TEMOS PRONTO - PTI - “a ludicidade e a gamificação nas aulas de Língua Portuguesa e suas Literaturas". 2ª licenciatura - letras português. 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804
TEMOS PRONTO - PTI - “a ludicidade e a gamificação nas aulas de Língua Portuguesa e suas Literaturas". 2ª licenciatura - letras português. 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804
Semestres: 2º dos Cursos de 2º Licenciatura em letras - Lingua portuguesa
Trecho "Prezado aluno,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática a
ludicidade e a gamificação nas aulas de Língua Portuguesa e suas Literaturas, considerando os
norteamentos apresentados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os diferentes métodos,
metodologias e abordagens de ensino da Língua Portuguesa e suas Literaturas em tempos de
pandemia e ensino remoto. Escolhemos essa temática para possibilitar a aprendizagem
interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre. (...) Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Para refletir sobre a atuação do professor de Língua Portuguesa e suas Literaturas no Ensino Médio,
tome como exemplo o caso que apresentaremos a seguir:
Ana Carolina é professora de Língua Portuguesa e suas Literaturas em uma escola pública, de
grande porte, do seu bairro, na região periférica da cidade. Ela atua em dois períodos, matutino e
vespertino, responsabilizando-se por dez turmas, com aproximadamente 40 alunos cada. Ela atua
nessa escola, desde a sua formatura, há pouco mais de 2 anos.
Apesar da pouca experiência, ela já é conhecida na escola por sua dedicação, empenho e
criatividade. Por isso, é muito querida pelos alunos, que sempre são surpreendidos por uma atividade
interessante, que facilita a compreensão dos conteúdos, em suas aulas.
Como todo início, Ana Carolina teve que encarar muitos desafios quando começou a lecionar:
o medo, as dúvidas, a precariedade do ensino público no Brasil, a desvalorização dos professores, a
situação de vulnerabilidade na qual vivem seus alunos. Contudo, logo após seu primeiro ano atuando
na escola, quando imaginava que já estava se acostumando com o ritmo da sala de aula, a pandemia
do novo coronavírus chegou e ela teve que encarar um novo desafio: o de dar aulas em meio ao surto
de um vírus letal. De uma hora para outra, o mundo se modificou: distanciamento social, máscaras,
isolamento, quarentena, álcool gel, escolas fechadas e aulas on-line. A dificuldade não era só migrar
para o ensino remoto, mas com todos os fatores internos e externos que envolviam o processo
educativo numa situação como essa, a saber: o temor diante de um vírus invisível que já ceifou muitas
vidas no mundo todo; o distanciamento social; o medo que tomou toda a comunidade, que tem que
escolher entre morrer de fome ou morrer de coronavírus, visto que a maioria é formada por
trabalhadores informais; a angústia que seus alunos sentem ao verem seus pais preocupados com as
questões sanitárias e financeiras; o luto por perderem seus entes queridos, por não poderem
encontrar os amigos e não poderem ir à escola; o fato de grande parte deles não ter acesso à internet,
ou ter apenas um equipamento em casa, dividido com irmãos com aulas no mesmo horário...
Como já era de se esperar, os alunos começaram a evadir das aulas remotas e Ana Carolina
precisava buscar estratégias para manter a participação dos alunos nas atividades, mesmo com todas as adversidades, pois ela acreditava em seus alunos, em sua comunidade e no poder transformador
da educação. Afinal, ela era um exemplo do que acontece quando oportunidades são oferecidas. Por
isso, sempre se empenhou em criar, em sua sala de aula, um ambiente de acolhimento e
aprendizado, onde nenhum estudante seja invisibilizado, mas todos se sintam convidados a
protagonizar o processo de construção de saberes e contribuir para o desenvolvimento de uma
educação crítica e que dê significado às suas vidas. Desse modo, recordou das aulas de metodologia
de ensino de línguas que tivera na graduação, fez algumas pesquisas na internet, assistiu a algumas
lives e conversando com seus colegas de trabalho, chegou à conclusão de que investir na ludicidade,
como a utilização de jogos on-line seria um bom método de ensino-aprendizagem no ensino remoto,
pois além de aproveitar melhor o recurso do computador e do celular, seria também uma maneira
leve e prazerosa de ensinar e engajar os alunos, em tempos tão difíceis e duros. Mas, como fazer
isso?
Situação-problema:
Para realizar essa Produção Textual Interdisciplinar em Individual (PTI), você deve se colocar
na situação da professora Ana Carolina e elaborar um Plano de aula para uma das turmas do Ensino
Médio, tendo como foco a ludicidade como a gamificação e os métodos, metodologias e abordagens
para o ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas no ensino remoto. Esse Plano de Aula deverá
considerar a execução de 4 aulas no segmento Ensino Médio e também ter como base a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC). A escolha do ano escolar em que o trabalho será desenvolvido
fica a seu critério.
"
envio efetuado por e-mail ou WhatsApp imediatamente após confirmação de pagamento (transferência ou cartão, entrega imediata - se for via boleto, apenas após compensar).
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
valor: R$50,00.
para efetuar o pagamento via transferência bancária (CAIXA, BRADESCO, NUCONTA, INTER, BANCO DO BRASIL) solicite a conta de sua preferência no e-mail ou whatsapp ou, se preferir, pague pelo Mercado Pago clicando AQUI (boleto ou cartão, inclusive parcelamento).
em seguida envie um e-mail com o título do trabalho adquirido e o comprovante de pagamento (print ou foto) para: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou WHATSAPP (88) 99867-4804
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
NÃO É NECESSÁRIO ALTERAR.
temos referências.
DÚVIDAS, SOLICITAÇÕES DE OUTROS TRABALHOS E DEMAIS DEMANDAS, BASTA ENVIAR UM E-MAIL PARA: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou chamar no whatsapp acima.
Comentários
Postar um comentário