TEMOS PRONTO - PTI - “Gestão da Sala de aula pelo professor e a garantia das condições de aprendizagem”. 2ª licenciatura em lingua portuguesa 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

TEMOS PRONTO - PTI -   “Gestão da Sala de aula pelo professor e a garantia das condições de aprendizagem”. 2ª licenciatura em lingua portuguesa 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

semestre: 3

Trecho "Prezado aluno, Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “Gestão da Sala de aula pelo professor e a garantia das condições de aprendizagem”. A escolha dessa temática foi realizada no intuito de possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Leitura e interpretação da SGA Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar um Plano de Aula voltado, especialmente, ao trabalho em grupo, no contexto da sala de aula, visando à garantia das condições de aprendizagem de alunos do Ensino Médio a partir da leitura de textos literários que viabilizem a interação e a colaboração no processo de aprendizagem. Para isso, serão necessárias a mobilização e a aplicação dos conceitos teóricos estudados ao longo do semestre. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Para refletir sobre a atuação do professor de Língua Portuguesa no Ensino Médio, tome como exemplo o caso que apresentaremos a seguir. Ana Maria é professora de Língua Portuguesa de uma escola da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais. No início do ano letivo, ela assumiu duas turmas de 3º ano do Ensino Médio, dos períodos matutino e noturno. Já nas primeiras aulas ministradas nessas turmas, percebeu que a maioria dos alunos enfrentava muita dificuldade no que diz respeito à aprendizagem, e o rendimento de ambas as turmas era, sempre, muito baixo, fator que acabou colocando Ana Maria em estado de alerta. Preocupada com essa questão, Ana colocou-se a pensar e chegou à conclusão de que deveria reavaliar a própria gestão da sala de aula, ou seja, decidiu que deveria rever o planejamento feito antes de as aulas começarem, a partir da avaliação dos resultados alcançados até então, promovendo um replanejamento e, principalmente, prevendo ações que propiciassem atividades em que, por PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Segunda Licenciatura – Português meio do trabalho colaborativo entre os alunos, a aprendizagem fosse alcançada de forma mais efetiva. Levando em consideração o fato de que, na atualidade, o protagonismo do aluno deve ser evidenciado, Ana pensou em atingir essa condição por meio de práticas em que os próprios estudantes auxiliassem uns aos outros, mostrando terem autonomia e condições de reverter o que vinha ocorrendo até então, em função de estarem tentando aprender de forma “solitária”, com a mediação do professor, mas sem a colaboração dos pares, algo que poderia trazer eficiência ao contexto da sala de aula, dentro das novas possibilidades no âmbito escolar. Para isso, pensou em atividades que tivessem como ponto de partida o texto literário, textos que apresentam condições de interação com uma escrita criativa, diversificada e ampla no que diz respeito às possibilidades de contato com a linguagem e, ainda, com temáticas e com contextos ricos e promovedores de reflexão. Situação-problema: Após chegar a essa conclusão, Ana Maria voltou-se ao planejamento organizado antes do início das aulas, reformulou-o e iniciou a elaboração dos planos de aula das turmas do 3º ano do Ensino Médio, priorizando atividades que poderiam ser realizadas em grupo, com o objetivo de promover práticas colaborativas em sala de aula, a fim de garantir um ambiente viável à promoção da aprendizagem. Diante disso, pensou na elaboração de um Plano de Aula que tivesse como ponto de partida um texto de Literatura de Língua Portuguesa que favorecesse um trabalho em grupo, uma prática em que os alunos pudessem dialogar, discutir e refletir acerca das características, do contexto e dos componentes desse texto, a partir da interação, da investigação, da pesquisa e do trabalho colaborativo. Dessa forma, o desafio dessa professora, agora, é elaborar um Plano de Aula para a realização de uma atividade em grupo a partir do texto literário. ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO A leitura da SGA possibilita uma reflexão acerca das adversidades encontradas no contexto de sala de aula de turmas do 3º ano do Ensino Médio, quando diante de alunos com dificuldades de aprendizagem, situação muito comum na contemporaneidade, em função dos percalços que a Educação vem enfrentando nos últimos tempos. Conforme a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018, p. 463), para formar jovens “como sujeitos críticos, criativos, autônomos e responsáveis, cabe às escolas de Ensino Médio proporcionar experiências e processos que lhes garantam as aprendizagens necessárias para a leitura da realidade, o enfrentamento dos novos desafios da contemporaneidade (sociais, econômicos e PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Segunda Licenciatura – Português ambientais) e a tomada de decisões éticas e fundamentadas.”, e isso pode se tornar possível, a partir de atividades colaborativas, em que os alunos, com a mediação do professor, instaurem um contexto de aprendizagem por meio de tutorias e da troca de conhecimento e de experiências. Assim, motivando-se pela situação apresentada, reflita sobre os questionamentos a seguir. a) O que é a gestão da sala de aula? b) Por que é importante considerar a questão da gestão da sala de aula a todo momento? c) Quais são os pontos que o professor deve considerar na hora de realizar o planejamento didático? d) De que modo um professor pode se responsabilizar pelo sucesso dos próprios alunos? e) Como o professor pode criar um ambiente favorável de aprendizagem, no qual todos se sintam capazes de aprender, de dar e de receber ajuda para isso? f) Qual é o papel da interação no contexto da sala de aula? g) E o texto literário, em que ponto ele auxilia na apropriação do conhecimento e no desenvolvimento de práticas de interação? Depois desse percurso reflexivo, atente-se às orientações subsequentes para o desenvolvimento do trabalho proposto. ● Na elaboração do Plano de Aula a ser desenvolvido para esta PTI, conforme indicado na situação-problema, você deve recorrer aos conhecimentos contemplados nas disciplinas do semestre, em especial no que concerne à gestão da sala de aula. ● A proposta do Plano de Aula deve ser apresentada de forma clara, contemplando todos os itens indicados a seguir, bem como ilustrando, sempre que possível, as atividades pensadas para sua execução. Assim, o seu trabalho deve conter: • Capa e Folha de Rosto: Utilizar capa e folha de rosto padronizadas da instituição. • Introdução: Apresentar o tema do Plano de Aula, a justificativa, os objetivos gerais e específicos, enfim, o que se pretende desenvolver no Plano de Aula. (Ao menos 1 lauda). • Desenvolvimento: Para o desenvolvimento do trabalho, você deve realizar: a. Uma breve fundamentação teórica sobre o assunto, abordando aspectos do trabalho colaborativo, a leitura literária e as especificidades do trabalho em grupo a partir da interação com o texto literário. Você pode se respaldar nas leituras sugeridas. (Ao menos 2 laudas). PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Segunda Licenciatura – Português b. O Plano de Aula (Utilize o modelo a seguir). (Ao menos 2 laudas) PLANO DE AULA Identificação da escola: Você deve colocar o nome de uma escola fictícia. Período de realização: Dias em que a proposta fictícia será realizada, levando em consideração a especificação de 4 (quatro) aulas. Turma: 3º Ano do Ensino Médio. Conteúdo: O texto literário que será abordado, bem como o conteúdo que será explorado a partir do texto selecionado. Percurso metodológico: Descrever aqui cada uma das atividades colaborativas que serão realizadas de forma detalhada. (De 2 a 3 atividades). Recursos: Apresentar os recursos materiais e didáticos necessários (Datashow, cartolina, tesoura, revistas, textos, vídeos, entre outros). Se optar por utilizar textos, vídeos ou imagens, colocá-los em anexo na íntegra ou a indicação do link para acesso. Avaliação: Descrever como os alunos serão avaliados. Referências: Apresentar todas as fontes utilizadas para consulta na elaboração das propostas.(...) "

NÃO É NECESSÁRIO ALTERAR.

valor: R$50,00.

envio efetuado por e-mail ou WhatsApp imediatamente após confirmação de pagamento (transferência  ou cartão, entrega imediata - se for via boleto, apenas após compensar).

para efetuar o pagamento via transferência bancária (PIXCAIXA ECONÔMICABRADESCONUCONTA, INTERBANCO DO BRASILsolicite a conta de sua preferência no e-mail ou whatsapp ou, se preferir, pague pelo Mercado Pago clicando AQUI (boleto ou cartão, inclusive parcelamento - Obs. caso opte pela opção boleto, o pagamento confirma em até 2 dias úteis).

em seguida envie um e-mail com o título do trabalho adquirido e o comprovante de pagamento (print ou foto) para: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou WHATSAPP (88) 99867-4804


Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.


temos referências.


DÚVIDAS, SOLICITAÇÕES DE OUTROS TRABALHOS E DEMAIS DEMANDAS, BASTA ENVIAR UM E-MAIL PARA: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou chamar no whatsapp acima.





 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMOS PRONTO - PTI - “O processo de escrita criativa”. letras 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

TEMOS PRONTO - atividade dissertativa gênero carta formal - CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL. 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

TEMOS PRONTO - PROJETO INTEGRADOR - SERVIÇO SOCIAL - UNIFIL - 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804