TEMOS PRONTO - ANÁLISE CRÍTICA DAS DIRETRIZES DE ENSINO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC. unicesumar 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
TEMOS PRONTO - ANÁLISE CRÍTICA DAS DIRETRIZES DE ENSINO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC. unicesumar 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
ANÁLISE CRÍTICA DAS DIRETRIZES DE ENSINO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC
Nome do Acadêmico[1]
1 INTRODUÇÃO
(Após ler as instruções, apague o conteúdo e mantenha apenas os títulos das seções para produzir sua análise crítica)
Caro(a) aluno, esta atividade tem por objetivo levar você a realizar uma análise crítica da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, documento que, desde 2018, apresenta as bases para a organização do currículo escolar de toda a educação básica. Mais especificamente, será realizada uma análise das concepções apresentadas na BNCC sobre as competências gerais da educação básica e os fundamentos pedagógicos do documento. Desta forma, aqui você deve apresentar suas reflexões críticas acerca dos itens indicados em cada seção que compõe a atividade. Não será preciso detalhar ou abordar todos os pontos sobre cada item exigido para cada seção, basta realizar uma explicação coerente sobre aqueles aspectos que chamaram sua atenção durante o estudo do tema e que você julga como relevantes.
Sua atividade deve preservar a formatação presente neste formulário, a saber: TÍTULOS: Alinhamento: Centralizado; Fonte: Arial; Tamanho: 12; Estilo: Negrito.
CORPO DO TEXTO: Alinhamento do texto: Justificado. Fonte: Arial; Tamanho: 12; Espaçamento entre linhas: 1,5; Margens Esquerda e Superior: 3 cm, Margens Direita e Inferior: 2 cm; Recuo na primeira linha: 1,25 cm; Espaço entre título da seção e início do Texto: uma linha; Espaço entre o fim da seção e o título da subsequente: duas linhas; Extensão da atividade: Mínimo 3 e Máximo 5 páginas, sendo que a referências não entram nessa contagem.
O presente item, a introdução, é a abertura do texto, assim, aqui você deve apresentar ao leitor, em linhas gerais, o tema a ser dissertado, explicando brevemente os pontos que serão debatidos. Para isso, você pode indicar os títulos das seções e o conteúdo que será trazido em cada uma delas. Deixe para produzir a introdução por último, quanto você já tiver produzido a análise dos itens exigidos, pois assim você terá maior clareza sobre o assunto.
[deixe dois espaços (duas linhas) de 1,5 entre o fim da seção e o próximo título]
2 COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SEGUNDO A BNCC
[deixe 1 espaço (uma linhas) de 1,5 entre o título da seção e texto]
Aqui, você deve trazer uma reflexão sobre as dez competências gerais da educação básica segundo a BNCC, dissertando como elas podem ser observadas/articuladas no trabalho com as disciplinas da área da linguagem (língua portuguesa e inglesa e suas respectivas literaturas).
Caso queira, você pode, inclusive, realizar o debate demonstrando a relação entre os essas competências, afinal, cada um possui suas peculiaridades, mas também há diálogo entre elas, pois possuem aspectos complementares para o trabalho no contexto da educação básica.
[deixe dois espaços (duas linhas) de 1,5 entre o fim da seção e o próximo título]
3 FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS DA BNCC
[deixe 1 espaço (uma linhas) de 1,5 entre o título da seção e texto]
Neste item, você deve trazer uma reflexão sobre dos fundamentos pedagógicos da BNCC, os quais apresentam como princípios o foco no desenvolvimento de competências e o compromisso com a educação integral. Se quiser, você pode, inclusive, realizar o debate demonstrando a relação entre esses dois elementos, afinal, cada uma possui suas peculiaridades, mas também há diálogo entre eles.
[deixe dois espaços (duas linhas) de 1,5 entre o fim da seção e o próximo título]
4 REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO EM LETRAS E AS DIRETRIZES DE ENSINO DA BNCC
[deixe 1 espaço (uma linhas) de 1,5 entre o título da seção e texto]
A ideia é que nesta seção você pare e reflita sobre sua formação dentro do curso de Letras e a perspectiva de ensino ditada pela Base Nacional Comum Curricular, dissertando como você observa até aqui a formação recebida e como ela poderá contribuir para sua atuação docente, tendo em vista a necessidade de realizar processos de ensino e aprendizagem em sala de aula que privilegiem as diretrizes da BNCC.
Ainda, você pode também citar autores e teorias estudas ao longo do curso, demonstrando como os saberes estudados se relacionam com as competências gerais da educação básica e com os fundamentos pedagógicos indicados pela BNCC.
[deixe dois espaços (duas linhas) de 1,5 entre o fim da seção e o próximo título]
REFERÊNCIAS
[deixe 1 espaço (uma linhas) de 1,5 entre o título da seção e texto]
Listar as referências dos textos consultados para a elaboração da atividade. A BNCC deve, obrigatoriamente, ser apresenta entre as referências. Seguir as normas para referências conforme informações disponíveis no ambiente da disciplina.
CRITÉRIOS AVALIATIVOS PARA A CORREÇÃO DA ANÁLISE CRÍTICA (ATIVIDADE DE ESTUDO 3) | AVALIAÇÃO | |
Critério/tópico | Valor | NOTA ATRIBUÍDA |
Formatação: fonte, tamanho da fonte, espaçamentos, alinhamento, dentre outros aspectos indicados no formulário. |
0,2 |
|
Introdução: Construção de um texto coeso que contextualiza adequadamente a proposta da análise crítica. |
1,0 |
|
Tópico 2: Elaborou um texto dissertativo-argumentativo acerca das “Competências gerais da educação básica segundo a BNCC”. |
1,2 |
|
Tópico 3: Elaborou um texto dissertativo-argumentativo acerca dos “Fundamentos Pedagógicos da BNCC”. |
1,2 |
|
Tópico 4: Apresentou um texto dissertativo-argumentativo relacionando a formação em Letras com os elementos dos tópicos 2 e 3. |
1,2 |
|
Referências: todos os materiais utilizados para a elaboração e aplicação das aulas precisam ser referenciados. |
0,6 |
|
Clareza e coerência na linguagem: utilização da norma padrão culta da Língua Portuguesa, ortografia, concordância verbal e nominal, vocabulário. |
0,6 |
|
Total: | 6,0 |
|
[1] Insira suas informações de currículo: Ex: Graduando(ado) em Nome do Curso e da instituição; Especialização em: Nome do Curso e da instituição; Mestre em: Nome do Curso e da instituição.
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
Comentários
Postar um comentário