TEMOS PRONTO - relatório final PROJETO DE EXTENSÃO I - ENGENHARIA MECÂNICA - ENGENHARIA MECÂNICA - BACHARELADO 2023 - WHATSAPP (88) 99867-4804
DADOS DO ALUNO:
Aluno: [Nome completo] |
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RA: [Número do RA do aluno] |
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POLO / UNIDADE: |
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CURSO: |
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ENGENHARIA
MECÂNICA - BACHARELADO |
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COMPONENTE CURRICULAR: |
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PROJETO DE
EXTENSÃO I - ENGENHARIA MECÂNICA |
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PROGRAMA DE EXTENSÃO: |
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PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE. |
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FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: |
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A finalidade da
extensão no Programa de Contexto à Comunidade é dedicar-se a área educacional
e o transferir do saber, desenvolvendo e capacitando a comunidade local e
agregando conhecimentos por meio de projetos e atividades pedagógicas
extensionistas. Nesse programa é possível a ministração de palestras, aulas
de monitoria, cursos, aulas de educação básica, educação financeira, língua
estrangeira, debates da comunidade local, participação em projetos sociais,
projetos coletivos multidisciplinar e trabalhos voluntários. Os locais que
poderão contemplar esse projeto extensionista podem ser: parcerias com a
prefeitura; associações de bairros, escolas, empresas públicas e privadas,
instituições religiosas, ONGs e por meio de redes de internet |
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COMPETÊNCIAS: |
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I - Comunicar-se eficientemente nas formas oral, escrita e gráfica; II - Identificar e solucionar problemas, aplicando princípios
científicos e conhecimentos tecnológicos; III - Avaliar o impacto das atividades da Engenharia no contexto social
e ambiental. |
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PERFIL DO EGRESSO: |
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O perfil do egresso idealizado pela IES para o curso de Engenharia
Mecânica possibilita a formação do engenheiro mecânico crítico, reflexivo,
criativo, visão holística, humanista e ético, capaz de aplicar tecnologias
inerentes à sua área de atuação, sendo que pelas atividades extensionistas
vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá
desenvolver habilidades e capacidade para conduzir atividades pedagógicas e
de ensino referentes à compreensão da realidade social, ser capaz de
reconhecer as necessidades dos usuários, adotar perspectivas
multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática, considerar aspectos
políticos, econômicos, sociais do meio em que está inserido, direcionando
suas ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento social. |
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SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS): |
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Criatividade e inovação |
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OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: |
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Os objetivos da extensão em Engenharia de Mecânica vinculados ao
Programa de Contexto à Comunidade estão relacionados com a disseminação do
saber da área de ciências para a comunidade local, prestando serviços a
questões pedagógicas, aulas de monitoria, educação básica, educação
financeira, língua estrangeira, recursos naturais, ética e responsabilidade
social. Tais ações visam a transferência de conhecimento acadêmico para a
comunidade, preparando o egresso para uma atuação global, focado não apenas
no conhecimento técnico, mas com a preocupação pelo próximo e por uma
sociedade mais justa, buscando transferência de conhecimento para quem não
tem oportunidade de acesso |
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CONTEÚDOS: |
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I - Expressão gráfica; II - Matemática e Estatística; III - Mecânica geral e mecânica dos sólidos; IV - Química; V - Modelagem matemática e simulação computacional. |
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INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: |
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SILVA, Arlindo; RIBEIRO, Carlos Tavares; DIAS, João; SOUSA, Luís. Desenho
técnico moderno. Rio de Janeiro : LTC, 2018. BONAFINI, Fernanda César (org.). Probabilidade e estatística. São Paulo:
Pearson Education do Brasil, 2015. PINHEIRO, Antônio Carlos da Fonseca Bragança. Fundamentos de resistência
dos materiais. Rio de Janeiro: LTC, 2019. BROWN, Lawrence S. Química geral aplicada à engenharia. São Paulo:
Cengage, 2014. STEWART, James. Cálculo : volume I. São Paulo, SP : Cengage Learning,
2016. |
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Aluno e Aluna, após realizar
suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando
esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA)
e também para você poder comprovar sua atuação. Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para
auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas. Todos os campos são de preenchimento obrigatório! |
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Metas dos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto: CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu
Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto,
conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização
das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento. Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): |
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Local de realização da atividade
extensionista: |
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Durante a ação: |
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Caso necessário, houve mudança de
estratégia para alcançar o resultado: |
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Resultado da ação: |
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Conclusão: |
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Depoimentos (se houver): |
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CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo
15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve
ser de sua autoria e inédito, evite plágio. Questões norteadoras: (1)
Você notou que suas habilidades
profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas? (2)
Você identificou melhoria/resolução do
problema identificado? (3)
Você conseguiu articular os
conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas? Ao
escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões
norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com
justificativas. |
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CAMPO OBRIGATÓRIO - insira depoimento(s)
do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam
como um feedback da ação realizada por você. |
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CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT,
para isso consulte sua Biblioteca Virtual; Utilize como referências bibliográficas
as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências
utilizadas no desenvolvimento do seu projeto. |
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Realize a sua avaliação em relação à
atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta,
assinalando com um X: |
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1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão
articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso? |
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2. A atividade possui carga
horária suficiente para a sua realização? |
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3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de
competências e conteúdos? |
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4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos
pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de
Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes? |
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5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos
resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos
envolvidos? |
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6. A atividade permite o
desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino? |
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7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/
sugestão. |
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