TEMOS PRONTO - PTI - “A organização do trabalho pedagógico no espaço educativo, seguindo a perspectiva de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental". licenciaturas 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804
TEMOS PRONTO - PTI - “A organização do trabalho pedagógico no espaço educativo, seguindo a perspectiva de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental". licenciaturas 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804
semestre: 8º dos cursos de licenciatura
Trecho "A proposta da Produção Textual Interdisciplinar (PTI) destaca como temática: “A organização
do trabalho pedagógico no espaço educativo, seguindo a perspectiva de transição do 5º para o 6º
ano do ensino fundamental”. Escolhemos essa temática com objetivo de possibilitar a você
acadêmico, maior compreensão sobre o desenvolvimento da identidade pessoal e profissional do
professor na escola, ao se deparar com a atual organização da educação básica, mais especificamente
envolvendo a fase de transição porque passa o aluno do ensino fundamental.
Valorizada no contexto da diversidade, a educação escolar além de demonstrar preocupação
com a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, também indica que os professores
devam estar atentos ao acolhimento dos novos alunos no início do ano letivo. Outras questões não
menos importante, também merecem atenção especial, tais como: os fundamentos que irão orientar
a organização do trabalho pedagógico, a necessidade de adaptação de materiais didáticos, as
questões metodológicas, quais tecnologias/ferramentas, poderão contribuir para que a práticapedagógica alcance êxito diante do ensinar e aprender, além dos critérios e instrumentos de
avaliação que serão utilizados pelo professor, durante todo o processo.
Seguindo essa perspectiva, as disciplinas do semestre, permitem a você acadêmico (a),
compreender sob quais fundamentos, a educação escolar organiza sua estrutura curricular e
pedagógica. É importante que, como futuro professor, você compreenda como essa organização
acaba por influenciar o planejamento e as práticas realizadas em sala de aula, observando-se as
responsabilidades de diferentes instâncias, inclusive as instâncias governamentais.
No que se refere à dinâmica que envolve o processo inclusivo, “respeitando-se as diferenças”,
fica sob responsabilidade da equipe escolar e, mais especificamente do professor, planejar uma
acolhida que, desde o início do ano letivo, favoreça acesso, permanência e êxito de todos os alunos,
ao mesmo tempo em que se busca promover o desenvolvimento de forma integral.
Diante do exposto, este trabalho tem o objetivo de pensar para além do contexto da
diversidade, pensar na acolhida dos alunos que até então, ainda não tinham tido nenhum contato
com a escola; em tempo anterior à efetivação de sua matrícula.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Organização da Atividade:
Inicia-se pela Leitura e interpretação da SGA - Situação Geradora de Aprendizagem
Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema, (ambas destacadas logo
abaixo), você, futuro docente, deverá elaborar uma produção textual (autoria própria), com respaldo
teórico disponibilizado pelas disciplinas cursadas ao longo deste semestre. O texto deverá ser
estruturado seguindo as normas da ABNT.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Para refletir sobre “a implementação do ensino fundamental de nove anos”, tomem como
exemplo, a situação que apresentamos logo abaixo:
No que se refere as políticas educacionais que orientam o funcionamento do sistema
educacional brasileiro e a organização do trabalho na escola, atualmente é necessário que o
professor tenha domínio sobre a implementação do ensino fundamental de nove anos. Os elementos centrais que tratam sobre tal implementação, passaram a ser exigidos a partir da aprovação da Lei n.
11.114/2005.
A aprovação dessa lei, permitiu alteração de artigos da LDBEN n. 9394/96, que tornou
obrigatória a oferta/matrícula da criança no ensino fundamental na escola pública aos seis anos de
idade. A lei trata ainda, sobre a duração de nove anos para o ensino fundamental. Com a implantação
do ensino fundamental de nove anos, escolas públicas de cerca de 5.565 municípios, em todo país,
tiveram que se adequar ao proposto na lei e, efetivar a matrícula de crianças de seis anos no primeiro
ano do ensino fundamental. O indicado à princípio, continua impactando até hoje, nas diferentes
etapas da educação básica, de acordo com pesquisa e relato, disponível em:
(http://jornalceleiro.com.br/2017/12/ensino-fundamental-de-nove-anos-apresenta-reflexos-noensino-medio/) Acesso em: 15/01/2021.
Situação-problema (SP)
Genoveva é professora recém-chegada, para trabalhar com turmas de anos iniciais (1º ao 5º
ano) e anos finais (6º ao 9º ano), do ensino fundamental, em uma escola de periferia, no interior do
Estado do Paraná, mais especificamente na cidade de Centenário do Sul. Em reunião com a equipe
pedagógica, no início do ano letivo, ficou sabendo que a escola atende alunos de Distritos e cidades
circunvizinhas. Segundo a equipe pedagógica, várias crianças, cujos pais efetivam sua matrícula no
6º ano, chegam à escola, envoltas em um misto de sentimentos, por não conhecerem a estrutura
física da escola, nem seus professores.
Muitas crianças nos primeiros dias de aula, acabam demonstrando em suas atitudes;
insegurança, ansiedade, ainda temerosas pela acolhida, enquanto outras aparentam tranquilidade e
confiança. Esse período de acolhida, que têm chamado atenção dos profissionais da escola, passou
a ser tratado por todos como “período de transição”, no espaço escolar. Importante considerar, que
mais especificamente, na fase de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental, já existe
“parceria”, integrando professores do Estado e do Município, com objetivo de refletirem sobre a
situação. O grupo de professores se preocupa em entender o trabalho desenvolvido pelas escolas de
anos iniciais (1º ao 5ºano), sob responsabilidade do município e dos colégios estaduais responsáveis
pelos anos finais (6º ao 9º ano), do ensino fundamental, assim como também se preocupam em
viabilizar uma prática que consiga dar continuidade ao desenvolvimento integral do aluno,
respeitando os conhecimentos já adquiridos pelo mesmo, em anos anteriores. Essa experiência
levou Genoveva a ter uma ideia: criar um projeto em parceria com os demais professores e pais ou
responsáveis pelos alunos, com objetivo de facilitar a acolhida das crianças no espaço escolar, assim
como, a promoção de atividades que favorecessem a socialização e o engajamento de todos com a
escola.
A primeira ação consiste em redigir um texto que apresenta o projeto e justifica sua
importância diante da garantia dos direitos à educação, estabelecida em legislação própria. Esse
texto será divulgado para a comunidade, com o intuito de sensibilizar a mesma para posterior
envolvimento com algumas atividades escolares.
Dada a situação, agora é sua vez de você acadêmico: 1) colocar-se no lugar da Genoveva, 2)
realizar a leitura e o estudo do material proposto, 3) pesquisar outras referências e a partir do
exposto, 4) elaborar uma produção textual que represente o informativo que será divulgado para a
comunidade, a partir do tema: “A organização do trabalho pedagógico no espaço educativo, seguindo
a perspectiva de transição por que passa o aluno do 5º para o 6º ano do ensino fundamental”. "
envio efetuado por e-mail ou WhatsApp imediatamente após confirmação de pagamento (transferência ou cartão, entrega imediata - se for via boleto, apenas após compensar).
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
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em seguida envie um e-mail com o título do trabalho adquirido e o comprovante de pagamento (print ou foto) para: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou WHATSAPP (88) 99867-4804
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NÃO É NECESSÁRIO ALTERAR.
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