TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG -HISTÓRIA DO CRISTIANISMO NA AMÉRICA LATINA E A COLONIZAÇÃO RELIGIOSA DOS POVOS ORIGINÁRIOS 2022 - TEOLOGIA WHATSAPP (88) 99867-4804

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PREZADO(A) DISCENTE 

 

Seja bem-vindo (a) ao semestre!

 

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá

como temática: “História do cristianismo na América Latina e a colonização religiosa dos povos originários”. Escolhemos esta temática para promover a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos pelas disciplinas do semestre. 

Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir

as instruções voltadas a elaboração do trabalho, que estarão disponibilizadas ao longo do semestre. 

A participação na consecução da proposta é fundamental para que

ocorra o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. 

 

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) 

 

O processo de colonização dos povos Latino-Americanos e a relação com o Cristianismo

 

O período das grandes navegações, das chamadas expansões

territoriais europeias a partir do final do século XV, traz no seu bojo a busca pelo poder econômico e político uma vez que, as “novas terras” lhes dariam muitos lucros e poder. Quando as grandes navegações aportaram no litoral brasileiro, um dos primeiros atos foi a celebração de uma missa; o fervor católico português permitiu que a chamada Ordem de Jesus, fizesse parte da tripulação, que teriam a incumbência de ampliar o número de fiéis no Novo Mundo. 

Podemos nos arriscar aqui na afirmativa, que a busca pela hegemonia

religiosa da Igreja Católica não foi inédita, vejamos, por exemplo, o que ocorreu com as Cruzadas no período da Idade Média. 

Ao distanciar-se de juízos de valores e analisar os fatos históricos,

esse movimento hegemônico impactou diretamente na existência de diferentes ritos religiosos e de diferentes expressões de religiosidade; em nome de um Deus Cristão, foram exterminadas comunidades indígenas que jamais a história nacional irá conhecer, justamente pela ausência de registros. 

As experiências jesuíticas, nas tentativas de “converter” os povos

originários tradicionais indígenas à fé cristã, afetaram, também, os povos africanos que sob o julgo da escravização, foram obrigados a “negar” sua própria existência religiosa em nome da hegemonia cristã. 

Esses indicativos acima, não são – em hipótese alguma – uma

tentativa de retirar ou acrescentar valores pessoais a esse movimento da Igreja Católica, mas sim promover reflexões sobre pontos importantes, que na atualidade são garantias constitucionais: a liberdade de se expressar religiosamente. 

Nesta celeuma e considerando o modo como as disciplinas deste

semestre podem dialogar com os apontamentos deste texto, vejamos;

 

Leia os seguintes apontamentos:

 

Fragmento 1

O processo de colonização e catequização da América roubou a presença do aborígene, a identidade e a língua. Estipulou padrões razoáveis para que o nativo fosse considerado humano e aos que não alcançaram este padrão restou-lhes serem dizimados.

Desconsiderou-se a possibilidade de que os nativos tivessem entre si a heterogeneidade da língua e da cultura. Para o colonizador - “índio era índio” - são todos iguais. A língua dos nativos que se constitui como item importante na constituição de sua identidade foi desprezada e sofreu por parte dos colonizadores uma desconstrução a fim de homogeneizar e subjugá-los. [...] A busca por anular as diversas línguas nativas tinha por finalidade normatizar a evangelização, pois não se podia confiar se de fato o índio havia se convertido ao cristianismo, e se convertido estava de fato vivendo-o (BURJACK, 2013, 118-119).

 

 

 

 

Fragmento 2

Com base em uma ideologia de uma salvação universalista e de uma prática missionária de doutrinamento dos povos, os missionários que aportaram em terras brasileiras estabeleceram princípios norteadores para o trabalho de conversão dos índios pagãos. Entre estes princípios o aniquilamento da língua dos povos, por meio da universalização do uso do português. A imposição de uma língua padrão entre os colonos servia para “civilizar”, retirar-lhes quaisquer traços de barbárie. Entre os missionários tornou-se consenso o que Anchieta afirmou ser necessário para a rotina das paróquias, afinal, como tomar uma confissão a partir de um intérprete? (BURJACK, 2013, 120).

 

Agora é com vocês! 

 

O grupo foi convidado para participar de um Simpósio Internacional sobre a Diversidade Religiosa e Hegemonia Religiosa. Esse convite partiu, justamente, pelo alcance das pesquisas que realizam na área das religiosidades latino-americana. Pois bem, embora vocês tenham autonomia intelectual, podendo, portanto, escolher o tipo de debate que queriam construir, a Comissão Organizadora pediu gentilmente que desenvolvessem um GT (Grupo de Trabalho) partindo dos seguintes encaminhamentos:

 

1.         Construção histórica e analítica sobre o processo de evangelização no Brasil Colônia, assim como o impacto cultural, linguístico e social.

2.         Diálogo sobre o modo como as expressões religiosas dos povos originários indígenas no primeiro momento e, em seguida, dos povos africanos foram comprometidas pela busca da hegemonia religiosa.

3.         Como os debates desenvolvidos pela teologia moderna e contemporânea podem, ou não, contribuir com estas reflexões.

 

Partindo dos encaminhamentos acima, e considerando a proposta de GT para o Simpósio, vocês deverão elaborar um plano de trabalho cujo fundamento consiste em analisar e questionar o modo como uma perspectiva hegemônica sobre a fé e suas expressões, ferem os princípios constitucionais assim, como, contribuem para formar uma mentalidade que discrimina “aquilo” que se encontra à “margem”. Em outros termos, construam a partir do debate em grupo dos 3 itens selecionados pelo Simpósio elaborando por fim, ações objetivas que sejam potencialmente transformadoras e promovam um ambiente social onde todas as formas de existir na religiosidade possam exercer seus direitos constitucionais.  

 

NÃO É NECESSÁRIO ALTERAR.

valor: R$50,00.

envio efetuado por e-mail ou WhatsApp imediatamente após confirmação de pagamento (transferência  ou cartão, entrega imediata - se for via boleto, apenas após compensar).

para efetuar o pagamento via transferência bancária (PIXCAIXA ECONÔMICABRADESCONUCONTA, INTERBANCO DO BRASILsolicite a conta de sua preferência no e-mail ou whatsapp ou, se preferir, pague pelo Mercado Pago clicando AQUI (boleto ou cartão, inclusive parcelamento - Obs. caso opte pela opção boleto, o pagamento confirma em até 2 dias úteis).

em seguida envie um e-mail com o título do trabalho adquirido e o comprovante de pagamento (print ou foto) para: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou WHATSAPP (88) 99867-4804

Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.


temos referências.


DÚVIDAS, SOLICITAÇÕES DE OUTROS TRABALHOS E DEMAIS DEMANDAS, BASTA ENVIAR UM E-MAIL PARA: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou chamar no whatsapp acima.





 

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