TEMOS PRONTO - PTI - "A atuação da Gestão Escolar na promoção da aprendizagem dos estudantes”. LICENCIATURA EM ed. física. 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804
TEMOS PRONTO - PTI - "A atuação da Gestão Escolar na promoção da aprendizagem dos estudantes”. LICENCIATURA EM ed. física. 2021 - WHATSAPP (88) 99867-4804
SEMESTRE: 7/8º flex dos cursos de licenciatura em Ed. física
Trecho "Prezados alunos,
Sejam bem-vindos a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática
“A atuação da Gestão Escolar na promoção da aprendizagem dos estudantes”.
Escolhemos esta temática para possibilitar-lhes a aprendizagem interdisciplinar dos
conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre: Educação Formal e Não Formal;
Gestão Educacional; Libras; Políticas Públicas da Educação Básica; Projeto de Ensino em
Educação Física; Ética, Política e Cidadania e Práticas pedagógicas em Educação Física:
Práticas corporais das brincadeiras ao esporte
Então, por meio das discussões que envolvem essas disciplinas, será possível
observar que a atuação na Gestão Escolar, especialmente a função ocupada pela figura
nomeada também por “direção da escola”, tem um papel essencial junto à sua esquipe para
a ampliação dos saberes de todos os envolvidos, o que interfere diretamente na educação
proporcionada aos educandos. Frente ao exposto, é preciso atentar para como a figura da
direção escolar pode interferir, de forma positiva ou negativa, junto aos sujeitos que
compõem o cotidiano da educação formal.
Sendo assim, nesta atividade a intenção é promover a reflexões sobre essa temática,
articulando os conhecimentos que permeiam este semestre, o que favorecerá a ampliação
de saberes essenciais ao exercício da gestão no contexto da educação formal, que se
concretiza na instituição escola. (....) Situação-problema (SP)
A coordenadora pedagógica Márcia está conduzindo um conselho de classe com os
professores do 7º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Paulo
Freire, e, em meio às reflexões sobre alunos que estão com dificuldades na aprendizagem,
apresentam baixo rendimento e estão cada vez mais desinteressados pelos estudos, ela diz
aos professores: “Temos que ter ciência de que a educação não acontece da mesma forma
para todos e assim, também iremos formar aqueles que limpam nossas casas, ou seja, a
escola para alguns serve apenas como espaço de acolhimento e socialização”.
Essa afirmação causou grande constrangimento e incômodo à Diretora Fernanda que
naquele exato momento chega para participar do conselho de classe. Frente ao verbalizado
pela pedagoga Márcia ela sentiu a necessidade de debater esse assunto junto à Márcia e
também com os professores, porque é preciso repensar sobre a fala dita no conselho de
classe e em formas de como melhorar o rendimento e a construção dos conhecimentos pelos
alunos.
Para isso, a Diretora Fernanda organizou uma sequência de ações como: (1) reuniões
gerais, (2) trabalhos em grupos e em duplas, (3) indicação de textos e vídeos que
oportunizassem repensar sobre a função social da escola, (4) oficinas e, sobretudo (5)
momentos de compartilhamento de ideias, quando organizou um seminário para que, em
duplas, os professores pudessem apresentar suas reflexões acerca de como atuar em sala
de aula para que os alunos tenham interesse em estar na escola e vejam sentido em
aprender.
De modo a proporcionar à Pedagoga Márcia a revisão da sua fala, no momento do
conselho de classe, Fernanda organizou esse projeto junto com ela, embasada nas
seguintes reflexões:
1. Qual a função social da escola?
2. Como deve ser a atuação da gestão escolar (Diretora) junto aos sujeitos da escola
para a efetivação de uma educação de qualidade?
3. De que forma a equipe pedagógica (Pedagoga e Professores) deve agir para a
promoção da aprendizagem dos estudantes? 4. Qual o perfil do aluno contemporâneo e qual a proposta de ensino que tende a esse
aluno?
Agora é com vocês alunos, imaginem que vocês estão no lugar da Diretora Fernanda e junto
com a Pedagoga Márcia planejarão o projeto que deverá ter diferentes ações junto aos
professores, de modo a suscitar nos alunos a vontade de estar na escola para aprender
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO (...)
envio efetuado por e-mail ou WhatsApp imediatamente após confirmação de pagamento (transferência ou cartão, entrega imediata - se for via boleto, apenas após compensar).
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
valor: R$50,00.
Para efetuar o pagamento via transferência bancária (PIX OU CONTAS CAIXA, BRADESCO, NUCONTA, INTER, BANCO DO BRASIL) solicite O PIX conta de sua preferência no e-mail ou WhatsApp ou, se preferir, pague pelo Mercado Pago clicando AQUI (boleto ou cartão, inclusive parcelamento).
em seguida envie um e-mail com o título do trabalho adquirido e o comprovante de pagamento (print ou foto) para: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou WHATSAPP (88) 99867-4804
NÃO É NECESSÁRIO ALTERAR.
temos referências.
DÚVIDAS, SOLICITAÇÕES DE OUTROS TRABALHOS E DEMAIS DEMANDAS, BASTA ENVIAR UM E-MAIL PARA: 10trabalhosacademicos@gmail.com ou chamar no whatsapp acima.
Comentários
Postar um comentário