TEMOS PRONTO - PTI -   “a ludicidade e a gamificação nas aulas de inglês". 2ª licenciatura - letras inglês. 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804

 TEMOS PRONTO - PTI -   “a ludicidade e a gamificação nas aulas de inglês". 2ª licenciatura - letras inglês. 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804

Semestres: 2º dos Cursos de 2º Licenciatura em letras - inglês.

Trecho "Prezado aluno, Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática a ludicidade e a gamificação nas aulas de inglês, considerando os norteamentos apresentados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os diferentes métodos, metodologias e abordagens de ensino da Língua Inglesa em tempos de pandemia e ensino remoto. Escolhemos essa temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre. 1. Leitura e interpretação da SGA Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar um Plano de Aula, tendo como foco a ludicidade como a gamificação, e os métodos, metodologias e abordagens para o ensino de Língua Inglesa em tempos de ensino remoto. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Para refletir sobre a atuação do professor de Língua Inglesa no Ensino Fundamental Anos Finais, tome como exemplo o caso que apresentaremos a seguir: Ana Carolina é professora de Língua Inglesa em uma escola pública, de grande porte, do seu bairro, na região periférica da cidade. Ela atua em dois períodos, matutino e vespertino, responsabilizando-se por dez turmas, com aproximadamente 40 alunos cada. Ela atua nessa escola, desde a sua formatura, há pouco mais de 2 anos. Apesar da pouca experiência, ela já é conhecida na escola por sua dedicação, empenho e criatividade. Por isso, é muito querida pelos alunos, que sempre são surpreendidos por uma atividade interessante, que facilita a compreensão dos conteúdos, em suas aulas. Como todo início, Ana Carolina teve que encarar muitos desafios quando começou a lecionar: o medo, as dúvidas, a precariedade do ensino público no Brasil, a desvalorização dos professores, a situação de vulnerabilidade na qual vivem seus alunos. Contudo, logo após seu primeiro ano atuando na escola, quando imaginava que já estava se acostumando com o ritmo da sala de aula, a pandemia do novo coronavírus chegou e ela teve que encarar um novo desafio: o de dar aulas em meio ao surto de um vírus letal. De uma hora para outra, o mundo se modificou: distanciamento social, máscaras, isolamento, quarentena, álcool gel, escolas fechadas e aulas on-line. A dificuldade não era só migrar para o ensino remoto, mas com todos os fatores internos e externos que envolviam o processo educativo numa situação como essa, a saber: o temor diante de um vírus invisível que já ceifou muitas vidas no mundo todo; o distanciamento social; o medo que tomou toda a comunidade, que tem que escolher entre morrer de fome ou morrer de coronavírus, visto que a maioria é formada por trabalhadores informais; a angústia que seus alunos sentem ao verem seus pais preocupados com as questões sanitárias e financeiras; o luto por perderem seus entes queridos, por não poderem encontrar os amigos e não poderem ir à escola; o fato de grande parte deles não ter acesso à internet, ou ter apenas um equipamento em casa, dividido com irmãos com aulas no mesmo horário... Como já era de se esperar, os alunos começaram a evadir das aulas remotas e Ana Carolina precisava buscar estratégias para manter a participação dos alunos nas atividades, mesmo com todas as adversidades, pois ela acreditava em seus alunos, em sua comunidade e no poder transformador da educação. Afinal, ela era um exemplo do que acontece quando oportunidades são oferecidas. Por isso, sempre se empenhou em criar, em sua sala de aula, um ambiente de acolhimento e aprendizado, onde nenhum estudante seja invisibilizado, mas todos se sintam convidados a protagonizar o processo de construção de saberes e contribuir para o desenvolvimento de uma educação crítica e que dê significado às suas vidas. Desse modo, recordou das aulas de metodologia de ensino de línguas que tivera na graduação, fez algumas pesquisas na internet, assistiu a algumas lives e conversando com seus colegas de trabalho, chegou à conclusão de que investir na ludicidade, como a utilização de jogos on-line seria um bom método de ensino-aprendizagem no ensino remoto, pois além de aproveitar melhor o recurso do computador e do celular, seria também uma maneira leve e prazerosa de ensinar e engajar os alunos, em tempos tão difíceis e duros. Mas, como fazer isso? Situação-problema: Para realizar essa Produção Textual Interdisciplinar em Individual (PTI), você deve se colocar na situação da professora Ana Carolina e elaborar um Plano de aula para uma das turmas do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano), tendo como foco a ludicidade como a gamificação e os métodos, metodologias e abordagens para o ensino de Língua Inglesa no ensino remoto. Esse Plano de Aula deverá considerar a execução de 4 aulas no segmento Ensino Fundamental Anos Finais e também ter como base a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A escolha do ano escolar em que o trabalho será desenvolvido fica a seu critério. ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO Para desenvolver seu trabalho, é essencial que você se coloque no lugar da professora Ana Carolina e entenda o desafio que ela tem pela frente: despertar o interesse dos alunos em relação ao ensino e a aprendizagem da Língua Inglesa, no contexto das aulas remotas, utilizando, para isso, a gamificação e a ludicidade. Para isso, leia os textos aqui indicados e reflita sobre algumas perguntas que podem nortear o seu trabalho, são elas: ● Como tornar as aulas de Língua Inglesa interessantes para alunos do Ensino Fundamental Anos Finais no contexto das aulas remotas? ● Como utilizar a gamificação e a ludicidade para engajar os alunos durante as aulas de Língua Inglesa? ● Quais recursos de gamificação podem ser utilizados em aulas de uma das séries do Ensino Fundamental Anos Finais para gerar engajamento e despertar o interesse dos alunos em aulas remotas de Língua Inglesa? As questões apresentadassão um guia para que você possa elaborar a fundamentação teórica do seu trabalho. Não há impedimento para discorrer a respeito de informações extras. Todas as informações questionadas devem estar presentes ao longo da fundamentação teórica. Textos indicados: (...)"

envio efetuado por e-mail ou WhatsApp imediatamente após confirmação de pagamento (transferência  ou cartão, entrega imediata - se for via boleto, apenas após compensar).

valor: R$50,00.

para efetuar o pagamento via transferência bancária (CAIXA, BRADESCO, NUCONTA, INTER, BANCO DO BRASIL) solicite a conta de sua preferência no e-mail ou whatsapp ou, se preferir, pague pelo Mercado Pago clicando AQUI (boleto ou cartão, inclusive parcelamento).

em seguida envie um e-mail com o título do trabalho adquirido e o comprovante de pagamento (print ou foto) para: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou WHATSAPP (88) 99867-4804


Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.

NÃO É NECESSÁRIO ALTERAR.

temos referências.


DÚVIDAS, SOLICITAÇÕES DE OUTROS TRABALHOS E DEMAIS DEMANDAS, BASTA ENVIAR UM E-MAIL PARA: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou chamar no whatsapp acima.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMOS PRONTO - PTI - “O processo de escrita criativa”. letras 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

TEMOS PRONTO - atividade dissertativa gênero carta formal - CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL. 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804

TEMOS PRONTO - PROJETO INTEGRADOR - SERVIÇO SOCIAL - UNIFIL - 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804