TEMOS PRONTO - PTI - Lazer, Aprendizagem, Inclusão e Acessibilidade de crianças com deficiência - LICENCIATURAS 2020 - WHATSAPP (88) 99867-4804
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Semestre: 1º dos cursos de LICENCIATURA
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. contem todas as tarefas solicitadas no manual.
Semestre: 1º dos cursos de LICENCIATURA
Trecho "Para refletir sobre “Lazer, Aprendizagem, Inclusão e Acessibilidade ” tome como exemplo, a
situação que apresentaremos aqui:
Pensar a inclusão na infância vai além do contexto escolar, contempla o processo de interação
entre as crianças por meio do brincar. O projeto LIA - Lazer, Inclusão e Acessibilidade tem como
proposta implantar brinquedos adaptados em parques já existentes, para que ocorra a inclusão e
todos possam brincar juntos. Os brinquedos possuem adaptações que permitem a interação de
crianças com deficiência com seus amigos. O resultado que se busca é a inclusão social, levando,
assim, a construção de uma sociedade sem preconceitos.
Situação-problema (SP)
Amanda é professora de uma escola municipal e mãe de uma menina com deficiência motora,
decorrente de uma paralisia cerebral. Conhecedora das leis que determinam o direito das pessoas com
deficiência, Amanda não se conforma em ver sua filha presa à cadeira de rodas apenas assistindo, impedida
de participar da interação com outras crianças nas atividades recreativas, seja no intervalo das aulas da escola
ou espaços públicos como praças e parques. Essa situação a faz pensar sobre as dificuldades que as crianças
com deficiência encontram para se divertir nos espaços públicos. A escola em que leciona, onde sua filha
também estuda, fica próxima ao parquinho público, sendo que este, muitas vezes, também para atividades
escolares. Em um final de semana, esse parque recebeu as atividades do Projeto LIA, que trouxe brinquedos e
atividades adaptadas que possibilitaram a participação de sua filha com deficiência e sua interação com as
outras crianças.
Essa experiência levou Amanda a ter uma ideia: criar um projeto de parceria da escola em que leciona
com a comunidade para que os espaços públicos da escola e do parque sejam adaptados para que ocorra a
inclusão de todas as crianças que os frequentam, assim como para a promoção de atividades diversas que
ampliem as experiências motoras, cognitivas e sensoriais das crianças.
A primeira ação será redigir um texto que apresente o projeto e justifique sua importância para a
garantia dos direitos à educação, saúde e lazer das crianças com deficiência. Esse texto será divulgado para a
comunidade, com o intuito de sensibilizá-la para o tema.
Dada a situação, agora é a sua vez: coloque-se no lugar da Amanda, realize a leitura e o estudo do
material proposto, pesquise outras referências e elabore uma produção textual que represente o texto que
será divulgado para a comunidade, a partir do tema “Lazer, Aprendizagem, Inclusão e Acessibilidade de
crianças com deficiência”.
."
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