TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG - CASE TURBI: ALUGUEL DE CARROS É A EXPERIÊNCIA QUE OS JOVENS PROCURAM 2022 - processos gerenciais WHATSAPP (88) 99867-4804
TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG - CASE TURBI: ALUGUEL DE CARROS É A EXPERIÊNCIA QUE OS JOVENS PROCURAM 2022 - processos gerenciais WHATSAPP (88) 99867-4804
Prezado aluno(a), seja bem-vindo(a)
a este semestre!
Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá
seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas neste
manual, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas
norteadoras.
A participação na consecução da proposta é fundamental para
que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em
sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá ser considerado a elaboração de um diagnóstico e proposição
de melhorias para a empresa mencionada na SGA, apresentado na sequência.
Na Produção Textual Interdisciplinar (PTI) você deverá, em
um primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
contextualizada pelo case da empresa Turbe e tendo como foco a
situação da empresa D&L.
Em um segundo momento, você deverá se envolver com a
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para
realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga as orientações
fornecidas nesse material e nas fundamentações teóricas diversas (livros das
disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam
estes indicados pelos professores ou pesquisados por você).
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Case Turbi: aluguel de carros é a experiência que os jovens procuram[1]
A incerteza do futuro, uma mentalidade mais imediatista e a
preocupação com a sustentabilidade vem fazendo os jovens buscarem serviços que
sejam fluídos à sua vida. A pandemia acelerou algumas mudanças de hábitos dos
consumidores e criou produtos, como carro por assinatura. Essa solução de
mobilidade deve se manter no pós-pandemia, pois atende a demanda de quem quer
ter um veículo, mas sem os custos com documentação, manutenção, além da
desvalorização do bem.
Houve um aumento de 500% na busca do termo carro por
assinatura entre maio e junho de 2021, segundo levantamento feito pela
Similarweb. Isso porque o carro se tornou uma opção de transporte seguro no
lugar de veículos compartilhados ou transporte público. Outro dado está
relacionado ao perfil do público que está à procura de informações sobre carro
por assinatura, a maioria ou 34,35% é de jovens com idade entre 25 e 34 anos,
seguido por 24,65% na faixa dos 35 a 44 anos e 14,17%, entre 45 e 54 anos. Isso
demonstra que apesar da preferência dos jovens, pessoas de outras faixas
etárias também estão buscando por carro por assinatura.
Case Turbi
A Turbi é uma empresa de tecnologia de locação de veículos
100% digital, que surgiu com o objetivo de facilitar e desburocratizar todo o
processo de aluguel de carro, mudando o conceito que os usuários possuem com as
locadoras tradicionais. Presente nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Santo
André, São Caetano, São Bernardo, Osasco, Barueri e Taboão da Serra, todos os
estacionamentos com Turbi funcionam 24h por dia, durante os 7 dias da semana.
Assim, é possível que o usuário alugue ou devolva o veículo a qualquer hora do
dia. Para Luiz Bonini, diretor de crescimento e sócio da Turbi, o aluguel de
veículos 100% digital da Turbi atende ao novo comportamento do consumidor de
utilizar serviços em detrimento à posse de bens físicos, que é ainda mais
disseminado entre os jovens - que priorizam liberdade e flexibilidade no
consumo.
"A
Turbi é essencialmente uma empresa jovem e a nossa comunicação, parcerias,
ações com influencers e campanhas dialogam com esse público, reforçando a
liberdade de se ter um carro sem precisar comprar um, sem burocracia, filas e
papeladas", contou em entrevista ao Mundo do Marketing.
Um exemplo dessa aproximação com os jovens está na campanha
“A primeira vez a gente nunca esquece” que tem como foco o incentivo de viver
experiências pela primeira vez a partir de lembranças de descobertas do
passado. A campanha, que foi lançada no dia 10 de junho, traz influenciadores
como Viih Tube, Cris Paiva, Renato Albani, Rodrigo Marques e Penélope, como
especialista em primeiras vezes.
Além disso, contará com ações com os influenciadores
cumprindo desafios em experiências com parceiros como Buddha Spa, Balonismo em
Boituva, Motel Lush, entre outros. O destaque fica com Penélope, como
especialista no aluguel de um Turbi pela primeira vez.
“Essa campanha foi
pensada para tangibilizar como é incrível a experiência de se permitir
experimentar situações novas pela primeira vez, dentre elas, a de alugar um
carro pelo app. Alugar um carro pertinho da sua casa e abri-lo com o smartphone
é uma experiência incrível de tecnologia e é o tipo de coisa que a gente se
pergunta: 'nossa, por que não fiz antes? Por que ainda tenho um carro?'",
comenta Luiz Bonini, diretor de crescimento e sócio da Turbi, que traz uma
experiência única ao usuário e que vai mudar a forma como se pensa a posse de
veículo e o aluguel de carro atualmente.
Mercado de aluguéis de carro
Na Turbi, é possível alugar um carro por hora, dias ou
meses, graças à assinatura flexível, já que a locadora realiza todos os
processos pelo app e não depende de horário de funcionamento fixo. Os pontos de
retirada e devolução funcionam 24h por dia, permitindo que o usuário possa
alugar e devolver a qualquer momento.
Esse é um modelo que deve continuar em ascensão no país, por oferecer
conveniência e praticidade, já que a experiência de abrir e fechar o carro pelo
aplicativo é algo que atrai muitos usuários ao serviço. "O mercado de
aluguel de carros cresce em duplo dígito no Brasil e ainda há uma enorme
oportunidade para os próximos anos. Apesar da concentração em andamento do
setor, são mais de 14 mil locadoras no país e a frota de carros alugados
representa apenas cerca de 2% do total de veículos no Brasil. Nosso plano é
continuar a tração de crescimento de três a cinco vezes por ano, por enquanto
apenas na Grande São Paulo, mas em um futuro próximo expandir a nossa solução
para demais estados do Brasil", finaliza Bonini.
Agora é com você!
O Sr. Delfino estava na sala tomando seu
café, quando sua filha Laura leu a matéria a respeito da empresa Turbi. Laura é
gestora na empresa de seu pai, uma empresa familiar, muito conhecida na região
sul de São Paulo. A empresa D&L atua há mais de 30 anos no mercado de venda
de automóveis, contudo nos últimos anos a D&L teve um crescimento intenso e
rápido. Por causa disso, a empresa foi uma das primeiras a inovar e oferecer veículos
por assinatura. A Turbi é uma empresa concorrente. Laura é uma pessoa atenta às
novidades de mercado e aos concorrentes, sempre em busca de inspirações. Apesar
da empresa D&L ter um bom histórico de crescimento, nos últimos meses a
empresa vem perdendo faturamento e participação de mercado.
Laura argumentava com o Sr. Delfino que tudo aquilo que lia
no artigo era a respeito das últimas conversas que tiveram. A filha alertava o
pai a respeito de mudanças necessárias para acompanhar as novas tendências e
exigências do público consumidor. O pai, sempre arredio e desconfiado, ainda
acreditava em uma gestão conservadora e em métodos mais tradicionais de
abordagem, tanto em relação a equipe de colaboradores, quanto em relação ao
relacionamento com os clientes.
Porém, aquele artigo virou uma chavinha na mente do Sr.
Delfino, após ele também ler o artigo, o qual passou a questionar sua forma de
avaliar o cenário, percebendo que o problema financeiro de sua empresa não era
apenas uma situação pontual, pois era preciso novas estratégias que englobassem
toda gestão e mudanças mais significativas, se quisesse continuar atuando no
mercado.
Ele chegou a si questionar em voz alta, dizendo: “como devo
gerir uma empresa em um mercado com tantas mudanças?” Laura já havia dito antes
que era preciso uma gestão organizacional que conseguisse se adaptar às
mudanças e que soubesse usar a gestão do conhecimento, trabalhando com as
diferentes gerações em sua equipe, tendo ainda um planejamento de marketing
capaz de compreender e se ajustar as novas exigências dos consumidores.
Você,
faz parte da equipe que vai ajudar Laura fazer as mudanças necessárias para
melhorar as condições financeiras da empresa D&L, além de torná-la mais
preparada para sobreviver as novas exigências do mercado. Para isso, leia
atentamente as informações a seguir e realize as propostas sugeridas passo a
passo.
Passo 1
Devido
ao grande número de dificuldades existentes para a implementação e o bom
desenvolvimento das mudanças necessárias para que a empresa D&L continue
sendo competitiva no mercado, é importante conhecer o cenário em que a empresa
se encontra na atualidade. Por isso, a análise ambiental é fundamental.
Figura 1 –
Diagrama PEST
FONTE:
Rockcontent (2019)
Por
isso, o primeiro passo da sua equipe é a análise PEST. A análise PEST é uma
excelente forma de monitorar o ambiente externo. Levantes os 4 pontos
principais e complete o quadro 1.
Quadro 1 –
Diagrama PEST empresa D&L
DIAGR |
AMA
PEST |
POLÍTICA
1. 2. 3. 4.
|
ECONOMIA 1. 2. 3. 4.
|
SOCIAL 1. 2. 3. 4.
|
TECNOLOGIA 1. 2. 3. 4.
|
Fonte: elaborada pelos autores (2022).
Passo 2
O mercado está cada vez mais dinâmico e competitivo e para
atuar com maiores chances de sucesso é essencial construir e analisar os
cenários. Ferramentas como SWOT e PEST auxiliam na construção dos cenários que
servirão de base para a elaboração das peças orçamentárias. Para Guindani et al (2012), os cenários são fundamentais para a tomada de
decisão.
“Os cenários, em geral, são
utilizados no processo decisório de grandes organizações e instituições
governamentais e até para planejar uma pequena empresa. São usados, também,
para tomar decisões pessoais, como em dietas, viagens de férias, escolha do
tipo de formação profissional, procura por um emprego, avaliação de
investimento ou, mesmo, ao se pensar em casamento. Frequentemente, ajudam as
pessoas tomarem decisões difíceis que, de outra maneira, elas não tomariam ou
até rejeitariam”. (Guindani et al,
2012, p. 27).
Para a elaboração do orçamento de vendas deve-se considerar
os diferentes tipos de cenários que possam surgir. Os cenários podem ser
classificados em três categorias: a) cenário positivo ou otimista; b) cenário
realidade ou provável; c) cenário negativo ou pessimista. Cada cenário
representa uma possível situação que a empresa irá viver e possibilita que os
gestores analisam as possíveis decisões que deverá tomar antecipadamente.
A D&L realizou pesquisas e percebeu que na sua região
não existem empresas que trabalham com restauração de bancos automotivos,
percebendo que era um nicho pouco explorado a organização decidiu inserir no
seu portfólio a reforma de bancos automotivos.
Considerando as futuras mudanças que a D&L irá passar
no futuro a Laura solicitou que você elabora o orçamento de vendas da área de
restauração de bancos para os próximos 4 anos baseado no cenário
otimista/positivo e no cenário pessimista/negativo. Segue os dados para
desenvolvimento dos orçamentos.
•
Valor médio por banco R$ 300,00 no cenário
otimista e R$ 240,00 no cenário pessimista.
o
Nos dois cenários os preços por banco deverão
ser ajustados em 5% ao ano.
•
A projeção de quantidade de vendas de restauração
no cenário otimista é de 10.500 no primeiro ano e nos próximos anos a empresa
terá um acréscimo de 10% ao ano.
•
No cenário pessimista a projeção de vendas de
restaurações serão de 10.300 e nos próximos anos a empresara sofrerá uma queda
de 2% ao ano.
•
Os tributos estão estimados em 18%;
•
Os custos variáveis no cenário otimista estão
estimados em 12% e no cenário pessimista em 13%.
•
As despesas fixas para o cenário otimista e
pessimistas estão estimadas em:
o
Ano 1: R$ 250.000,00; o Ano
2: R$ 750.000,00 o Ano 3: R$ 900.000,00 o Ano 4: R$ 950.000,00
Passo 3
Frequentemente, na vida pessoal, as pessoas tomam diversas
decisões: que carro comprar, que viagem fazer, quanto gastar no casamento, qual
carreira escolher etc. No que diz respeito a necessidade de tomar decisões, a
vida pessoal é semelhante ao contexto empresarial e seus ambientes de
relacionamentos internos e externos. Os responsáveis pela gestão, como a Laura
e o Sr. Delfino estão tomando decisões, importantes e vitais para o sucesso do
negócio. Por causa disso, existe a necessidade de dados, de informações
adequadas e tempestivas, que forneçam as bases para uma boa tomada de decisão.
As empresas tomam várias decisões também, tais como comprar ou alugar uma
máquina, definir preço de venda do produto, no que investir e de que forma
fazer isso, obter ou não empréstimos e financiamentos de longo ou curto prazo,
que itens do estoque comprar, quando produzir mais, quais gastos eliminar,
quais gastos reduzir, entre outras tantas outras que impactam a vida da empresa
em sua missão de se perpetuar.
A empresa é definida como um complexo sistema aberto, que
se inter-relaciona com o ambiente externo, pois depende de clientes,
fornecedores, empregados, sócios/acionistas, sindicatos e até mesmo das
comunidades e do governo que de uma forma geral impactam diretamente o futuro
das empresas.
A Contabilidade é o principal instrumento que subsidia os
administradores e gestores a tomar decisões. Na verdade, pela contabilidade
registram-se os fatos econômicos ocorridos (passado), por exemplo, compra de
mercadoria, matéria-prima, máquinas e equipamentos, pagamento de fornecedores,
empregados e impostos, venda de mercadoria, produtos e serviços, mensurando-os
monetariamente, para transformá-los em informações demonstradas em relatórios
financeiros utilizados para projetar situações e cenários futuros com dados
preditivos, que norteiam os gestores para melhor decisão.
A empresa D&L, todos os dias, registra as operações
financeiras, tendo dados suficientes para a geração de demonstrações contábeis
úteis para o processo de tomada de decisão. O Sr. Delfino e a Laura possuem
preocupações justificadas. Para sanar, as dúvidas e elucidar o processo
decisório, é fundamental que eles tenham um esclarecimento a respeito da atual
situação da empresa para, desta forma, avaliar os próximos passos necessários
na condução de uma boa gestão empresarial. Como a empresa tem por intenção
lidar com um mercado de mudanças significativas, é fundamental compreender a
base financeira atual para que a empresa possa se reorganizar. A partir disso,
Laura precisa avaliar a situação patrimonial e econômica da empresa no primeiro
trimestre de 2022, a partir do Balancetes Contábil, advindo da contabilidade,
conforme observado no Quadro 1. Todas as contas contábeis são apresentadas com
seus respectivos valores em reais mil.
Quadro 1 –
Balancete Contábil ref. ao 1º Trimestre de 2022
CONTAS
CONTÁBEIS* |
1º
Trimestre de 2022 |
|
Valor
($)** |
|
|
Aplicações financeiras longo prazo (LP) |
|
166.282 |
Banco c/ movimento |
|
2.030.259 |
Caixa |
|
2.711 |
Capital Social |
|
2.590.776 |
Clientes |
|
136.760 |
Comissões sobre vendas |
|
4.000 |
Contas a Pagar |
|
157.584 |
Custo do Produto Vendido |
|
108.677 |
Depreciação Acumulada |
|
33.000 |
Despesa de Imposto de Renda e CS |
|
19.182 |
Despesas Administrativas |
|
14.600 |
Despesas com pessoal e encargos |
|
7.006 |
Despesas com publicidade |
|
5.010 |
Despesas de depreciação |
|
9.008 |
Despesas Financeiras |
|
18.900 |
Empréstimos e Financiamentos (CP) |
|
428.517 |
Empréstimos e Financiamentos (LP) |
|
4.069.613 |
Equipamentos |
|
14.520 |
Estoques |
|
26.355 |
Fornecedores |
|
36.421 |
Imóveis |
70.000 |
|
Impostos a Recolher
|
12.200 |
|
Impostos sobre Vendas
|
67.248 |
|
Lucros ou prejuízos acumulados |
? ***
|
|
Móveis e Utensílios
|
17.638 |
|
Outras obrigações (LP)
|
54.807 |
|
Outros ativos circulantes
|
75.765 |
|
Propriedade para
investimentos |
5.461.004 |
|
Receitas de Vendas de
Produtos |
271.031 |
|
Receitas Financeiras
|
61.300 |
|
Reservas de Lucro |
614.996 |
|
Salários a Pagar |
9.475 |
|
Software |
2.500 |
|
Terrenos |
57.000 |
|
Veículos |
25.295 |
|
Nota: CP – Curto Prazo; LP – Longo Prazo; CS – Contribuição Social.
*este balancete elenca contas patrimoniais e de resultado. **valores expressos em reais mil. ***o valor da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados o 1º trimestre de
2022 corresponde ao resultado operacional líquido [lucro líquido ou prejuízo]
calculado na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) do 1º trimestre de
2022. |
Conforme visto nos Quadro1, as contas contábeis, compostas
por contas patrimoniais e de resultado, são apresentadas por ordem alfabética.
Diante das informações apresentadas, vocês foram convidados a estruturar essas
contas sob a forma de relatórios financeiros. O Quadro 2 apresenta um modelo de
estrutura da Demonstração de Resultado do Exercício e o Quadro 3 apresenta um
modelo de estrutura patrimonial da empresa.
Quadro
2 – Modelo de estrutura de Demonstração de Resultado do Exercício
RECEITA BRUTA DE VENDAS |
|
|
|
( - ) DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA |
|
|
|
RECEITA LÍQUIDA DE VENDAS |
|
|
|
( = ) LUCRO BRUTO |
|
( - ) Despesas
Operacionais |
|
Despesas Administrativas |
|
|
|
|
|
|
|
Despesas com Vendas |
|
|
|
|
|
RESULTADO ANTES DO RESULTADO FINANCEIRO |
|
Resultado Financeiro |
|
( - ) Despesas Financeiras
|
|
( + ) Receitas Financeiras
|
|
RESULTADO ANTES DO IMPOSTO DE RENDA E CS |
|
|
|
RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO |
|
Quadro
3 – Modelo de estrutura de Balanço Patrimonial
ATIVO
|
|
PASSIVO/PL
|
|
Circulante |
|
Circulante
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Não Circulante |
|
Não
Circulante |
|
Realizável a Longo Prazo |
|
|
|
|
|
|
|
Investimentos |
|
|
|
|
|
Patrimônio
Líquido |
|
Imobilizado |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||
|
|
||
Intangível |
|
||
|
|
Com base no balancete, nos quadros apresentados e nas informações
expostas, você e sua equipe, como profissionais de gestão, de modo a atender as
necessidades da empresa e do processo decisório, deve realizar o que se pede.
ATIVIDADE 2 Pede-se: a.
Estruture o Balanço Patrimonial do 1º trimestre de
2022 e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), 1º trimestre de 2022.
Os Quadros 2 e 3 são exemplos de estruturas que podem ser utilizadas. b.
Com base nos relatórios estruturados, responda: I.
qual foi o resultado econômico da empresa (Lucro ou
Prejuízo), em reais? II.
qual é o valor total do Passivo Não Circulante da
empresa, em reais? III.
qual é o valor total das origens de capital de
terceiros, em reais? IV.
qual é o valor total das aplicações de recursos, em
reais? c.
Com os recursos de ativo circulante, a empresa
D&L teria condições de pagar suas dívidas de curto prazo e realizar novos
investimentos? Explique. |
Passo 4
O contexto de constantes mudanças no qual se encontra a
empresa D&L, exige forte empenho do Sr. Delfino, de sua filha Laura e de
todos os profissionais para gerir conhecimento e, com criatividade, gerar
inovações em produtos e serviços que garantam a longevidade organizacional.
Nonaka (2008, p. 39) explica que “os mercados se transformam, as tecnologias
proliferam, os competidores multiplicam-se e os produtos tornam-se obsoletos
quase do dia para a noite. As empresas bem-sucedidas, portanto, são as que
criam consistentemente novos conhecimentos, disseminam-no amplamente pela
organização e o incorporam rapidamente em novas tecnologias e produtos”, em
resumo: para ter sucesso e garantir longevidade, as organizações atuais devem
criar, disseminar e incorporar novas tecnologias e produtos ou serviços aos
clientes ou consumidores.
Nesse sentido, o desafio
proposto agora é que você responda as seguintes reflexões:
1)
O que diferencia o capital intelectual do capital
físico da D&L?
2)
De que que maneira a D&L poderia se tornar uma
empresa “inteligente” frente a seus concorrentes, garantindo longevidade no
mercado?
• Para responder as reflexões você poderá
tomar como base as respostas dos demais desafios propostos nessa atividade.
Passo 5
Conforme vimos no
artigo apresentado: " A incerteza do futuro, uma mentalidade mais
imediatista e a preocupação com a sustentabilidade
vem fazendo os jovens buscarem serviços que sejam fluídos à sua vida.
" Pensando nesse contexto, para empresa D&L acompanhar as mudanças e
exigências do mercado consumidor ela precisa pensar em uma empresa que seja responsável
socialmente e ambientalmente, para isso ela precisa de uma gestão e uma cultura
voltada para sustentabilidade.
A responsabilidade social e a ambiental consideram uma
visão integral, de interdependência entre organizações, ambiente, natureza e sociedade.
Estas devem estar vinculadas à Missão, à Visão e aos Valores da organização.
Lembrando que a missão é a razão de ser da empresa. A Visão é como ela quer ser
reconhecida no futuro e os valores representam as crenças, o modo de agir da
organização.
Por
isso, para o passo 5, você irá elaborar uma missão, visão e valores para
D&L, que estejam de acordo com a Responsabilidade Socioambiental.
Pense
no ramo da empresa, produtos e serviços prestados, stakeholders, é importante que a missão, a visão e os valores sejam
originais, elaborados para empresa D&L.
REFERÊNCIAS
GUINDANI, Antonio et al. Planejamento Estratégico Orçamentário. Curitiba: Intersaberes.
2012.
WOEBCKEN, C. O que é
análise PEST e como aplicá-la no seu negócio? Rockcontent. 7 ago. 2019. Disponível
em: https://rockcontent.com/br/blog/analise-pest/.
Acesso em: 28 jun. 2022
MUNDO DO MARKETING. Case Turbi: aluguel de carros é a
experiência que os jovens procuram. 22 jun. 2022 Disponível em: https://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/mercado/39939/case-turbi-aluguelde-carros-e-a-experiencia-que-os-jovens-procuram.html
Acesso em 27/06/2022
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1.
O trabalho será realizado individualmente.
2.
Importante:
Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na
pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite
de postagem, conforme disposto no AVA. Não
existe prorrogação para a postagem da atividade.
3.
Deve conter, depois de pronto, capa e folha de
rosto padrão da Instituição, sendo organizado no que tange à sua apresentação
visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos,
adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências,
entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.
4.
A produção textual é um trabalho original e,
portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com
reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na
atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena
prevista em lei (Lei
n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.
5.
Importante:
O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma
hipótese, trabalhos enviados em PDF.
A seguir, apresentamos a você alguns dos
critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor
a Distância para atribuir
o conceito à produção textual:
•
Normalização correta do trabalho, com
atendimento ao número de páginas solicitadas.
•
Apresentação de estrutura condizente com a
proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão).
•
Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza
e correção, atendendo à norma padrão.
•
Atendimento à proposta, contemplando todos os
itens solicitados, com objetividade, criatividade, originalidade e
autenticidade.
•
Fundamentação teórica do trabalho, com as
devidas referências dos autores eventualmente citados.
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está
à disposição para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar
orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar
um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.
Bom
trabalho!
Equipe de professores
[1] Fonte: https://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/mercado/39939/case-turbi-aluguel-de-carros-e-a-experiencia-queos-jovens-procuram.html Acesso em 27/06/2022
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