TEMOS PRONTO - PTI - “Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD): identificação e encaminhamentos no âmbito escolar". LICENCIATURAS 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804
TEMOS PRONTO - PTI - “Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD): identificação e encaminhamentos no âmbito escolar". LICENCIATURAS 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804
semestre: 1º dos cursos de licenciatura
Trecho " Prezado aluno,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta da Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática Altas
Habilidades/Superdotação (AH/SD): identificação e encaminhamentos no âmbito escolar Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos
desenvolvidos nas disciplinas desse semestre e, também, para que possa consolidar uma consciência
sobre a educação inclusiva.
Os alunos com AH/SD fazem parte do público-alvo da Educação Especial (PAEE) que
necessitam de uma reorganização do ensino, considerando suas especificidades, para que sua
escolarização seja adequada e seu desenvolvimento seja global e pleno. É essencial um atendimento
diferenciado a esses alunos para que seus talentos não sejam desperdiçados.
Trabalhar a temática das Altas habilidades/Superdotação (AH/SD) é importante, pois fornece
instrumentos de compreensão a respeito dessa população, uma vez que, estima-se que no Brasil haja
cerca de 2,5 milhões de estudantes com AH/SD inseridos na educação básica (BRANCO et al., 2017). (...) Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Para refletir sobre as altas habilidades/superdotação (AH/SD) existente no cotidiano escolar, tome como exemplo, a Situação Geradora de Aprendizagem que apresentaremos aqui: Fabiane atua há dez anos como professora dos anos finais do Ensino Fundamental, em um colégio estadual, de sua cidade. A professora, acreditava que nunca tinha encontrado um “gênio”, um(a) superdotado(a) e nem conseguia pensar em nenhum dos seus alunos como pessoas com AH/SD. Mas durante um congresso teve contato com o tema das Altas Habilidades/Superdotação: aprendeu sobre esse conceito, suas características, seus amparos legais e pode entender melhor o assunto. (...) Situação-problema:
No meio do ano letivo, durante o segundo bimestre, a professora Fabiane que ministrava
aulas em um colégio estadual com a disciplina de Língua Portuguesa, começou a se preocupar com
uma aluna em particular que chamava sua atenção. A aluna Vanessa era excelente em suas
produções textuais, tirava notas altas, tanto em Português – Redação, como também no aprendizado
de outros idiomas.
Mas Fabiane percebia que a estudante apresentava certo isolamento social, sem amigos,
ficando sozinha no intervalo e com dificuldades de fazer trabalhos coletivos. Além disso, mesmo
tirando excelentes notas demonstrava uma certa desatenção nas aulas.
Sua preocupação foi compartilhada também por outros professores, por isso a coordenação
chamou os pais de Vanessa para conversar. Durante a conversa, Fabiane começou a relembrar do
que aprendeu no congresso e a questionar se sua aluna não seria superdotada na área de linguística.
Diante desse fato, sentindo-se um pouco insegura com a situação, começou a refletir: Como de fato
podemos encaminhar esta aluna para efetivamente saber se é superdotada? Caso tenha AH/SD ela
terá que “pular” de ano no ensino fundamental? O que fazer, enquanto docente, para auxiliar no
aprimoramento das habilidades da aluna?
As informações discutidas trazem à tona a necessidade da escola estar ciente do seu processo
na formação docente para a temática das AH/SD, além de ofertar atividades, programas, e
encaminhamentos corretos que atinjam este público, no intuito de fortalecer os processos de
inclusão, respeito às diversidades e gerir uma escola democrática e para todos. Desta forma, seu trabalho aqui, será desenvolver então, uma produção textual, com base nas
perguntas que nortearão seu texto, a partir do tema: Altas Habilidades/Superdotação: identificação
e encaminhamentos no âmbito escolar.
envio efetuado por e-mail ou WhatsApp imediatamente após confirmação de pagamento (transferência ou cartão, entrega imediata - se for via boleto, apenas após compensar).
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
valor: R$50,00.
para efetuar o pagamento via transferência bancária (CAIXA, BRADESCO, NUCONTA, INTER, BANCO DO BRASIL) solicite a conta de sua preferência no e-mail ou whatsapp ou, se preferir, pague pelo Mercado Pago clicando AQUI (boleto ou cartão, inclusive parcelamento).
em seguida envie um e-mail com o título do trabalho adquirido e o comprovante de pagamento (print ou foto) para: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou WHATSAPP (88) 99867-4804
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
NÃO É NECESSÁRIO ALTERAR.
temos referências.
DÚVIDAS, SOLICITAÇÕES DE OUTROS TRABALHOS E DEMAIS DEMANDAS, BASTA ENVIAR UM E-MAIL PARA: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou chamar no whatsapp acima.
Comentários
Postar um comentário