TEMOS PRONTO - relatório final ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PROJETO DE EXTENSÃO II - PEDAGOGIA 2023 - WHATSAPP (88) 99867-4804
DADOS DO ALUNO:
Aluno: [Nome completo] |
||||||||||
|
||||||||||
RA: [Número do RA do aluno] |
||||||||||
|
||||||||||
POLO / UNIDADE: |
||||||||||
|
||||||||||
CURSO: |
||||||||||
PEDAGOGIA -
LICENCIATURA |
||||||||||
COMPONENTE CURRICULAR: |
||||||||||
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES - PROJETO DE EXTENSÃO II - PEDAGOGIA |
||||||||||
PROGRAMA DE EXTENSÃO: |
||||||||||
PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE. |
||||||||||
|
||||||||||
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: |
||||||||||
O programa
extensionista voltado as ações de Sustentabilidade do curso de Pedagogia -
Licenciatura possui a finalidade de apoiar a comunidade por meio da educação,
promovendo condições e reflexões para otimizar a relação da comunidade com o
ambiente natural e o ambiente construído, priorizando o cuidado e compreensão
do meio ambiente. Tais ações poderão reduzir impactos socioambientais
negativos e criar uma cultura regenerativa para gerar impactos positivos que
irão refletir no meio ambiente, que são importantes para possibilitar uma
continuidade do uso de recursos naturais de forma sustentável. Ao identificar
as problemáticas ambientais da comunidade os alunos terão a motivação para
efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso, pelas quais poderão ser
desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas. Os conteúdos
programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Fundamentos
epistemológicos e sociológicos da educação; Educação Ambiental; Metodologias
de ensino; Psicologia da Educação; Educação e diversidade; Pensamento
científico. Os locais que poderão
contemplar esse projeto são: Escolas; Instituições de Educação Básica;
Organizações não governamentais, Associações de bairro, dentre outros. |
||||||||||
COMPETÊNCIAS: |
||||||||||
I - Executar técnicas básicas e aplicadas, em laboratório e em campo, no
contexto educacional; II - Instrumentalizar a comunidade escolar para a prática social crítica,
emancipatória e transformadora; III - Desenvolver produtos e processos de inovação científica,
tecnológica e educacional. |
||||||||||
PERFIL DO EGRESSO: |
||||||||||
O perfil do egresso do curso de Pedagogia - Licenciatura idealizado pela
IES proporciona a formação docente, que valoriza a inclusão dos conhecimentos
produzidos pelas ciências para a Educação, contribuindo para a compreensão
dos processos de ensino-aprendizagem, voltado para uso de estratégias e
recursos pedagógicos, que favorecem o desenvolvimento dos saberes e eliminem
as barreiras de acesso ao conhecimento. A atuação no Programa de
Sustentabilidade, demonstra as habilidades para atuar com consciência junto a
transformação social por meio da educação, tornando o egresso um agente
transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de
vida. |
||||||||||
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS): |
||||||||||
Tomada de Decisão |
||||||||||
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: |
||||||||||
O objetivo da extensão no Programa de Sustentabilidade do curso
Pedagogia - Licenciatura está relacionado a transferir para a sociedade os
conhecimentos desenvolvidos no curso mediante projetos e ações de apoio na
resolução de diversas problemáticas no âmbito da sustentabilidade, auxiliando
a comunidade e potencializando o desenvolvimento do coletivo e a integração
da escola com a comunidade. |
||||||||||
CONTEÚDOS: |
||||||||||
I - Fundamentos epistemológicos e sociológicos da educação; II - Educação Ambiental; III - Metodologias de ensino; IV - Psicologia da Educação; V - Educação e diversidade; VI - Pensamento científico. |
||||||||||
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: |
||||||||||
TACHIZAWA, Takeshy. Gestão ambiental e responsabilidade social
corporativa: os paradigmas do novo contexto empresarial. 9. ed. São Paulo: Atlas,
2019. DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e
sustentabilidade. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2019. AUGUSTINHO, Aline Michele Nascimento. Sociologia da educação. Porto
Alegre: Sagah, 2018. FAZENDA, Ivani. Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus,
2015. LONGAREZI, Andrea Maturano. Panorama da didática: ensino, prática e
pesquisa. Campinas: Papirus, 2017. RODRIGUES, Ana Maria. Psicologia da aprendizagem e da avaliação. São
Paulo: Cengage, 2016. VIANNA, Cláudia. Políticas de educação, gênero e diversidade sexual. São
Paulo: Autêntica, 2018. |
||||||||||
|
||||||||||
Aluno e Aluna, após realizar
suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando
esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA)
e também para você poder comprovar sua atuação. Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para
auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas. Todos os campos são de preenchimento obrigatório! |
||||||||||
|
||||||||||
Metas dos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto: CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu
Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto,
conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização
das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento. Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): |
||||||||||
|
||||||||||
Local de realização da atividade
extensionista: |
||||||||||
|
||||||||||
Durante a ação: |
||||||||||
|
||||||||||
Caso necessário, houve mudança de
estratégia para alcançar o resultado: |
||||||||||
|
||||||||||
Resultado da ação: |
||||||||||
|
||||||||||
Conclusão: |
||||||||||
|
||||||||||
Depoimentos (se houver): |
||||||||||
|
||||||||||
CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo
15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve
ser de sua autoria e inédito, evite plágio. Questões norteadoras: (1)
Você notou que suas habilidades
profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas? (2)
Você identificou melhoria/resolução do
problema identificado? (3)
Você conseguiu articular os
conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas? Ao
escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões
norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com
justificativas. |
||||||||||
|
||||||||||
CAMPO OBRIGATÓRIO - insira depoimento(s)
do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam
como um feedback da ação realizada por você. |
||||||||||
|
||||||||||
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT,
para isso consulte sua Biblioteca Virtual; Utilize como referências bibliográficas
as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências
utilizadas no desenvolvimento do seu projeto. |
||||||||||
|
||||||||||
|
||||||||||
Realize a sua avaliação em relação à
atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta,
assinalando com um X: |
||||||||||
1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão
articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso? |
||||||||||
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
2. A atividade possui carga
horária suficiente para a sua realização? |
||||||||||
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de
competências e conteúdos? |
||||||||||
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos
pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de
Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes? |
||||||||||
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos
resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos
envolvidos? |
||||||||||
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
6. A atividade permite o
desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino? |
||||||||||
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/
sugestão. |
||||||||||
|
Comentários
Postar um comentário