TEMOS PRONTO - PTI -   “A formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas". PEDAGOGIA 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804

 TEMOS PRONTO - PTI -   “A formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas". PEDAGOGIA 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804

semestre: 2/3º fex dos cursos de pedagogia

Trecho "Situação Geradora de Aprendizagem Para refletir sobre a temática em questão, tome como exemplo o caso que apresentaremos a seguir: Vera, uma pedagoga formada há quase vinte anos, está iniciando uma nova fase de sua vida, aliada a grandes desafios que ainda estão por vir. Ela foi recém contratada por uma renomada rede de escolas que se instalou em sua cidade e atende alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com uma estrutura bastante ampla, salas de aula diversas, laboratórios, biblioteca, salas de leitura, essa rede de escolas é conhecida por possuir uma proposta inovadora, pois consta no seu Projeto Político Pedagógico a relevância de superar a proposta de ensino embasada na teoria tradicional, por uma que possibilite a formação de sujeitos críticos e atuantes no contexto social em que se inserem. Essa instituição de ensino também considera relevante o trabalho com projetos, sendo os professores orientados a desenvolver essa prática desde os primeiros anos da Educação Infantil, estendendo-se aos anos seguintes. Logo no primeiro dia de trabalho de Vera nesta instituição, a coordenadora pedagógica Regina fez uma reunião com todos os professores para estruturar o plano de trabalho daquele ano letivo. Neste momento, Vera se deparou com seu primeiro grande desafio, pois como sua formação ocorreu em um período em que pouco se discutia a respeito da formação de sujeitos críticos e formas variadas de se trabalhar em sala de aula para superar a prática pedagógica tradicional, Vera sentiu-se apavorada, afinal, não tinha conhecimento ou experiência com o que estava proposto nesta escola. Para ela, a estratégia de ensino e de aprendizagem mais adequada consistia em considerar as disciplinas devidamente separadas, cada qual com seu professor e sem a necessidade de estabelecer relação entre elas. Sua concepção de ensino está embasada na necessidade de o professor repetir várias vezes um determinado conteúdo, porque assim o aluno memoriza e aprende. Avaliar então, é reconhecida como uma prática que se dá ao final do bimestre, para saber se o aluno tem a nota suficiente para ser aprovado. No entanto, ao conversar com os demais professores da escola sobre sua experiência, todos, inclusive a coordenadora pedagógica, mostraram-se empáticos e compreenderam a situação conflituosa de Vera. Frente à essa situação, prontificaram-se em auxiliá-la e situá-la neste novo cenário educativo. Situação-problema A escola em que Vera atua, trabalha com a perspectiva da construção de conhecimento pelo aluno, isso significa que o professor não está no centro da dinâmica da sala de aula, mas atua com intervenções junto ao grupo de alunos e individualmente, sempre que necessário. Nesta escola, a coordenação realiza constantemente o acompanhamento do trabalho dos professores e ao se deparar com a dificuldade de Vera, e de outros professores, em se adequarem às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas, a coordenadora pedagógica Regina propôs a realização de um grupo de estudos. O encontro foi agendado e na proposta de estudo foram contempladas reflexões que pudessem contribuir na ressignificação da prática de cada professor. Para isso, a coordenadora Regina elencou algumas temáticas, sendo elas escolhidas porque, ao estar no contato diretor com os professores no dia a dia da escola, ela percebeu que faltava a alguns deles aprofundamento em tais aspectos, o que acaba por interferir na organização das práticas pedagógicas que devem atender ao contexto da contemporaneidade. No que se refere à organização do grupo de estudos, considerando que a construção do conhecimento se dá na relação que estabelecemos com o outro, a proposta é que os professores discutam a respeito dos temas que a coordenadora selecionou. As temáticas são as seguintes: 1. Avaliação da Aprendizagem • Apresentar pressupostos teóricos e práticos das concepções avaliativas: classificatória e formativa; 2. História da Educação • Justificar a relevância de o professor conhecer como se deu a construção do percurso histórico da educação; 3. Currículo Escolar • Descrever pressupostos teóricos e práticos das teorias curriculares: não crítica ou tradicional, crítica e pós-crítica; 4. Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala de Aula • Expor como a gestão da sala de aula, ou seja, as práticas de ensino podem oportunizar a melhoria da aprendizagem; 5. Didática • Comentar a respeito da atuação docente para o desenvolvimento das aprendizagens."

envio efetuado por e-mail ou WhatsApp imediatamente após confirmação de pagamento (transferência  ou cartão, entrega imediata - se for via boleto, apenas após compensar).

valor: R$50,00.

para efetuar o pagamento via transferência bancária (CAIXA, BRADESCO, NUCONTA, INTER, BANCO DO BRASIL) solicite a conta de sua preferência no e-mail ou whatsapp ou, se preferir, pague pelo Mercado Pago clicando AQUI (boleto ou cartão, inclusive parcelamento).

em seguida envie um e-mail com o título do trabalho adquirido e o comprovante de pagamento (print ou foto) para: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou WHATSAPP (88) 99867-4804


Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.

NÃO É NECESSÁRIO ALTERAR.

temos referências.


DÚVIDAS, SOLICITAÇÕES DE OUTROS TRABALHOS E DEMAIS DEMANDAS, BASTA ENVIAR UM E-MAIL PARA: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou chamar no whatsapp acima.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMOS PRONTO - PTI - “O processo de escrita criativa”. letras 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

TEMOS PRONTO - atividade dissertativa gênero carta formal - CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL. 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

TEMOS PRONTO - PROJETO INTEGRADOR - SERVIÇO SOCIAL - UNIFIL - 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804