TEMOS PRONTO - PTI - “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – Turmas de Alfabetização/ 1º e 2ºanos. 2021.2 ”. faep faeti 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804
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Trecho "PPRÁTICAS PEDAGÓGICAS – Turmas de Alfabetização/ 1º e 2ºanos. 2021.2 SEÇÃO 1 - ENSINO FUNDAMENTAL I: METODOLOGIAS E PRÁTICAS A disciplina de Práticas Pedagógicas, um dos componentes do currículo, é uma atividade que possibilita ao aluno um contato direto com a realidade na qual ele irá atuar. Por meio da observação e análise crítica da “vida escolar” – entendida como um conjunto de práticas, valores e princípios das instituições educacionais – o aluno prepara-se para atuar de maneira reflexiva, investigativa e crítica para o exercício profissional. Nosso objetivo é colocar o aluno em contato com realidades escolares diferenciadas de forma a identificar, problematizar e elaborar projetos relacionados aos conteúdos curriculares das disciplinas trabalhadas no curso. Consoante essas ideias, preparamos uma proposta para esta disciplina que busca a unidade entre teoria e prática, tomando a realidade escolar como objeto de conhecimento e de pesquisa. Sabemos que nesse momento em que as escolas estão ao pouco retomando suas atividades presenciais o acesso ao cotidiano da escola para o cumprimento da carga horária total de estágio presencial não será permitido e por isso sugerimos uma visita pedagógica. O(a) aluno(a) que não conseguir fazer a visita pedagógica pode realizar uma entrevista com um Professor Regente de turmas de alfabetização - 1º ou 2º ano- (escola pública ou particular). A carta de Apresentação para a Visita Pedagógica está disponível na plataforma. SEÇÃO 2 - OBJETIVOS ENSINO FUNDAMENTAL I : METODOLOGIAS E PRÁTICAS 1. Compreender a estrutura da Educação Básica, identificando os objetivos do Ensino Fundamental de nove anos, na perspectiva de compreensão da estrutura da escola observada, inclusive a forma de organização dos anos ou séries (ciclos, progressão continuada, séries ou outras organizações); 2. Refletir sobre as práticas educativas em instituições que atendam crianças dos anos iniciais do ensino fundamental; 3. Verificar se a instituição observada articula seus registros e práticas com as legislações, especificamente no que tange às Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o Ensino Fundamental de nove anos e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana; 4. Identificar a continuidade das concepções relacionadas à infância explicitadas na construção curricular e nas práticas educativas cotidianas (currículo integrador de Educação Infantil e Ensino Fundamental); 5. Compreender a especificidade das práticas educativas voltadas para os primeiros anos do ensino fundamental, refletindo sobre como a instituição educativa articula o brincar, o participar e o aprender; 6. Observar de forma atenta e sistemática, produzindo reflexões, registros e propondo mudanças (projetar) em relação as: - Formas de planejamento docente; - Perspectivas do trabalho docente relacionadas à imersão dos educandos no mundo da cultura escrita e às propostas sobre alfabetização e letramento estudadas; - Concepções subjacentes às práticas educativas relacionadas às diferentes linguagens: arte, corpo e movimento, ciências da natureza e da sociedade (ciências naturais, história e geografia), matemática e outras, considerando as perspectivas disciplinares e interdisciplinares. - O Brincar no Ensino Fundamental. SEÇÃO 3 -ROTEIRO PARA OBSERVAÇÃO E ANÁLISE: Neste semestre, iremos trabalhar diversos temas que se relacionam diretamente com o cotidiano das escolas de Ensino Fundamental I - 1º e 2º anos: O relatório de estágio deverá ser composto por quatro partes: 1) Introdução: Iniciar mostrando o que é o trabalho e objetivo do relatório Ex: Este relatório tem a intenção de documentar minha experiência vivida na escola durante a visita pedagógica e, por meio da observação ainda que rápida da “vida escolar, preparar-me para atuar de maneira reflexiva, investigativa e crítica no exercício profissional. Para realizar esse relatório visitei a escola ... e inicia a descrição Você deverá apresentar em texto corrido – nunca sob a forma de tópicos – a descrição geral da escola na qual você estagiou, que deverá conter: identificação do estabelecimento (nome da instituição, endereço, bairro, município, nomes dos integrantes da equipe gestora, tipo de estabelecimento - municipal, particular e etc.-, período de funcionamento, descrição geral do espaço físico (quantidades de salas, ambientes diferenciados que a escola possua e etc.), número de alunos, de classes e de professores. Na introdução, também deve aparecer o nome da professora que você acompanhou, bem como uma breve descrição da sala de aula. Se for ENTREVISTA, falar do professor: formação acadêmica (graduação, pós graduação, cursos de aperfeiçoamento), experiência profissional e o que ele acredita ser os principais desafios nesse momento de volta às aulas durante a Pandemia . 2) Na segunda parte do relatório, você deverá dissertar sobre a Proposta Pedagógica da escola a partir do que observou. Busque ser bem descritivo em seu relato. Sobre a escola: A escola possui algum tipo de planejamento que orienta as práticas pedagógicas desenvolvidas com as crianças? Quais formas este planejamento assume (anual, semestral, semanal, diário)? Como se dá o registro escrito deste planejamento? O professor: As aulas parecem ter sido preparadas? Há um semanário? Utiliza livros didáticos? De quais disciplinas? Utiliza livros paradidáticos? Lê para as crianças? Como o faz? Diversifica suas estratégias didáticas? Escreve a rotina do dia na lousa? Faz linhas quando escreve na lousa? Como ela se dirige aos alunos para ensiná-los, para tirar dúvidas, para orientá-los quando se atrasam nas tarefas? As crianças vão à lousa? Quando e como corrige as tarefas? Há atividades das crianças expostas pela sala? Como a professora desenvolve o trabalho de alfabetização com as crianças (descreva atividades que observou e o que achou da didática da professora) O Brincar: Há momentos para brincarem? Onde? Quando? Há a presença de brinquedos, jogos ou qualquer material lúdico na sala de aula? A escola tem brinquedoteca, parquinho ou outro espaço para essa faixa etária? *no caso de Entrevista transformar os pontos acima em perguntas para o professor. 3) Na terceira parte do relatório você deverá elaborar um texto reflexivo que analise criticamente o trabalho desenvolvido na unidade escolar, pontuando e comentando a concretização das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais do Ensino Fundamental de 9 anos no que se refere às crianças de 6 anos no Ensino Fundamental e o trabalho com a Cultura Escrita, Alfabetização e Letramento - há o texto de apoio para guiar essa discussão abaixo e também na plataforma: Ler Capitulo IV da Tese de doutorado: MACHADO, Rosangela Aparecida dos Reis. A implementação do ensino fundamental de nove anos na rede municipal de ensino de São Paulo. Tese (Doutorado) – Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, 2016. Disponível em: https://bibliotecatede.uninove.br/bitstream/tede/1610/2/Rosangela%20Aparecida%20dos%20R eis%20Machado.pdf Além disso, faça uma relação do que foi observado com o que pesquisou no caderno trilhas- é possível realizar o que o trilhas coloca na escola? Quais atividades você viu na escola que é relatada no Trilhas ou próximo ao que é descrito no Trilhas? 4) Na conclusão, você deverá realizar um comentário geral acerca da realidade da instituição em que visitou, como a mesma está se organizando na volta às aulas, as atividades que observou e o que estudou no caderno trilhas. Lembre-se que a escola nesse momento está com uma nova organização e dinâmica devido a Pandemia e os protocolos de saúde. SEÇÃO 4: AVALIAÇÃO COMPOSIÇÃO da NOTA: TRABALHO - DE ZERO ATÉ 10 PONTOS referente as questões de estruturação e formatação do trabalho. As reflexões sobre PRÁTICAS PEDAGÓGICAS não são simples e, deste modo, não podem caber em uma única folha de papel. Nesse sentido, para expor suas ideias lembre-se que o relatório deve conter de 5 a 10 páginas. Cuide da escrita do seu relatório, lembrando que a escrita coerente, coesa e sem problemas de ortografia e digitação são essenciais na vida profissional de um futuro professor. Por isso, ao redigir o relatório de estágio, preste bastante atenção a essas questões. A escrita é o cartão de visitas de um professor. Utilize o corretor ortográfico do processador de textos para revisar sua escrita. Por se tratar de um trabalho acadêmico, as normas da ABNT também devem ser respeitadas. Assim sendo, utilize sempre: letra Arial ou Times New Roman, tamanho 12, paragrafação de 1,5 cm, margens superiores e inferiores de 2,5 cm e margens esquerda e direita de 2,0 cm. Para o relatório escrito, seguir: 0. Capa (modelo abaixo) 1. Introdução 2. Rotina observada 3. Análise crítica 4. Considerações finais 5. Referências bibliográficas (referenciar TODAS as obras utilizadas para a realização do relatório) FAEP – FACULDADE DE EDUCAÇÃO PAULISTANA LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA (NOME DO ALUNO) Relatório de Práticas Pedagógicas Estágio II: Alfabetização- 1º e 2º anos SÃO PAULO 2021
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
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