TEMOS PRONTO - portfólio PTI/PTG - “O Conceito de Pessoa””- Teologia 2022 - WHATSAPP (88) 99867-4804
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Curso: Teologia
Semestre: 4º/5º
Prezado(a) aluno e aluna, Seja bem-vindo(a) a este semestre! A proposta de Produção Textual terá como temática: “O Conceito de Pessoa”. Escolhemos essa temática com o intuito de que você possa adquirir novos saberes possibilitando a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre e, ainda, fomentar PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI práticas relacionadas à religião e seu ensino entendendo o viés antropológico e a construção do conceito de “pessoa humana” proporcionado pelo cristianismo. Para entendermos melhor o tema, veremos a sua relação com a Antropologia, Ética e Cultura, sendo necessário compreender que a religião não está isolada de um contexto mais amplo, que envolve as diversas áreas que também formam o conhecimento do homem e a sua cosmovisão religiosa. Vamos, juntos, descobrir e aprofundar reflexões que se referem à pessoa humana. Não queremos discutir com você qualquer "tipo" de pessoa, nem qualquer estudo sobre a pessoa. Nossa intenção é analisar como a questão religiosa e a pluralidade religiosa entende e conceitua a pessoa com quem convivemos e ainda vamos conviver e em nosso ambiente de trabalho. O tema pensado objetiva apresentar como a pessoa foi pensada e tratada nos vários períodos da história. Assim, analisar como a sociedade atual pensa e trata a pessoa, qual o seu interesse e a sua proposta para ela. Por fim, a proposta de pessoa deve nos levar a entender o conceito que é o mais adequado para os dias de hoje. Isso envolve o campo das ciências humanas ou qualquer outro, pois no ramo de atuação do teólogo, o ponto de referência ou o destinatário daquilo que se faz profissionalmente, ou pretende fazer, é a pessoa. Como futuro profissional, em qualquer campo, é importante compreender que você tem uma grande responsabilidade na maneira de entender e tratar as pessoas, pois disso depende o futuro da sociedade e do mundo, em geral. Conseguiremos construir um mundo melhor se tivermos um cuidado muito grande com relação à vida; e o ser humano não pode ficar à mercê de interesses econômicos, políticos ou sociais. Cabe a cada um de nós contribuir para a melhoria da vida ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL Leitura e interpretação da SGA As reflexões que deverão ser desenvolvidas neste trabalho é mostrar uma nova imagem de ser humano. A sociedade tem uma concepção toda própria do ser humano, como veremos no decorrer dos nossos estudos. Essa maneira de tratar o ser humano acabou criando nas pessoas um PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI jeito negativo de ver a vida, a sociedade, a si mesmo e aos outros seres humanos. Poderemos perceber que há alternativas e outros modos de entender a pessoa, utilizando uma visão positiva. E é isso que propomos com a produção desta atividade. Para a construção da proposta, tenha como ponto focal as teorias e o que foi trabalhado no conjunto das disciplinas do semestre, por esse motivo a proposta começa com elementos conjunturais. Leia atentamente a Situação Geradora de Aprendizagem e a Situação-Problema, pois elas deverão fornecer os elementos necessários para a produção textual que propusemos. SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA) Uma nova imagem de ser humano A sociedade tem uma concepção toda própria do ser humano, como veremos no decorrer dos nossos estudos. Essa maneira de tratar o ser humano acabou criando nas pessoas um jeito negativo de ver a vida, a sociedade, a si mesmo e aos outros seres humanos. Poderemos perceber que há alternativas e outros modos de entender a pessoa, utilizando uma visão positiva. É necessário conhecer novas alternativas e buscar juntos novos caminhos e possibilidades de ser e de viver. Com as atividades e interatividades, discutiremos abundantemente a maneira de vida das pessoas e como elas estão sendo tratadas pela sociedade contemporânea. Vamos perceber que o sistema capitalista em que vivemos nos coloca diante de uma realidade cruel. Com uma ideologia própria, esse sistema criou um padrão de vida e de entendimento da sociedade conforme os interesses das classes dominantes. No fundo, o que interessa para as classes dominantes é o lucro cada vez maior. A riqueza que acompanha esse modo de conceber a sociedade vai fazendo com que as pessoas vivam, cada vez mais, de modo egoísta, egocêntrico e imediatista. A pessoa, na visão neoliberal, acaba valendo pelo que produz e pelo que consome. Ou seja, só quem produz e quem consome tem seu espaço, pequeno e sem muitas alternativas, na sociedade. Mas a pessoa não é só isso. Veremos que ela é muito mais do que uma máquina de produzir e de consumir. O objetivo maior, é analisar como o ser humano está sendo tratado pela sociedade atual e, a partir daí, apresentar uma reflexão sobre como seria a forma ideal de pensar a pessoa e qual a postura que podemos adotar, adiante da sociedade neoliberal (ou capitalista) e a postura adotada pela sociedade. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Acima de tudo, o objetivo é olhar pelo viés da Antropologia, Ética e Cultura para analisar, compreender e discutir as influências da sociedade atual sobre a vida das pessoas e a maneira de construir uma nova forma de comportar-se no relacionamento consigo mesmo, com os outros e com o mundo em que vivemos. É preciso entender que em qualquer área do saber, ou como profissional em qualquer campo, devese compreender a grande responsabilidade na maneira de entender e tratar as pessoas, pois disso depende o futuro da sociedade e do mundo em geral. Cabe a qualquer um de nós, profissionais de qualquer área, dar uma parcela de contribuição para a melhoria da vida. Em todas as fases da história, o homem quer saber sobre o fundamento e o sentido do mundo e da vida. Ao querer entender a si mesmo no seu mundo, na sua história e no conjunto da realidade, ele faz um exercício filosófico. Na verdade, essa é uma preocupação presente na vida dos povos em geral. Assim, vamos dispensar um breve olhar pela história para conhecermos alguns pensamentos significativos do Ocidente, porque é o que vai interferir diretamente na formação de nossa sociedade e em nossa maneira de ser e de viver. A imagem do homem na história No pensamento grego, o homem é entendido como o eixo unificador da ordem universal, porém, o que o caracteriza é a própria essência e a alma. Aristóteles trata da alma, mas não do homem integral, utilizando uma visão psicológica, não antropológica. O que se percebe no pensamento grego primitivo é uma dualidade fundamental da alma espiritual e do corpo material. Para Platão tudo o que diz respeito à essência e à dignidade do homem se situa no espiritual. Por isso, em Platão percebemos o dualismo: espírito e matéria, alma espiritual e corpo material. No pensamento cristão podemos encontrar a visão de homem como pessoa. Esta é resultado, sobretudo, da experiência do diálogo entre Deus e o homem. Mas essa decisão implica na decisão e na responsabilidade do ser humano. O diferencial que vamos perceber aqui é a revelação. Na Idade Média, uma sociedade teocrática (ou seja: a segurança estava na fé em Deus), o cristianismo utiliza o pensamento filosófico grego para explicar racionalmente a fé. Para Santo Agostinho, por exemplo, a alma não tem o mesmo sentido que em Platão, de preexistência, mas se apresenta como livremente criada por Deus. Santo Tomás de Aquino adota a doutrina de Aristóteles. Para ele, alma e corpo não são duas substâncias separadas, mas dois princípios eternos que formam o único e mesmo homem concreto. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI No Renascimento, o humanismo predomina. O homem é olhado como situado neste mundo, cuja referência é Deus e a segurança está na fé nesse Deus. O homem questiona-se sobre seu ser e o sentido de sua vida. Mas na Idade Moderna a sociedade torna-se antropocrática (ou seja: o homem torna-se o centro da sociedade). A submissão do homem a uma religião é substituída pela autonomia no pensamento humano por meio da razão e da experiência. Na modernidade surge, portanto, o Racionalismo. O homem é reduzido a um sujeito pensante, ele é um ser racional e não se leva em conta o homem total, concreto. Nesse período, o pensador mais influente é o francês René Descartes, que continua com o dualismo corpo e alma. Na Pós-Modernidade, o reflexo de tudo o que está sendo discutido e pensado: o homem passa por uma autoexperiência concreta. Agora, o homem se vê diante da vida, da sociedade e de si mesmo e não encontra mais nenhuma segurança que dê sentido para sua existência. Essa fase se caracteriza pela forma materialista de olhar o mundo, a sociedade e a humanidade. E para o materialismo o homem é uma realidade material como outra qualquer. A partir desta breve descrição, convido você a pensar no tema. Desenvolva uma reflexão que faça uma relação entre o conceito de pessoa nos diversos períodos históricos, e o conceito de pessoa apresentado pelo Cristianismo. A consciência do que seja a nossa condição de pessoas mostra-se como importante diante do utilitarismo e da coisificação do mundo capitalista e hodierno? O cristianismo contribuiu para a concepção da dignidade da pessoa humana e para a universalização de sua consciência? No seu trabalho, você poderá contar e seguir com os textos de apoio referenciados na proposta e o que você estudou nas Disciplinas do semestre e principalmente: siga o roteiro de perguntas elaboradas na Situação-Problema logo abaixo (SP). Lembre-se sempre que é um trabalho acadêmico, científico e de própria autoria.
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