TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG - "A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA USO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”- pedagogia 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
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Curso: pedagogia
Semestre: 3/4º
Prezado aluno,
Seja bem-vindo a
este semestre!
A Produção Textual
Interdisciplinar Individual (PTI) terá como tema A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos
iniciais do Ensino Fundamental. Escolhemos essa temática para favorecer a
reflexão sobre a utilização das tecnologias no contexto educacional, visando a
articulação com as competências gerais e componentes curriculares apresentados
pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Aprovada em 2018, a BNCC apresenta competências que devem ser
desenvolvidas ao longo da educação básica, entre elas, a competência 5: “Compreender,
utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais
(incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações,
produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na
vida pessoal e coletiva” (BRASIL, 2018, p. 9). (BRASIL. Base Nacional
Comum Curricular: A Educação é a Base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação
Básica, 2018).
Na BNCC, o Ensino Fundamental está organizado em áreas do conhecimento e
componentes curriculares que estabelecem competências específicas articuladas
com as competências gerais. Para garantir o desenvolvimento dessas competências
específicas, os componentes curriculares apresentam um conjunto de habilidades
(aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos) que se
relacionam a diferentes objetos de conhecimento (conteúdos, conceitos e
processos), que são organizados em unidade temáticas (arranjo de objetos de
conhecimento) de acordo com as especificidades de cada componente curricular.
A língua portuguesa é um dos componentes curriculares da área de
Linguagens e a finalidade das experiências relacionadas a esse componente é possibilitar, aos estudantes, a participação de práticas de
linguagem diversificadas que lhes permitam ampliar suas capacidades expressivas
(BRASIL, 2018). As vivências oportunizadas no componente curricular Língua
Portuguesa devem contribuir com a ampliação dos letramentos nas diversas
práticas sociais e esse letramento contribui de modo significativo com o
processo de alfabetização, visto que o letramento e a alfabetização são interdependentes, e indissociáveis [...]”
(SOARES, 2004). (SOARES, Magda.
Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Revista Pátio, n.
29, 2004).
Considerando
que a BNCC valoriza as situações lúdicas de aprendizagem e procura contemplar a
cultura digital no contexto da sala de aula, observa-se a importância de
refletir sobre o trabalho a ser desenvolvido nos anos iniciais do Ensino
Fundamental e pesquisar ferramentas tecnológicas que podem contribuir com o
interesse e aprendizagem dos alunos.
A partir do que foi exposto, prossiga para a
leitura e interpretação da Situação Geradora de Aprendizagem.
Orientações da produção textual
Leitura e
interpretação da SGA
Por meio da leitura da
SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar uma produção
textual interdisciplinar sobre a utilização de ferramentas digitais para uso
educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
SITUAÇÃO
GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
A Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto de
conhecimentos, competências e habilidades que devem ser aprendidas e
desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter
como foco a alfabetização e o envolvimento em práticas diversificadas de
letramentos, nos anos seguintes, o trabalho está pautado na progressão do
conhecimento pela consolidação das aprendizagens anteriores, na ampliação das práticas
de linguagem e na experiência estética e cultural dos alunos, assim, os estudos da BNCC são
fundamentais para apropriar-se dos conhecimentos e determinações presentes no
documento, adequar os Projetos Político Pedagógicos e desenvolver o trabalho em
sala de aula, considerando as especificidades da etapa a ser trabalhada.
Atuando como professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Paula
percebeu o interesse que seus alunos têm por celulares, tablets, computadores
e outras ferramentas digitais. Então, decidiu estudar sobre como essas
ferramentas poderiam ser utilizadas no processo de alfabetização e letramento dos alunos e nas
avaliações realizadas. A partir desse interesse, a professora decidiu
matricular-se em um curso de formação continuada ofertado pela Secretaria Municipal
de Educação de seu município que irá abordar esses e outros assuntos
pertinentes ao tema. Ao final do curso de formação, os cursistas terão que
apresentar uma atividade final como resultado das reflexões e aprendizagens
realizadas.
situação-problema
(SP)
Durante o curso de
formação continuada, Paula teve a oportunidade de aprofundar seu conhecimento
sobre as especificidades dos anos iniciais do Ensino Fundamental de acordo com
a BNCC, refletir sobre a importância da avaliação no processo educacional, realizar
leituras sobre a utilização da tecnologia no contexto educacional, conhecer
aplicativos, plataformas digitais, jogos on-line, entre outras ferramentas que
poderiam ser utilizadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Para receber a
certificação do curso, os professores inscritos devem se reunir em grupos para
elaborar um plano de aula, voltado ao 1º e/ou 2º ano do Ensino Fundamental, que
contemple práticas de linguagem, objetos de conhecimento e habilidades
presentes no componente curricular Língua Portuguesa, bem como outras
informações contidas no modelo de plano de aula a ser produzido, estabelecendo
paralelos com a alfabetização e o letramento e com a utilização de ferramentas
tecnológicas.
Como você realizaria a
proposta?
ORIENTAÇÕES
PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
A produção textual deve ser
organizada por meio dos seguintes itens a serem considerados:
1º) Realização da leitura dos
textos sugeridos abaixo. Além dessas sugestões, você também poderá utilizar
para a elaboração da produção textual os materiais disponibilizados pelas
disciplinas do semestre:
Texto 1: BRASIL.
Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
p-53-89 e 94-107. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 jun. 2022.
Texto 2: MOREIRA, V. N.; BATISTA, S. C. F.; RANGEL, I. R. da G. Alfabetização
e letramento: avaliação de aplicativos móveis para os anos iniciais do
Ensino Fundamental. Vértices, Campos dos Goytacazes/RJ, v.22, n.2, p.
298-320, maio/ago. 2020. Disponível em: https://oaji.net/articles/2020/8925-1598234024.pdf. Acesso em: 12 jun. 2022.
Texto 3: PANTOJA, P. F.; FREITAS, S. P. da E.; SILVA, G. A. da. Avaliação
formativa como ação significativa do processo de aprendizagem no ensino
fundamental. Cairu em Revista – Sociedade, Educação Gestão e
Sustentabilidade, Salvador – BA, no 11 – Ano 7 – Dez. 2018,
disponível em: https://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/20182/art_02.pdf. Acesso em: 13 jun. 2022.
Texto 4: BARROSO,
Felipe; ANTUNES, Mariana. Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras
da prática docente. Pesquisa e debate em educação, Juiz de Fora,
v. 5, n. 1, 2015.
Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31969/21198. Acesso
em: 12 jun. 2022.
2º) Elaborar a Introdução da
produção textual, neste tópico, você deverá fazer uma apresentação sobre o que
será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua realização
(A introdução deverá ter 1 lauda).
3º) Para o Desenvolvimento do trabalho, você deverá elaborar
as duas atividades indicadas a
seguir (O desenvolvimento
deverá ter de 2 a 3 laudas):
a) elaboração de um texto sobre a utilização de ferramentas digitais para uso
educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
b) elaboração de um plano de aula (modelo em anexo)
voltado ao 1º e/ou 2º ano do Ensino Fundamental utilizando ferramentas
tecnológicas (tablets, computadores,
aplicativos, jogos on-line,
sites, lousa digital, entre outros, considerando as especificidades do processo
de alfabetização e letramento dos alunos).
4º)
Para finalizar, você deve fazer
as Considerações finais apresentando
a sintetização dos elementos
discutidos. (As considerações finais devem ter 1 lauda).
5º) Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais
que utilizou para desenvolver o trabalho.
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