TEMOS PRONTO - PTI - “A formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas". PEDAGOGIA 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804
TEMOS PRONTO - PTI - “A formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas". PEDAGOGIA 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804
semestre: 2/3º fex dos cursos de pedagogia
Trecho "Situação Geradora de Aprendizagem
Para refletir sobre a temática em questão, tome como exemplo o caso que apresentaremos
a seguir:
Vera, uma pedagoga formada há quase vinte anos, está iniciando uma nova fase de sua vida,
aliada a grandes desafios que ainda estão por vir. Ela foi recém contratada por uma renomada rede
de escolas que se instalou em sua cidade e atende alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental. Com uma estrutura bastante ampla, salas de aula diversas, laboratórios, biblioteca, salas de
leitura, essa rede de escolas é conhecida por possuir uma proposta inovadora, pois consta no seu
Projeto Político Pedagógico a relevância de superar a proposta de ensino embasada na teoria
tradicional, por uma que possibilite a formação de sujeitos críticos e atuantes no contexto social em
que se inserem. Essa instituição de ensino também considera relevante o trabalho com projetos,
sendo os professores orientados a desenvolver essa prática desde os primeiros anos da Educação
Infantil, estendendo-se aos anos seguintes.
Logo no primeiro dia de trabalho de Vera nesta instituição, a coordenadora pedagógica Regina
fez uma reunião com todos os professores para estruturar o plano de trabalho daquele ano letivo.
Neste momento, Vera se deparou com seu primeiro grande desafio, pois como sua formação ocorreu
em um período em que pouco se discutia a respeito da formação de sujeitos críticos e formas variadas
de se trabalhar em sala de aula para superar a prática pedagógica tradicional, Vera sentiu-se
apavorada, afinal, não tinha conhecimento ou experiência com o que estava proposto nesta escola.
Para ela, a estratégia de ensino e de aprendizagem mais adequada consistia em considerar as
disciplinas devidamente separadas, cada qual com seu professor e sem a necessidade de estabelecer
relação entre elas. Sua concepção de ensino está embasada na necessidade de o professor repetir
várias vezes um determinado conteúdo, porque assim o aluno memoriza e aprende. Avaliar então, é
reconhecida como uma prática que se dá ao final do bimestre, para saber se o aluno tem a nota
suficiente para ser aprovado.
No entanto, ao conversar com os demais professores da escola sobre sua experiência, todos,
inclusive a coordenadora pedagógica, mostraram-se empáticos e compreenderam a situação
conflituosa de Vera. Frente à essa situação, prontificaram-se em auxiliá-la e situá-la neste novo
cenário educativo.
Situação-problema
A escola em que Vera atua, trabalha com a perspectiva da construção de conhecimento pelo
aluno, isso significa que o professor não está no centro da dinâmica da sala de aula, mas atua com
intervenções junto ao grupo de alunos e individualmente, sempre que necessário. Nesta escola, a coordenação realiza constantemente o acompanhamento do trabalho dos professores e ao se
deparar com a dificuldade de Vera, e de outros professores, em se adequarem às teorias e
concepções pedagógicas contemporâneas, a coordenadora pedagógica Regina propôs a realização
de um grupo de estudos.
O encontro foi agendado e na proposta de estudo foram contempladas reflexões que
pudessem contribuir na ressignificação da prática de cada professor. Para isso, a coordenadora
Regina elencou algumas temáticas, sendo elas escolhidas porque, ao estar no contato diretor com os
professores no dia a dia da escola, ela percebeu que faltava a alguns deles aprofundamento em tais
aspectos, o que acaba por interferir na organização das práticas pedagógicas que devem atender ao
contexto da contemporaneidade.
No que se refere à organização do grupo de estudos, considerando que a construção do
conhecimento se dá na relação que estabelecemos com o outro, a proposta é que os professores
discutam a respeito dos temas que a coordenadora selecionou. As temáticas são as seguintes:
1. Avaliação da Aprendizagem
• Apresentar pressupostos teóricos e práticos das concepções avaliativas: classificatória
e formativa;
2. História da Educação
• Justificar a relevância de o professor conhecer como se deu a construção do percurso
histórico da educação;
3. Currículo Escolar
• Descrever pressupostos teóricos e práticos das teorias curriculares: não crítica ou
tradicional, crítica e pós-crítica;
4. Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala de Aula
• Expor como a gestão da sala de aula, ou seja, as práticas de ensino podem oportunizar
a melhoria da aprendizagem;
5. Didática
• Comentar a respeito da atuação docente para o desenvolvimento das aprendizagens."
envio efetuado por e-mail ou WhatsApp imediatamente após confirmação de pagamento (transferência ou cartão, entrega imediata - se for via boleto, apenas após compensar).
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
valor: R$50,00.
para efetuar o pagamento via transferência bancária (CAIXA, BRADESCO, NUCONTA, INTER, BANCO DO BRASIL) solicite a conta de sua preferência no e-mail ou whatsapp ou, se preferir, pague pelo Mercado Pago clicando AQUI (boleto ou cartão, inclusive parcelamento).
em seguida envie um e-mail com o título do trabalho adquirido e o comprovante de pagamento (print ou foto) para: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou WHATSAPP (88) 99867-4804
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
NÃO É NECESSÁRIO ALTERAR.
temos referências.
DÚVIDAS, SOLICITAÇÕES DE OUTROS TRABALHOS E DEMAIS DEMANDAS, BASTA ENVIAR UM E-MAIL PARA: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou chamar no whatsapp acima.
Comentários
Postar um comentário