TEMOS PRONTO - PTI -   "prática em processo gerenciais”.- faculdade FAEL. 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804

TEMOS PRONTO - PTI -   "prática em processo gerenciais”.- faculdade FAEL. 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804

Trecho "Estudo de Caso Proposto Problemas com transporte numa Exportadora de Madeira Determinada empresa madeireira localizada no interior do Brasil busca profissionalização no transporte de suas madeiras destinadas a exportação: ✓ Opera atualmente com veículos terceirizados de motoristas autônomos ✓ Motoristas são fieis a empresa há décadas devido a frequência e constância das cargas. ✓ Atuais veículos são velhos, lentos e improvisados. Há incidência de problemas mecânicos no trajeto e por conta disto ocorre perda do embarque marítimo devido a atrasos. ✓ Houve reclamações sobre o comportamento dos motoristas por parte do pessoal do porto; ✓ Gestores sabem que concorrentes tem veículos melhores, porém não sabem informar quais os tipos de veículos e como são contratados; ✓ Soube-se também que concorrentes até estocam suas madeiras na proximidade do porto a fim de eventuais contingências; ✓ As atividades logísticas não percebidas pela empresa estão centralizadas na área de vendas. ✓ O produto de transporte e consequentemente de exportação são madeiras em toras de aproximadamente 4 metros; ✓ Os produtos são de reflorestamento, adquiridos de pequenos proprietários e são devidamente autorizados pelo IBAMA. ✓ O proprietário sempre cogita comprar caminhões próprios mas alega não saber por onde começar a analise; ✓ Embora não sejam produtores, os proprietários estão sendo pressionados sobre a silvicultura. Então, imagine que você seja funcionário ou consultor desta empresa: o que faria? Primeira Etapa: Primeira Entrega PRIMEIRA ETAPA: (Primeira Entrega) - APRESENTAÇÃO DA EQUIPE, EMPRESA, PROBLEMA E SOLUÇÃO PROPOSTA. Na Primeira Etapa: Primeira Entrega - O aluno deve apresentar o que é solicitado nos itens A e B, conforme a seguir: JOAO XXXXX MARIA XXXXX PROJETO – ESTUDO DE CASO SOBRE PROBLEMAS COM TRANSPORTE EM UMA TRANSPORTADORA DE MADEIRAS Trabalho apresentado ao Curso de Xxxxxxx, da FAEL, como requisito avaliativo da disciplina de Xxxxxx Xxxxxxx.. Professor: CURITIBA 2021 A) Dados da equipe e experiência profissional: Dados da Equipe João Xxxx, Polo Xxxxx, Matricula Xxxxxxxxx Maria Xxxxx, Polo Xxxxx, Matricula Xxxxxxxxx Breve Currículo dos Integrantes Joao Xxxxx, 20 anos, Auxiliar de escritório em Distribuidora de Bebidas, ultimo curso foi ensino médio, cursando Processos Gerenciais na FAEL, objetivos de segunda graduação em Contabilidade e atuar no Financeiro ou Contabilidade. Maria Xxxxx, 23 anos, balconista em loja de calçados, ultimo curso foi ensino médio, cursando Processos Gerenciais na FAEL, objetivos de atuar na área de venda. B) Empresa / Diagnóstico da situação / problema e proposta de solução: Empresa: Madeireira Pantanal Ltda. Corumbá – MS Empresa de Pequeno Porte Atividade: Madereira Dificuldades e problemas da empresa Os principais pontos negativos da administração da exportadora de madeira seria a falta de um departamento de logística que dê um suporte adequado ao setor comercial. Analisando assim desde o ponto de partida da mercadoria, seu armazenamento e seu transporte até o destino em meios de transporte adequados e profissionais capacitados e engajados com comprometimento da empresa. Os pontos positivos seria a busca por informações sobre investimentos em silvicultura, a fidelização dos motoristas autônomos e a compra de madeiras com a autorização do Ibama. Soluções provisórias Algumas ações que podem ser tomadas para a melhoria dos problemas apresentados seria a contratação de terceirizadas, verificar viabilidade em investimento em uma frota própria, analisar possibilidades de mudança do local da empresa mais próximo ao porto com espaço de armazenagem, proporcionando economias de tempo de transporte e manutenção do veículo, barateando até mesmo o transporte do material, realizar compras com fornecedores de médio e grande porte, visando diminuir o preço da madeira pela quantidade adquirida. Primeira Etapa: Segunda Entrega PRIMEIRA ETAPA: (Segunda Entrega) - PRÉ-PROJETO. PRIMEIRA ETAPA: (SEGUNDA ENTREGA) PRÉ-PROJETO Na Primeira Etapa: Segunda Entrega – O aluno deve apresentar o Pré-Projeto que deve conter os seguintes itens A) Dados da equipe e experiência profissional: Dados da Equipe João Xxxx, Polo Xxxxx, Matricula Xxxxxxxxx Maria Xxxxx, Polo Xxxxx, Matricula Xxxxxxxxx Breve Currículo dos Integrantes Joao Xxxxx, 20 anos, Auxiliar de escritório em Distribuidora de Bebidas, ultimo curso foi ensino médio, cursando Processos Gerenciais na FAEL, objetivos de segunda graduação em Contabilidade e atuar no Financeiro ou Contabilidade. Maria Xxxxx, 23 anos, balconista em loja de calçados, ultimo curso foi ensino médio, cursando Processos Gerenciais na FAEL, objetivos de atuar na área de venda. B) Empresa / Diagnóstico da situação / problema e proposta de solução: Empresa: Madeireira Pantanal Ltda. Corumbá – MS Empresa de Pequeno Porte Atividade: Madereira Dificuldades e problemas da empresa Os principais pontos negativos da administração da exportadora de madeira seria a falta de um departamento de logística que dê um suporte adequado ao setor comercial. Analisando assim desde o ponto de partida da mercadoria, seu armazenamento e seu transporte até o destino em meios de transporte adequados e profissionais capacitados e engajados com comprometimento da empresa. Os pontos positivos seria a busca por informações sobre investimentos em silvicultura, a fidelização dos motoristas autônomos e a compra de madeiras com a autorização do Ibama. Soluções provisórias Algumas ações que podem ser tomadas para a melhoria dos problemas apresentados seria a contratação de terceirizadas, verificar viabilidade em investimento em uma frota própria, analisar possibilidades de mudança do local da empresa mais próximo ao porto com espaço de armazenagem, proporcionando economias de tempo de transporte e manutenção do veículo, barateando até mesmo o transporte do material, realizar compras com fornecedores de médio e grande porte, visando diminuir o preço da madeira pela quantidade adquirida. C) TAP – TERMO DE ABERTURA DE PROJETO ▪ Nome do projeto: Renovação da frota com terceiros ▪ Descrição do Projeto: Contratação de empresa engajada em oferecer qualidade no serviço de transporte de madeiras, com frota de veículos adequada ao produto e veículos novos como idade não superior a 5 anos. A transportadora escolhida será responsável pela manutenção dos veículos, contratação e administração dos motoristas. ▪ Justificativa: A ação que deve ser priorizada é a renovação de frota através da terceirização, pois há perda de tempo no transporte devido a utilização de caminhões velhos, lentos, inadequados e também por perdas do embarque marítimo devido a atrasos. Com uma frota de caminhões renovada, capazes de suportar a rotina das cargas de madeiras, atenderemos de pronto os clientes gerando mais oportunidades para se colocar no mercado sendo competitivos. ▪ Objetivos do Projeto: Eliminar gastos em consequência do não cumprimento de prazos de embarque; profissionalizar a empresa com praticas do mercado, Promover a imagem da empresa através dos transporte. S – Especifico: Transporte com qualidade aos portos de exportação. M – Mensurável: Reduzir os gastos com avarias e armazenagem em 90%, proporcionando aumento da lucratividade em 2%. A – Atingível: Veículos podem ser repostos, haverá sincronia de agendas de descarga e reação no caso de aumento de vendas R – Realista: A terceirização do transporte não intervem em eventuais cenários de queda de vendas. T – Temporal: A redução de despesas e aumento da lucratividade poderá ser comparada ao período anterior após seis da sua implementação ▪Equipe do Projeto: Gerente do Projeto: Maria Planejamento: João Contratação, custos e cronograma: João Comunicações: Edson Riscos: Nadir Patrocinador: Alberto Consultorias internas: Jose, Josefa , Pedro e Valeria ▪ Principais entregas do Projeto (escopo) ✓ Definir especificações requeridas para os veículos e transporte; ✓ Abrir concorrência (cotações) ; ✓ Definir empresa finalista e contrato; ✓ Monitorar o transporte por 6 meses. ▪ Orçamento: R$ 100.000,00 (cem mil reais). Este valor refere-se a custo dos funcionários envolvidos, contratação de assessoria advocatícia, despesas com viagens, material de expediente, elaboração de documentos e treinamento. ▪ Riscos: Diminuição ou perda de clientes, pressão / ações judiciais dos atuais motoristas, empresa contratada não assumir entregas, intervenção de sindicatos, eventuais conhecimentos não transmitidos por motoristas. ▪ Responsáveis pelo projeto: Maria Xxxx (Gerente do Projeto) - João Xxxx (Contratações) D) Conceitos Importantes de Projeto (CITAÇÕES SOBRE PROJETO) (CITAÇÃO SOBRE TAP) (CITAÇÃO SOBRE ESCOPO) (CITAÇÃO SOBRE stakeholders) (CITAÇÃO SOBRE EAP) (CITAÇÃO SOBRE OBJETIVOS SMART) (sugere-se incluir outras citações relacionados a projeto: riscos, premissas, cronograma, orçamento, entre outras) (sugere-se incluir outras citações relacionados ao produto / serviço objeto do trabalho) SEGUNDA ETAPA: (TERCEIRA E ÚNICA ENTREGA) SEGUNDA ETAPA: (Terceira Entrega) - PLANO DE GERENCIAMENTO DE PROJETO Na Segunda Etapa: Entrega Única – O aluno deve apresentar o PLANO DE GERENCIAMENTO DO PROJETO que deve conter todos os elementos abordados anteriormente, ou seja, os dados entregues na Primeira Etapa, com os itens: A, B, C e D, devidamente revisados, e ainda desenvolver e anexar os itens E, F, G, H, I, J, K e L descritos abaixo: A) Dados da equipe e experiência profissional: Dados da Equipe João Xxxx, Polo Xxxxx, Matricula Xxxxxxxxx Maria Xxxxx, Polo Xxxxx, Matricula Xxxxxxxxx Breve Currículo dos Integrantes Joao Xxxxx, 20 anos, Auxiliar de escritório em Distribuidora de Bebidas, ultimo curso foi ensino médio, cursando Processos Gerenciais na FAEL, objetivos de segunda graduação em Contabilidade e atuar no Financeiro ou Contabilidade. Maria Xxxxx, 23 anos, balconista em loja de calçados, ultimo curso foi ensino médio, cursando Processos Gerenciais na FAEL, objetivos de atuar na área de venda. B) Empresa / Diagnóstico da situação / problema e proposta de solução: Empresa: Madeireira Pantanal Ltda. Corumbá – MS Empresa de Pequeno Porte Atividade: Madereira Dificuldades e problemas da empresa Os principais pontos negativos da administração da exportadora de madeira seria a falta de um departamento de logística que dê um suporte adequado ao setor comercial. Analisando assim desde o ponto de partida da mercadoria, seu armazenamento e seu transporte até o destino em meios de transporte adequados e profissionais capacitados e engajados com comprometimento da empresa. Os pontos positivos seria a busca por informações sobre investimentos em silvicultura, a fidelização dos motoristas autônomos e a compra de madeiras com a autorização do Ibama. Soluções provisórias Algumas ações que podem ser tomadas para a melhoria dos problemas apresentados seria a contratação de terceirizadas, verificar viabilidade em investimento em uma frota própria, analisar possibilidades de mudança do local da empresa mais próximo ao porto com espaço de armazenagem, proporcionando economias de tempo de transporte e manutenção do veículo, barateando até mesmo o transporte do material, realizar compras com fornecedores de médio e grande porte, visando diminuir o preço da madeira pela quantidade adquirida. C) TAP – TERMO DE ABERTURA DE PROJETO ▪ Nome do projeto: Renovação da frota com terceiros ▪ Descrição do Projeto: Contratação de empresa engajada em oferecer qualidade no serviço de transporte de madeiras, com frota de veículos adequada ao produto e veículos novos como idade não superior a 5 anos. A transportadora escolhida será responsável pela manutenção dos veículos, contratação e administração dos motoristas. ▪ Justificativa: A ação que deve ser priorizada é a renovação de frota através da terceirização, pois há perda de tempo no transporte devido a utilização de caminhões velhos, lentos, inadequados e também por perdas do embarque marítimo devido a atrasos. Com uma frota de caminhões renovada, capazes de suportar a rotina das cargas de madeiras, atenderemos de pronto os clientes gerando mais oportunidades para se colocar no mercado sendo competitivos. ▪ Objetivos do Projeto: Eliminar gastos em consequência do não cumprimento de prazos de embarque; profissionalizar a empresa com praticas do mercado, Promover a imagem da empresa através dos transporte. S – Especifico: Transporte com qualidade aos portos de exportação. M – Mensurável: Reduzir os gastos com avarias e armazenagem em 90%, proporcionando aumento da lucratividade em 2%. A – Atingível: Veículos podem ser repostos, haverá sincronia de agendas de descarga e reação no caso de aumento de vendas R – Realista: A terceirização do transporte não intervem em eventuais cenários de queda de vendas. T – Temporal: A redução de despesas e aumento da lucratividade poderá ser comparada ao período anterior após seis da sua implementação ▪Equipe do Projeto: Gerente do Projeto: Maria Planejamento: João Contratação, custos e cronograma: João Comunicações: Edson Riscos: Nadir Patrocinador: Alberto Consultorias internas: Jose, Josefa , Pedro e Valeria ▪ Principais entregas do Projeto (escopo) ✓ Definir especificações requeridas para os veículos e transporte; ✓ Abrir concorrência (cotações) ; ✓ Definir empresa finalista e contrato; ✓ Monitorar o transporte por 6 meses. ▪ Orçamento: R$ 100.000,00 (cem mil reais). Este valor refere-se a custo dos funcionários envolvidos, contratação de assessoria advocatícia, despesas com viagens, material de expediente, elaboração de documentos e treinamento. ▪ Riscos: Diminuição ou perda de clientes, pressão / ações judiciais dos atuais motoristas, empresa contratada não assumir entregas, intervenção de sindicatos, eventuais conhecimentos não transmitidos por motoristas. ▪ Responsáveis pelo projeto: Maria Xxxx (Gerente do Projeto) - João Xxxx (Contratações) D) Conceitos Importantes de Projeto (CITAÇÕES SOBRE PROJETO) (CITAÇÃO SOBRE TAP) (CITAÇÃO SOBRE ESCOPO) (CITAÇÃO SOBRE stakeholders) (CITAÇÃO SOBRE EAP) (CITAÇÃO SOBRE OBJETIVOS SMART) (sugere-se incluir outras citações relacionados a projeto: riscos, premissas, cronograma, orçamento, entre outras) (sugere-se incluir outras citações relacionados ao produto / serviço objeto do trabalho) E) DECLARAÇÃO DO ESCOPO DO PROJETO Projeto Renovação da frota através de terceirização Escopo Renovar frota; renovar contratos com terceirizados mais qualificados; capacitar os funcionários para que recepcionem e utilizem de forma adequada os novos veículos terceirizados, conscientizar clientes e funcionários que a empresa trabalha de maneira responsável com o meio ambiente, através de propagandas internas e externas. Exclusões do Projeto / Fora Do Escopo Adequações internas que envolvam o carregamento – equipamentos internos de movimentação como guinchos, empilhadeiras entre outros. Não inclui também a aquisição de veículos (frota própria) mesmo que mínimos. Justificativa A renovação de frota de veículos através da terceirização deve ser priorizada, pois há perda de tempo no transporte devido a utilização de caminhões velhos, lentos, inadequados e também por perdas do embarque marítimo devido a atrasos. Com uma frota de caminhões renovada, capazes de suportar a rotina das cargas de madeiras, atenderemos de pronto os clientes gerando mais oportunidades para se colocar no mercado sendo competitivos. Atualmente a empresa utiliza o serviço de transporte de uma terceirizada que nos atende há algum tempo. Porem os veículos estão com prazo de uso ultrapassado, sem manutenção, o que dificulta o atendimento e comprometimento 100% com a mercadoria da empresa. O projeto deve atender nosso objetivo e deixar satisfeita e mais motivada nossa equipe de venda e nossos clientes confiantes. Objetivos Eliminar gastos em consequência do não cumprimento de prazos de embarque; profissionalizar a empresa com praticas do mercado, Promover a imagem da empresa através dos transporte. SITUAÇÃO ATUAL E JUSTIFICATIVA DO PROJETO: Principais Entregas / Etapas do Escopo − Definir as especificações requeridas para os veículos e transporte; − Abrir concorrência (cotações) ; − Definir empresa finalista e contrato; − Monitorar o transporte por 6 meses. Riscos que podem afetar o projeto Restrições (principais riscos) • Impacto social para eventuais motoristas autônomos que atendem 100% a empresa; • Transportadora não cumprir condições de disponibilidade e entrega. Premissas (principal ação para minimizar o risco) • Terceirizada deverá avaliar a absolvição de alguns motoristas em seu quadro de funcionários. • Contrato com a terceirizada com direito e deveres, incluindo multas Orçamento e cronograma para entregas − Definir as especificações requeridas para os veículos e transporte – R$ 20.000,00 – Maio/2021 − Abrir concorrência (cotações) – R$ 10.000,00 Maio/2021; − Definir empresa finalista e contrato – R$ 50.000,00 – Ago2021; − Monitorar o transporte por 6 meses – R$ 50.000,00 – Set/2021 – Mar/2022.. APROVAÇÕES E DATAS: F) ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO (EAP) Gráfico da EAP - Encerrar projeto - Comparar situação atual e relação a anterior - Acompanhar transporte em campo; - Definir mecanismos de avaliação interna. Monitorar o transporte Projeto de terceirização do Transporte - Definir criterios e valores a pagar Empresa finalista e contrato - Reunião para esclarecimentos finais - Elaboração de contrato - Aprovação do contrato pelo Dpto. Juridico das partes - Aprovação do contrato pelo Dpto. Juridico das partes Especificações dos veículos e transporte - Descrever requisitos do cavalo mecanico - Descrever requisito da carreta - Descrever rota e condições das estradas Concorrência (cotações) - Levantamento das principais transportadoras - Elaboração de convite de participação (BID) - Adotar criterios para recepção dos insteressados Descrição da EAP EAP- Estrutura Analítica do Projeto Estrutura de Decomposição do Trabalho FASE / SUBFASE / PACOTE DE TRABALHO 0 0 Projeto de terceirização do Transporte 1 Especificações dos veículos e transporte ´1.2 - Descrever requisitos do cavalo mecanico ´1.3 - Descrever requisito da carreta ´1.4 - Descrever rota e condições das estradas 2 Concorrência (cotações) 2.1 - Levantamento das principais transportadoras 2.2 - Elaboração de convite de participação (BID) 2.3 - Adotar criterios para recepção dos insteressados 2.4 - Definir criterios e valores a pagar 3 Empresa finalista e contrato 3.1 - Reunião para esclarecimentos finais 3.2 - Elaboração de contrato 3.3 - Aprovação do contrato pelo Dpto. Juridico das partes 3.4 - Aprovação do contrato pelo Dpto. Juridico das partes 4 Monitorar o transporte 4.1 - Definir mecanismos de avaliação interna. 4.2 - Acompanhar transporte em campo; 4.3 - Comparar situação atual e relação a anterior 4.3.1 Elaborar relatório considerando compensação frete maior x economias (trade off) 4.4 - Encerrar projeto G) RISCOS ENVOLVIDOS NO PROJETO RR - REGISTRO DE RISCOS Item Risco Identificado Tipo Qualitativo de Probabilidade Qualitativo de Impacto Estratégia de ação Responsável 1 Diminuição ou perda de clientes Externo Baixo Grande Aceitar João 2 Pressão / ações judiciais dos atuais motoristas Externo Baixo Grande Mitigar Maria 3 Intervenção de sindicatos Externo Baixo médio Mitigar João 4 Eventuais conhecimentos não transmitidos por motoristas. Interno Alto médio Mitigar Maria 5 Impacto social para eventuais motoristas autônomos que atendem 100% a empresa Interno Alto Grande Transferir João 6 Transportadora não cumprir condições de disponibilidade e entrega. Externo Medio Grande Transferir Maria Observações: No decorrer do projeto serão realizadas reuniões direcionadas a fim de atualizar e monitorar os riscos elencados. H) CRONOGRAMA DO PROJETO CRONOGRAMA FASE / SUBFASE / PACOTE DE TRABALHO INICIO FIM DIAS OBSERVAÇÕES 0 Projeto de terceirização do Transporte 1 Especificações dos veículos e transporte 01/04/2021 31/05/2021 20 ´1.2 - Descrever requisitos do cavalo mecanico 01/04 30/04 ´1.3 - Descrever requisito da carreta 01/04 30/04 ´1.4 - Descrever rota e condições das estradas 01/05 31/05 2 Concorrência (cotações) 01/06/2021 31/07/2021 42 2.1 - Levantamento das principais transportadoras 01/06 25/06 2.2 - Elaboração de convite de participação (BID) 25/06 30/06 2.3 - Adotar criterios para recepção dos insteressados 25/06 30/06 2.4 - Definir criterios e valores a pagar 25/06 30/06 2.5 - Receber e analisar propostas 01/07 31/07 3 Empresa finalista e contrato 01/08/2021 31/08/2021 30 3.1 - Reunião para esclarecimentos finais 3.2 - Elaboração de contrato 3.3 - Aprovação do contrato pelo Dpto. Juridico das partes 3.4 - Aprovação do contrato pelo Dpto. Juridico das partes 4 Monitorar o transporte 01/09/2021 31/03/2022 180 4.1 - Definir mecanismos de avaliação interna. 4.2 - Acompanhar transporte em campo; 4.3 - Comparar situação atual e relação a anterior 4.3.1 Elaborar relatorio considerando compensação frete maior x economias (tradeoff) 4.4 - Encerrar projeto I) ORÇAMENTO DO PROJETO ORÇAMENTO FASE / SUBFASE / PACOTE DE TRABALHO VALOR PREVISTO VALOR REALIZADO DIAS OBSERVAÇÕES 0 Projeto de terceirização do Transporte 1 Especificações dos veículos e transporte R$ 20.000,00 20 144 HORAS ´1.2 - Descrever requisitos do cavalo mecanico ´1.3 - Descrever requisito da carreta ´1.4 - Descrever rota e condições das estradas 2 Concorrência (cotações) R$ 10.000,00 42 256 HORAS 2.1 - Levantamento das principais transportadoras 2.2 - Elaboração de convite de participação (BID) 2.3 - Adotar criterios para recepção dos insteressados 2.4 - Definir criterios e valores a pagar 2.5 - Receber e analisar propostas 3 Empresa finalista e contrato R$ 50.000,00 30 176 HORAS 3.1 - Reunião para esclarecimentos finais 3.2 - Elaboração de contrato 3.3 - Aprovação do contrato pelo Dpto. Juridico das partes 3.4 4 Monitorar o transporte R$ 50.000,00 180 400 HORAS 4.1 - Definir mecanismos de avaliação interna. 4.2 - Acompanhar transporte em campo; 4.3 - Comparar situação atual e relação a anterior 4.3.1 Elaborar relatorio considerando compensação frete maior x economias (tradeoff) 4.4 - Encerrar projeto TOTAL R$ 100.000,00 - Nos valores estão inclusos o valor/hora de cada funcionário alocado a equipe do projeto. - Os valores a pagar pelo transporte terceirizado não fazem parte do orçamento do projeto e sim do orçamento da empresa. Relatórios comparativos da situação atual e esperada compõem o trabalho a ser entregue por este projeto. J) PARTES INTERESSADAS: Os principais pessoas e grupos de pessoas que estão diretamente ou indiretamente envolvidas no projeto estão relacionadas a seguir: Embora sejam beneficiados pelo projeto, deverão ser informados: • Clientes; • Representantes; • Funcionários administrativos; • Diretoria. Para que não haja ruídos de comunicação deverão ser monitorados e comunicados no tempo devido: - Funcionários da Expedição; - Motoristas autônomo atuais; - Sindicatos; - Mídia; - Armazéns portuários. K) AVALIAÇÃO SOBRE PLANO DE GERENCIAMENTO DO PROJETO Nos dias de hoje é importante gerir uma empresa de forma que se possa produzir com eficiência e gerar lucros com menor esforço possível. Desta forma, buscar de maneira continua a melhoria, servirá de base para manter o negócio em pé e com competitividade. A exportação de produtos é uma atividade essencial para o mercado. Ela é responsável por auxiliar no desenvolvimento econômico do país, assim como gerar grandes lucros para as empresas. No entanto, apesar de a exportação ser uma excelente alternativa para expandir os negócios, alguns cuidados precisam ser tomados, a fim de evitar possíveis erros e, consequentemente, prejuízos financeiros. Na maioria das vezes, a falta de planejamento compromete o negócio, impedindo a execução de metas e ações que possam satisfazer os interesses do comprador. O transporte e o tipo de embalagem são dois fatores muito importantes que precisam ser levados em consideração antes de exportar seu produto, já que o produto precisa chegar “inteiro” ao seu comprador. Para evitar conflitos com a fiscalização ou demais órgãos públicos, é válido fazer uma análise sobre as exigências de liberação aduaneira no país o qual pretende exportar. Os fornecedores são representantes da empresa, por isso, precisam ser escolhidos a dedo e com total responsabilidade. Por esse motivo, para que a empresa não comprometa o sucesso dos negócios no comércio externo, este trabalho teve como objetivo encontrar soluções e realizar um projeto em cima de um estudo de caso sobre problemas com transporte em uma exportadora de madeiras. Foi possível perceber que através do trabalho em equipe fica mais fácil identificar soluções para problemas e que cada solução a ser administrada necessita de um projeto específico. Ficou claro também a importância de controlar os stakeholders e os riscos. L) REFERENCIAS (indicar todas as fontes pesquisadas, tais como livros, artigos e sites confiáveis)(...)


envio efetuado por e-mail ou WhatsApp imediatamente após confirmação de pagamento (transferência  ou cartão, entrega imediata - se for via boleto, apenas após compensar).

valor: R$50,00.

para efetuar o pagamento via transferência bancária (PIX OU CONTAS CAIXA, BRADESCO, NUCONTA, INTER, BANCO DO BRASIL) solicite a conta de sua preferência no e-mail ou whatsapp ou, se preferir, pague pelo Mercado Pago clicando AQUI (boleto ou cartão, inclusive parcelamento).

em seguida envie um e-mail com o título do trabalho adquirido e o comprovante de pagamento (print ou foto) para: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou WHATSAPP (88) 99867-4804


Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.

NÃO É NECESSÁRIO ALTERAR.

temos referências.


DÚVIDAS, SOLICITAÇÕES DE OUTROS TRABALHOS E DEMAIS DEMANDAS, BASTA ENVIAR UM E-MAIL PARA: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou chamar no whatsapp acima.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMOS PRONTO - PTI - “O processo de escrita criativa”. letras 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

TEMOS PRONTO - atividade dissertativa gênero carta formal - CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL. 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

TEMOS PRONTO - PROJETO INTEGRADOR - SERVIÇO SOCIAL - UNIFIL - 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804