TEMOS PRONTO - ESTUDO DE CASO - EDUCAÇÃO FÍSICA - Área de Linguagens Cultural e Corporal - UNINTER 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
Trecho:
1. O Relatório Social Mundial, publicado pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU de 2020, mostra que a desigualdade de rendimentos aumentou nos países mais desenvolvidos e em algumas nações de renda média e que 1 % da população concentra metade de toda riqueza do mundo. A crise sanitária mundial proporcionada pelo Corona Vírus-COVID-19- potencializou essa desigualdade. Promover a igualdade de oportunidades é um dos principais problemas a ser enfrentado por todos os países e tem exigido adaptações e até a reinvenção de políticas públicas. Enumere e discorra sobre quais são os grupos de pessoas que mais estão sujeitos à desigualdade de oportunidades, quais os principais tipos de desigualdade que encontramos ao redor do mundo e a influência do processo de globalização na acentuação destas desigualdades. (Valor: 30 pontos)
2. O Brasil é considerado um dos países mais desiguais do mundo, segundo dados de 2020. A ONU utiliza o coeficiente GINI para medir a desigualdade e o nosso país está entre os dez países com mais desigualdade do mundo de acordo com este índice. O Brasil é o único país do continente americano em uma lista onde figuram apenas países africanos. Descreva de que forma o acesso à prática de esportes pode contribuir para a diminuição desta desigualdade no Brasil, discorrendo sobre as características do esporte que o tornam uma excelente ferramenta de inclusão social. (Valor: 30 pontos)
3. A participação na política pode ir além do voto. Pode acontecer de várias formas, desde a organização de grupos de reivindicações ao uso de ferramentas institucionais. A legislação brasileira prevê a constituição de conselhos temáticos nos municípios e a realização de audiências públicas. A ouvidoria pública é outro instrumento que pode dar voz a sociedade civil. Pesquise se a sua cidade ou região conta com algum programa que promova a inclusão social na área esportiva e escreva sobre as características e maneiras de atuação deste programa junto à comunidade local. Caso não tenha, proponha pelo menos 2 ações que proporcionariam a inclusão de grupos discriminados por meio da prática de esportes. (Valor: 35 pontos).
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
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