TEMOS PRONTO - PTI - “a ludicidade e a gamificação nas aulas de inglês". 2ª licenciatura - letras inglês. 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804
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Semestres: 2º dos Cursos de 2º Licenciatura em letras - inglês.
Trecho "Prezado aluno,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática a
ludicidade e a gamificação nas aulas de inglês, considerando os norteamentos apresentados pela
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os diferentes métodos, metodologias e abordagens de
ensino da Língua Inglesa em tempos de pandemia e ensino remoto. Escolhemos essa temática para
possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste
semestre. 1. Leitura e interpretação da SGA
Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar
um Plano de Aula, tendo como foco a ludicidade como a gamificação, e os métodos, metodologias e
abordagens para o ensino de Língua Inglesa em tempos de ensino remoto.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Para refletir sobre a atuação do professor de Língua Inglesa no Ensino Fundamental Anos Finais, tome
como exemplo o caso que apresentaremos a seguir:
Ana Carolina é professora de Língua Inglesa em uma escola pública, de grande porte, do seu
bairro, na região periférica da cidade. Ela atua em dois períodos, matutino e vespertino,
responsabilizando-se por dez turmas, com aproximadamente 40 alunos cada. Ela atua nessa escola,
desde a sua formatura, há pouco mais de 2 anos.
Apesar da pouca experiência, ela já é conhecida na escola por sua dedicação, empenho e
criatividade. Por isso, é muito querida pelos alunos, que sempre são surpreendidos por uma atividade
interessante, que facilita a compreensão dos conteúdos, em suas aulas.
Como todo início, Ana Carolina teve que encarar muitos desafios quando começou a lecionar:
o medo, as dúvidas, a precariedade do ensino público no Brasil, a desvalorização dos professores, a
situação de vulnerabilidade na qual vivem seus alunos. Contudo, logo após seu primeiro ano atuando
na escola, quando imaginava que já estava se acostumando com o ritmo da sala de aula, a pandemia
do novo coronavírus chegou e ela teve que encarar um novo desafio: o de dar aulas em meio ao surto
de um vírus letal. De uma hora para outra, o mundo se modificou: distanciamento social, máscaras,
isolamento, quarentena, álcool gel, escolas fechadas e aulas on-line. A dificuldade não era só migrar
para o ensino remoto, mas com todos os fatores internos e externos que envolviam o processo
educativo numa situação como essa, a saber: o temor diante de um vírus invisível que já ceifou muitas
vidas no mundo todo; o distanciamento social; o medo que tomou toda a comunidade, que tem que
escolher entre morrer de fome ou morrer de coronavírus, visto que a maioria é formada por
trabalhadores informais; a angústia que seus alunos sentem ao verem seus pais preocupados com as
questões sanitárias e financeiras; o luto por perderem seus entes queridos, por não poderem
encontrar os amigos e não poderem ir à escola; o fato de grande parte deles não ter acesso à internet,
ou ter apenas um equipamento em casa, dividido com irmãos com aulas no mesmo horário...
Como já era de se esperar, os alunos começaram a evadir das aulas remotas e Ana Carolina
precisava buscar estratégias para manter a participação dos alunos nas atividades, mesmo com todas
as adversidades, pois ela acreditava em seus alunos, em sua comunidade e no poder transformador
da educação. Afinal, ela era um exemplo do que acontece quando oportunidades são oferecidas. Por isso, sempre se empenhou em criar, em sua sala de aula, um ambiente de acolhimento e
aprendizado, onde nenhum estudante seja invisibilizado, mas todos se sintam convidados a
protagonizar o processo de construção de saberes e contribuir para o desenvolvimento de uma
educação crítica e que dê significado às suas vidas. Desse modo, recordou das aulas de metodologia
de ensino de línguas que tivera na graduação, fez algumas pesquisas na internet, assistiu a algumas
lives e conversando com seus colegas de trabalho, chegou à conclusão de que investir na ludicidade,
como a utilização de jogos on-line seria um bom método de ensino-aprendizagem no ensino remoto,
pois além de aproveitar melhor o recurso do computador e do celular, seria também uma maneira
leve e prazerosa de ensinar e engajar os alunos, em tempos tão difíceis e duros. Mas, como fazer
isso?
Situação-problema:
Para realizar essa Produção Textual Interdisciplinar em Individual (PTI), você deve se colocar
na situação da professora Ana Carolina e elaborar um Plano de aula para uma das turmas do Ensino
Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano), tendo como foco a ludicidade como a gamificação e os
métodos, metodologias e abordagens para o ensino de Língua Inglesa no ensino remoto. Esse Plano
de Aula deverá considerar a execução de 4 aulas no segmento Ensino Fundamental Anos Finais e
também ter como base a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A escolha do ano escolar em que
o trabalho será desenvolvido fica a seu critério.
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
Para desenvolver seu trabalho, é essencial que você se coloque no lugar da professora Ana
Carolina e entenda o desafio que ela tem pela frente: despertar o interesse dos alunos em relação
ao ensino e a aprendizagem da Língua Inglesa, no contexto das aulas remotas, utilizando, para isso,
a gamificação e a ludicidade. Para isso, leia os textos aqui indicados e reflita sobre algumas perguntas
que podem nortear o seu trabalho, são elas:
● Como tornar as aulas de Língua Inglesa interessantes para alunos do Ensino Fundamental
Anos Finais no contexto das aulas remotas?
● Como utilizar a gamificação e a ludicidade para engajar os alunos durante as aulas de Língua
Inglesa?
● Quais recursos de gamificação podem ser utilizados em aulas de uma das séries do Ensino
Fundamental Anos Finais para gerar engajamento e despertar o interesse dos alunos em aulas
remotas de Língua Inglesa?
As questões apresentadassão um guia para que você possa elaborar a fundamentação teórica
do seu trabalho. Não há impedimento para discorrer a respeito de informações extras. Todas as
informações questionadas devem estar presentes ao longo da fundamentação teórica.
Textos indicados: (...)"
envio efetuado por e-mail ou WhatsApp imediatamente após confirmação de pagamento (transferência ou cartão, entrega imediata - se for via boleto, apenas após compensar).
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
valor: R$50,00.
para efetuar o pagamento via transferência bancária (CAIXA, BRADESCO, NUCONTA, INTER, BANCO DO BRASIL) solicite a conta de sua preferência no e-mail ou whatsapp ou, se preferir, pague pelo Mercado Pago clicando AQUI (boleto ou cartão, inclusive parcelamento).
em seguida envie um e-mail com o título do trabalho adquirido e o comprovante de pagamento (print ou foto) para: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou WHATSAPP (88) 99867-4804
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
NÃO É NECESSÁRIO ALTERAR.
temos referências.
DÚVIDAS, SOLICITAÇÕES DE OUTROS TRABALHOS E DEMAIS DEMANDAS, BASTA ENVIAR UM E-MAIL PARA: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou chamar no whatsapp acima.
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