TEMOS PRONTO - PTI -   "prática em gestão ambiental” unidades conservadoras.- faculdade FAEL. 2024 - WHATSAPP (88) 99867-4804

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Trecho "MANUAL DA DISCIPLINA PRÁTICA DO CURSO DE Gestão Ambiental PRÁTICA EM GESTÃO AMBIENTAL /FAEL 2 1. APRESENTAÇÃO O presente Manual tem o objetivo de orientar, auxiliar e esclarecer os trâmites que envolvem as atividades referentes à disciplina Prática em Gestão Ambiental. A finalidade é possibilitar o conhecimento das leis ambientais bem como o gerenciamento de recursos visando à criação de Unidades de Conservação (UCs) que detenham elevado potencial a conservação, e nesta realidade a reflexão sobre a atuação do gestor ambiental, possibilitando ao graduando vivenciar situações da prática profissional. O conhecimento da realidade principia pelo desvelamento das situações observadas, possibilitando a relação teoria prática. O movimento conhecimento-atuação-reflexão não se apresenta fragmentado, ele se articula e apresenta novos resultados. A disciplina abrange o conjunto de situações e conflitos de interesse, cujas tomadas de decisão são fundamentais para o sucesso da criação da Unidade. O processo metodológico caracteriza-se pela aplicação de diversos níveis de conhecimento ambiental e gerenciamento, por meio de casos e simulações. Esta proposição metodológica efetiva-se pelo coletivo das disciplinas e conteúdo. A coordenação da proposta será de responsabilidade do coordenador de curso e do NDE. A garantia do processo efetiva-se por momentos de: a) Orientações; b) Relatórios práticos; c) Avaliações. De maneira ampla, os principais objetivos desta atividade é proporcionar ao gestor ambiental experiências e habilidades que serão necessárias para lidar prontamente com os problemas de forma parcimoniosa, fazendo usos de uma visão integrada do meio ambiente e de seus conhecimentos na busca de desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida e a conservação da biodiversidade. Bons estudos! PRÁTICA EM GESTÃO AMBIENTAL /FAEL 3 2. INTRODUÇÃO a) A disciplina Prática em Gestão Ambiental faz parte do projeto pedagógico do curso de GESTÃO AMBIENTAL, concebido como ferramenta para o desenvolvimento de competências desejáveis na formação de um sujeito inserido num ambiente em constante transformação, e que, portanto, deverá ser capaz de gerir a condução de seu conhecimento, na constante busca por atualização. b) Deverá ser desenvolvido por meio da integração das disciplinas que compõem o currículo do curso, despertando o interesse pela pesquisa e proporcionando ao acadêmico, ferramental para a busca do conhecimento. c) Esta disciplina prática estimula o desenvolvimento da capacidade argumentativa, senso crítico e responsabilidade socioambiental ao deparar com problemas e conflitos de interesses na criação de Unidades de Conservação (UCs). Estas características são extremamente importantes aos profissionais de Gestão Ambiental, cujas tomadas de decisão interferem, não só no funcionamento de ecossistemas, comunidades e populações de espécies, como também no relacionamento do homem e a natureza, planejamento, exploração dos recursos naturais e mitigação de impactos ambientais. d) Nesta prática os acadêmicos deverão elaborar um plano de ação, visando à preservação de espécies e respeitando os diversos usos do espaço natural. CARACTERIZAÇÃO A disciplina Prática em Gestão Ambiental dar-se-á pela orientação metodológica de professores habilitados e da Coordenação do Curso, seguindo as etapas descritas no item OPERACIONALIZAÇÃO. ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA E SUAS ETAPAS Ementa: Ecologia Geral, Funcionamento dos Ecossistemas e comunidades ecológicas, Biodiversidade, Impactos Ambientais, Biologia da Conservação, Legislação Ambiental, Gerenciamento dos recursos naturais, Gerenciamento de recursos financeiros, Responsabilidade Socioambiental, Planejamento Ambiental, Instrumentos de planejamento ambiental, Gestão de unidades de conservação e áreas protegidas. A implementação da UC se dará por meio de interpretação de dados, aplicação dos conhecimentos, tomadas de decisão e gerenciamento. Os resultados obtidos farão parte de relatórios detalhados, contendo um plano de ação de curto, médio e longo prazo e cronograma financeiro. Essa disciplina será semestral e terá a duração de 100 horas. Os acadêmicos terão a tarefa de desenvolver atividades práticas profissionais que permitam uma visão crítica a respeito do uso e ocupação do espaço natural, bem como conflitos de interesses relacionados ao meio ambiente. PRÁTICA EM GESTÃO AMBIENTAL /FAEL 4 O QUE É E PARA QUE SERVE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO? As Unidades de Conservação (UCs) são áreas verdes relativamente preservadas, que abrigam várias espécies, podendo incluir as endêmicas ou ameaçadas de extinção. As UCs seguem leis e diretrizes que estão descritas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação, o SNUC. Um dos pontos chave da implantação do SNUC é que ele permite o planejamento e administração integrados das UCs. Isto assegura que amostras da biodiversidade espalhadas pelo país sejam adequadamente preservadas. FUNDAMENTAÇÃO A disciplina Prática em Gestão Ambiental constitui pré-requisito obrigatório para a obtenção de título de Tecnólogo em Gestão Ambiental da FAEL, conforme Projeto Pedagógico e suas diretrizes. Para orientação, estão previstos nas grades horárias do curso 100 horas-aula. Os alunos farão a apresentação de resultados, considerações, e pareceres em dois relatórios específicos. OBJETIVOS A disciplina denominada Prática em Gestão Ambiental será realizada em consonância com o seu projeto pedagógico, onde procura consolidar o conhecimento apreendido durante o curso, demonstrando, por meio do estudo prático aplicado. Esta disciplina visa proporcionar ao estudante a vivência prática de propor a criação e o gerenciamento de uma Unidade de Conservação, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências para planejar, elaborar, analisar e executar instrumentos de gestão ambiental; propor, implementar e analisar projetos e aplicar a legislação pertinente à área. Dessa forma, a prática busca desenvolver o perfil do estudante para que ele atue com responsabilidade socioambiental, seja autônomo na tomada de decisões interdisciplinares que envolvam aspectos ambientais; e colaborativo e propositivo em equipes multidisciplinares no desenvolvimento de projetos ambientais que promovam o desenvolvimento sustentável, a melhoria da qualidade de vida e a conservação da biodiversidade. O ACADÊMICO DEVERÁ: a) Transformar as atividades da disciplina em oportunidade para vivenciar o que ocorre na vida profissional, durante o processo de criação, planejamento e gerenciamento de uma Unidade de Conservação; b) Colocar em evidência os conhecimentos construídos durante o tempo de permanência na graduação; PRÁTICA EM GESTÃO AMBIENTAL /FAEL 5 c) Apresentar conclusões pertinentes sobre uma problemática surgida na atividade proposta. ESTRUTURA FUNCIONAL A disciplina obedecerá à seguinte estrutura: a) Coordenação Geral sob responsabilidade do Coordenador do Curso de Gestão Ambiental; b) Para o Professor da disciplina caberá à orientação de cada uma das etapas descritas no item OPERACIONALIZAÇÃO deste instrumento. c) Ocorrerá ao acadêmico regularmente matriculado no curso de Gestão Ambiental. A) A coordenação Geraldos Cursos: I. Responsabilizar-se pelo arquivamento dos relatórios de avaliação em meio digital; II. Acompanhar a organização e o desenvolvimento da atividade juntamente com o Assistente Acadêmico dando orientações quando necessário; III. Orientar, distribuir, direcionar os acadêmicos aos professores orientadores VIA WEB TUTORIA. B) Ao professor orientador compete: I. Participar das reuniões para as quais for convidado e cumprir as decisões tomadas; II. Prestar orientação durante a elaboração e execução do estudo aplicado, quanto à parte de conteúdo técnico/científico, de acordo com o cronograma estabelecido; III. Responsabilizar-se pelo planejamento da disciplina e controle das etapas que constam neste MANUAL REGULATÓRIO. IV. Analisar e indicar melhoramentos para a entrega do relatório final como resultado do cumprimento das etapas previstas no projeto. V. Divulgar através do Fórum as datas de entrega das etapas para garantir o cumprimento dos prazos estipulados para as entregas dos itens parciais do relatório; VI. Acompanhar os trabalhos (grupo ou individual), preenchendo uma planilha específica, onde constarão datas das postagens com a descrição de tarefas feitas pelos alunos. VII. Avaliar os trabalhos parciais de desenvolvimento da Atividade Prática; VIII. Receber a versão final; atribuir a nota e encaminhar e-mail à Coordenação do Curso, informando sobre a evolução dos estudos. C) Ao aluno compete: I. Matricular-se na disciplina; 3. ATRIBUIÇÕES PRÁTICA EM GESTÃO AMBIENTAL /FAEL 6 II. Desenvolver a atividade individualmente ou compor uma equipe, com no máximo 3 participantes; III. Realizar o cadastro do grupo no Portal Acadêmico. É obrigatório cadastrar todos os integrantes da equipe no mesmo grupo; IV. Acessar a disciplina no Portal Educacional, assistir às videoaulas, participar dos fóruns e webtutoria; V. Postar no Portal Acadêmico um relatório parcial, referente à primeira etapa (tem valor de 4,0 pontos), nos prazos indicados. Aguardar a correção e orientação dos professores para depois dar prosseguimento à construção do plano de ação e do cronograma financeiro, que será realizado na segunda etapa, e somando-se ao relatório parcial comporão o relatório final; VI. Postar o relatório final contendo o plano de ação e o cronograma financeiro, segunda etapa, (tem o valor de 6,0 pontos) no Portal Acadêmico, nos prazos indicados; VII. Cumprir os prazos determinados no calendário acadêmico, e as tarefas que lhe são exigidas; VIII. Frequentar reuniões, seminários, encontros e cumprir o cronograma de orientação da elaboração do estudo aplicado. 4. OPERACIONALIZAÇÃO A seguir o mapeamento das atividades a serem realizadas: Mapeamento O que analisar Análise dos dados Avaliar o mapa, identificar os diferentes múltiplos usos do solo, conflitos de interesse e definir onde será a UC Escolha da categoria de UC a ser criada Avaliar o potencial para a criação considerando os critérios prédefinidos. Identificação da área da UC Indicar o formato e o tamanho da área em que a UC será criada, baseado no mapa disponibilizado, bem como, o valor que será pago para compra da área. Elaboração do Relatório 1 Descrever e justificar a escolha criação da categoria de Unidade de Conservação, bem como, justificando o formato e tamanho da área e quanto irá gastar com a compra da área. Identificação e Soluções dos problemas Apurar os conflitos de interesse e usos indevidos na área estabelecida e resolver parcimoniosamente. Exemplos: compra e venda de terreno, indenizações, retirada de animais etc. Elaborar um plano de ação a ser realizado em curto, médio e longo prazo. Descrever as etapas para a implementação e funcionamento da UC. Nesta etapa poderão ser propostas a cobrança de ingressos bem como estipular o número de visitantes diário. Criação do cronograma financeiro Calcular gastos e gerenciar os recursos destinados as etapas de criação da UC bem como toda a parte estrutural desta área. Exemplo: construção de guarita, centro de visitantes etc. Considerar as entradas (ganhos) e saídas (pagamentos) Relatório Final Emitir um relatório final contendo todas as informações, cálculos e formas de gerenciamento. PRÁTICA EM GESTÃO AMBIENTAL /FAEL 7 1ª ETAPA: 1. ANÁLISE DOS DADOS E IDENTIFICAÇÃO DA ÁREA DA UC Nesta etapa, o mapa deverá ser minuciosamente analisado, considerando as informações adicionais relativas aos múltiplos usos da área: Mapa – Imagem adaptada do Google Earth 2.ESCOLHA DA CATEGORIA DA UC Para realização do trabalho, pode-se: a) Pesquisar as categorias de UCs presentes e descritas no SNUC; b) Pesquisar estas categorias na internet em sites confiáveis (ex. Ministério do Meio Ambiente, ICMBio, etc); c) São exemplos de critérios que podem ser estabelecidos: preservação de uma espécie; usos múltiplos da área, beleza cênica, preservação de mananciais para abastecimento humano, etc. Lembre-se: cada categoria de Unidade de Conservação permite ou proíbe determinados usos e ações. 3. JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DA ÁREA E DA CATEGORIA DA UC Lembre-se que a escolha da categoria da UC dependerá dos critérios adotados nesta etapa. 1. Qual é a finalidade de se criar uma UC? (baseie seus argumentos no SNUC) PRÁTICA EM GESTÃO AMBIENTAL /FAEL 8 2. Dentre a categoria escolhida (Unidade de Conservação de proteção Integral ou Unidade de Conservação de uso sustentável) qual o tipo de UC se encaixa melhor às finalidades e critérios definidos? 4. DEFINIÇÃO DO TAMANHO DA ÁREA DA UC Que tamanho da área deverá ser utilizado para cumprir os objetivos da UC? * Considere: cada 10 hectares correspondem no mapa a uma área de 1 cm² (isto é, cada um dos quadradinhos de cor laranja no mapa) 5. DEFINIÇÃO DO MONTANTE A SER GASTO PARA A COMPRA DA UC Quanto custará a compra da área? Nesta etapa haverá o gasto, com a compra da área na qual a UC está sendo criada. Deve- se considerar uma situação hipotética na qual, o custo para compra de 10 ha é de 100 mil reais e cada 10 hectares corresponde no mapa a uma área de 1 cm2 (isto é, cada um dos quadradinhos de cor laranja no mapa). Também é preciso considerar que o governo, destinou 7 milhões de reais para preservar a biodiversidade na região, isto é, esse recurso poderá ser utilizado para compra da área, mas também deverá ser suficiente para a implantação da infraestrutura e serviços necessários. Resumindo: 10 ha – custam R$100 mil. Montante total: R$ 7 milhões (para compra e gestão da área da UC) Informações adicionais Para selecionar a área, leve em conta, também, o número de espécies de mamíferos na lista de espécies ameaçadas de extinção dos principais biomas brasileiros apresentados na tabela. Disponível em:. Acesso em 06/12/2019. Na sequência, deve ser desenvolvido um texto, com no máximo uma página, explicando a categoria escolhida e os critérios adotados. Nesta etapa descreva com riqueza de detalhes a área PRÁTICA EM GESTÃO AMBIENTAL /FAEL 9 escolhida. Busque informações na literatura se for necessário. O arquivo deve ser fornecido em um arquivo de texto (.doc ou .docx), para a orientação do Professor. Exemplo Relatório Etapa 1: A área para a criação da UC é um remanescente de Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos em biodiversidade e ameaçados do planeta. Nesta área há nascentes e cachoeira, sendo importante para a manutenção do sistema hídrico e até mesmo podendo cooperar com o abastecimento de água para a comunidade. A fauna e a flora preservadas mantem o funcionamento dos serviços ecossistêmicos, como por exemplo, a polinização, estocagem e retenção de água, ciclagem de nutrientes, processos de formação dos solos, regulação da composição química da atmosfera. Esta área pode auxiliar na preservação dos recursos naturais, das espécies ali presentes e espécies endêmicas, raras ou ameaçadas de extinção caso estejam presentes. Além disso, uma área verde preservada em meio urbano ameniza a temperatura nos dias mais quentes e faz a regulagem do clima. Pode servir como um filtro/ barreira os diversos tipos de poluição, cujas fontes são principalmente as empresas limítrofes a esta área. A área verde preservada será de 50 Km2 e possui forma arredondada para minimizar o efeito de borda. Nela há o registro de uma espécie de mamífero ameaçado de extinção e abrange nascentes, topos de morro e matas de galeria consideradas áreas prioritárias para a conversação. Devido aos critérios apresentados, será criado um Parque de proteção integral. As categorias de Unidades de Conservação Integral não permitem grandes alterações ambientais, de modo a proteger as espécies de fauna e flora. O parque faz parte desta categoria e tem como principais características o uso de suas dependências sem que haja exploração de seus recursos naturais. Desta forma, a função esperada por sua criação será cumprida, pois desempenha seu papel de proteção às espécies ameaçadas permitindo o contato do homem com a natureza, mantendo suas características PRÁTICA EM GESTÃO AMBIENTAL /FAEL 10 necessárias à sobrevivência de outras espécies. Será gasto um total de R$ 5.055.000,00 para compra da área. 2ª ETAPA: 1. IDENTIFICAÇÃO E SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS A identificação dos problemas é uma etapa importante no processo de criação da UC, pois eles devem ser resolvidos. Analise o mapa para identificá-los e propor soluções plausíveis e parcimoniosas. 1) Após escolher a categoria e delimitar a área verifique se há conflitos de interesse. Se sim, quais são eles? (ex: desapropriações, retirada de animais, combate a espécies invasoras, licenciamento de empresas – estas determinações deverão estar de acordo com a categoria de UC escolhida). 2) Fazer uma lista dos problemas identificados. Exemplo: Por se tratar de uma área cercada por atividades antrópicas os maiores desafios são minimizar os impactos que essa área sofre. Vamos listar as tarefas? • Compra de propriedades que estão localizadas dentro da futura UC. • Retirada do gado, se estiver dentro da UC. • Iniciar um estudo para avaliar o impacto ambiental causado. • Propor a recuperação (com atuação do homem) ou isolamento da área degradada para que ocorra a sucessão natural, caso seja necessário. 3) Após a listagem dos problemas reflita: Como posso resolvê-los? PRÁTICA EM GESTÃO AMBIENTAL /FAEL 11 Na sequência, deve ser desenvolvido um texto, com aproximadamente 15 linhas, explicando os conflitos e as soluções encontradas. Exemplo: O uso das terras selecionadas para a criação da UC é variado. Identificamos algumas moradias em seu interior. Como a categoria escolhida é de proteção integral as pessoas residentes dentro do Parque terão suas propriedades compradas e desapropriadas. Além disso, há uma espécie de capim exótico invasor que tem o potencial de queima elevado. Esta espécie deverá ser combatida ou monitorada para evitar queimadas no interior da UC. No entorno do Parque identificamos a presença de fazendas, criação de gado e cultivo de hortaliças. As áreas do entorno, conhecida como zonas de amortecimento, são destinadas a proteger seu interior dos impactos externos. Nela as atividades humanas são controladas por lei e devem ser aprovadas por um conselho consultivo. Isso gera muitos conflitos de interesse, pois algumas pessoas querem somente preservar o meio, enquanto outras querem realizar suas atividades, independente do impacto causado. Antes de proibir o cultivo de hortaliças e a criação de gado serão realizados estudos para avaliar os impactos ambientais no entorno da UC. Caso estejam trazendo problemas optaremos pela desapropriação destas fazendas ou a proibição deste tipo de atividade. 2 - PLANO DE AÇÃO Antes de iniciar a descrição de ações em curto, médio e longo prazo será preciso estruturar a UC e planejar seu funcionamento. Exemplo: 1) Que estrutura a UC deverá ter? (Ex: Sede administrativa, banheiros, centro de visitantes, trilhas ecológicas) 2) Haverá um programa de Educação Ambiental? 3) Como será feita a fiscalização? 4) Que bens materiais serão necessários para o funcionamento da UC? PRÁTICA EM GESTÃO AMBIENTAL /FAEL 12 5) Quantos funcionários serão contratados? 6) Haverá treinamento para a equipe? 7) Haverá brigada de incêndio? 8) Haverá mirante ou outro atrativo no Parque? 9) Haverá procura de parceiros? (ex. empresas limítrofes ao Parque, integração com ONGs). 10)Haverá repasse do Órgão responsável (Município, Estado ou União)? 11)Haverá cobrança de taxa para o ingresso na unidade criada? Após analisar coerentemente todas as questões acima e decidir como será sua UC, ordene as ações em curto, médio e longo prazo. 2.1 ORDENAR AS AÇÕES PRIORITÁRIAS E URGENTES: Para fazer um bom planejamento será preciso identificar e organizar as ações prioritárias e urgentes. O planejamento de curto prazo corresponde a ações que devem ser feitas num período curto, podendo variar de 6 meses a 1 ano. Elas irão compor o plano de ação em curto prazo. São exemplos de ações urgentes e prioritárias: Desapropriação da terra, início dos estudos de impactos ambientais, levantamento de espécies da fauna e flora, identificação das potencialidades, fraquezas, estimativas de gastos e definição da forma de gestão/ administração. Construção de estrutura física da UC (escritórios, banheiros, centro de visitantes, guarita, etc), contratação de funcionários. 2.2 ORDENAR AÇÕES QUE DEVEM SER CUMPRIDAS EM MÉDIO PRAZO • O planejamento de médio prazo corresponde a ações que deverão ser implementadas num período de 1 a 3 anos. • São exemplos de ações de médio prazo: Elaboração do plano de manejo (organização do planejamento, diagnóstico e finalização). Dentro do plano de manejo se encontram detalhadas todas as ações, políticas, programas e projetos a serem implementados no Parque. Para embasar o plano de manejo deve-se previamente realizar estudos de diagnósticos ambientais, diagnósticos socioeconômico, cultural e histórico, elaborar um conjunto de ações e medidas de PRÁTICA EM GESTÃO AMBIENTAL /FAEL 13 proteção à fauna e flora, garantindo a preservação da biodiversidade. Definição das áreas da UC de uso comum, de preservação, para fins científicos etc, definição de um conselho consultivo. 2.3 ORDENAR AÇÕES QUE DEVEM SER CUMPRIDAS EM LONGO PRAZO • O planejamento de longo prazo corresponde a ações que deverão ser implementadas futuramente, em um prazo de 5 anos ou mais. • São exemplos de ações de longo prazo: Implementação de programas previstos no Plano de manejo, tais como o programa de educação ambiental, criação de trilhas e trajetos monitorados, treinamento de funcionários. Incentivo a pesquisas. Monitoramento e Avalições de programas implementados, aprimoramento daquilo que não está funcionando direito. 3. CRIAÇÃO DO CRONOGRAMA FINANCEIRO Preencha a planilha modelo disponibilizada no Portal Acadêmico! Será disponibilizada uma planilha com custos pré-definidos no Portal, no qual o aluno irá utilizar somente aqueles gastos relativos à categoria de UC que está propondo. O aluno deve organizar essa planilha listando os gastos pertinentes a sua proposta de UC, bem como, deverá prever a entrada de recursos, como por exemplo por meio de repasse governamental ou cobrança de entrada para visitantes (esses recursos que serão entradas devem ser estimados pelo aluno, por meio de levantamento e/ou pesquisas). Veja o exemplo com recursos disponíveis de R$ 6.500.000,00 CRONOGRAMA FINANCEIRO AÇÃO DESCRIÇÃO GASTOS (SAÍDA) R$ RECEBÍVEIS (ENTRADA) R$ SALDO (R$) 0 - 1 ano 1-3 anos 0 - 1 ano 1-3 anos 0 - 1 ano 1-3 anos Desapropriaç ão Compra de propriedades localizadas dentro da futura UC (15 mil/ha 5.055.000, 00 PRÁTICA EM GESTÃO AMBIENTAL /FAEL 14 Estudos de impactos ambientais Contratação de equipe para avaliar os possíveis impactos ambientais relacionados à zona de amortecimento 150.000,0 0 Repasse governament al 6.500.000,0 0 TOTAL 5.205.000, 00 6.500.000,0 0 Note que os valores da tabela são fictícios e não correspondem aos mesmos da sua atividade. O valor gasto por hectare estará descrito em seu mapa e deverá ser calculado de acordo com a área da UC. Para fins conservacionistas uma área maior é sempre melhor que uma menor ou várias menores que totalizem a mesma área. Todas as ações previstas em curto e médio prazo deverão ter seus custos estimados na planilha. A coluna Recebíveis deverá ser preenchida, também no caso de conseguir recursos para a manutenção das atividades da UC. As entradas podem ser estimadas considerando o recebimento de passivo ambiental das empresas limítrofes e repasse do Órgão responsável (Município, Estado ou União). Você poderá cobrar da população uma taxa para o ingresso na unidade criada, se este for o seu caso lembre-se de estipular o valor e o número máximo de visitantes por dia. No cronograma final, o saldo deverá ser positivo para que a UC seja autossustentável. ATENÇÃO: Serão disponibilizadas uma planilha de custos e uma planilha modelo que você deverá utilizar para elaborar o cronograma financeiro da sua UC. 4. RELATÓRIO FINAL PRÁTICA EM GESTÃO AMBIENTAL /FAEL 15 O relatório final deverá conter todas as informações e tomadas de decisão realizadas na primeira etapa, bem como uma descrição dos problemas e soluções propostas, apresentação do plano de ação separando as atividades realizadas em curto, médio e longo prazo e o cronograma financeiro com as saídas (custos) e entradas (recebimento) das ações de curto e médio prazo. No Portal Acadêmico será disponibilizado um Template para a elaboração do relatório! Utilize os itens e subitens, conforme a seguir: INTRODUÇÃO (Neste item deve ser apresentado a importância da Unidade de Conservação, contextualizar a área escolhida e a categoria da UC proposta) DESENVOLVIMENTO (Neste item deve ser apresentado todas as informações da Etapa 1 e da Etapa) Utilize os subtítulos abaixo para facilitar sua organização: 1. Caracterização da Unidade de Conservação (neste item apresentar as informações da Etapa 1- deve ser descrito a caracterização da área, a justificativa da criação da UC e da categoria escolhida, o tamanho da área e o valor a ser pago para a compra da área) 2. Identificação e Solução dos Problemas e Conflitos de Interesse 3. Plano de Ação 3.1Ações de Curto Prazo 3.2Ações de Médio Prazo 3.3Ações de Longo Prazo 4. Cronograma Financeiro REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Cite apenas as referências bibliográficas utilizadas no decorrer do relatório e siga as Normas da ABNT Assim, este relatório será composto pela junção das atividades relacionadas às práticas I e II, completando o treinamento do acadêmico e assegurando o desenvolvimento de habilidades como: 1. Apresentar capacidade de buscar informações e pesquisar. 2. Apresentar capacidade argumentativa, pensamento lógico e senso crítico. 3. Apresentar visão integrada e multidisciplinar na solução de problemas socioambientais e tomada de decisões. 4. Apresentar capacidade de solucionar problemas e prever cenários futuros. 5. Apresentar capacidade de tomada de decisão, diplomacia e parcimônia. 6. Apresentar capacidade de contornar situações adversas. 7. Apresentar capacidade na elaboração de planos de ação e planejamento. PRÁTICA EM GESTÃO AMBIENTAL /FAEL 16 A bibliografia utilizada para a realização das Práticas I e II, bem como para a elaboração dos relatórios 1 e 2 deverão ser apresentadas na última página do relatório final, obedecendo às normas da ABNT. ATENÇÃO: Deverá ser utilizado para o desenvolvimento desta atividade, o arquivo disponibilizado para a disciplina, no portal. 4. RECOMENDAÇÕES GERAIS • Informação é a matéria-prima para qualquer análise. Neste caso, para começar a atividade prática, é preciso conhecer as categorias de Unidades de Conservação (Lei 9985/2000). Portanto, busque aprofundar seu conhecimento sobre o que cada categoria de Unidade de Conservação procura preservar; • A partir destes conhecimentos, procure no material apresentado critérios e informações necessários para a tomada de decisão a respeito da criação da UC. Lembre-se de que será preciso justificar a escolha e mediar os possíveis conflitos de interesse descritos na atividade. Pesquise sobre o tema e leia sobre o assunto, para relembrar o conteúdo estudado. • Os gastos relacionados a criação da UC, bem como sua posterior estrutura devem fazer parte de um cronograma financeiro. Será disponibilizada uma planilha do EXCEL, com custos prédefinidos para algumas estruturas e serviços que deverá ser organizado de acordo com a situação prevista na categoria de UC proposta pelo aluno. • O trabalho acadêmico deve ser organizado segundo padrões específicos. • Ao gerenciar uma área destinada à preservação ambiental como as UCs, por mais que os objetivos de sua criação sejam diversificados e dependam de sua categoria, o gestor precisa assegurar a estes locais a proteção necessária que garanta a conservação da biodiversidade associada ao desenvolvimento sustentável. PRÁTICA EM GESTÃO AMBIENTAL /FAEL 17 • O envolvimento da sociedade civil nas tomadas de decisão, participação em Conselhos consultivos e apoio das populações locais e do entorno são importantes para alcançar os objetivos propostos pelo SNUC, portanto, não deixe de propor a criação destes conselhos em seu plano de ação e planejamento. Observação: Essa disciplina poderá ser desenvolvida individualmente ou por equipes compostas no máximo por três acadêmicos. 5. PROCESSO AVALIATIVO A disciplina Prática terá a duração de 100 horas. O processo de avaliação será feito com base na 1ª etapa (Relatório 1) com o valor de 4,0 pontos, e na 2ª etapa (Relatório final + identificação dos problemas e solução dos conflitos + plano de ação + cronograma financeiro) com o valor de 6,0 pontos. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIA BÁSICA FAEL - Faculdade Educacional da Lapa. Ecologia Geral. MOURÃO, F. A. Curitiba: Fael, 2018. FAEL - Faculdade Educacional da Lapa. Impactos Ambientais e Recuperação de Áreas Degradadas. RIBEIRO, J.P. M. Curitiba: Fael, 2016. FAEL- Faculdade Educacional da Lapa. Legislação Aplicada ao Direito Ambiental. FERREIRA F.; SOUZA M.; PIMENTA E. C. G. Curitiba: Fael, 2016. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRASIL, LEI No 9.985, DE 18 DE JULHO DE 2000. Institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Disponível em: http://www2.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=322. Acesso em 20/out/2020. BUTZKE, Alindo; PONTALTI, Sieli. Os recursos naturais e o homem: O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado frente à responsabilidade solidária. Caxias do Sul: Educs, 2012. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/5869. Acesso em 20/out/2020. FILIPPIN, F. R. Inovações do direito ambiental, biodireito e biodiversidade, economia e meio ambiente. Curitiba: InterSaberes, 2014. (Coleção Direito Processual Civil e Direito Ambiental, v.5. PRÁTICA EM GESTÃO AMBIENTAL /FAEL 18 Débora Cristina Veneral (Org.). Disponível em https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/24417. Acesso em 20/out/2020. FOGAÇA, Thiago Kich, CUBAS, Monyra Guttervill, TAVEIRA, Bruna Daniela Araújo. Conservação dos Recursos Naturais e Sustentabilidade: um enfoque geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2017. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/49491. Acesso em 20/out/2020. LEWINSOHN, Tomas Michael. Biodiversidade brasileira: síntese do estado atual do conhecimento. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2014. Disponível em https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/35257. Acesso em 20/out/2020. PRÁTICA EM GESTÃO AMBIENTAL /FAEL 19 ANEXO 1 FICHA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO – PRÁTICA 1 Equipe: ________________________________________________________________________ Login: __________________________________________________________________________ Período: _________ Endereço do Polo: ________________________________________________________________ Cidade: _____________________________________ Estado: ____________________________ Responsáveis pela avaliação (NOME COMPLETO): ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ ASPECTOS A OBSERVAR E AVALIAR - ETAPA 1 NOTA Nota do(s) Avaliador(es) Justificaram com clareza a escolha da categoria da UC, do tamanho e formato da área 2,0 Produziram um relatório coerente, incorporaram todos os dados e soluções apresentadas e incluíram a bibliografia de maneira correta. 2,0 MÉDIA DO(S) AVALIADOR(ES) PRÁTICA EM GESTÃO AMBIENTAL /FAEL 20 ANEXO 2 FICHA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO - PRÁTICA 2 Equipe: ________________________________________________________________________ Login: _________________________________________________________________________ Período: _________ Endereço do Polo: ________________________________________________________________ Cidade: _________________________________ Estado: _______________________________ Responsáveis pela avaliação (NOME COMPLETO): ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ ASPECTOS A OBSERVAR E AVALIAR - ETAPA 2 NOTA Nota do(s) Avaliador(es) Solucionaram os problemas relacionados à criação da UC 1,0 Descreveram corretamente as ações de curto, médio e longo prazo 1,0 Criaram cronograma financeiro adequado para as ações de curto e médio prazo 1,0 Adicionaram corretamente a bibliografia utilizada 0,5 Elaboraram um bom relatório contendo todas as informações e dados complementares referentes às atividades proposta 2,5 MÉDIA DO(S) AVALIADOR(ES)(...)


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