitar a inclusão de todas as crianças, assim como, a promoção de atividades que ampliem as experiências motoras, cognitivas e sensoriais das crianças. A primeira ação consiste em redigir um texto que apresente o projeto e justifique sua importância diante da garantia dos direitos à educação, saúde e lazer das crianças com deficiência, já estabelecido em legislação própria. Esse texto será divulgado para a comunidade, com o intuito de sensibilizar a mesma para posterior envolvimento na prática social. Dada a situação, agora é sua vez de você acadêmico: 1) colocar-se no lugar da Amanda, 2) realizar a leitura e o estudo do material proposto, 3) pesquisar outras referências e a partir do exposto, 4) elaborar uma produção textual que represente o informativo que será divulgado para a comunidade, a partir do tema “Lazer, Aprendizagem, Inclusão e Acessibilidade de crianças com deficiência.” Você deverá seguir as instruções indicadas logo abaixo: ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO (....) 

envio efetuado por e-mail ou WhatsApp imediatamente após confirmação de pagamento (transferência  ou cartão, entrega imediata - se for via boleto, apenas após compensar).

valor: R$50,00.

Para efetuar o pagamento via transferência bancária (PIX OU CONTAS CAIXA, BRADESCO, NUCONTA, INTER, BANCO DO BRASIL) solicite O PIX conta de sua preferência no e-mail ou WhatsApp ou, se preferir, pague pelo Mercado Pago clicando AQUI (boleto ou cartão, inclusive parcelamento).

em seguida envie um e-mail com o título do trabalho adquirido e o comprovante de pagamento (print ou foto) para: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou WHATSAPP (88) 99867-4804


Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.

NÃO É NECESSÁRIO ALTERAR.

temos referências.


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