TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG -A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DOS CONTEÚDOS DA BNCC À PRÁTICA DOCENTE 2022 - educação física WHATSAPP (88) 99867-4804
TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG -A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DOS CONTEÚDOS DA BNCC À PRÁTICA DOCENTE 2022 - educação física WHATSAPP (88) 99867-4804
Caro aluno(a), seja
bem-vindo(a) a este semestre!
O presente semestre está
possibilitando uma significativa ampliação e aprofundamento de conhecimentos
sobre a Educação Física e suas bases teórico- práticas que são essenciais para
a atuação na área. Desta forma, o campo de atuação profissional apresenta-se
diverso e possibilita que a materialização dos conhecimentos teórico e técnicos
ocorram fundamentados pelas novas evidências científicas. Assim sendo, o tema
central da proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) será: A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
DOS CONTEÚDOS DA BNCC À PRÁTICA DOCENTE.
Este tema é importante para que
você possa conhecer e reconhecer sobre o significado do objeto de estudo da
Educação Física. Com isso, as possibilidades profissionais de atuação, o
conhecimento técnico-científico, seu público-alvo, seus campos de atuação e
como esses elementos interagem com a dinâmica cultural e tecnológica na
sociedade fazem com que a Educação Física seja uma profissão de grande
amplitude e complexidade sobre a atuação deste profissional no futuro. Neste
sentido, considere este cenário exposto para o desenvolvimento desta produção
textual, tendo como base os conteúdos apresentados nas disciplinas do semestre.
ATIVIDADE(S)
Os conhecimentos teóricos e
saberes práticos e procedimentais compõem a base de sustentação da ação
docente, das práticas escolares no contexto da Educação Física. Nenhum outro
compomente curricular possui tamanha especeficidade tal qual a Educação Física.
Teoria (só em sala?) e a prática (no na quadra?) parecem dividir e engajar a
ação docente e o envolvimento dos alunos em dois mundos. Mas, sabemos que a
dimensão teórico-prática vai muito além da especificidade e limitação de um
“lugar” um “espaço” aonde se dá uma das mais complexas ação profissional: o
ensino aprendizado.
No processo de planejamento do
ensino-aprendizado, da avaliação, do norteamento das teorias educacionai,
encontramos um mundo cheio de desafios. A tecnologia está sendo cada vez mais
utilizada como um recursos educacional. A visão pré-concebida de que os
recursos tecnológicos estavam distantes do “chão da sala de aula” foi superada.
Ainda mais no atual contexto social e educacional em que vivemos. No segmento
educacional contemporâneo, o desafio dos educadores está centrado, também, nos
recursos digitais e essa utilização pode promover a motivação dos alunos
levando-os a um maior engajamento nas atividades propostas. Ao pensar sobre as
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, é preciso refletir sobre
quais ferramentas estão disponíveis para serem usadas em determinado contexto.
Recursos inovadores e atuais podem permitir compartilhar, aprender junto,
personalizar e orientar o processo de ensino e aprendizagem. Enquanto educadores,
também é necessário ressaltar a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018),
documento que apresenta um conjunto de competências e habilidades que auxiliam
na organização curricular e, por conseguinte, nas aprendizagens essenciais que
os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica.
No componente curricular
Educação Física na BNCC enfatiza-se o movimento corporal como elemento
essencial às práticas corporais. Vale ressaltar que segundo o próprio
documento, em princípio, todas as práticas corporais podem ser objeto do
trabalho pedagógico em qualquer etapa e modalidade de ensino. Na BNCC essa
cultura coporal está, em termos de saberes formais e curriculares assim
organizados em seis (6) unidades temáticas: brincadeiras e jogos, esportes,
ginásticas, danças, lutas ou práticas corporais de aventura.
ORIENTAÇÕES
PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
A parte do DESENVOLVIMENTO do trabalho será estruturada em dois
momentos/partes:
1º PARTE – PRODUÇÃO DE TEXTO
✓ Você deverá fazer a leitura
(obrigatória) dos textos disponibilizados a seguir:
GRANDO, D. et al. A educação
física na base nacional comum curricular: pressupostos, avanços e retrocessos.
9º Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar – CONPEF 2019. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/conpef/portal/pages/arquivos/ANAIS%202019%20- %20ARTIGOS%20COMUNICACAO%20ORAL%20E%20CARTAZ/A%20EDUCACAO%20FISICA%20NA%2 0BASE%20NACIONAL%20COMUM%20CURRICULAR.pdf. Acesso em: 10/06/2022.
MARTINELI, T. A. P. et al. A Educação Física na BNCC: concepções e
fundamentos políticos e pedagógicos.
Motrivivência
v. 28, n. 48, p. 76-95,
setembro/2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n48p76
Acesso em:
10/06/2022. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p76
Após leitura, faça uma análise
e reflexão dos textos propostos, para que possa redigir uma produção textual,
em forma de texto crítico-argumentativo, a partir do seguinte tema: "A Educação Física na BNCC: da
educação infantil ao ensino médio.”
✓
É importante que o texto aborde os conteúdos presentes nos artigos
disponibilizados, destacando o que caracteriza a BNCC, a concepção de Educação
Física na BNCC e seus aspectos pedagógicos; aspectos essenciais da Educação
Física na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio sob a luz
da BNCC.
✓
Além dos textos de leitura obrigatória, será possível acrescentar
informações a respeito do tema, nesta etapa de produção de texto, com artigos
científicos de fontes confiáveis, como livros e publicações de trabalhos em
anais de congresso.
Orientações específicas:
- Elaborar um texto de no mínimo 4
(quatro) e no máximo 5 (cinco) páginas de conteúdo escrito, sem tópicos.
Redigir de acordo com as normas da ABNT atual.
2º PARTE – ELABORAÇÃO DE PLANO DE AULA
Elaborem um registro de aula
(modelo indicado a seguir) voltado ao Ensino Médio contemplando o eixo temátio ESPORTE e o tema integrador DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA. Lembrando
que um dos objetivos da educação física nessa etapa é o de colocar em evidencia
o chamado protagonismo juvenil, considerando que o jovem do ensino médio é
maduro o suficiente para já neste nível de ensino optar por cursar as
disciplinas que tem relação com a profissão que irá seguir.
O Tema da aula a ser abordado
na aula deve estar relacionado com a dimensão ESPORTE X DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA, o Público-alvo Turma do 1º
a 3º ano para qual a aula se destina. Objetivo geral da aula, sua definição do
que é a ideia central da aula, expressando de forma clara, qual a intenção de
abordar a unidade temática sugerida sua relação com o tema integrador.
Desenvolvimento da aula são os caminhos percorridos para que o objetivo seja
atingido. Descreva detalhadamente as ações que serão realizadas ao longo do
encontro. Avaliação é o modo como o professor irá acompanhar e avaliar o
processo de aprendizagem dos alunos, verificando os avanços e o que ainda
necessita de aperfeiçoamento.
Tema da aula |
Escreva
o tema principal a ser abordado na aula, qual foi a unidade temática
escolhida. |
Público-alvo |
Turma de 1º a 3º ano do
ensino médio |
Objetivo geral da aula |
Definição do que é a ideia
central da aula, expressando de forma clara, qual a intenção de abordar a
unidade temática sugerida. |
Desenvolvimento da aula |
São os caminhos percorridos
para que o objetivo seja atingido. Descreva detalhadamente as ações que serão
realizadas ao longo do encontro e como eixo
temátio ESPORTE e o tema integrador DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA serão abordados. |
Avaliação |
Modo como o professor irá
acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem dos alunos, verificando os
avanços e o que ainda necessita de aperfeiçoamento. |
(EXCLUIR AS INFORMAÇÕES INDICADAS APÓS
FINALIZAR CADA ITEM)
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular.
Brasília: MEC, 2018. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 10/06/2022.
Comentários
Postar um comentário