TEMOS PRONTO - PTI -   “a ludicidade e a gamificação nas aulas de Língua Portuguesa e suas Literaturas". 2ª licenciatura - letras português. 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804

TEMOS PRONTO - PTI -   “a ludicidade e a gamificação nas aulas de Língua Portuguesa e suas Literaturas". 2ª licenciatura - letras português. 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804

Semestres: 2º dos Cursos de 2º Licenciatura em letras - Lingua portuguesa

Trecho "Prezado aluno, Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática a ludicidade e a gamificação nas aulas de Língua Portuguesa e suas Literaturas, considerando os norteamentos apresentados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os diferentes métodos, metodologias e abordagens de ensino da Língua Portuguesa e suas Literaturas em tempos de pandemia e ensino remoto. Escolhemos essa temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre.  (...) Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Para refletir sobre a atuação do professor de Língua Portuguesa e suas Literaturas no Ensino Médio, tome como exemplo o caso que apresentaremos a seguir: Ana Carolina é professora de Língua Portuguesa e suas Literaturas em uma escola pública, de grande porte, do seu bairro, na região periférica da cidade. Ela atua em dois períodos, matutino e vespertino, responsabilizando-se por dez turmas, com aproximadamente 40 alunos cada. Ela atua nessa escola, desde a sua formatura, há pouco mais de 2 anos. Apesar da pouca experiência, ela já é conhecida na escola por sua dedicação, empenho e criatividade. Por isso, é muito querida pelos alunos, que sempre são surpreendidos por uma atividade interessante, que facilita a compreensão dos conteúdos, em suas aulas. Como todo início, Ana Carolina teve que encarar muitos desafios quando começou a lecionar: o medo, as dúvidas, a precariedade do ensino público no Brasil, a desvalorização dos professores, a situação de vulnerabilidade na qual vivem seus alunos. Contudo, logo após seu primeiro ano atuando na escola, quando imaginava que já estava se acostumando com o ritmo da sala de aula, a pandemia do novo coronavírus chegou e ela teve que encarar um novo desafio: o de dar aulas em meio ao surto de um vírus letal. De uma hora para outra, o mundo se modificou: distanciamento social, máscaras, isolamento, quarentena, álcool gel, escolas fechadas e aulas on-line. A dificuldade não era só migrar para o ensino remoto, mas com todos os fatores internos e externos que envolviam o processo educativo numa situação como essa, a saber: o temor diante de um vírus invisível que já ceifou muitas vidas no mundo todo; o distanciamento social; o medo que tomou toda a comunidade, que tem que escolher entre morrer de fome ou morrer de coronavírus, visto que a maioria é formada por trabalhadores informais; a angústia que seus alunos sentem ao verem seus pais preocupados com as questões sanitárias e financeiras; o luto por perderem seus entes queridos, por não poderem encontrar os amigos e não poderem ir à escola; o fato de grande parte deles não ter acesso à internet, ou ter apenas um equipamento em casa, dividido com irmãos com aulas no mesmo horário... Como já era de se esperar, os alunos começaram a evadir das aulas remotas e Ana Carolina precisava buscar estratégias para manter a participação dos alunos nas atividades, mesmo com todas as adversidades, pois ela acreditava em seus alunos, em sua comunidade e no poder transformador da educação. Afinal, ela era um exemplo do que acontece quando oportunidades são oferecidas. Por isso, sempre se empenhou em criar, em sua sala de aula, um ambiente de acolhimento e aprendizado, onde nenhum estudante seja invisibilizado, mas todos se sintam convidados a protagonizar o processo de construção de saberes e contribuir para o desenvolvimento de uma educação crítica e que dê significado às suas vidas. Desse modo, recordou das aulas de metodologia de ensino de línguas que tivera na graduação, fez algumas pesquisas na internet, assistiu a algumas lives e conversando com seus colegas de trabalho, chegou à conclusão de que investir na ludicidade, como a utilização de jogos on-line seria um bom método de ensino-aprendizagem no ensino remoto, pois além de aproveitar melhor o recurso do computador e do celular, seria também uma maneira leve e prazerosa de ensinar e engajar os alunos, em tempos tão difíceis e duros. Mas, como fazer isso? Situação-problema: Para realizar essa Produção Textual Interdisciplinar em Individual (PTI), você deve se colocar na situação da professora Ana Carolina e elaborar um Plano de aula para uma das turmas do Ensino Médio, tendo como foco a ludicidade como a gamificação e os métodos, metodologias e abordagens para o ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas no ensino remoto. Esse Plano de Aula deverá considerar a execução de 4 aulas no segmento Ensino Médio e também ter como base a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A escolha do ano escolar em que o trabalho será desenvolvido fica a seu critério. "


envio efetuado por e-mail ou WhatsApp imediatamente após confirmação de pagamento (transferência  ou cartão, entrega imediata - se for via boleto, apenas após compensar).

valor: R$50,00.

para efetuar o pagamento via transferência bancária (CAIXA, BRADESCO, NUCONTA, INTER, BANCO DO BRASIL) solicite a conta de sua preferência no e-mail ou whatsapp ou, se preferir, pague pelo Mercado Pago clicando AQUI (boleto ou cartão, inclusive parcelamento).

em seguida envie um e-mail com o título do trabalho adquirido e o comprovante de pagamento (print ou foto) para: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou WHATSAPP (88) 99867-4804


Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.

NÃO É NECESSÁRIO ALTERAR.

temos referências.


DÚVIDAS, SOLICITAÇÕES DE OUTROS TRABALHOS E DEMAIS DEMANDAS, BASTA ENVIAR UM E-MAIL PARA: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou chamar no whatsapp acima.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMOS PRONTO - PTI - “O processo de escrita criativa”. letras 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

TEMOS PRONTO - atividade dissertativa gênero carta formal - CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL. 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

TEMOS PRONTO - PROJETO INTEGRADOR - SERVIÇO SOCIAL - UNIFIL - 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804