TEMOS PRONTO - PTI - todas as atividades reflexivas (I, II, III e IV)” - educação física - CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL. 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
TEMOS PRONTO - PTI - todas as atividades reflexivas (I, II, III e IV)” - Educação física - CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL. 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
ATIVIDADE REFLEXIVA- UNIDADE I
pensando em ir pra prática de ensino e treinar suas habilidades através das suas competências? Então leia com atenção as seguintes premissas:
1ª - Na prática de ensino em Educação Física para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica Você deve se fundamentar pelos subsídios do processo ensino aprendizagem, de programas e currículos da área e contextualizar as tendências pedagógicas orientadoras da Educação Física escolar.
2ª – Quanto mais observador e crítico for, mais elementos você dominará para o planejamento da prática de ensino e para reger intervenções educativas no contexto real do ensino escolar.
3º - Os processos de estágio, no contexto real, devem ser estruturados em tarefas integradas com os pré-requisitos de conhecimentos pedagógicos e com o mapeamento da instituição escolar em um diálogo participativo e reflexivo com o professor preceptor do estágio.
Baseado nas premissas acima, para relacionar os estudos adquiridos nessa disciplina a experiência que pode ocorrer no campo de estágio supervisionado, ELABORE UM ROTEIRO DE RECONHECIMENTO ESCOLAR que tragam os seguintes itens de questionamentos:
a) Quais pontos você observaria ao adentrar em uma instituição escolar? Indique itens relacionados à estrutura pedagógica geral e específica à Educação Física. Comente sobre os itens que você encontrou e quais itens você esperaria encontrar.
b) Descreva o que você perguntaria aos responsáveis pela gestão escolar (direção ou coordenação pedagógica)? Qual seria a resposta esperada?
c) Ao professor de Educação Física o que perguntaria? Qual seria a resposta esperada?
d) Relativo ao planejamento pedagógico o que seria importante questionar (como projeto pedagógico, plano curricular, plano de ensino e planos de aulas)?
Apresente em formatação do “word” cada um dos itens acima, procurem seguir as normas de formatação para trabalhos acadêmicos da ABNT. Caso você tenha dificuldade em realizar o contato com o ambiente escolar, procure elaborar as questões baseado apenas em seus estudos e conhecimento adquirido em sua formação. Apresente referências bibliográficas.
ATIVIDADE REFLEXIVA- UNIDADE II
Prezado aluno, para você se planejar para a prática de ensino em Educação Física na Educação Infantil você deverá estar atento aos itens a seguir:
- O nível de experiências em tarefas motoras adequadas à faixa etária trabalhadas relacionando com os subsídios da área para a Educação do Movimento e Através do Movimento;
- A seleção de temáticas pela área de conhecimento definida como movimento corporal, como por exemplo: jogos e brincadeiras, danças, etc. Com base nas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
- Materiais encontrados no Portal do MEC em www.portalmec.gov.br, assim como, seus objetos de conhecimentos e de aprendizado, como as suas respectivas metodologias;
- Os subsídios de planejamento e de prática de ensino neste nível (Educação Infantil) da Educação Básica.
Baseado nos seus estudos e direcionamentos acima, realize um exercício de planejamento de tarefas motoras para a Educação Física Infantil (crianças de 5 anos de idade) contendo os seguintes itens:
Tema: Elabore um tema/título para o seu planejamento (deve conter as principais ideias do que será apresentado, de forma sucinta);
Objetivos gerais e de aprendizados: O que você pretende com as tarefas motoras propostas;
Desenvolvimento: Descrição das atividades de movimento corporal utilizando a “estrutura da tarefa”;
Recursos metodológicos: O que é necessário para a realização do seu planejamento (materiais, data-show, equipamentos, entre outros);
Descrição dos procedimentos didáticos: Qual é o método abordado no planejamento? De onde vem a base ideológica das tarefas apresentadas?;
Processos de avaliação: Como será avaliado o desenvolvimento dos alunos? Feedback!
Lembrem-se de utilizar o padrão da ABNT postado anteriormente para a formatação da atividade.
ATIVIDADE REFLEXIVA- UNIDADE III
ATIVIDADE REFLEXIVA- UNIDADE IV
Durante a sua formação, um dos processos trabalhados no campo de estágio será analisar a metodologia do professor de Educação Física. Assistam aos vídeos sobre as tendências pedagógicas da Educação Física Escolar e respondam ao que se pede:
https://www.youtube.com/watch? y=w1SdK7IduD4
https://www.youtube.com/watch? v=Vkl9eHarC_A
A) O que pensam os professores que lecionam Educacão Física nas escolas?
B) quais processos organizam ou embasam suas ações educativas?
C) quais teorias pedagógicas e de teorias de currículos estruturam a seleção de conteúdos e metodologias nos planos e na pratica de ensino dos professores em ação?
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
Comentários
Postar um comentário