TEMOS PRONTO - Estágio Supervisionado Híbrido - UNINTER - ÁREA DE EDUCAÇÃO - LICENCIATURAS E EDUCAÇÃO ESPECIAL PSICOPEDAGOGIA PEDAGOGIA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM PEDAGOGIA SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - UNINTER 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
TEMOS PRONTO - Estágio Supervisionado Híbrido - UNINTER - ÁREA DE EDUCAÇÃO - LICENCIATURAS E EDUCAÇÃO ESPECIAL PSICOPEDAGOGIA PEDAGOGIA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM PEDAGOGIA SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - UNINTER 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
Trecho
ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO CONCEITUAL
A Produção Conceitual deverá ser composta pelas seguintes etapas:
‘ Capa
‘ Sumário
‘ Introdução (entre 1 e 2 páginas)
‘ Desenvolvimento (entre 10 e 15 páginas)
‘ Considerações finais (entre 1 e 2 páginas)
‘ Referências
IMPORTANTE: Será considerada cópia todo e qualquer documento que apresentar semelhança literal em mais de 30% do texto. Cópia de Produção Conceitual é considerada PLÁGIO e será desconsiderada como avaliação autoral individual ou do grupo. Veja, a seguir, as particularidades de cada uma dessas etapas.
1. Introdução
Na introdução, você deve descrever uma apresentação geral do estágio, ou seja, a sua percepção sobre a relevância da atividade para sua formação profissional, além de descrever o local estagiado, apresentando, assim, o lócus explorado para a construção do estágio. Por questões que envolvem a ética na 30 pesquisa, é proibido identificar nominalmente o espaço estagiado. Identifique-o com nome fictício. A introdução deve apresentar, de forma breve, todos os itens de sua produção conceitual e, obrigatoriamente, deve conter: ‘ Objetivos do estágio. ‘ Onde ele foi realizado – instituição presencial ou remota (descrição do local). ‘ Metodologia – Como o estágio está estruturado? ‘ Atividades desenvolvidas no estágio.
2. Desenvolvimento
Inicie o desenvolvimento com um texto de dois a cinco parágrafos indicando quais itens/atividades compõem o desenvolvimento de seu estágio. Em seguida, descreva cada atividade realizada ao longo de seu estágio (modalidade educação), observando a sequência apresentada a seguir:
2.1 Estado da arte
Estado da Arte é uma metodologia de pesquisa para verificar pesquisas científicas realizadas que se relacionam com o tema do Plano de Ação de seu estágio, a fim de contribuir com a fundamentação teórica para sua Produção Conceitual. Como fazer?
‘ Passo 1 – Acessar a base de dados da Capes ou o Google Acadêmico. 31
‘ Passo 2 – No tema do seu Plano de Ação, separe palavras- -chaves que o definem, o que, nessa metodologia, chamamos de descritores.
‘ Passo 3 – Na busca da base de dados, digitar o descritor entre “aspas”. Você verificará que aparecerão diversos artigos, dissertações ou teses com essa palavra ou expressão.
‘ Passo 4 – Filtrar temas da área de conhecimento da Educação e um período de tempo, por exemplo: 2010 a 2020.
‘ Passo 5 – Entre os trabalhos que restaram, escolher temas que conversam com seu tema.
‘ Passo 6 – Abrir os resumos e ver aqueles que contribuem em teoria e pesquisa prática para seu tema.
‘ Passo 7 – Montar uma tabela com o número total de trabalhos encontrados; o número analisado; os temas analisados; o ano das pesquisas analisadas; um parágrafo de sua análise, por pesquisa, informando no que tal pesquisa dialoga com seu tema.
‘ Passo 8 – Elaborar o texto de desenvolvimento, relacionando seu Plano de Ação com os aprendizados gerados nessa pesquisa do Estado da Arte. (1 a 2 páginas)
2.2 Campo externo remoto – Análise Imagética
Neste tópico, você deverá inserir sua ficha de análise do filme, OU documentário, OU espaço cultural virtual. Dessa forma, primeiro você escolhe 1 (um) filme, OU 1 (um) documentário, OU 1 (um) espaço cultural virtual que esteja relacionado com seu Plano de Ação/Aula. Após assistir ao filme ou ao documentário, ou visitar virtualmente o espaço cultural escolhido, deverá produzir o respectivo texto. (2 a 3 páginas) Para a elaboração do texto, sugerimos observar os questionamentos a seguir sobre o filme/documentário a que assistiu ou o espaço cultural que visitou:
2.2.1 Contexto
‘ Identifique o tema central do documentário, ou do filme, ou do espaço cultural virtual. ‘ Caracterize o tema. Político? Religioso? Moral? Social? ‘ Em qual contexto se passa o documentário, ou o filme, ou o espaço cultural virtual? Urbano, rural, ambos? O que predomina? ‘ Qual o tipo de ambiente predominante? Físico: natureza, campo, montanha, praia, cidade, fazenda etc. Social: algum agrupamento social específico, família, amigos, trabalhadores, times, nobres etc.
2.2.2 Roteiro
‘ Apresente de que forma ocorre a introdução do documentário, ou do filme, ou do espaço cultural virtual. Como a temática central é introduzida? ‘ Além dos elementos históricos ou baseados em fatos reais, há algum indício de ficção? ‘ Há uma unidade na narrativa? Os fatos se encadeiam logicamente ou são episódios mais independentes/autônomos? ‘ Há diferentes temporalidades apresentadas? Os fatos retratados ocorrem simultaneamente ou não?
2.2.3 Ambiente/espaço
‘ Qual(is) é(são) o(s) local(is) dos acontecimentos? Há mais de um lugar central? O ambiente ou cenário se destaca na narrativa? É detalhadamente apresentado? ‘ Nas cenas predominam os elementos físicos do ambiente ou se destacam mais aspectos emocionais ou psicológicos? ‘ Qual é o histórico do espaço visitado? ‘ Qual é a composição do acervo? ‘ Qual é a importância desse espaço cultural para a comunidade local, brasileira, mundial? ‘ Como é a estrutura e como são os recursos do espaço visitado?
2.2.4 Personagens
‘ Sobre as características que compõem os personagens ou pessoas apresentadas, quais aspectos psicológicos se destacam? Os personagens são calmos, obsessivos, serenos, frios, objetivos, maquiavélicos, bondosos etc.? ‘ O uso desses aspectos mencionados conduz de alguma maneira a construção da própria narrativa? De que forma? ‘ Quais são os elementos que você destacaria para a composição e o andamento da narrativa?
2.2.5 Reflexões interdisciplinares
‘ Quais foram suas impressões após ter assistido ao documentário/filme ou ter visitado o espaço cultural virtual? ‘ Há, ao longo do documentário, ou do filme, ou espaço cultural virtual, algum elemento que tenha feito você 34 estabelecer relações com algum conhecimento prévio seu (outro filme, leitura literária, expressão e produção das artes plásticas etc.)?
2.2.6 Relações com sua formação acadêmica pedagógica
‘ Quais aspectos que se relacionam com seu curso? ‘ Aponte as contribuições para a unidade curricular de estágio. ‘ Em quais temas de seu curso você poderia utilizar o documentário, ou o filme, ou o espaço cultural virtual? De que forma? ‘ De que forma o documentário, ou o filme, ou o espaço cultural virtual contribui para sua formação?
2.2.7 Ficha técnica
Por último, preencha a ficha técnica a seguir, que expressa de forma resumida seu texto: Nome/título do filme ou documentário ou espaço cultural: Ano (produção do filme/documentário ou inauguração do espaço cultural): País de origem: Palavras-chave: Idade recomendada filme/documentário ou público e tipo de interação possível com o acervo do espaço cultural: Gênero filme/documentário: Cor filme/documentário: Direção filme/documentário: Idioma filme/documentário: Elenco principal filme/documentário: Identificação – imagem e categoria do espaço visitado: Composição do acervo do espaço visitado (salas, temas, principais obras): Importância local/regional/nacional/mundial do espaço visitado: Duração do filme/documentário ou da visita ao espaço cultural: Informações de produção1 ou histórico do espaço visitado: Restrições: Sinopse do filme/documentário ou resumo do que é possível conhecer no espaço cultural: Conteúdos explícitos2 : Conteúdos implícitos3 : Interdisciplinaridade com outras áreas 4 : Observações: 1 Informações de produção: são informações como locações, custos de produção, adaptações de livros, entre outras, e que possibilitam ao professor contextualizar o uso da obra. Essas informações também podem estabelecer ações interdisciplinares com outras áreas. 2 Conteúdos explícitos: são aqueles conteúdos que a narrativa/acervo apresenta de forma clara e direta, ou seja, que o aluno identifica sem dificuldades. Podem representar um desdobramento do assunto. 3 Conteúdos implícitos: são aqueles que, de alguma forma, podem ser subentendidos na narrativa/acervo. Não ocupam uma cena principal, porém fazem parte, implicitamente, da história. Podem surgir em diálogos, ações, figurinos, cenários, músicas ou outras formas. 4 Interdisciplinaridade com outras áreas: relaciona as áreas que podem estabelecer diálogos com a área principal. A interdisciplinaridade ocorre, ou pode ser proposta, a partir da área de formação do professor que propõe a utilização do documentário. 36
2.3 Material didático: criação e reflexão
O material didático é um recurso que você deverá produzir e utilizar em sua atividade, ou seja, criar e produzir um material concreto, como, por exemplo, um jogo, uma tecnologia assistiva, um equipamento de treino etc. Esse material varia conforme sua escolha de campo de estágio e, consequentemente, de seu Plano de Ação. Além da criação, aqui você deverá explanar sobre ele, realizando uma descrição reflexiva e detalhada sobre o uso desse recurso criado. Pode inserir imagem, porém, tome cuidado com o espaço utilizado. (2 a 3 páginas)
2.4 Prática do campo e as teorias: práxis
Neste item, você deverá descrever detalhadamente os conhecimentos construídos durante seu estágio. É nesse momento que você fará a articulação entre a teoria e a prática, ou seja, entre os conhecimentos teóricos de seu curso de Licenciatura, bem como do campo de estágio escolhido, com as atividades realizadas ao longo do estágio híbrido. (4 a 6 páginas)
3 Considerações finais
Neste item, você deverá apresentar os resultados finais de seu estágio, inserindo as principais aprendizagens realizadas nos três espaços: estudo, pesquisa e produção escrita. (1 a 2 páginas)
4 Referências
Inserir todos os teóricos e todas as obras utilizadas para a construção da Produção Conceitual.
Trabalho Completo e livre de plágio da internet - pode verificar no Copyspider. Contem todas as tarefas solicitadas no manual.
Comentários
Postar um comentário