TEMOS PRONTO - PTI - “A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).” 2ª Licenciatura em Pedagogia 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804
TEMOS PRONTO - PTI - “A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).”. 2ª Licenciatura em Pedagogia 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804
semestre: 3º dos cursos de 2ª Licenciatura em Pedagogia
Trecho "Prezado aluno,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática A
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Escolhemos essa temática para possibilitar a reflexão
sobre essa metodologia, uma vez que estes fazem parte do nosso cotidiano.
Atualmente, a preocupação não se destina somente aos bons conteúdos, é relevante ter
consciência do aprimoramento dos procedimentos usados para educar. Assim, o uso das metodologias ativas pode contribuir para que os alunos adquiram maior autonomia, desenvolvam
confiança, enxerguem o aprendizado como algo mais corriqueiro e habitual, tornem-se protagonistas
de seu aprendizado e profissionais qualificados e valorizados (...) CONTEXTUALIZAÇÃO
Situação geradora de aprendizagem
Para refletir sobre a temática em questão, tome como exemplo o caso que apresentaremos
a seguir:
No início do ano letivo, professores de uma rede de ensino, que atendem alunos do 1º ao 5º
ano do Ensino Fundamental, se reuniram para um momento de reflexão sobre as práticas
pedagógicas em uma formação continuada. Nesta ocasião, foram apresentados dados referentes a
uma pesquisa realizada nos anos anteriores, os quais demostraram que os estudantes apresentaram
uma queda no rendimento escolar conforme avançavam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Dentre as justificativas para essa queda, apresentou-se a falta de interesses dos estudantes pelas
atividades escolares, as quais não atribuíam significado aos conhecimentos trabalhados pelos
professores, pois eles se encontravam deslocados das suas realidades sociais.
Para superar essa adversidade, foi proposto um desafio às escolas para a elaboração de novas
estratégias de ensino a serem desenvolvidas no decorrer de um semestre, a fim de recuperar o
interesse dos estudantes, considerando o processo intencional de ensino e aprendizagem que
perpassa o ambiente escolar e é capaz de relacionar as vivências e as experiências dos alunos, ou
seja, a realidade em que estão inseridos e os conhecimentos acadêmicos.
Após essa formação continuada, as escolas se reuniram no intuito de levantar ideias para
elaboração de novas formas de promover o ensino e a aprendizagem. Em uma das escolas municipais
que fazem parte da rede de ensino, os professores decidiram elaborar Atividades Baseadas em Problemas envolvendo conteúdos dos componentes curriculares História, Geografia e Ciências dos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Situação-problema
Suponha que você faz parte do corpo docente de uma escola dessa rede de ensino e ficou
responsável por elaborar uma atividade baseada em problemas para turmas de 5º ano dos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental. Para realizar a elaboração dessa atividade, você deve seguir as
seguintes etapas:
1ª etapa - Elaboração do cenário ou contexto problemático
Seleção do contexto real da vida dos alunos para a identificação do problema e a preparação e
sistematização, pelo professor, dos materiais necessários à investigação.
2ª etapa – Questões -problema
Definição da problemática a qual deve ser estruturada a partir de questões-problema. Trata-se do
fio condutor do trabalho, isto é, onde pretende atuar e/ou solucionar. Para a seleção da
problemática, você deve optar entre os componentes curriculares Ciências, Geografia ou História
referente aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e, a partir dessa seleção, apontar uma ou mais
habilidades previstas na BNCC.
3ª etapa -Resolução dos problemas
Desenvolvimento da investigação por meio dos diversos recursos disponibilizados pelo professor.
Os alunos, nesta fase, apropriam-se das informações por meio de leitura e análise crítica, pesquisam
na internet, discutem, em grupo, o material coletado e levantam as hipóteses de solução.
4ª etapa - Apresentação do resultado e autoavaliação
Síntese das discussões e reflexões. Os alunos devem sistematizar as soluções encontradas para os
problemas, preparar a apresentação para a turma e para o professor e promover a autoavaliação
do processo de aprendizagem que realizaram."
envio efetuado por e-mail ou WhatsApp imediatamente após confirmação de pagamento (transferência ou cartão, entrega imediata - se for via boleto, apenas após compensar).
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
valor: R$50,00.
para efetuar o pagamento via transferência bancária (CAIXA, BRADESCO, NUCONTA, INTER, BANCO DO BRASIL) solicite a conta de sua preferência no e-mail ou whatsapp ou, se preferir, pague pelo Mercado Pago clicando AQUI (boleto ou cartão, inclusive parcelamento).
em seguida envie um e-mail com o título do trabalho adquirido e o comprovante de pagamento (print ou foto) para: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou WHATSAPP (88) 99867-4804
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
NÃO É NECESSÁRIO ALTERAR.
temos referências.
DÚVIDAS, SOLICITAÇÕES DE OUTROS TRABALHOS E DEMAIS DEMANDAS, BASTA ENVIAR UM E-MAIL PARA: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou chamar no whatsapp acima.
Comentários
Postar um comentário